Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
Alves

Estacionado, Chery QQ estoura airbag e fere motorista

Recommended Posts

Estacionado, Chery QQ estoura airbag e fere motorista

Marca chinesa busca explicação para a falha; Com preço promocional de

R$ 19.990, carro é o mais barato do Brasil

por ALINE MAGALHÃES

qq2.jpg

CHERY QQ (FOTO: DIVULGAÇÃO)

“Ouvi um estouro forte, acompanhado de muita fumaça. Quando me dei conta, estava com o corpo queimado”. É assim que administradora Ana Cândida descreve o momento em que o airbag do seu Chery QQ deflagrou involuntariamente no estacionamento de um shopping. Ela saía do trabalho em Itatiba, no interior de São Paulo, quando o incidente ocorreu. Ana conta que entrou no carro e, ao se posicionar para colocar o cinto de segurança, sem nem ao menos ter dado ignignição, o airbag estourou. O veículo estava estacionado e não houve qualquer tipo de colisão.

“Eu demorei um tempo para entender o que tinha acontecido. Num primeiro momento, pensei que o vidro tivesse estourado. Apenas o airbag do lado do motorista foi acionado”, lembra. Dali, ela partiu para o hospital, onde ficou internada por um dia para tratar das queimaduras de segundo grau que teve no pescoço e nos braços, provocadas pelo acionamento do airbag.

qq1.jpg

ACIONAMENTO DO AIRBAG CAUSOU QUEIMADURAS

O veículo foi levado para a concessionária autorizada Yang, em Jundiaí. A loja fez o reparo do airbag em 24 horas. “Os funcionários não me deram uma explicação sobre o que teria motivado o estouro da bolsa. Quando pedi que eles discriminassem por escrito o que teriam feito no carro, eles se negaram. Não retirei o carro, estou com medo de acontecer algo parecido novamente. Não quero mais esse modelo, perdi a confiança”, explica Cândida, que pequeno chinês há dois anos. Autoesporte teve acesso à ordem de serviço emitida pela loja. No documento, consta apenas que o “veículo acionou airbag esquerdo sem nenhum impacto frontal”.

A reportagem levou o caso ao conhecimento da Chery. Em nota, a montadora informou que lamenta o ocorrido e que já tomou todas as providências para que o veículo fosse reparado. “A proprietária já foi informada algumas vezes sobre a conclusão do conserto, porém, ainda não retirou o veículo, pois aguarda orientação de seu advogado”, diz a marca, que não comentou sobre os danos físicos e psicológicos à sua cliente.

“O veículo foi analisado por técnicos da Chery Brasil e todos os componentes que incorporam o sistema de airbags foram substituídos. Estes estão sendo analisados pela Chery Brasil, Chery China e seus fornecedores. As causas da falha estão sendo analisadas para um melhor entendimento do fato ocorrido”, afirmou a marca, ainda por meio de nota.

Questionamos a montadora sobre quais seriam esses componentes e se nós, assim como a compradora, poderíamos ter acesso aos mesmos. A Chery informou, então, que “reserva-se no direito de divulgar os detalhes pertinentes ao caso somente no momento em que for identificado o que provocou o incidente”. Até o fechamento desta reportagem, a causa ainda não havia sido identificada, mas atualizaremos assim que a marca chinesa se manifestar.

qq3.jpg

Causas

De acordo com o professor de Engenharia Mecânica da FEI, Edson Esteves, um problema em uma peça específica ou uma falha técnica de projeto poderiam ter ocasionado o acionamento indevido da bolsa. “Outra possibilidade é a de que o carro tenha sofrido alguma alteração em sua característica original. Um sistema de alinhamento de direção ou a instalação de um alarme, por exemplo, podem danificar o sistema do airbag”, exemplifica o professor. Ele recomenda que os motoristas façam revisões regulares no módulo do airbag para garantirem o funcionamento do item de segurança.

O perito Raphael Martello, da Dynamics, empresa especializada em perícias de acidentes de trânsito, diz que o incidente não é tão incomum. “Já ouvi alguns relatos de problemas parecidos, mas só atendi um caso assim até hoje. Foi um Palio Weekend cujos airbags também se deflagraram sem motivo”, conta Martello. O episódio com o carro da Fiat aconteceu em 2001. Na época, a montadora italiana realizou um recall envolvendo 60 mil unidades da linha Palio após relatos de motoristas que sofreram lesões por acionamento espontâneo do airbag. A marca substituiu o sistema de drenagem e da caixa de ar dos automóveis envolvidos.

