Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

astronauta

Membro
  • Total de itens

    33
  • Registro em

  • Última visita

Reputação

0 Neutral

Sobre astronauta

  • Rank
    novato

Dados Adicionais

  • Nome Completo Real
    Victor Torres

Profile Information

  • Cidade/UF
    Natal
  1. Pessoal, vou compartilhar com vocês mais um vídeo bacana sobre esse AF que achei no YouTube. Só estou esperando vender meus dois Snake GTK 1200 de 12" pra comprar dois desses Street Bass. Se alguém estiver interessado neles, rsrs
  2. Obrigado pela contribuição, Luiz Rafael. Apareceram alguns vídeos no YouTube. Vou colocar aqui três que achei interessante. O primeiro é com a versão de 15" e o segundo com a versão de 12".
  3. Obrigado. Agradeço aos membros. Sim, também acredito nisso. Aliás, é o que tem e foi explicado na fórmula que o Luiz Rafael passou: 2 x Tornado de 15 92,5dB reais SPL = (10 x log 1100) + 92,5 + 3 = 125,9139 2 x Street Bass de 15 95,06dB reais SPL = (10 x log 450) + 95,06 + 3 = 124,5921 Estou somando 3 justamente por se tratar de duas unidades. Eu sou bem leigo no assunto, mas pelo menos nas simulações que fiz (as quais podem estar erradas também) o Street (os novos, não falo dos antigos) estão bem próximos dos Tornados. Me parece a velha história de sempre: alto falantes com muitos rms para vender mais (Tornado), quando existem opções tão boas quanto (Street) com menos rms, porém com maior sensibilidade. Seria muito bom alguém realizar um teste prático pra ver se realmente é isso mesmo. Se for muito inferior, realmente não compensa, mas se for "pau a pau" ou até mesmo melhor, compensa e MUITO pois sairia muito mais barato: AF mais barato, consequentemente gasta-se menos com bateria, módulo, fiação... Só estou sentindo falta de justificativas melhores quando alguém diz que não vai ficar bom ou não chegam perto dos Tornados. Achismo não rola. Experiencia até vai, mas se tratando de AFs novos, seria legal conhecimento técnico ou empírico mesmo, com AFs diferentes, mas na mesma situação, situações análogas... Enfim, o tópico tá muito bom e espero que não pare por aqui
  4. Nunca usei softwares de simulação, mas estou cada vez mais curioso a respeito desse alto falante e confesso que estou muito inclinado a pegar eles ao invés dos Tornados novamente. Baixei o WinISD 0.44 e cadastrei tanto o Street Bass 900 de 15" novo e o Tornado 2200 15" com os seguintes parâmetros: Qts Vas Fs Re Xmax Qms Qes SPL (De acordo com Tabela QuestoO Pe (RMS do falante) Sd Não coloquei os parâmetros (ficaram em zero): Le Z Bl dia A caixa foi de 90 litros, dutada (retangular) com sintonia de 45Hz pros dois. Seguem as imagens das simulações com 1W aplicado: GAIN SPL VERDE: Street Bass AMARELO: Tornado Nota-se que o Tornado possui uma resposta mais plana e melhor nos graves, mas o Street Bass não está tão atrás assim e apresenta, ao meu ver, uma resposta satisfatória. Deve-se lembrar também que aplicando headroom o desempenho SPL do Street Bass melhora mais ainda, suprindo, talvez, a deficiência em subgraves em relação ao Tornado. Devo salientar que o Street Bass custa bem menos que o Tornado. Lembro que não sou nenhum expert e se possível gostaria que alguém mais experiente refizesse a simulação para evitar possíveis erros.
  5. Abri um tópico justamente para discutir isso. http://autoforum.com.br/topic/200368-novo-street-bass-900-15/
  6. Desculpe a pergunta, não estou questionando sua resposta, mas por quê?
  7. Obrigado pelas respostas que deram até agora, pessoal. Eu não deixava o ganho da 2k5 muito alto porque só tinha 2 D250 e 2 ST400 pra acompanhar e cortava os Tornados um pouco acima pra ter algo de médio grave. Encontrei a tabela Questo aqui no fórum com ajuda da busca, o link é o seguinte: http://www.questoaud...r/sensibilidade Como ainda não existe o alto falante no site da Selenium, tentei pegar os parâmetros pelo vídeo que assisti, pausando e tentando ler o manual, rsrs. O link pra quem quiser ver é este: JBL Selenium 15SW3A Tornado 2200 15" ---------------------------------------------- Fs: 41Hz Vas: 76,3 Litros Qes: 0,45 ---------------------------------------------- Eficiência: 1,122% Sensibilidade: 92,5 dBSPL (1W/1m) JBL Selenium 15W4A Street Bass 900 15" ---------------------------------------------- Fs: 53Hz Vas: 109 Litros Qes: 0,77 ---------------------------------------------- Eficiência: 2,023% Sensibilidade: 95,06 dBSPL (1W/1m) Jogando na fórmula que o Luiz Rafael passou ficaria: 2 x Tornado de 15 92,5dB reais SPL = (10 x log 1100) + 92,5 + 3 = 125,9139 2 x Street Bass de 15 95,06dB reais SPL = (10 x log 450) + 95,06 + 3 = 124,5921 Diferença de aproximadamente 1,3218 entre os dois, com vantagem pro Tornado. Levando em conta o dobro de potencia com 3dB, acho que não é muita coisa, o que acham? Levando em conta o preço dos dois AFs (~600 X ~400) e a potência necessária pelos dois pra falar, será que o Street Bass não é realmente a melhor opção? Porque com a 2k5 eu teria bastante headroom (é de 2 omh, ligando em paralelo casaria direitinho). Outra dúvida, Vas maior implica em caixa com volume maior ou menor? Espero que dê pra comparar melhor agora os dois.
  8. Vou trocar os Snake de 12" pelo Street Bass novo de 15" e gostaria de por dois por questão de estética (gosto pessoal). Queria saber se os novos de 450 RMS tocam iguais ou melhores que Tornados de 1100 RMS também de 15" porque eu gostaria de ter o que eu tinha antes do de 12" ou algo melhor e o preço dos Street é bem melhor. Sei que a potencia dos Tornados é maior, mas a sensibilidade deles é menor. E com os Street terei headroom também... Sobre a estética, é coisa pessoal mesmo, de nada adianta um sistema bom, mas que me incomoda ao abrir a mala. Vai entender, rsrs
  9. Pessoal, primeiramente quero agradecer ao fórum pois ele me ajudou bastante a montar meu primeiro som automotivo. Não entendia absolutamente nada e hoje já compreendo diversas coisas graças a essa comunidade. Temos os novos AFs da Selenium lançando agora, alguns nem constam no site oficial ainda, como o Vulcano e os novos Stree Bass. Eu vi um review deles num canal famoso do You Tube e de acordo com o cara e as especificações do falante, apesar de ter apenas 450 RMS ele deve render mais que o Tornado 1100 RMS porque são 97dB contra 94dB de sensibilidade. Ambos de 15". Tive dois Tornados de 15" que acabei substituindo por dois AFs de 12" por uma questão de espaço. Mas não estou satisfeito com o grave deles. Apesar de tocarem bem, fiquei "mal" acostumado. Hoje vejo que deveria ter investido em uma caixa personalizada ao invés de partir logo pra troca de falantes... Sem mais enrolação, minha dúvida é se eles vão tocar a mesma coisa que os Tornado 1100 que eu tinha tocavam. Tenho uma 2k5 que geralmente só ligo na fonte 14.4v 150A + Bateria de 45A só pra não ficar sem nada. Sei que por serem novos poca gente deve ter, então queria ajuda dos mais experientes pra dar uma opinião embasada ou pra simular os dois. Abraços!
  10. Valeu pela resposta, Luiz, acabei pegando dois Snake GTK 1200. Nem se comparam com os Tornados, mas tão dando um grave até bacana de se ouvir em volume moderado (nem posso aumentar muito por causa dos vizinhos) e estou feliz por poder voltar a usar o tampão da mala e o banco de trás: mais espaço! :D Quando folgar o orçamento acho que vou troca-los pelos novos Street Bass de 12" da Selenium.
  11. Surgiu uma oportunidade de pegar dois MB 2.2k, vou trocar nos meus Tornados 15" porque preciso de espaço. Sei que o grave nunca será a mesma coisa, mas dá pra tirar um grave legal com esses AF pra escutar um forró, sertanejo, electro house? Se tiverem vídeos pra mostrar que não sejam racha "poc poc", agradeço!
  12. Sei que em Trio não costuma se usar "estéreo", mas somente o canal Esquerda ou somente o canal Direita, em certas músicas, fica um buraco enorme de instrumentos. Daí o benefício do crossover ser também um mixer, pega esses dois canais e joga num mono "misto" e não só com uma das faixas. diegocdp, olha este link http://autosom.net/artigos/cartab.htm
  13. então, montou o trio com graves de 12? to querendo montar um assim...
  14. alguma novidade? me interessei em fazer esse dos videos!

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...