Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
Alves

Estacionado, Chery QQ estoura airbag e fere motorista

Recommended Posts

Estacionado, Chery QQ estoura airbag e fere motorista

Marca chinesa busca explicação para a falha; Com preço promocional de

R$ 19.990, carro é o mais barato do Brasil

 

 

por ALINE MAGALHÃES

 

qq2.jpg

CHERY QQ (FOTO: DIVULGAÇÃO)

 

“Ouvi um estouro forte, acompanhado de muita fumaça. Quando me dei conta, estava com o corpo queimado”. É assim que administradora Ana Cândida descreve o momento em que o airbag do seu Chery QQ deflagrou involuntariamente no estacionamento de um shopping. Ela saía do trabalho em Itatiba, no interior de São Paulo, quando o incidente ocorreu. Ana conta que entrou no carro e, ao se posicionar para colocar o cinto de segurança, sem nem ao menos ter dado ignignição, o airbag estourou. O veículo estava estacionado e não houve qualquer tipo de colisão.

 

“Eu demorei um tempo para entender o que tinha acontecido. Num primeiro momento, pensei que o vidro tivesse estourado. Apenas o airbag do lado do motorista foi acionado”, lembra. Dali, ela partiu para o hospital, onde ficou internada por um dia para tratar das queimaduras de segundo grau que teve no pescoço e nos braços, provocadas pelo acionamento do airbag.

 

qq1.jpg

ACIONAMENTO DO AIRBAG CAUSOU QUEIMADURAS

 

O veículo foi levado para a concessionária autorizada Yang, em Jundiaí. A loja fez o reparo do airbag em 24 horas. “Os funcionários não me deram uma explicação sobre o que teria motivado o estouro da bolsa. Quando pedi que eles discriminassem por escrito o que teriam feito no carro, eles se negaram. Não retirei o carro, estou com medo de acontecer algo parecido novamente. Não quero mais esse modelo, perdi a confiança”, explica Cândida, que pequeno chinês há dois anos. Autoesporte teve acesso à ordem de serviço emitida pela loja. No documento, consta apenas que o “veículo acionou airbag esquerdo sem nenhum impacto frontal”.

 

A reportagem levou o caso ao conhecimento da Chery. Em nota, a montadora informou que lamenta o ocorrido e que já tomou todas as providências para que o veículo fosse reparado. “A proprietária já foi informada algumas vezes sobre a conclusão do conserto, porém, ainda não retirou o veículo, pois aguarda orientação de seu advogado”, diz a marca, que não comentou sobre os danos físicos e psicológicos à sua cliente.

 

“O veículo foi analisado por técnicos da Chery Brasil e todos os componentes que incorporam o sistema de airbags foram substituídos. Estes estão sendo analisados pela Chery Brasil, Chery China e seus fornecedores. As causas da falha estão sendo analisadas para um melhor entendimento do fato ocorrido”, afirmou a marca, ainda por meio de nota.

 

Questionamos a montadora sobre quais seriam esses componentes e se nós, assim como a compradora, poderíamos ter acesso aos mesmos. A Chery informou, então, que “reserva-se no direito de divulgar os detalhes pertinentes ao caso somente no momento em que for identificado o que provocou o incidente”. Até o fechamento desta reportagem, a causa ainda não havia sido identificada, mas atualizaremos assim que a marca chinesa se manifestar.

 

qq3.jpg

 

Causas

 

De acordo com o professor de Engenharia Mecânica da FEI, Edson Esteves, um problema em uma peça específica ou uma falha técnica de projeto poderiam ter ocasionado o acionamento indevido da bolsa. “Outra possibilidade é a de que o carro tenha sofrido alguma alteração em sua característica original. Um sistema de alinhamento de direção ou a instalação de um alarme, por exemplo, podem danificar o sistema do airbag”, exemplifica o professor. Ele recomenda que os motoristas façam revisões regulares no módulo do airbag para garantirem o funcionamento do item de segurança.

 

O perito Raphael Martello, da Dynamics, empresa especializada em perícias de acidentes de trânsito, diz que o incidente não é tão incomum. “Já ouvi alguns relatos de problemas parecidos, mas só atendi um caso assim até hoje. Foi um Palio Weekend cujos airbags também se deflagraram sem motivo”, conta Martello. O episódio com o carro da Fiat aconteceu em 2001. Na época, a montadora italiana realizou um recall envolvendo 60 mil unidades da linha Palio após relatos de motoristas que sofreram lesões por acionamento espontâneo do airbag. A marca substituiu o sistema de drenagem e da caixa de ar dos automóveis envolvidos.

