Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
Alves

Avaliação do BMW 320i ActiveFlex

Recommended Posts

Avaliamos o BMW 320i ActiveFlex

Alemão com jeitinho brasileiro usa motor 2.0 de 184 cv e câmbio de oito marchas

BMW_320I.JPG

Clayton de Souza/Estadão

Linhas elegantes e cara de 'bravo' são conjunto ideal para uma bela carroceria

O BMW 320i ActiveFlex é um alemão à brasileira. O sedã, cujo preço sugerido parte de R$ 133.950 (R$ 143.950 na versão avaliada, GP), mantém as características do tradicional carro feito na Alemanha, mas ganha um toque de Brasil com a possibilidade de usar etanol, além da gasolina. A tecnologia surgiu no País e tornou-se obrigatória em nosso mercado nos segmentos abaixo de R$ 100 mil.

É a primeira amostra da nacionalização dos BMW, que será concluída quando a marca passar a produzir carros em Araquari (SC), até o início de 2015. O Série 3 – do qual o 320i é uma versão – é um dos confirmados para ser brasileiro.

O motor 2.0 é o primeiro turbo do mundo com tecnologia flexível. Ele dispensa o uso do tanque de gasolina auxiliar para partida, ainda presente na maioria dos carros nacionais.

Com 184 cv de potência e 27,5 mkgf de torque – independentemente do combustível utilizado –, o 320i mantém os números do modelo apenas a gasolina. Inclusive na hora de acelerar. De acordo com informações da BMW, o sedã flexível continua levando 7,3 segundos para ir de 0 a 100 km/h. O único câmbio disponível é o automático de oito marchas.

03-BMW-10185630.jpg

Durante a avaliação, o 320i bicombustível não mostrou mudanças em seu comportamento. As rápidas reações do acelerador, junto com as trocas de marcha bem escalonadas, mantêm a boa disposição do sedã, que é também muito firme em curvas.

Neste quesito, o trabalho da suspensão é muito bom e a tração traseira deixa a condução divertida. Porém, os pneus de perfil baixo – 225/50 – contribuem para algumas batidas secas em pisos imperfeitos.

05-BMW-10185630.jpg

Dos três modos de condução disponíveis, Sport, Comfort e Eco Pro, o último é o mais interessante. Ele mostra o lado “consciente” do Série 3. Todos os componentes do carro são reajustados eletronicamente para buscar a melhor eficiência – até o ar-condicionado passa a gastar menos energia.

No caso do câmbio, as trocas são feitas em rotação mais baixa. O resultado, durante a avaliação, foi consumo médio de 7,5 km/l, na cidade, apenas com etanol no tanque. Nada mau para um carro de 184 cv.

Para auxiliar nesta eficiência, há um sistema de regeneração acoplado ao freio do carro. Ele reduz o consumo recuperando energia no processo de frenagem e quando o motorista alivia o pé do acelerador.

A mais que a versão de entrada, que já vem com muitos itens de série – como ar-condicionado, direção assistida e programa eletrônico de estabilidade –, a GP tem sistema de entretenimento com internet, volante revestido de couro e rodas de 17 polegadas.

04-BMW-10185630%281%29.jpg

Prós

MOTOR: O novo propulsor é, além de flexível, bastante econômico para um carro com potência de 184 cv. Além disso, tem desempenho interessante, principalmente no modo “Sport”, que deixa o sedã mais arisco.

Contra

ESPAÇO: As pernas dos ocupantes da parte de trás do carro esbarram nos bancos da frente. Apesar dos bons 2,8 metros de distância entre os eixos, o túnel central é muito alto.

Encanto além da ótima dirigibilidade

A rapidez das respostas do volante e das trocas de marcha ajudam a fazer do Série 3 – que está em sua sexta geração – um carro muito gostoso de dirigir. Mas não é ao volante que o sedã agrada. Ele tem mais a oferecer, especialmente na cabine.

A versão GP traz bancos dianteiros com ajustes elétricos e três posições de memória. Para o motorista, é possível também alterar a pressão nas laterais do encosto.

Quem viaja na frente não sofre com nada. O sistema de entretenimento mostrado pela tela de 8,8 polegadas é de fácil manuseio e conta com leitores de MP3 e DVD, conexão sem fio Bluetooth e GPS.

O negócio aperta, literalmente, para quem viaja atrás. Por lá, o espaço é limitado e os joelhos dos passageiros esbarram nos bancos da frente. Nem os bons 2,8 metros de distância entre os eixos são capazes de limitar esta falha, já que o túnel central é muito alto.

Há, porém, saída de ar-condicionado para os passageiros dos bancos de trás e apoia braço central – equipamento de série nesta versão.

BAGAGEM: O porta-malas comporta 480 litros, mas a entrada do compartimento é um pouco estreita. Como comparação, um Toyota Corolla, que é 8 cm mais curto que o 320i, tem 470 litros de capacidade para bagagem.

