Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Recommended Posts

Postado em

TESTAMOS O NOVO FORD FOCUS

Ford quer nova geração entre os quatro primeiros do segmento. Tem novo design e até motor flex com injeção direta. Será que chegou a hora dele?

por RICARDO SANT'ANNA| FABIO ARO (FOTOS)

27/09/2013 14h32 - atualizado às 14h41 em 27/09/2013

x8a1509.jpg

FORD FOCUS SEDÃ 2014 (FOTO: FABIO ARO/AUTOESPORTE)

O ditado não é novo. Em algum campeonato de futebol, você certamente ouviu o comentarista dizer: “Time grande tem que entrar em toda competição para ser campeão”. Uma máxima difícil de ser cumprida, pois nem todo time é Barcelona e nem todo campeonato é moleza. Mas é estranho ouvir o técnico de uma grande equipe ou um executivo da Ford dizer que o time ou produto não brigará pela liderança. Não aconteceu na Espanha, mas no Brasil. A Ford não almeja, ao menos por enquanto, ser líder entre os sedãs médios, onde o Civic se reveza com o Corolla. Ela ficará feliz se entrar na lista dos quatro mais vendidos com o novo Focus Sedan que desembarca no Brasil em outubro com cinco versões partindo de R$ 70 mil, chegando nos R$ 90 mil da Titanium Plus avaliada.

Quando se fala em Focus Sedan, a pergunta é: agora vai? As duas últimas gerações reuniam bons atributos, mas a traseira... Ah, a traseira era como um gol perdido sem goleiro. Seu design nunca agradou. A Ford investiu pesado nessa nova geração, desenvolvida na Alemanha. É agora um sedã, adivinhe só, com ares de cupê, como toda montadora gosta de bradar por aí. Só não se pode negar que melhorou muito. Está 5 cm mais longo e 2 cm mais fino, com 4,53 m de comprimento e 2,05 m de largura. A curtíssima tampa do porta-malas dá o tom da traseira arrojada, enquanto o para-choque dianteiro é bastante agressivo por conta das grandes entradas de ar.

x8a1546.jpg

Uma aposta ousada – e que merece elogios – são as rodas pretas aro 17 na versão topo de linha. Mas o que não salta aos olhos também deve ser lembrado. A construção do modelo sobre a plataforma C1, a mesma da geração anterior, foi feita com 55% de aço de altíssima resistência, o que garantiu a nota máxima de cinco estrelas no teste realizado pela respeitada instituição EuroNCAP. Além da estrutura, a montadora também investiu em melhorias no motor 2.0 Duratec. Não foi desta vez que o Focus ganhou o moderno Ecoboost do Fusion, mas acredite, as mudanças surtiram efeito.

A principal novidade é a injeção direta bicombustível, acompanhada de pistões com novo desenho e um reposicionamento das velas. Há ainda uma tecnologia de partida a frio que dispensa o reservatório – basicamente auxilia a vaporização do etanol a até 10ºC negativos. Em números, a mudança tornou o motor bem mais saudável: são 30 cv a mais que a geração anterior. O 2.0, fabricado em Michigan, nos EUA, rende 178 cv de potência a 6.500 rpm e 22,5 kgfm a 4.500 rpm. O modelo abandona também a antiga transmissão automática de quatro marchas e adota a automatizada PowerShift de seis marchas e dupla embreagem.

x8a1571.jpg

Apita o árbitro

O jogo começa, mas não dá nem para ouvir o apito do juiz, pois o sistema de isolamento acústico teve uma evolução sensível. O ronco do 2.0 só é ouvido e sentido com mais intensidade nas retomadas. A Ford, aliás, garante que o Focus é um carro fun to drive (divertido para dirigir). Mas basta olhar para a alavanca de câmbio, onde há botões de + e - para perceber que não é bem por aí. Se as borboletas faziam falta no Fiesta, imagine agora com 178 cv sob o capô. Embora as trocas de marchas sejam extremamente rápidas e sem trancos, se divertir por aqui não é fácil. Nos bastidores, até mesmo os engenheiros da marca citam a falta das aletas para trocas sem tirar a mão do volante, mas explicam que se trata de uma imposição da matriz.

