Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Alves

Contran volta atrás e simulador em autoescolas será opcional

Recommended Posts

Postado em

Contran volta atrás e simulador em autoescolas será opcional

Prazo para autoescolas instalarem simulador era até 30 de junho.

Até 30% das aulas práticas poderão ser feitas no simulador.

Do G1, em Brasília

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) voltou atrás na decisão de obrigar as autoescolas do país a instalarem simulador de direção veicular para habilitação de motoristas da categoria “B” (automóveis e comerciais leves). Segundo resolução publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (6), o uso do simulador passa a ser opcional.

O prazo original para entrada em vigor era janeiro deste ano, mas havia sido adiado para 30 de junho.

Segundo a resolução publicada no DO, quem quiser obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria "B" está obrigado a cumprir 25 horas aula de prática de direção. Do total da carga horária, um máximo de 30% poderá ser cumprido no simulador.

Fonte: http://g1.globo.com/carros/noticia/2014/06/contran-volta-atras-e-simulador-em-autoescolas-sera-opcional.html

Postado em

Eu já acho que um simulador, que simule diversas situações no transito e na vida real pode salvar vidas.

A poucos meses, um acidente fatal ocorreu aqui na BR entre Corbélia e Cascavel.

Um cara vinha num Monza, e foi ultrapassar. Vendo que não ia dar foi pro acostamento. O outro carro, que vinha também foi, e a batida aconteceu no acostamento, matando todos os ocupantes do veículo Astra (se não me falha a memória) e o próprio motorista do Monza, que agiu errado indo pro acostamento. Um única mulher do Astra saiu ainda com vida, e pela notícia foi pro hospital e estado gravíssimo, não sei se sobreviveu.

Bem como uma série de erros que fazemos que podem ser fatal em certas situações. Acho que deveria ser obrigatório.

Postado em

achei bom demais , ja são diversas aulas praticas, pra que simulador? pra tirar dinheiro do povo? acidente acontece em toda hora em todo lugar, em quem joga a culpa? na bebida , a no simulador? a culpa é de quem esta atras do volante, tem pessoas que sai da auto escola, sem saber quase nada e outras saem dirigindo normal, vai de cada um e vai da auto escola ver que esta pronto para sair dirigindo ou não. po meu pai tiro carta em 1 mes. eu no minimo vo leva 8 meses.

Postado em

achei bom demais , ja são diversas aulas praticas, pra que simulador? pra tirar dinheiro do povo? acidente acontece em toda hora em todo lugar, em quem joga a culpa? na bebida , a no simulador? a culpa é de quem esta atras do volante, tem pessoas que sai da auto escola, sem saber quase nada e outras saem dirigindo normal, vai de cada um e vai da auto escola ver que esta pronto para sair dirigindo ou não. po meu pai tiro carta em 1 mes. eu no minimo vo leva 8 meses.

Marcos você tem só 17 anos, quando ficar velho vai ver que muitos acidentes podem ser evitados se a pessoa se preparar pra agir defensivamente, um exemplo é uma situação de emergência, em que você não tem muito tempo pra pensar, se você estiver preparado pode evitar grandes tragédias.

Postado em

Simulador é uma mer**, serve pra po*** nenhuma.

Único jeito de aprender a dirigir é dirigindo, vivenciando.

Se foderam os babacas das licitações, vão mamar na teta de outro governo.

• Upvote 1
Postado em

Marcos você tem só 17 anos, quando ficar velho vai ver que muitos acidentes podem ser evitados se a pessoa se preparar pra agir defensivamente, um exemplo é uma situação de emergência, em que você não tem muito tempo pra pensar, se você estiver preparado pode evitar grandes tragédias.