Airbag não pode causar queimaduras

Esteves, da FEI, pondera que o acionamento do airbag numa condição legítima (em colisões frontais com forte desaceleração) pode, sim, machucar os ocupantes. “O impacto é muito forte. Por isso é muito importante manter uma postura adequada ao dirigir, minimizando o risco de uma lesão grave. Mas, de qualquer maneira, o acionamento do airbag não pode causar queimaduras no motorista. É preciso identificar se elas foram provocadas pelo atrito do material do airbag com o corpo ou por algum gás tóxico”, ressalta. De acordo com Ana, a equipe médica não conseguiu precisar com exatidão a causa das lesões.

qq4.jpg

Confiança na berlinda

A falta de confiança na qualidade do produto da montadora chinesa não é assunto novo. Em 2006, o compacto QQ foi submetido a um teste de colisão realizado pela revista russa Auto Review, que elabora as avaliações utilizando as mesmas regras do renomado Euro NCAP, órgão que avalia a segurança dos carros na Europa. O resultado foi desastroso. Ainda sem airbags e freios ABS (itens presentes na atual versão vendida no Brasil), o carro mostrou que, em caso de uma batida frontal, o motorista poderia ter lesões graves na região da cabeça, pescoço, tórax e pernas. Na ocasião, o veículo ainda demonstrou uma falha estrutural, após a porta do motorista abrir com o impacto da colisão. O compacto ficou completamente deformado. Até hoje, o QQ não foi submetido ao teste do C NCAP, que mede a segurança dos automóveis na China, terra natal da Chery.

No Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor), a maioria dos registros contra a Chery está relacionada a produtos entregues com danos ou defeitos. O mesmo acontece no site Reclame Aqui, que reúne queixas de consumidores sobre produtos e serviços diversos. Por lá, os usuários classificaram a montadora como “não recomendada”. São frequentes os relatos de falhas mecânicas e falta de peças. Num universo de 450 reclamações registradas, o índice de solução é de 38,8%. Apenas 15,9% dos clientes voltariam a fazer negócio com a marca.

A Chery tem consciência do estigma que não só ela, mas como outras montadoras chinesas enfrentam no Brasil. Uma das jogadas para mudar esse cenário é a nacionalização de seus produtos. A marca está erguendo uma fábrica em Jacareí, no interior de São Paulo, de onde sairão o QQ e o Celer. O grupo diz que os carros fabricados por aqui terão qualidade superior de acabamento e que seus veículos estarão em condições de disputar espaço com as marcas já consolidadas no país. A previsão é de que os primeiros modelos brasileiros sejam entregues em 2015. A marca ainda lançou no mês passado um lote especial do QQ com preço promocional de R$ 19.990, valor que o consolida como o carro mais barato do Brasil.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hauahaiahauahauahauhaua

Isso foi o teste para ver se funciona hauahauahuahauahau

Enviado do meu DS3 que anda mais que WRX, STi, Golf GTi, Fusca TSi, Jetta TSi, e fica somente 3s atrás do Audi S3 e AGORA, dá coro no CAMARO V8 e esculacha o camaro V6 usando Tapatalk agora di grátis

Compartilhar este post

Link para o post

axo q quem compra uma mer** dessas, merece kkkkkkkkkkkkk

pensa vc numa rodovia à 100km/h (se é q esse carro consegue chegar) e essa bagaça aí estoura... pqp

Compartilhar este post

Link para o post

axo q quem compra uma mer** dessas, merece kkkkkkkkkkkkk

pensa vc numa rodovia à 100km/h (se é q esse carro consegue chegar) e essa bagaça aí estoura... pqp

Pior que chega... esses dias tinha um na minha frente a 120km/h na 101... parecia que ia capotar a cada ondulação.

Compartilhar este post

Link para o post

mais bizarro ainda é ler esse tipo de coisa:

"Outra possibilidade é a de que o carro tenha sofrido alguma alteração em sua característica original. Um sistema de alinhamento de direção ou a instalação de um alarme, por exemplo, podem danificar o sistema do airbag”, exemplifica o professor. Ele recomenda que os motoristas façam revisões regulares no módulo do airbag para garantirem o funcionamento do item de segurança"

Tá, legal, então eu vou alinhar o carro e o airbag vai ser acionado?? (sei de casos que apenas a "cordoalha" foi danificada após trocar a caixa de direção...)

Instalação de alarme? vish, o cara tem q fazer muita mer** pra conseguir fazer a cagada de acionar um airbag.

