Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Dudu Lima

Alguém já ligou um subwoofer bobina dupla com cada bobina em um bridge

Recommended Posts

Alguém aqui já ligou um subwoofer bobina dupla com cada bobina ligada em 2 bridges de um amplificador de 4 canais? Funcionou sem problemas? Eu tô querendo fazer essa façanha! Mas antes disso tenho que verificar bobina por bobina se as polaridades delas não estão invertidas na hora da ligação.

O amplificador é um Aikon HA-4.120 xing-ling mos-fet de 4 canais. Eu não sei a potência real dele. Mas o bicho utiliza dois fusíveis de 80A. :huh:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu já, liguei um Buster Killer em um módulo xing ling de 400 rms recebendo 200 em cada bridge e funcionou beleza por dois anos sem miséria. Não tinha dó do bixo e nunca deu problema. Isso com regulagem de ganho no olho ainda.

Já liguei meu pioneer 310 assim tbm pra testar, tocou um mês e nenhum problema tbm, aí desmontei o som.

Compartilhar este post

Link para o post

Também já fiz essa gambiarra!! Tocou razoavelmente por uns seis meses, até trocar o amplificador!

No começo ficou bem zuado em... embolava bastante quando subia o volume. Pesquisando aqui no fórum, descobri que uma bridge do amplificador era mais forte que a outra, então regulei no ouvido o ganho (tive que abaixar o ganho da bridge dos canais 3 e 4) e ficou audível!

Compartilhar este post

Link para o post

Meu sub é de 160Wrms e as bobinas estão em série fechando em 8ohms no bridge do amplificador citado. Vou ligar meus 6x9" no SD250.2 e deixar esse Aikon empurrando só o sub! Quando em ergo o volume do som, o subwoofer perde um pouco de força! Deve ser pq o amplificador deve está mandando pouca potência a 8ohms no bridge para o sub!

Compartilhar este post

Link para o post

Também já fiz essa gambiarra!! Tocou razoavelmente por uns seis meses, até trocar o amplificador!

No começo ficou bem zuado em... embolava bastante quando subia o volume. Pesquisando aqui no fórum, descobri que uma bridge do amplificador era mais forte que a outra, então regulei no ouvido o ganho (tive que abaixar o ganho da bridge dos canais 3 e 4) e ficou audível!

Esse é o meu medo! No amplificador os canais estão especificados assim: Rear (3 e 4) e Front (1 e 2).

Compartilhar este post

Link para o post

Meu irmão já usou desta forma. SS SPL12 num RF Punch 4040DSM. Tocou tranquilo. Dizem ter diferença nos ch, mas, no do meu irmão não era audível. Os mais entendidos não aconselham a fazer. Pergunta pro kleberpla ou pro offtime que ele t explicam melhor.

Compartilhar este post

Link para o post

O bom é regular no multimetro, pesquisa ai, eu tbm nao sei bem como haha

Vou procurar o multímetro do meu pai e se estiver funcionando heheheh.

Meu irmão já usou desta forma. SS SPL12 num RF Punch 4040DSM. Tocou tranquilo. Dizem ter diferença nos ch, mas, no do meu irmão não era audível. Os mais entendidos não aconselham a fazer. Pergunta pro kleberpla ou pro offtime que ele t explicam melhor.

Esse é o meu medo se os canais dianteiros forem mais fracos em intensidade de sinal!

Compartilhar este post

Link para o post

Já li muito sobre isso... eu fiz porque não tinha dinheiro para comprar um amplificador mono na época, então foi na gambiarra provisória!

Quanto a diferença das bridge, o módulo era um Boss xing ling que já foi testado aqui no forum: http://autoforum.com.br/topic/111999-teste-de-potencia-boss-cx1000m/

Compartilhar este post

Link para o post

Pode usar, porém o sinal DEVE SER MONO, para que as 2 bobinas tocarem "a mesma coisa".