ta e me fale onde o simulador vai ajudar? simulador é praticamente um jogo, onde jamais vai ter situações assim, mesmo que no transito o acidentes é segundos, é rapido demais , e onde uma maquina vai ter uma situação assim? auto escola, primeiro que ja acho exagero tantas aulas, mais tudo bem, tem pessoas que entram e sai dela pronta pro transito, outras que sai dela , mal sabendo dirigir,tenho pessoas na familia que vive essa realidade, muitas vezes prefiro eu pegar o carro sem carta do que ir com a pessoa que fez todo processo na auto escola, então me pergunto, o por que a auto escola não reprovo? o governo inventa essas modas só pra tirar dinheiro do povo, 2000 reais uma carta de carro e moto é um preço absurdo, fora o tempo que se leva pra tirar, meu pai como disse levo se nao me engano 1 mes pra tirar carta ,aos seus 18 anos, mes que vem vai fazer 45 anos aprendeu num fusca e até hoje ta ai dirigindo , no transito direto, sem se envolver num acidente, agora pare e pensa hoje se não me engano são 20 aulas de rua , no caso se for só carro, antigamente você escolhia o tanto de aula.
Postado em

Simulador é uma mer**, serve pra po*** nenhuma.

Único jeito de aprender a dirigir é dirigindo, vivenciando.

Se foderam os babacas das licitações, vão mamar na teta de outro governo.

:+1
Postado em

ta e me fale onde o simulador vai ajudar? simulador é praticamente um jogo, onde jamais vai ter situações assim, mesmo que no transito o acidentes é segundos, é rapido demais , e onde uma maquina vai ter uma situação assim? auto escola, primeiro que ja acho exagero tantas aulas, mais tudo bem, tem pessoas que entram e sai dela pronta pro transito, outras que sai dela , mal sabendo dirigir,tenho pessoas na familia que vive essa realidade, muitas vezes prefiro eu pegar o carro sem carta do que ir com a pessoa que fez todo processo na auto escola, então me pergunto, o por que a auto escola não reprovo? o governo inventa essas modas só pra tirar dinheiro do povo, 2000 reais uma carta de carro e moto é um preço absurdo, fora o tempo que se leva pra tirar, meu pai como disse levo se nao me engano 1 mes pra tirar carta ,aos seus 18 anos, mes que vem vai fazer 45 anos aprendeu num fusca e até hoje ta ai dirigindo , no transito direto, sem se envolver num acidente, agora pare e pensa hoje se não me engano são 20 aulas de rua , no caso se for só carro, antigamente você escolhia o tanto de aula.

Eu não sei, só acho que as pessoas deveriam pegar uma carteira de motorista tendo aprendido a dirigir, não somente a ser motorista.

Postado em

Eu não sei, só acho que as pessoas deveriam pegar uma carteira de motorista tendo aprendido a dirigir, não somente a ser motorista.

sim neste ponto concordo contigo, sair da auto escola , sabendo a dirigir, e não sair dela com um papel verde na mão ,e não saber nem trocar de marcha, acredito que pra melhorarem , deveriam ser mais exigentes com o pessoal pegar no pé, fez errado reprova na hora, quantas vezes for preciso, até aprender a dirigir corretamente .
Postado em (editado)

sim neste ponto concordo contigo, sair da auto escola , sabendo a dirigir, e não sair dela com um papel verde na mão ,e não saber nem trocar de marcha, acredito que pra melhorarem , deveriam ser mais exigentes com o pessoal pegar no pé, fez errado reprova na hora, quantas vezes for preciso, até aprender a dirigir corretamente .

Agora podemos conversar, não tem mais nenhum ''Tiririca nem Liminha'' por aqui, então, o que acontece na vida real, é que muitas vezes precisamos saber que providências tomar em certas situações. Não to dizendo que é certo cobranças abusivas pra tirar a carteira, morosidade, e simuladores que nada fazem em benefício de formar um bom motorista.

Por exemplo, meu instrutor me ensinou coisas super simples, por conta dele mesmo, que me servem muito até hoje, por exemplo:

Se você estiver em uma BR, e estiver vindo uma fila de carros de lá pra cá, reduza bastante a velocidade, e fique mais a direita da pista (próximo ao acostamento) pra ser melhor visto, acenda o farol, pois provavelmente um apressadinho vai tentar uma ultrapassagem forçada e se você fazer isso será mais bem visto e mais fácil evitar uma batida fatal.