 

Airbag não pode causar queimaduras

 

Esteves, da FEI, pondera que o acionamento do airbag numa condição legítima (em colisões frontais com forte desaceleração) pode, sim, machucar os ocupantes. “O impacto é muito forte. Por isso é muito importante manter uma postura adequada ao dirigir, minimizando o risco de uma lesão grave. Mas, de qualquer maneira, o acionamento do airbag não pode causar queimaduras no motorista. É preciso identificar se elas foram provocadas pelo atrito do material do airbag com o corpo ou por algum gás tóxico”, ressalta. De acordo com Ana, a equipe médica não conseguiu precisar com exatidão a causa das lesões.

 

qq4.jpg

 

Confiança na berlinda

 

A falta de confiança na qualidade do produto da montadora chinesa não é assunto novo. Em 2006, o compacto QQ foi submetido a um teste de colisão realizado pela revista russa Auto Review, que elabora as avaliações utilizando as mesmas regras do renomado Euro NCAP, órgão que avalia a segurança dos carros na Europa. O resultado foi desastroso. Ainda sem airbags e freios ABS (itens presentes na atual versão vendida no Brasil), o carro mostrou que, em caso de uma batida frontal, o motorista poderia ter lesões graves na região da cabeça, pescoço, tórax e pernas. Na ocasião, o veículo ainda demonstrou uma falha estrutural, após a porta do motorista abrir com o impacto da colisão. O compacto ficou completamente deformado. Até hoje, o QQ não foi submetido ao teste do C NCAP, que mede a segurança dos automóveis na China, terra natal da Chery.

 

No Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor), a maioria dos registros contra a Chery está relacionada a produtos entregues com danos ou defeitos. O mesmo acontece no site Reclame Aqui, que reúne queixas de consumidores sobre produtos e serviços diversos. Por lá, os usuários classificaram a montadora como “não recomendada”. São frequentes os relatos de falhas mecânicas e falta de peças. Num universo de 450 reclamações registradas, o índice de solução é de 38,8%. Apenas 15,9% dos clientes voltariam a fazer negócio com a marca.

 

A Chery tem consciência do estigma que não só ela, mas como outras montadoras chinesas enfrentam no Brasil. Uma das jogadas para mudar esse cenário é a nacionalização de seus produtos. A marca está erguendo uma fábrica em Jacareí, no interior de São Paulo, de onde sairão o QQ e o Celer. O grupo diz que os carros fabricados por aqui terão qualidade superior de acabamento e que seus veículos estarão em condições de disputar espaço com as marcas já consolidadas no país. A previsão é de que os primeiros modelos brasileiros sejam entregues em 2015. A marca ainda lançou no mês passado um lote especial do QQ com preço promocional de R$ 19.990, valor que o consolida como o carro mais barato do Brasil.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hauahaiahauahauahauhaua

 

Isso foi o teste para ver se funciona hauahauahuahauahau

 

 

Enviado do meu DS3 que anda mais que WRX, STi, Golf GTi, Fusca TSi, Jetta TSi, e fica somente 3s atrás do Audi S3 e AGORA, dá coro no CAMARO V8 e esculacha o camaro V6 usando Tapatalk agora di grátis

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

axo q quem compra uma mer** dessas, merece kkkkkkkkkkkkk

 

pensa vc numa rodovia à 100km/h (se é q esse carro consegue chegar) e essa bagaça aí estoura... pqp

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

axo q quem compra uma mer** dessas, merece kkkkkkkkkkkkk

 

pensa vc numa rodovia à 100km/h (se é q esse carro consegue chegar) e essa bagaça aí estoura... pqp

 

Pior que chega... esses dias tinha um na minha frente a 120km/h na 101... parecia que ia capotar a cada ondulação.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

mais bizarro ainda é ler esse tipo de coisa:

 

"Outra possibilidade é a de que o carro tenha sofrido alguma alteração em sua característica original. Um sistema de alinhamento de direção ou a instalação de um alarme, por exemplo, podem danificar o sistema do airbag”, exemplifica o professor. Ele recomenda que os motoristas façam revisões regulares no módulo do airbag para garantirem o funcionamento do item de segurança"

 

Tá, legal, então eu vou alinhar o carro e o airbag vai ser acionado?? (sei de casos que apenas a "cordoalha" foi danificada após trocar a caixa de direção...)

Instalação de alarme? vish, o cara tem q fazer muita mer** pra conseguir fazer a cagada de acionar um airbag.

 

E me fala onde q eu vou revisar o módulo do airbag????? na concessionária??? numa oficina???? como q revisa isso???

