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RenanLopes

Sistema 4 vias totalmente Cornetado + Line Array

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Fala Foristas! Tudo bem?

 

Gostaria de dividir com vcs o projeto do carro show da Omega Driver! Será montado numa C-10 Laranja de um parceiro lojista.

 

Venho estudando esse projeto a pelo menos 1 ano, pois tinha a ideia de desenvolver algo totalmente novo para o som automotivo e não abria mão de utilizar as 2 coisas que mais me fascinam no projeto de caixas acústica: Cornetas e Line array! Buscamos alta eficiência na banda passante ao qual o sistema foi desenvolvido (36Hz~18kHz), e por isso todas as vias receberam cornetas. Ah.. Irá trabalhar em Estéreo!!

 

Descrição:

 

ceqv.jpg

 

 

 

 

 

Corneta de graves desenvolvida no conceito de carregamento traseiro (Back-Loaded Horn):

 

g0ry.jpg

 

 

 

 

1qq9.jpg

 

 

 

 

Projeto das Laterais:

 

dege.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

49ki.jpg

 

 

 

Algumas pessoas me perguntaram o pq de utilizar tantos drivers, pois bem.. Nesta imagem aproveito para explicar dois princípios:

- O primeiro deles é sobre o ponto de crossover escolhido: Quando desenvolvemos esse arranjo tínhamos em mente a banda passante que iria atuar o médio grave (100~800Hz) e com isso contemplamos as distâncias necessária para que o sistema não tenha "buracos" (cancelamentos) principalmente nos pontos de crossover. Quando devidamente alinhado esse sistema deve soar como um único falante;

- Outro ponto importante foi a ideia de usar o conceito de arranjo em linha vertical (line array): Esta configuração, quando bem montada, permite que o sistema "vá mais longe", já que em um determinado momento a propagação do sinal tem uma forma cilíndrica, o que resulta em decaimento de apenas -3dB com o dobro da distância, ao contrário dos convencionais que tem decaimento de -6dB com o mesmo dobro da distância. Observando a fórmula, percebemos que esse "Near Field" (Campo próximo) depende da frequência e da altura da linha, e é ai que entra a ideia de utilizar muitos drivers empilhados (pois assim conseguimos um "Near Field" maior) e o mais próximo possível, pois a medida que a frequência vai aumentando o comprimento de onda vai diminuindo, e o sinal começa a desacoplar. Neste momento que deveria entrar o guia de ondas, mas por uma questão estética e finalidade a qual o sistema será aplicado, optamos apenas por cornetas convencionais.

 

o548.jpg

 

 

 

 

 

Imagens do projeto:

 

wbco.jpg

 

 

 

 

 

hh01.jpg

 

 

 

 

 

2z1j.jpg

 

 

 

 

 

kpypb.jpg

 

 

 

 

 

u4c5.jpg

 

 

 

 

 

 

vwdd.jpg

 

 

 

 

 

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epp7.jpg

 

 

 

 

 

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tgrk.jpg

 

ghgx.jpg

 

jjc9.jpg

 

ofgwx.jpg

 

 

Iremos apresentar esse carro no evento que acontecerá no Velopark - RS, nos dias 31/05 e 01/06.

A medida que o projeto for evoluindo, irei postando mais fotos.

 

Abraço,

 

RenanLopes

Editado por RenanLopes

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Nuss se verem isso vão parar de usar só eros/selenium aqui no RS, prepara pra queimar o primeiro estoque rsrs

 

Cara essa corneta de carregamento traseiro me deu umas ideias aqui, to pensando em fazer na minha mani "quase corneta de graves" hehe

 

Enfim nem vou dar boa sorte no projeto pq nem precisa neh kkk

Editado por Miquim

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simplesmente animal! meus parabéns renan. É sempre gratificante quando vemos a teoria aliada com a pratica.

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Isso é bom para mostrar para os instaladores de países de 1. mundo que não são só eles que desenvolvem som bacana e legal, principalmente ao americanos. Acompanhando esse projeto.

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show, sem duvidas um dos melhores projetos que ja vi.

E o trabalho nas caixas então nem preciso comentar, parabens!

acompanhando

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De cair o cú da bunda!!

 

Parabéns pelo projeto e execução!

 

Realmente muito top, da vontade de ir ao velopark pra ver esse trem tocando :vts :vts

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Muito bom!

 

Vamos às perguntas:

1 - A localização dos Fenólicos e Ti, na mesma coluna estão dispotos como?

a) Intercalando ou alternando-se Fenólico e Ti?

b) Fenólicos em cima e Ti embaixo?

c) Ti em baixo e fenólico em cima?

 

2 - O que motivou a escolha dos falantes de alta (Bravox D20x e JBL D220Ti) ou porque já tinha ou porque eram mais em conta?

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Tenho o privilégio de acompanhar de perto o projeto do Renan e pode-se dizer que este é um dos feitos que eleva o nível geral do nosso som automotivo. Parabéns tchê!

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Projetos assim, que nos dão idéias, curiosidade, e força para seguir em projetos diferenciados, parabéns a equipe responsável (Renan/Questo/AudioRacing/DoctorAudio) Abraços

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Muito bom!

 

Vamos às perguntas:

1 - A localização dos Fenólicos e Ti, na mesma coluna estão dispotos como?

a) Intercalando ou alternando-se Fenólico e Ti?

b) Fenólicos em cima e Ti embaixo?

c) Ti em baixo e fenólico em cima?

 

2 - O que motivou a escolha dos falantes de alta (Bravox D20x e JBL D220Ti) ou porque já tinha ou porque eram mais em conta?

 

Excelente questionamento, também gostaria de saber. Alias, outro ponto, porque foi utilizado esse tipo de corneta para os drivers e porque foram usadas mesmas cornetas para faixas diferentes de resposta.

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Muito bom!

 

Vamos às perguntas:

1 - A localização dos Fenólicos e Ti, na mesma coluna estão dispotos como?

a) Intercalando ou alternando-se Fenólico e Ti?

b) Fenólicos em cima e Ti embaixo?

c) Ti em baixo e fenólico em cima?

 

2 - O que motivou a escolha dos falantes de alta (Bravox D20x e JBL D220Ti) ou porque já tinha ou porque eram mais em conta?

 

Vamos lá..

 

1. Serão 12 drivers por lado, sendo 4 Ti na parte superior (Assim não terá "obstáculos" e conseguimos levar o agudo mais longe) e 8 Fenólicos na inferior;

 

2. Dos drivers que nosso cliente trabalha, esse da Bravox foi o que demonstrou melhor comportamento, para o que buscávamos, resposta a partir de 800Hz e força para "exagerar" quando preciso. Em relação aos Tis que tínhamos a disposição, a melhor curva apresentada foi do D220Ti, nessa corneta. Já a escolha da corneta se deu por diversos fatores, mas principalmente por apresentar um excelente relação entre "tiro longo" e resposta final, estética e por ser uma corneta muito utilizada na seguimento. Gostaria de mostrar que da pra fazer algo muito bom com o que já temos em mãos. Seria fundamental o uso de guia de ondas nesse projeto, para um perfeito comportamento das altas, mas dos que temos a disposição no mercado, preferi ficar com essa corneta.

 

Abraço,

 

RenanLopes

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