No quesito desempenho, porém, ele não decepcionou frente aos líderes. Não espere uma aceleração de esportivo, já que o máximo do torque está numa rotação elevada (4.500 rpm). Mesmo assim, o Focus cumpre muito bem sua função na cidade e na pista. Acelerou de 0 a 100 km/h em 9,1 segundos, número superior aos 9,9 s do Civic e 10,4 s do Corolla. Mas como beira os R$ 90 mil e, nessa faixa, está o Jetta 2.0 TSI, é necessário lembrar que o VW faz o mesmo em 7 s. O motor também se mostrou econômico, graças à sexta marcha que mantém o motor em 2.500 rpm a 120 km/h. O resultado é um consumo rodoviário de bons 11,8 km/l com etanol, superior aos 10,5 km/l do Corolla. Na cidade, o Focus fez razoáveis 6,8 km/l.

x8a1415.jpg

Ford Focus Titanium 2.0 - números de teste

Aceleração 0-100 km/h 9,1 s

Aceleração 0-400 m 16,5 s

Retomada 40-80 km/h 4,1 s

Retomada 60-100 km/h 5,6 s

Retomada 80-120 km/h 5,9 s

Frenagem a 100 km/h 39,1 m

Frenagem a 80 km/h 24,7 m

Frenagem a 60 km/h 14,5 m

Consumo urbano 6,8 km/l

Consumo rodoviário 11,8 km/l

Consumo médio 9,3 km/l

Ficha técnica

Motor Dianteiro, transversal, 4 cilindros, 16 válvulas, comando duplo, flex

Cilindrada 1.999 cm³

Potência 170/178 cv a 6.500 rpm

Torque 21,7/22,5 kgfm a 4.500 rpm

Transmissão Automatizado de seis marchas

Suspensão Independente na dianteira e multilink na traseira

Direção Elétrica

Freios Discos ventilados

Comprimento 4,534 m

Altura 1,484 m

Largura 1,823

Entre-eixos 2,648

Porta-malas 436 l

Peso 1.414 kg

Lembra do aço de alta resistência? É ele um dos principais responsáveis por tornar o Focus mais divertido. A carroceria rígida somada à suspensão independente muito bem acertada e, claro, uma dose de tecnologia com controles eletrônicos de estabilidade e tração, faz com que o Focus encare curvas sem medo. A inclinação da carroceria é mínima e a suspensão se mantém “dura na queda” nas curvas mais fechadas, evocando alguns sorrisos. É nessa hora que o Focus mostra seu espírito fun. Os pneus Michelin 215/50 reagem bem e custam a fazer ruídos. Na cidade, porém, alguns buracos causam um leve incômodo, mas nada muito significativo.

O bom acabamento da versão topo de linha impressiona, com cromados no volante e painel. Os banco de couro abraça o motorista graças às abas laterais, e quem vai atrás tem melhor espaço para pernas do que cabeça. O destaque fica por conta da central multimídia feita por Sony e Microsoft. Disponível apenas no Titanium, chama atenção pela tela de 8 polegadas sensível ao toque, com direito a navegador. Há ainda teto solar, ar de duas zonas, seis airbags e uma série de mimos. Para figurar entre os quatros primeiros, a marca precisa vender entre 1,5 mil e 2,5 mil unidades, sendo apenas 10% do Titanium — cerca de 70% será da SE.

