Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Elber_SP

Uso do carro em trajetos curtos

Recommended Posts

Postado em

Procede essa história de que o uso principal do carro em trajetos curtos diários (casa-trabalho-casa) ocasiona problemas a longo prazo?

E abastecer com Pódium faz diferença nessa questão?

Postado em

Sim.

Não.

Trajetos curtos o motor trabalha muito frio, e ele foi desenvolvido para trabalhar quente, o óleo não atinge a temperatura ideal entre outras coisas, com uso de óleos bons e sem forçar o motor isso é bem minimizado.

Gasolina não creio que faça tanta diferença nesse caso, mas cuidado com óleo mesmo.... gasolina boa e vez em quando andar mais e dar umas esticadas na estrada acho bom.

Postado em

O que mais desgasta o motor:

1 - partida

2 - rodar com ele frio

Coloque a menor viscosidade de oleo que o fabricante recomenda e troque na metade do tempo. Isso que vc faz é considerado uso severo.

Postado em

E o que seria trajetos curtos??

O que sempre ouvi é que haveria um desgaste maior de motor de arranque, bateria e ficar de olho no óleo usado.

Qdo damos a partida, boa parte do motor está sem oleo, por isso oleo mais fino qdo frio vem sendo desenvolvidos ex: 0w30.

Trajeto curto é aquele em que o motor não chega a temperatura ideal de.trabalho, o motor trabalha com excesso de combustivel, contaminando o oleo, e as peças não estão dilatadas no ponto ideal, devido a vários tipos de.materiais impregados, o coeficiente termico de dilatação muda, todos são projetados para trabalharem com ajuste na temperatura ideal de trabalho, onde permanecerá a maior parte do tempo(motor quente)

Postado em

A temperatura ideal de trabalho e por volta de 90°, se nesse trajeto o motor chega a essa temperatura acho que não tem problema. Acho dificil o motor não atingir essa temperatura, pois em nossas cidades temos tantos sinais, cruzamento, ladeiras, engarrafamento, que ficamos um tempo parados e depois arrancamos, sempre o motor sobe o giro e esquenta. Mesmo em trajeto pequeno o motor atingi sua temperatura. Os manuais indicam a troca em tempo menor, se sua revisão é a cada 10.000km, troque com 6.000km ou 7.000km. Li em algum lugar que já tem uns oleos que as particulas ficam espalhadas no motor para a proxima partida, evitanto que o oleo escorra total, e reduzindo o desgaste do motor.

Postado em

Com motores cada vez mais compactos, galerias finas de óleo e lubrificantes modernos, rapidinho eles atingem a temperatura de funcionamento mesmo.

Trajetos curtíssimos são problema quando você não é muito chegado em trocar óleo.

Postado em

Entre ligar o carro, sair da garagem, é questão de nem meia quadra meu carro já tá com o "ponteiro" da temperatura na temperatura normal de trabalho.

Postado em

Vou fazer minha esposa comprar uma bike então...

Ela tá ficando com o carro durante o dia e o trajeto de casa até o trabalho dela é pouco mais de 2km, que ela faz por volta de 5 minutos... Quando vou pra faculdade, à noite, o trajeto é mais curto ainda e levo menos de 5 minutos pra chegar... MAs eu vou continuar indo de carro à faculdade :vts

Finais de semana a gente sempre dá um pulo na cidade vizinha, na casa da mãe dela. Isso ameniza o uso severo do veículo?

Postado em

Ela tá ficando com o carro durante o dia e o trajeto de casa até o trabalho dela é pouco mais de 2km, que ela faz por volta de 5 minutos... Quando vou pra faculdade, à noite, o trajeto é mais curto ainda e levo menos de 5 minutos pra chegar... MAs eu vou continuar indo de carro à faculdade :vts

Finais de semana a gente sempre dá um pulo na cidade vizinha, na casa da mãe dela. Isso ameniza o uso severo do veículo?

Não. O que ameniza é a troca em período mais curto do óleo, que é o mais afetado por trabalhar fora da temperatura.

Muita gente fala de consequências a longo prazo. A longo prazo você já trocou de carro. Não tem porque ficar paranoico.

Postado em

Meu trabalho é a 1.500 mts de casa e como é no centro da cidade a maioria das saídas de carro durante o dia não se faz mais que 2 km, é pra lascar.

Nesses casos o recomendado é a troca de óleo com a metade do prazo ou metade da km em relação ao uso "normal".

Postado em

Ué, mas todo óleo não tem especificações para trabalhar com motor frio e quente ?

Um óleo 5w30, por exemplo, tem viscosidade para baixas temperaturas e para quando o motor ja esta trabalhando "aquecido"

Postado em

O uso do carro em condições ideais não faz regenerar os danos do uso severo hehehe

Fiz um teste hoje estava uns 12 graus, andei 1,2 km +- pro ponteiro chegar na temperatura...

Postado em

Meu trabalho é a 1.500 mts de casa e como é no centro da cidade a maioria das saídas de carro durante o dia não se faz mais que 2 km, é pra lascar.

Nesses casos o recomendado é a troca de óleo com a metade do prazo ou metade da km em relação ao uso "normal".

Cara, vc trampa a 1.5km da sua casa e vai de carro???????????????????????????????????????????????????????????????????????????

Jesus!

Postado em

Ué, mas todo óleo não tem especificações para trabalhar com motor frio e quente ?

Um óleo 5w30, por exemplo, tem viscosidade para baixas temperaturas e para quando o motor ja esta trabalhando "aquecido"

Sim, mas em baixas temperaturas os contaminantes do combustível não evaporam e o óleo oxida mais rápido (= borra)

Postado em

Cara, vc trampa a 1.5km da sua casa e vai de carro???????????????????????????????????????????????????????????????????????????

Jesus!

eu faço 1.200 metros ... ahushuahuhauha

Postado em

Não. O que ameniza é a troca em período mais curto do óleo, que é o mais afetado por trabalhar fora da temperatura.

Muita gente fala de consequências a longo prazo. A longo prazo você já trocou de carro. Não tem porque ficar paranoico.

A garantia do carro vai até setembro/2015... Em agosto quero passar ele pra frente hehehe

O uso do carro em condições ideais não faz regenerar os danos do uso severo hehehe

Fiz um teste hoje estava uns 12 graus, andei 1,2 km +- pro ponteiro chegar na temperatura...

Poxa, achei que houvesse reatroatividade :vts

Jesus!

Quando vc chegar nos 30, vai entender pq...Enquanto isso, vai tirando onda aí, vai... :vts

Postado em

Mais de 1km eu até entendo.

600 metros eu vou à pé mesmo. Só a incomodação de pegar trânsito, achar estacionamento, ver seu carro atingido por portas e etc já faz compensar andar uns minutos.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...