E me fala onde q eu vou revisar o módulo do airbag????? na concessionária??? numa oficina???? como q revisa isso???

Esse professor aí tá meio doidão kkkkkkk

Compartilhar este post

Link para o post

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

sei que é maldade, mas bem feito uhasuhasuhas

Hauahaiahauahauahauhaua

Isso foi o teste para ver se funciona hauahauahuahauahau

Enviado do meu DS3 que anda mais que WRX, STi, Golf GTi, Fusca TSi, Jetta TSi, e fica somente 3s atrás do Audi S3 e AGORA, dá coro no CAMARO V8 e esculacha o camaro V6 usando Tapatalk agora di grátis

e o teu chines, o airbag já mostrou serviço alguma vez? HASUHAS

Compartilhar este post

Link para o post

Alinhar o carro ou instalar um alarme vai ativar o air-bag... Balela...

A fiação do Air-bag do meu carro é toda diferente, são fios com capas amarelas identificadas.

Compartilhar este post

Link para o post

A fiação do Air-bag do meu carro é toda diferente, são fios com capas amarelas identificadas.

já vi desmontar painel todo de carros com AB, é tudo feito para ser montado/desmontado para não ter problemas.

agora em carro chines não sei como é uhasuhas

Compartilhar este post

Link para o post

já vi desmontar painel todo de carros com AB, é tudo feito para ser montado/desmontado para não ter problemas.

Pois é, eu já desmontei o painel do clio com airbag duplo umas 2 ou 3 vezes.

Nem se vê o fio quando desmonta.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é, eu já desmontei o painel do clio com airbag duplo umas 2 ou 3 vezes.

Nem se vê o fio quando desmonta.

eu tb já ví o painel do meu ser desmontado.

num tem como conseguir fazer mer**. O fio é protegido por um conduíte bem parrudo, passa afastado dos demais fio e tem uma cor diferente.

o estalador de alarme tem que fazer milagre pra conseguir fazer alguma mer** alí.

Compartilhar este post

Link para o post

em carro chinês, o fio deve passar junto com o chicote do som :vts :vts :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Se fosse um gol... Como aconteceu o inverso o airbag não funcionou... Tava todo mundo Caladinho... Huhehuhehuhe...

Enviado de meu Galaxy Nexus usando o Tapatalk 2

Compartilhar este post

Link para o post

Se fosse um gol... Como aconteceu o inverso o airbag não funcionou... Tava todo mundo Caladinho... Huhehuhehuhe...

Enviado de meu Galaxy Nexus usando o Tapatalk 2

Tendi nada.

Compartilhar este post

Link para o post

Tem chance sim, Baboo... tem uma história aí que uma instaladora meteu a broca num carro, e quando viram furou o módulo do airbag... outras inúmeras fazem serviço, dá pau no airbag, aí vão lá e cortam a trilha do LED de aviso...

Sem falar naqueles serviços "na marreta".

Compartilhar este post

Link para o post

Tem chance sim, Baboo... tem uma história aí que uma instaladora meteu a broca num carro, e quando viram furou o módulo do airbag... outras inúmeras fazem serviço, dá pau no airbag, aí vão lá e cortam a trilha do LED de aviso...

Sem falar naqueles serviços "na marreta".

Ao tirar o volante para por couro o cara arrebentou o cabinho que liga o volante a bolsa... sorte que era o autorizado da CSS...

Compartilhar este post

Link para o post

Não dá pra entender esses consumidores brasileiros... Se o negocio não funciona, reclamam. Se funciona, reclamam tb... Acho que esse povo só sabe reclamar, isso sim!

- diretor de uma montadora qualquer, sobre o consumidor brasileiro.

Sent from my iPhone using Tapatalk

Compartilhar este post

Link para o post

O ponto de vista do Kleber é correto, pois eu não sou instalador de Som, mas acabo instalando alguns aos FDS para amigos; e vejo cada Kgada!!!

Cortaram a carcaça de mids Nar Kevlar pra caber na porta e fixaram com dupla face; fiação de miseros 6mm pra 2 amplificadores corzus 1002; e o mais comum: 5000 cornetas 1 sub e modulo falcon com DVD e tela auxiliar de 17" tudo ligado em uma bateria de 45 a/h...

Imagina quem trabalha corretamente com som automotivo, o tanto de mer** que vê

Compartilhar este post

Link para o post

Ao tirar o volante para por couro o cara arrebentou o cabinho que liga o volante a bolsa... sorte que era o autorizado da CSS...

Ai está procurando encrenca. Volante com AB melhor não mexer.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...