Outra coisa, nunca ultrapasse com muitos carros na sua frente, numa rodovia, pois numa situação de emergência, dificilmente você vai achar um espaço pra entrar, e se não houver colaboração dos outros você está perdido. E outra, o cara que estiver vindo pode dar passagem pra você indo pro acostamento, mas com certeza você vai se dar mal se atrás do cara estiver vindo outro, em alta velocidade ou um caminhão, que não consegue ir pro acostamento tão fácil.

Numa rodovia mesmo, existem situações que enganam a gente, você olha, e pensa que não está vindo carro nenhum, mas um carro em alta velocidade (a 170 por hora) pode chegar rapidinho e enquanto você faz um contorno, pode haver uma colisão fatal.

A maior parte dos acidentes fatais são por falha humana, e não são poucos, da uma olhada no noticiário, todo dia tem acidente fatal em alguma parte do Brasil que não é noticiado nacionalmente.

Veja o que aconteceu com esta sandero, aqui mesmo a poucos meses, na BR entre Cascavel e Corbélia, eu passe na hora por lá e vi o cara falecendo:

http://cgn.uol.com.b...dente-na-br-369

Editado por Acronaudio
Postado em

O que tem de idiota... não sei se o simulador ia resolver, mas tinha que tomar a carteira de bem uns, eu viajo muito e vejo que 95% esperam o limite pra sair pro acostamento nessas ultrapassagens que não dão certo

Postado em

O que tem de idiota... não sei se o simulador ia resolver, mas tinha que tomar a carteira de bem uns, eu viajo muito e vejo que 95% esperam o limite pra sair pro acostamento nessas ultrapassagens que não dão certo

O simulador até pode resolver, desde que seja bem feito, e que tenha um instrutor capacitado, se não não resolve po*** nenhuma.

Postado em

concordo com o Acronaudio.

Direção defensiva hoje em auto escola é ensinado na teoria. Uma ladainha para vc decorar e quando for fazer o teste escolher a única opção que não é absurda. Sério, já viram os testes teóricos. Você lê as alternativas e dá risada de todas, menos a que está correta.

Simulador seria sim interessante para essas situações. Esse acidente que ele citou na BR369 eu comentei o mesmo com a minha esposa. Regra básica da direção defensiva. Poucas semanas depois houve outro acidente idêntico, desta vez envolvendo pessoas da minha cidade natal, Cianorte.

Isso NUNCA vai ser ensinado em aulas práticas, mesmo porque praticamente não tem aula em rodovia.

Sim, a forma como foi criado essa obrigação é suja e seguiu totalmente a interesse econômicos de meia dúzia de empresários que provavelmente prometeram uma boa "parcela" até outubro agora. Mas que não deixa de ser interessante.

Postado em

Como é que você ensina direção defensiva sem colocar o aluno em uma situação em que exija dele o reflexo? Ou você coloca em risco a vida dele, ou simula estas situações e vê como ele reage a elas.

Eu acho útil sim. Se simulador fosse besteira a formação de piloto comercial não se daria, em grande parte, no simulador.

Muita gente sai da auto escola simplesmente sem saber como reagir em uma situação de risco. Já vi gente botar as mãos na cabeça e deixar o carro bater porque não tinha nenhum condicionamento para a ação de desviar ou de frear.

Postado em

Infelizmente, acredito eu que tendo o simulador pouco vá melhorar ou evitar estas situações. Esta imprudência que vemos hoje é comportamental, e para muitos será somente mais uma ladainha.

Se pararem pra analisar, vejam a quantidade de pessoas que trocam de faixa sem seta, estacionamento proibido, mal sabem a sinalização para baliza... Tudo isto é cobrado na aula prática, e poucos aplicam ou conhecem depois de tirar carteira. Muitos encaram as aulas como "teatro pro examinador ver".

