Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
#Alma*Negra#

[FUSCA] Projeto som de qualidade!

Recommended Posts

Primeiramente gostaria de agradecer ao pessoal do fórum pelo espaço disponibilizado para aprendizagem. Andei lendo bastante coisa e resolvi me aventurar nessa parte do som automotivo.

Como sou novato vou fazer uma breve apresentação e uma pequena descrição do projeto!

Meu nome é Wilke, atualmente moro no Mato Grosso e sou um apaixonado pelos fuscas (o atual é o terceiro), Em novembro de 2012 comprei um fusca 1969 e venho até então reformando ele [^] rsrsrs. (foto em anexo)

Bom pessoal sou um pouco leigo no quesito som automotivo e por isso já comecei com o pé esquerdo por acreditar em curiosos, pois eu gosto de comprar as coisas antes pra ir fazendo conforme me sobra um tempo, foi ai que procurei um rapaz que instala som automotivo aqui da minha cidade e vejam só o que ele me aconselhou comprar pra fazer o som do fusca:

2x BRAVOX Kit falante quadrixial B4X69T 6x9 250w RMS (PAR)

1x Sub Pionner 12" TS-W304R 300w RMS

1x Kit 2 Vias 6 Bravox Cs60 U 120w Rms

1x Taramps Ts 800x4

1x Stetsom Crossover STX104

O player eu ganhei de presente do meu pai Pionner DVH-7580AV (vou ter que usar esse mesmo por um tempo senão complica meu lado rsrs)

E foi buscando ler um pouco aqui no fórum que percebi que o cara sabe menos que eu rsrsrs ... vendi quase tudo já, sobrou apenas o Modulo, kit 2 vias e o Crossover. Mas isso não vem ao caso porque vou vender o que sobrou e comprar tudo novamente (se necessário). E é ai que preciso da ajuda de quem puder da uma luz pra definir qual tipo de som colocar no fusca, o que realmente comprar, marca, modelo ... e etc. Desde já quero agradecer a ajuda de todos. Obrigado!

apuw.jpg

Obs.: nas portas eu não irei colocar nada eletrônico manterei um pouco a originalidade do carro.

Editado por #Alma*Negra#

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Wilke, eu tentaria um som com poucos componentes mas todos de qualidade... investiria em um bom amp 4 canais, para usar 2 para o kit em estéreo e dois em bridge (ponte) pro sub; um bom kit 2 vias 6" para as portas dianteiras (se puder montar o som junto à tapeçaria do Fusca, dá pra fazer uns forros de porta reforçados e bonitos, com espaço pros falantes bem rígido), um sub não muito pesado e voltado pra SQ (10" ou 12", no espaço atrás dos bancos traseiros - rola uma caixa grande alí, e o resultado em graves é muito bacana no Fusca) e por fim um cdplayer ou DVD de boa qualidade também (eu pessoalmente pensaria 10x antes de cortar o painel dum Fusca 69, se ele estiver original - de repente usaria o player abaixo do painel, fixado por cinta, algo assim).

Se puder, dê um UP na parte elétrica dele - um alternador no lugar do gerador, bateria um pouco maior, seria interessante. Dá pra aproveitar que tá montando o carro e já mandar uma manta adesiva na parte interna das portas, na lateral traseira, atrás dos bancos traseiros também - ajudam a diminuir o barulho que vem pro interior do carro e facilitam o trabalho do som.

Acho que é isso... no que eu puder ajudar, ainda me lembro de algumas coisas do meu! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Bem-vindo ao fórum!

Bom saber que já começou a fazer o dever de casa e que já sabe até questionar o conselho que te deram.

Depois que vender tudo, quanto pretende investir?