“Nosso cliente deseja mais esportividade, o que não se encontra nos sedãs médios líderes de vendas”, aposta o gerente de marketing da Ford, Oswaldo Ramos. Equipamentos e design não são problemas para o Focus. Mas sim o preço, que o coloca em igualdade com concorrentes que oferecem mais desempenho, como o Jetta, ou donos de um conjunto mais bem acertado, como o Civic. Ainda falta o algo a mais que o Focus Sedan nunca teve para brigar no “mano a mano” com os japoneses. A boa notícia é que ele tem disposição suficiente para figurar entre os quatro. Os fãs da marca também não irão se decepcionar, pois o Focus, de fato, evoluiu muito.

http://revistaautoes...ford-focus.html

De fato um bom carro. Esse interior acho apaixonante. Retomada como esperavamos, muito boa. E o consumo no alcool promete bons numeros qndo a gasolina. Mas pelo preço, de fato nao veio para buscar a liderança.

E concordo com um comentario que vi. Deveriam excluir o Pacote Plus e os itens dele serem de serie na versao mais interessante, a SE.

Postado em

Disse outras vezes e volto a afirmar: o maior problema deste Focus é o preço.

Com este valor, não vai vender muito. Tomara que o mercado mostre para a "dona Ford" que se não colocar um preço aceitável nos produtos, não vendem. É o que espero que aconteça.

Quanto ao desempenho do novo Duratec, não creio que na prática será muito pior do que um Golf 1.4, e com a "vantagem" de não ser turbo. Usei o termo "vantagem" porque, infelizmente, os motores com turbocompressor não possuem a mesma aceitação no mercado. Parece que há uma "crença boba" de que são piores. Espero que, com o tempo, isso mude. Espero mesmo. E, nesse aspecto, parabéns para a VW por ter tido coragem de "inovar", coisa que a FORD não fez.

Postado em

Odeio reportagens que ficam fazendo analogia com jogo de futebol.

O problema é o preço e as versões básicas peladas. Depois que anunciaram que o focus já tem data pra facelift foi o fim da picada pra mim.

Trouxeram um carro caro, capado, com motor de "segunda linha", com design manjado e com data pra mudar.

Postado em

Odeio reportagens que ficam fazendo analogia com jogo de futebol.

O problema é o preço e as versões básicas peladas. Depois que anunciaram que o focus já tem data pra facelift foi o fim da picada pra mim.

Trouxeram um carro caro, capado, com motor de "segunda linha", com design manjado e com data pra mudar.

Discordo do termo "motor de segunda linha". Dizer isso, para mim (minha opinião, é claro), é ignorar a realidade do nosso mercado.

Abs!

Postado em

Discordo do termo "motor de segunda linha". Dizer isso, para mim (minha opinião, é claro), é ignorar a realidade do nosso mercado.

Abs!

Ecoboost primeira linha, duratec 2.0 direct flex segunda linha.

Se o nosso mercado é uma bosta são outros quinhentos :vts

Postado em

eu só achei o torque dele "um pouco baixo" para mais de 170cv..

Optaram em configurar o motor para ter muitos pocotós, então perde-se torque...

Normal... Números de pocotós ajudam mais as vendas que números de torque.

Ecoboost primeira linha, duratec 2.0 direct flex segunda linha.

Se o nosso mercado é uma bosta são outros quinhentos :vts

É o primeiro motor com injeção direta e flex, chamar de 2a linha é no mínimo muita injustiça!

Postado em

É o primeiro motor com injeção direta e flex, chamar de 2a linha é no mínimo muita injustiça!

É um remendo de um motor antigo :vts

É inovador, mas não significa que é o que eles tinham de melhor pra trazer ou não.

Postado em

É inovador, mas não significa que é o que eles tinham de melhor pra trazer ou não.

Primeira vez que concordo contigo! O mundo vai acabar! Hauahauahaahahua

O problema eh que mesmo com a tecnologia da injecao direta, EM MINHA OPINIAO, o duratec eh um motor ultrapassado, isso ficou bem claro no consumo desse carro...

O duratec não eh ruim, mas a ford foi idiota d+ ao não trazer o ecoboosta para cá...

Enviado do meu DS3 que anda mais que WRX, STi, Golf GTi, Fusca TSi, Jetta TSi, e fica somente 3s atrás do Audi S3 e AGORA, dá coro no CAMARO V8 e esculacha o camaro V6 usando Tapatalk agora di grátis

Postado em

Mas é o mesmo motor dos outros mercados do mundo!!! Nos EUA tb tem o Duratec.