06-BMW-10185630.jpg

FICHA TÉCNICA

Preço: R$ 143.950

Motor: 2.0, 4 cilindros, 16 válvulas, turbo, flexível

Câmbio:Automático, oito marchas

Potência: 184 cv de 5.000 a 6.250 rpm

Torque: 27,5 mkgf de 1.250 e 4.500 rpm

Comprimento:4,62 metros

Entre-eixos: 2,81 metros

Peso:1.420 quilos

Fonte: http://www.estadao.c...lex,17637,0.htm

Editado por Alves

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Poxa Estadão... "Muito econômico", cadê os dados de consumo?

Compartilhar este post

Link para o post

Poxa Estadão... "Muito econômico", cadê os dados de consumo?

Fez 7,5 km/l na cana na cidade. Média de 2.0 flex aspirado. Muito bom pra potência e porte da BMW.

Compartilhar este post

Link para o post
Fez 7,5 km/l na cana na cidade. Média de 2.0 flex aspirado. Muito bom pra potência e porte da BMW.

Ah sim, não tinha visto! Mas eu queria ver com gasolina também... Pra ver se piorou em relação ao monocombustível. Meu Palio 1.8 fazia 5,5km/l na cidade :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Ah sim, não tinha visto! Mas eu queria ver com gasolina também... Pra ver se piorou em relação ao monocombustível. Meu Palio 1.8 fazia 5,5km/l na cidade :vts

Normalmente o consumo aumenta em motores flex, também fiquei curioso pra saber se a BMW fez um bom trabalho.

Eu tive um Santana 2.0 que fazia 7.5 km/l... mas na gasolina hehehehe...

Compartilhar este post

Link para o post

Fiz 11km/l no alcool com ela na estrada, achei interessante o consumo!! Vim devagar, andando a 110-120 sem mtas esticadas e retomadas, excelente quando comparado a grand cherokee 3.6 V6 que fazia de 7 a 8km/l na estrada com gasolina!

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Compartilhar este post

Link para o post

Fiz 11km/l no alcool com ela na estrada, achei interessante o consumo!! Vim devagar, andando a 110-120 sem mtas esticadas e retomadas, excelente quando comparado a grand cherokee 3.6 V6 que fazia de 7 a 8km/l na estrada com gasolina!

Bom, hein!

Compartilhar este post

Link para o post
Sonho de consumo.

Dirigibilidade incrível.

Sim, o que mais me impressionou até agora foi a dirigibilidade do carro!! Nao parece ser um sedan para curva, é muito bom e sem contar nas retomadas, excelente carro, imagino essa criança chipada!! Apesar de achar que nao trm necessidade!

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaz, meu Civic fazia nem 6 na cidade no álcool, mérito da engenharia moderna nos motores, câmbio, etc, etc atuais, show de bola.

Compartilhar este post

Link para o post

Estou achando o carro com consumo de 1.0, bebe mesma coisa que o meu palio 1.0 evo, quanto mais depois que sai da Grand Cherokee

Compartilhar este post

Link para o post

O Fiesta Sedan 1.6 do meu pai faz de 6,5~7,0km na cidade com álcool.

Meu Mille 8,5 km/l no etanol. [^]

Compartilhar este post

Link para o post

A Palio aqui da empresa faz quase 12 na gasosa, isso em circuito misto mas sempre andando "forte".

Compartilhar este post

Link para o post

Fui a uma localidade aqui, no qual estrada era boa porem acho q tinha uns 300 quebra molas, isso arrebenta o consumo, o carro fez 11,5 na gasolina. Achei muito bom. Andando a 120km/h

Compartilhar este post

Link para o post

Fui a uma localidade aqui, no qual estrada era boa porem acho q tinha uns 300 quebra molas, isso arrebenta o consumo, o carro fez 11,5 na gasolina. Achei muito bom. Andando a 120km/h

11,5km/L de Bmw é muito bom.

O máximo que fiz no vectra na gasolina foi 12km/l andando a 100km/h;

Compartilhar este post

Link para o post

Isso que eu peguei uma estrada em que 60km de ida ela tinha sem brincadeira mais de 30 quebra molas,

120km , 60 quebra molas ou mais, um absurdo... Nao tem carro que nao beba...

Compartilhar este post

Link para o post

Coisa mais chata do mundo é o tal do quebra-molas, principalmente quando não tem como rampar pasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post

Fiz 12km/l em um 208 1.5 essa semana :vts Tá certo que o motor é pequeno e meu pai dirigiu metade de forma insana, batendo 160km/h, mas ainda assim... Essa BMW tá econômica demais!

Compartilhar este post

Link para o post

Consumo bom hein.. Sou doido por uma dessas!

Aqui na cidade, colocaram um quebra molas a cada 300m no máximo... Imagina como ta o consumo do meu carro...

Compartilhar este post

Link para o post

no modo econômico?

pq se foi ai não tem nem graça.. o carro anda igual 1.0..

Compartilhar este post

Link para o post

Comfort, mas essa estrada nao vale.. Vou pegar a br amanha ai digo o consumo... Aii amanha vai ser comfort e sport,,

Compartilhar este post

Link para o post

Comfort, mas essa estrada nao vale.. Vou pegar a br amanha ai digo o consumo... Aii amanha vai ser comfort e sport,,

E ai, pegou a BR?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...