Compartilhar este post

Link para o post

Wilke, eu tentaria um som com poucos componentes mas todos de qualidade... investiria em um bom amp 4 canais, para usar 2 para o kit em estéreo e dois em bridge (ponte) pro sub; um bom kit 2 vias 6" para as portas dianteiras (se puder montar o som junto à tapeçaria do Fusca, dá pra fazer uns forros de porta reforçados e bonitos, com espaço pros falantes bem rígido), um sub não muito pesado e voltado pra SQ (10" ou 12", no espaço atrás dos bancos traseiros - rola uma caixa grande alí, e o resultado em graves é muito bacana no Fusca) e por fim um cdplayer ou DVD de boa qualidade também (eu pessoalmente pensaria 10x antes de cortar o painel dum Fusca 69, se ele estiver original - de repente usaria o player abaixo do painel, fixado por cinta, algo assim).

Se puder, dê um UP na parte elétrica dele - um alternador no lugar do gerador, bateria um pouco maior, seria interessante. Dá pra aproveitar que tá montando o carro e já mandar uma manta adesiva na parte interna das portas, na lateral traseira, atrás dos bancos traseiros também - ajudam a diminuir o barulho que vem pro interior do carro e facilitam o trabalho do som.

Acho que é isso... no que eu puder ajudar, ainda me lembro de algumas coisas do meu! :legal:

RiQuati, primeiro obrigado pelas dicas e vamos lá.

- O player como eu disse eu ganhei do meu pai e vou ter que usar ele ( Pionner DVH-7580AV), o fusca não ta 100% original e já tem a abertura do cdplayer lá que cabe exatamente o dvd que ganhei.

- Sobre as porta eu esqueci de mencionar mas esse é um dos meus problemas também porque vou fazer os forro de couro e não vou colocar nada elétrico nas portas, tava pensando em colocar um kit 2 vias na frente ali abaixo do painel e desenvolver uns pezinho pra ele e os twitter colocar ali naquela abertura perto do vidro!

- A parte mecânica e elétrica vai ser tudo nova tenho 2 baterias aqui já, 1 moura de 60 Amp pro som e uma outra de 40 pro carro, comprei um alternador novo de 75 Amp também pra substituir o gerador. Quero fazer um serviço de qualidade não importa o valor eu quero gastar 1 vez só.

​- A parte acústica eu já comprei a manta também e vou forrar tudo como você disse ;)

- Em relação ao barulho que vem do motor eu também já dei um jeito nisso com um escape 4x1 dimensionado com 2 abafador (depois eu posto mais fotos do projeto pois ainda não montei tudo).

Editado por #Alma*Negra#

Compartilhar este post

Link para o post

Bem-vindo ao fórum!

Bom saber que já começou a fazer o dever de casa e que já sabe até questionar o conselho que te deram.

Depois que vender tudo, quanto pretende investir?

Boa noite Alves!

Eu venho fazendo bastante dever de casa rsrsr eu gosto de coisa boa e sei que isso custa dinheiro então queria mesmo definir um projeto pra ter uma base de gasto mas acredito em algo em torno de 2 - 3 mil!

Em relação as coisas que comprei errada isso é o de menos vou vendendo com o tempo :legal:

Desde já obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

RiQuati, primeiro obrigado pelas dicas e vamos lá.

- O player como eu disse eu ganhei do meu pai e vou ter que usar ele ( Pionner DVH-7580AV), o fusca não ta 100% original e já tem a abertura do cdplayer lá que cabe exatamente o dvd que ganhei lá.s

- Sobre as porta eu esqueci de mencionar mas esse é um dos meus problemas também porque vou fazer os forro de couro e não vou colocar nada elétrico nas portas, tava pensando em colocar um kit 2 vias na frente ali abaixo do painel e desenvolver uns pezinho pra ele e os twitter colocar ali naquela abertura perto do vidro!

- A parte mecânica e elétrica vai ser tudo nova tenho 2 baterias aqui já, 1 moura de 60 Amp pro som e uma outra de 40 pro carro, comprei um alternador novo de 75 Amp também pra substituir o gerador. Quero fazer um serviço de qualidade não importa o valor eu quero gastar 1 vez só.

​- A parte acústica eu já comprei a manta também e vou forrar tudo como você disse ;)

- Em relação ao barulho que vem do motor eu também da dei um jeito nisso com um escape 4x1 dimensionado com 2 abafador (depois eu posto mais fotos do projeto pois ainda não montei tudo).