Só pq não tem o Ecoboost (que tem pouquíssimos anos de mercado) faz o Duratec ser um motor ruim???

Postado em

Primeira vez que concordo contigo! O mundo vai acabar! Hauahauahaahahua

O problema eh que mesmo com a tecnologia da injecao direta, EM MINHA OPINIAO, o duratec eh um motor ultrapassado, isso ficou bem claro no consumo desse carro...

O duratec não eh ruim, mas a ford foi idiota d+ ao não trazer o ecoboosta para cá...

Enviado do meu DS3 que anda mais que WRX, STi, Golf GTi, Fusca TSi, Jetta TSi, e fica somente 3s atrás do Audi S3 e AGORA, dá coro no CAMARO V8 e esculacha o camaro V6 usando Tapatalk agora di grátis

Sim, poderia ser o ecoboost nas titanium pelo menos.

Mas o que dizer se vem com freio a disco a tambor ?

Tá claro o posicionamento. Só não tá claro isso nos preços, devem ter esquecido de se adequar, não dou até o fim do ano pra cair, ou o Golf subir rs.

Postado em

Mas é o mesmo motor dos outros mercados do mundo!!! Nos EUA tb tem o Duratec.

Só pq não tem o Ecoboost (que tem pouquíssimos anos de mercado) faz o Duratec ser um motor ruim???

Não falei que era ruim, falei que era de segunda linha. O ecoboost é o primeiro, tanto que é mais novo, nada mais normal do que ser melhor.

Postado em

infelizmente no Brasil é assim..

uma vez li uma reportagem do antigo presidente da Chevrolet e ele disse isso:

"brasileiro mal sabe a diferença entre cv e torque"

é um tapa na cara.. mas é a verdade..

Postado em

Galera,

É td uma questão de posicionamento do produto no mercado e dentro do portfólio de vendas da marca.

Se a Ford colocasse o Ecoboost no Focus haveria um encarecimento maior num produto que já não já não está com bom preço, e a estratégia da empresa é deixar esse motor para o topo de linha da marca que é o Fusion. O Focus é o modelo abaixo do Fusion, por isso levar o 2.0 aspirado faz todo o sentido.

Com certeza, não será um modelo pra brigar na liderança! Os executivos da Ford sabem onde o produto deles se encaixa.

Além do que, custar mais que o Elantra 2.0 da Ruinday CaÔa, que é o melhor carro do mundo, só pode ser um tirinho no pé, né! Hehehehehe..... (brincadeira! )

Vamos ver como será, pois esse preço da versão Titanium do Focus estará no mesmo nível da versão SE do Fusion. Natural que os amantes da marca Ford optem por comprar o Fusion e não o Focus top! Acho que a previsão d vender 30% de Titanium está otimista. Talvez no começo, pela novidade, mas numa situação normal de mercado, acredito um share maior para a versão SE do Focus (cerca de 80%) aconteça, portanto, 20% para a Titanium (e olha lá. ....!).

Abraços,

Rodrigo.

Postado em

Isso se não acontecer como no Focus atual, lançaram o Titanium com preço nas alturas e depois reduziram. Não duvido que daqui um ano esse Titanium baixe pelo menos uns R$ 8 mil.

Postado em

Sendo sincero, quanto mais olho para essa frente mais eu acho ela feia, pqp, não sei se é só comigo. Ainda mais a Ford que tem feito uns carros tão bonitos nesses últimos anos.

Postado em

Acho mais justo dizer que o motor nao é atual, mas segunda linha da uma conotaçao injusta a esse motor com os ajustes que recebeu.

E onde que o consumo é ruim? Quase 12km/l no alcool, creio que na gasolina fique bem interessante. Pode nao ser o mais economico, mas beberrao definitivamente nao achei por esses numeros. Vamos esperar mais testes, e o teste do INMETRO, que tem se mostrado bem realista, pra afirmar melhor, mas ate agora gostei dos numeros de consumo e retomada.