Eu usei um Questo com 1 bobina em cada bridge do Power One por um bom tempo... Eu havia feito a regulagem com multímetro + PC, conforme o artigo aqui do AF... funciona e é bem fácil de fazer... recomendo a leitura...

link: http://autosom.net/artigos.asp

Compartilhar este post

Link para o post

O bom é regular no multimetro, pesquisa ai, eu tbm nao sei bem como haha

Não deve-se fazer, pois não há garantia que não existe atraso entre os canais, e se uma bobina trabalhar diferente da outra, mesmo regulado em osciloscópio, é bye bye pro falante. Nenhum fabricante de falante ou amplificador do mundo recomenda isso.

Imagina se cada bobina trabalha mínimamente diferente? Se for 1 sub em cada bridge em caixas separadas, OK, agora o mesmo falante em canais diferentes com possibilidade de ajustes diferentes, não. Nada te garante que o trimpot de ambos é 100% fiel um ao outro.

Compartilhar este post

Link para o post

Pode usar, porém o sinal DEVE SER MONO, para que as 2 bobinas tocarem "a mesma coisa".

Eu usei um Questo com 1 bobina em cada bridge do Power One por um bom tempo... Eu havia feito a regulagem com multímetro + PC, conforme o artigo aqui do AF... funciona e é bem fácil de fazer... recomendo a leitura...

link: http://autosom.net/artigos.asp

Sinal mono implica em sinais iguais, mas se o amplificador for 4 canais, internamente não existe 100% de segurança de que eles sairão ao mesmo tempo e na mesma amplitude. Isso pode ser um bastante para danificar o falante. A própria JL informa isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Sinal mono implica em sinais iguais, mas se o amplificador for 4 canais, internamente não existe 100% de segurança de que eles sairão ao mesmo tempo e na mesma amplitude. Isso pode ser um bastante para danificar o falante. A própria JL informa isso.

Exatamente. Sinais iguais. E por isso que deve ser regulado via osciloscópio.

Eu não teria feito essa ligação se não fosse indicação do Yamane e do Renan, na época em que instalei o sub no carro...

Compartilhar este post

Link para o post

Exatamente. Sinais iguais. E por isso que deve ser regulado via osciloscópio.

Eu não teria feito essa ligação se não fosse indicação do Yamane e do Renan, na época em que instalei o sub no carro...

Pode-se usar sim, mas não é 100% preciso, é por tua conta e risco. Tanto é que nenhum fabricante de amps indica isso pois não é garantido. A JL frisa isso no site deles.

Eu já usei também, mas como quebra galho, não é o ideal.

Essentially, if there is any difference between the signals driving each coil at any given point in time at a given frequency, the voice coils will either fight each other or help each other, depending on the phase relationship of the two signals at that frequency. This is not the same thing as bridging an amplifier and can create undesirable non-linearities and distortion because different input signals at each voice coil create shifts in the speaker's electrical parameters.

For this reason, it is advisable to mono-bridge the amplifier whenever possible and connect the voice coils of the dual voice coil speaker together in parallel or series. If a dual voice coil subwoofer must be wired to two independent channels, the inputs to both channels should ideally be the same (summed mono), and every effort should be made to match the gains of both channels as closely as possible.

Ou seja, eles não recomendam de forma enfatizada.

Compartilhar este post

Link para o post

cara, vc tem certeza que o modelo é Aikon HA-4.120? eu já tive um dessa marca, o ak 4200. e usava a bridge dele em 2ohms! esquenta um pouco a mais só, se fosse eu experimentava fazer isso.

Compartilhar este post

Link para o post

cara, vc tem certeza que o modelo é Aikon HA-4.120? eu já tive um dessa marca, o ak 4200. e usava a bridge dele em 2ohms! esquenta um pouco a mais só, se fosse eu experimentava fazer isso.

É um Aikon HA 4.120 mesmo! Faz muito tempo que a minha esposa comprou esse amplificador e não acha informação dele na net, só de outros modelos dessa marca! Agora se aceita ligação em bridge a 2ohms, vou ter que pesquisar mais...

E pessoal, fiz a ligação de cada bobina em cada bridge do amplificador e não funcionou! Ou o amplificador não aceita esse tipo de ligação, mesmo o sinal sendo mono, apesar que os 4 canais aceitam duas bridges, ou então os cabos Y que eu peguei do meu irmão estão bichados!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...