Beleza Wilke, tá bem encaminhado então!!!

Com duas baterias e alternador, fica tudo bem mais tranquilo; acho que o ideal é isso mesmo, fazer certo da primeira vez. Se já tem o espaço pro DVD no painel, vai fundo - não tinha visto a parte do DVD, acho que na leitura pulei a linha alí. É um bom DVD, os DVDs da Pioneer têm áudio melhor que os CDs comuns da marca.

Sobre o kit no espaço abaixo do painel, creio que no Fusca não seja problema, mas talvez compense ir num kit de 5" pelo volume exigido que é menor. Lembro que vendiam estes 'pezinhos' em fibra pro Fusca nos EUA (acho que tenho fotos em revistas antigas, vou ver se encontro pra exemplificar), mas não é difícil de fabricar também, se tiver facilidade de lidar com fibra-de-vidro. Se fosse partir para as portas, iria para 6" logo, mas montados em madeira rígida (não na chapa de eucatex delas).

abs,

Ricardo.

Compartilhar este post

Link para o post

Sobre o kit no espaço abaixo do painel, creio que no Fusca não seja problema, mas talvez compense ir num kit de 5" pelo volume exigido que é menor. Lembro que vendiam estes 'pezinhos' em fibra pro Fusca nos EUA (acho que tenho fotos em revistas antigas, vou ver se encontro pra exemplificar), mas não é difícil de fabricar também, se tiver facilidade de lidar com fibra-de-vidro. Se fosse partir para as portas, iria para 6" logo, mas montados em madeira rígida (não na chapa de eucatex delas).

:+1

Tem fotos de um Fusca assim aqui mesmo, no fórum. Usando mids de 5" fica fácil. Pode ser até o CS50b, mas usa outro tw e crossover, pq o desse kit é sofrível.

Compartilhar este post

Link para o post

Beleza Wilke, tá bem encaminhado então!!!

Com duas baterias e alternador, fica tudo bem mais tranquilo; acho que o ideal é isso mesmo, fazer certo da primeira vez. Se já tem o espaço pro DVD no painel, vai fundo - não tinha visto a parte do DVD, acho que na leitura pulei a linha alí. É um bom DVD, os DVDs da Pioneer têm áudio melhor que os CDs comuns da marca.

abs,

Ricardo.

Pois é Ricardo nos outros fuscas eu sofria com esse negocio de fio passando da coluna pra porta pois no fusca quase não existe espaço ali, ai fica mastigando o fio. Inclusive vi um ontem assim da até agonia só de olhar pra aquilo rsrsrs.

:+1

Tem fotos de um Fusca assim aqui mesmo, no fórum. Usando mids de 5" fica fácil. Pode ser até o CS50b, mas usa outro tw e crossover, pq o desse kit é sofrível.

Então Alves eu to quase vendendo o kit 2 vias, então realmente vou comprar algo melhor, particularmente eu achei muito fraquinho esse kit 2 via da bravox (pelo menos esse que eu comprei)

Editado por #Alma*Negra#

Compartilhar este post

Link para o post

Escapamento é esse (

):

vczyg4.jpg

Esse é o 4x1 com 1 abafador na lenta (

). Com 2 é mais silencioso.

E Alves obrigado pelos modelos já da pra ir pensando em algo :legal:

Editado por #Alma*Negra#

Compartilhar este post

Link para o post

Acompanhando, vamos ver como fica o som da fuca...

:legal:

Bom pessoal eu andei lendo mais um pouco sobre o assunto e caso eu não consiga vender o modulo acho que dava pra fazer com ele .... sei que não é o mais indicado para um SQ, mas sera que usando o cross não dava pra fazer os cortes e melhorar um pouco o som?

Compartilhar este post

Link para o post

Tenta vender mesmo. ;)

Realmente é o melhor que eu faço rsrsrs

Mas vamos dar continuidade ...

Qual sub eu devo comprar?

Qual Kit 2 vias?

Qual Amplificador?