Postado em

Duratec com injeção direta é ultrapassado? Então o motor do Corolla é porcaria, né?

Não viaja, galera, o Duratec pode não ser state of the art como os TSi ou os Prince Twin Scroll Turbo da BMW, mas é um motor muito acima da média do Brasil.

Postado em (editado)

Xan,

Leia de novo cantora de axe hehehrhr EU ACHO o duratec ULTRAPASSADO, (VIRGULA) mesmo com a injecao direta (que eh tecnologia de ponta), o consumo dele não eh condizente a outros com injecao direta... Entendeu? Não disse que a injecao direta era ultrapassada... Na realidade a ford fez o que a gente ve mecanico fazendo com AP carburado, saca fora e instala injecao (a grosso modo)...

O motor do corolla tb eh ultrapassado, mas se instalassem injecao direta seria moderno? nunca. Entendeu o que eu disse? Não disse que o duratec eh uma porcaria...

EU não gosto do duratec, existem motores 1.8 que rendem melhor que ele, assim como outros 2.0...

Editado por Rapha_4_bass
Postado em

Xan,

Leia de novo cantora de axe hehehrhr EU ACHO o duratec ULTRAPASSADO, (VIRGULA) mesmo com a injecao direta (que eh tecnologia de ponta), o consumo dele não eh condizente a outros com injecao direta... Entendeu? Não disse que a injecao direta era ultrapassada... Na realidade a ford fez o que a gente ve mecanico fazendo com AP carburado, saca fora e instala injecao (a grosso modo)...

O motor do corolla tb eh ultrapassado, mas se instalassem injecao direta seria moderno? nunca. Entendeu o que eu disse? Não disse que o duratec eh uma porcaria...

EU não gosto do duratec, existem motores 1.8 que rendem melhor que ele, assim como outros 2.0...

Então que seja, Rapha, todos os motores aspirados do Brasil, em carros abaixo de 150mil, são ultrapassados.

O consumo ficou alto mesmo, isso é ruim. Mas é a mer** do flex, o de meu pai era quase mais econômico que o Cerato!!

Postado em

Fez média pouco superior ao Corolla que não tem injeção direta e usa um AT de 4 marchas.

Perderam a oportunidade de mandar um Ecoboost no Focus e bater de frente com o Golf.

Postado em

Sendo sincero, quanto mais olho para essa frente mais eu acho ela feia, pqp, não sei se é só comigo. Ainda mais a Ford que tem feito uns carros tão bonitos nesses últimos anos.

Isso é porque essa frente é da identidade visual antiga.

O facelift já tem data: 2015

Fez média pouco superior ao Corolla que não tem injeção direta e usa um AT de 4 marchas.

Perderam a oportunidade de mandar um Ecoboost no Focus e bater de frente com o Golf.

:+1

Postado em (editado)

:+1

Enfim alguem entendeu o que estou tentando fazer voces entenderem desde o inicio.

Não falei do corolla pq iam encher meu saco, mas o corolla sem injeção direta e cambio ultra mega ultrapassado, consegue PROPORCIONALMENTE médias MUITO MELHORES que um carro com dupla embreagem e injeção direta, ta ai o por que de eu falar que esse motor DURATEC não me desce...

O corolla MT 6 marchas faz medias melhores ainda...

Xan, o problema nao eh só o fato de ser flex, é a engenharia envolvida, o motor do civic flex ficou um lixo (foi feito no brasil), ja o do corolla foi p japao para que eles pudessem recalibrar, reajustar, enfim, fizessem um motor no mínimo descente sendo flex e nao a gambiarra que os outros fazem (atrasando ou adiantando o ponto de ignição e somente isso), eh que esse motor EM MINHA OPINIAO não eh tudo isso que falam... Entendeu?

Editado por Rapha_4_bass

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...