Este exemplo do Acronaudio mostra a falta de destreza, mas também o quanto o carro que foi ultrapassar foi imprudente. Talvez devessem criar uma etapa na carteira com exames na rodovia, ou criar algo como rodovias somente depois de 3 anos de habilitado... Sinceramente não sei qual seria a alternativa mais eficiente, pois é muito difícil trabalhar o lado comportamental das pessoas...

Postado em

Como é que você ensina direção defensiva sem colocar o aluno em uma situação em que exija dele o reflexo? Ou você coloca em risco a vida dele, ou simula estas situações e vê como ele reage a elas.

Eu acho útil sim. Se simulador fosse besteira a formação de piloto comercial não se daria, em grande parte, no simulador.

Muita gente sai da auto escola simplesmente sem saber como reagir em uma situação de risco. Já vi gente botar as mãos na cabeça e deixar o carro bater porque não tinha nenhum condicionamento para a ação de desviar ou de frear.

Mas tem um lado disso tudo que pouca gente tá sabendo!

Vocês sabiam que o simulador TEM que ser comprado de UMA empresa específica no Brasil inteiro?

Deveria ser diferente.. o hardware necessário é "tal", e a cabine "tal". Basta instalar o programa, e pronto!

Mas, não... a máquina TODA vem pronta, só pode ser comprada em UM local, e, pra completar, cada máquina vem com um LIMITADOR de usos mensais!

Exemplo: Eu compro a máquina e só posso dar aula a (exemplo) 100 alunos/mês nela. Ao passar disso, eu preciso solicitar à empresa que fabrica a máquina, um "crédito adicional" pra continuar utilizando, ou comprar duas máquinas (e ter um limite de 200 alunos/mês).

Eles justificam a máquina com um uso tipo: 1h por aluno, 10 alunos por dia... trabalhando de segunda a sexta! Nessa soma, acaba dando o resultado que eles estipularam no começo!

Mas na prática das auto escolas, rola diferente. Não abre "em horário comercial". Tem aluno que trabalha em horário comercial e só pode ter aula à noite ou nos finais de semana. No final das contas, se imaginar que a auto escola esteja com todos os horários preenchidos (como rola na prática), a quantidade de alunos por máquina ultrapassaria o dobro facilmente! Logo, mensalmente a auto escola teria que viver refém dessa empresa pra poder trabalhar.

É justamente aí que mora a "bronca" disso tudo. Independe da utilidade ou não. Simulador é bacana? É! Faz milagre? Não! Mas pouca gente sabe das mutretas que tão rolando por debaixo dos panos acerca disso!

E se você parar pra imaginar a GRANA que o fabricante desses simuladores vai ganhar.. é questão de tempo (poucos meses) pra ter novos milionários e em poucos anos, BI!

Em tempo: Imaginemos que o custo de 3 televisores de 42" full HD + um pc hiper mega potente + uma cabine que simule um veículo + controle com Force Feedback + programa original... saiam por 12.000... esse simulador que estão fornecendo, custa 40.000 e ainda com o limite de alunos/mês!

Postado em

Foi isso que eu escrevi Bloom. A idéia do simulador não é ruim, apenas a forma como foi "empurrada" para uso. Além de um valor exorbitante, era obrigatório. Claro que isso era falcatrua das grandes.

Não precisa cavar mais do que uma enxadada para descobrir a bosta toda enterrada nessa história.

Postado em

Aqui na minha cidade, o limite de velocidade é 40km/h, em perimetro urbano. Todos os motoristas andam a no mínimo 60-70km/h, enquanto os auto escola quando muito andam a 30km/h.

Como é que o cidadão que dirigiu suas 20 horas a 30km/h vai ter condições de rodar num local que todo mundo roda a no mínimo o dobro disso? E pior, como que esse cara vai andar numa via expressa com seu limite de 100-120km/h com gente andando a 140 ou até mais.

As reações do carro são diferentes, os tempos de frenagem são diferentes, os reflexos precisam ser muito mais apurados.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...