Coloco uns coaxial no tampão do "chiqueirinho" ou não precisa?

Editado por #Alma*Negra#

Compartilhar este post

Link para o post

Coaxial na traseira acho que é dispensável.

O fusca tem uma acústica boa, 1 kit 2 vias em pézinhos mais 1 sub, bem alimentados são suficientes.

Quanto aos equipamentos, vai depender do teu orçamento, hehe.

Mas não precisa gastar muito pra ter um bom som.

Acompanhando [¨]

Compartilhar este post

Link para o post

Coaxial na traseira acho que é dispensável.

O fusca tem uma acústica boa, 1 kit 2 vias em pézinhos mais 1 sub, bem alimentados são suficientes.

Quanto aos equipamentos, vai depender do teu orçamento, hehe.

Mas não precisa gastar muito pra ter um bom som.

Acompanhando [¨]

Boa noite eduardo_vaz!

Obrigado pela ajuda, eu queria algo pra da um somzinho pra fora também se fosse possível com as porta aberta por isso mencionei a questão dos coaxial rsrsrs

Desde já obrigado :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Tudo vai depender de quanto quer gastar para o pessoal te dar umas dicas.Montei um bem interessante e gastei bem pouco.

Se quiser to ai pra ajudar.

Compartilhar este post

Link para o post

Seguindo, Quando for ter um carango só pra passeio, já decidi que vai ser um fusca deste naipe.

Compartilhar este post

Link para o post

Tudo vai depender de quanto quer gastar para o pessoal te dar umas dicas.Montei um bem interessante e gastei bem pouco.

Se quiser to ai pra ajudar.

Qualquer ajuda é bem vinda Gustavo! Se puder posta o set que tu montou e valores. Obrigado!

Seguindo, Quando for ter um carango só pra passeio, já decidi que vai ser um fusca deste naipe.

Eu sou apaixonado nos fusquinha mbtche rsrsrs é um ótimo carro pra passeio :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Boa Tarde Pessoal!

Bom é chegada a hora de fazer a instalação elétrica juntamente com a do som, se tudo der certo amanha começamos!

E como já era esperado após da uma boa lida ainda ficou algumas duvidas em relação ao SET que pretendo montar e como sou inexperiente no ramo de som prefiro não meter a cara e sair comprando qualquer coisa pra depois me arrepender como já aconteceu!

Então vamos as duvidas:

- Coloco 1 ou 2 Sub? JL ou Questo? (Pelo que andei lendo os JL são melhores mas aceito palpites) 10" ou 12"? Lembando que o espaço que tenho pra caixa do sub é (cm): P=36, A=37 e L=93 (média de volume de 96,75 litros)

- Kit 2 vias eu estava pensando no Focal PS 165 (ou algo mais em conta, pois o kit mais barato que achei no ML foi de R$ 750,00) colocados em pezinhos como comentamos pois nas portas não quero nada.

- Em relação aos coaxiais devo colocar ou não? (queria tirar um pouco do som pra fora, os vidros laterais traseiros no fusca 69 são basculantes, mas andei lendo que os coaxiais podem atrapalhar o palco em SQ)

- E o mais importante de tudo qual amplificador eu compro pra trocar tudo que for mencionado para o SET.

Os cabos eu andei dando uma lida no projeto do pessoal e acho que vou de:

- Cabo RCA Technoise TZ Series ou RCA Knukonceptz

- Cabo speaker diamond ou shok industries.

Qualquer ajuda é bem vinda pessoal. Obrigado!

Editado por #Alma*Negra#

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho 1 sub suficiente.

Se for usar pezinho, dê preferência para mids de 5", pois exigem menor volume do q os de 6".

Nada de coaxiais. Usa o $ deles p/outra coisa.

Amp até quanto?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho 1 sub suficiente.

Se for usar pezinho, dê preferência para mids de 5", pois exigem menor volume do q os de 6".

Nada de coaxiais. Usa o $ deles p/outra coisa.

Amp até quanto?

Bom dia Alves. Até uns mil!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...