 

 

Esse professor aí tá meio doidão kkkkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

 

sei que é maldade, mas bem feito uhasuhasuhas

 

Hauahaiahauahauahauhaua

 

Isso foi o teste para ver se funciona hauahauahuahauahau

 

 

Enviado do meu DS3 que anda mais que WRX, STi, Golf GTi, Fusca TSi, Jetta TSi, e fica somente 3s atrás do Audi S3 e AGORA, dá coro no CAMARO V8 e esculacha o camaro V6 usando Tapatalk agora di grátis

 

e o teu chines, o airbag já mostrou serviço alguma vez? HASUHAS

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alinhar o carro ou instalar um alarme vai ativar o air-bag... Balela...

 

 

A fiação do Air-bag do meu carro é toda diferente, são fios com capas amarelas identificadas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alinhar o carro ou instalar um alarme vai ativar o air-bag... Balela...

 

 

A fiação do Air-bag do meu carro é toda diferente, são fios com capas amarelas identificadas.

 

já vi desmontar painel todo de carros com AB, é tudo feito para ser montado/desmontado para não ter problemas.

 

agora em carro chines não sei como é uhasuhas

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

já vi desmontar painel todo de carros com AB, é tudo feito para ser montado/desmontado para não ter problemas.

 

agora em carro chines não sei como é uhasuhas

 

Pois é, eu já desmontei o painel do clio com airbag duplo umas 2 ou 3 vezes.

Nem se vê o fio quando desmonta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pois é, eu já desmontei o painel do clio com airbag duplo umas 2 ou 3 vezes.

Nem se vê o fio quando desmonta.

 

eu tb já ví o painel do meu ser desmontado.

num tem como conseguir fazer mer**. O fio é protegido por um conduíte bem parrudo, passa afastado dos demais fio e tem uma cor diferente.

 

o estalador de alarme tem que fazer milagre pra conseguir fazer alguma mer** alí.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

já vi desmontar painel todo de carros com AB, é tudo feito para ser montado/desmontado para não ter problemas.

 

agora em carro chines não sei como é uhasuhas

 

em carro chinês, o fio deve passar junto com o chicote do som :vts :vts :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se fosse um gol... Como aconteceu o inverso o airbag não funcionou... Tava todo mundo Caladinho... Huhehuhehuhe...

 

Enviado de meu Galaxy Nexus usando o Tapatalk 2

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se fosse um gol... Como aconteceu o inverso o airbag não funcionou... Tava todo mundo Caladinho... Huhehuhehuhe...

 

Enviado de meu Galaxy Nexus usando o Tapatalk 2

 

Tendi nada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alinhar o carro ou instalar um alarme vai ativar o air-bag... Balela...

 

 

A fiação do Air-bag do meu carro é toda diferente, são fios com capas amarelas identificadas.

 

Tem chance sim, Baboo... tem uma história aí que uma instaladora meteu a broca num carro, e quando viram furou o módulo do airbag... outras inúmeras fazem serviço, dá pau no airbag, aí vão lá e cortam a trilha do LED de aviso...

 

Sem falar naqueles serviços "na marreta".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem chance sim, Baboo... tem uma história aí que uma instaladora meteu a broca num carro, e quando viram furou o módulo do airbag... outras inúmeras fazem serviço, dá pau no airbag, aí vão lá e cortam a trilha do LED de aviso...

 

Sem falar naqueles serviços "na marreta".

 

Ao tirar o volante para por couro o cara arrebentou o cabinho que liga o volante a bolsa... sorte que era o autorizado da CSS...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não dá pra entender esses consumidores brasileiros... Se o negocio não funciona, reclamam. Se funciona, reclamam tb... Acho que esse povo só sabe reclamar, isso sim!

 

- diretor de uma montadora qualquer, sobre o consumidor brasileiro.

 

 

Sent from my iPhone using Tapatalk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O ponto de vista do Kleber é correto, pois eu não sou instalador de Som, mas acabo instalando alguns aos FDS para amigos; e vejo cada Kgada!!!

 

 

Cortaram a carcaça de mids Nar Kevlar pra caber na porta e fixaram com dupla face; fiação de miseros 6mm pra 2 amplificadores corzus 1002; e o mais comum: 5000 cornetas 1 sub e modulo falcon com DVD e tela auxiliar de 17" tudo ligado em uma bateria de 45 a/h...

 

 

 

Imagina quem trabalha corretamente com som automotivo, o tanto de mer** que vê

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

Ao tirar o volante para por couro o cara arrebentou o cabinho que liga o volante a bolsa... sorte que era o autorizado da CSS...

 

Ai está procurando encrenca. Volante com AB melhor não mexer.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...