Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

okaharaleo

[Fiat Punto Essence Skydome] Reformulação do Set para ScanSpeak

Recommended Posts

Postado em

Corrigindo, o Focal foi o melhor falante que eu tive, no meu carro, para as portas. Nunca montei SS no meu carro, nas portas. Falei pq tem um nos classificados e pode ser uma boa.

Sobre o João, da última vez que falei disso com ele ele ia montar o 15WU em caixas mesmo, no painel se eu não me engano.

Postado em

Isso é verdade. O focal utopia residencial que eu tive pra mim foi o melhor falante para portas. Se eu não me engano tem um Focal 6W2 nos classificados que podem tocar parecido.

Estou usando Focal Utopia residencial nas portas tb e tá muito bom mesmo.

Aquele que está nos classificados é do kit antigo, que acompanhava o tw TN-51. É antigo, mas é um baita mid! E o melhor é q já está amaciado. :vts

Postado em

Japa, eu me lembro das palavras do Riquati , ao dizer que um set complexo mal ajustado (ou com casamento ruim ) é o passo mais rápido para a frustração.

Eu sempre curti equipos top, mas não os comprava por conhecer minhas limitações em ajustar o set , enfim, ficar dependendo sempre dos outros ou ficar puto de tentar aprender e acabar ouvindo de qualquer jeito mesmo.

Um set mais simples pode ter muita qualidade aliada a uma facilidade extremamente maior no acerto , coisa que já vai soar nos primeiros acordes reproduzidos mesmo antes da regulagem fina.

Por isso hoje eu estou dividido entre um set pueril, bem bobo mesmo mas com alma alegre ou um set complexo e indecifrável (ao menos por mim ).

Isso tudo é SÓ MINHA OPINIÃO MAIS SINGELA POSSÍVEL.

Abraço

Tem uma coisa que vc disse q pra mim é muito verdade!

Ficar dependendo dos outros pra ajustar, isso é fo** mesmo, o Diego, me ajuda e já ajudou pra kct....se não fosse ele, esse meu Set nem estaria montado hj.(Acho que é culpa dele minha frustração, kkkkkkkkkk)

Mas, é fo** toda hora pedir ajudar, toda hora mesmo, enche o saco do cara, sabe...se fosse eu no lugar dele, já teria falado pra ele parar com essa frescura! kkkkkkkk

Postado em

O pessoal fala bastante de focal.

Vou falar apenas minha opinião, e estou posso estar bastante errado, só não precisam me crucificar, nem jogar na forca, nem me xingar, kkkkkkkk

De TUDO que eu ouvi de focal até hj, a única coisa q eu gostei é do sub que está no meu Set Hj.Eu ja tive Kit K2 power, Já tive Focal Solid4(Minha opinião = Horrível), já ouvi os Kits Polyglass, e eu tenho o Midrange Utopia, todas as experiências que eu tive com focal, nunca me agradou, não estou dizendo que é ruim, só acho que é muita grana pra pouco resultado.

Postado em

Tá me parecendo ultimamente que todos os problemas são resolvidos com upgrades. Me desculpa pessoal, mas qq set com pretensão de ser um Hifi PRECISA de ajuste fino, precisa de tempo e trabalho pra chegar no resultado que vc espera. No último encontro eu posso dizer que todos os sets tinha coisa pra melhorar, tinha potencial. Talvez a exceção do carro do Wagner. Se fizer up e não ajustar, vai continuar frustado.

Agora, se vc não quer dor de cabeça, é o que o pessoal falou, monta um duas vias com cross, amp 4 canais, sub de 10" numa selada e boa.

E sobre o pessoal que quer ir para o residencial, deixo a minha opinião. Montei o set para música, e só. 2.0 ou 2.1 (com sub). Montar residencial pensando em HT, TV e PS4 pra mim, é jogar dinheiro fora. Nesse caso compra um sistema Onkyo s5500.

Se vc gostar de qualidade mesmo, e não tem rios de dinheiro, o foco é um integrado, uma caixa DIY e um DAC.

Concordo com isso tb, que precisa de ajuste fino.

Por isso falei da minha frustração, eu não sei fazer isso, acho que mesmo tendo equips muito melhores que os meus se não forem bem acertados, não vai ficar bom mesmo.

O problema sou eu na realidade.

Postado em

Pergunta pro Universitários;

Com um Set simples, quando digo simples, falo na questão de não ser bi amp, 4 way....

Vou ter a mesma qualidade ?

Cara, de bi-amp pra cross passivo é relativo. Você já tem a faca e o queijo na mão. P99 e 2way Scan e amp 5 canais!!!! Já resolve 101% dos seus problemas, sem precisar mecher muito na estrutura do sistema!

Postado em

Antes de fazer doorpod coloca os Scan. Toca muito! Só com porta tratada e baffles em MDF.

Logo que chegar os mids SS revelator, vou instalar na porta mesmo, com baffles, etc....

Mas será a última chance desse Set, ficando bom, vou tentando acertar, se ficar ruim, Game Over!

Kit 2 vias + Ampli + Sub....e só e olha lá....chega um pouco que vc gasta muito, espera muito, mas fica um resultado porqueira.

Postado em

Se decidir pelo game over eu fico com o Genesis. Acho que ele toca muito mais que meu JL HD, e como meu projeto é igual ao seu (2 vias ativo Scan + sub), e precisa de um amp 5 canais, acho que vai ficar excelente!

Postado em

Cara, de bi-amp pra cross passivo é relativo. Você já tem a faca e o queijo na mão. P99 e 2way Scan e amp 5 canais!!!! Já resolve 101% dos seus problemas, sem precisar mecher muito na estrutura do sistema!

Outra pergunta, kkk.

No 207, eu usava o Amp Audison + um PPi

O kit era o Tw SS + Mid Brax, e o sub era um Alpine de 1997, que hj está com o Diego.

Os Tw estavam mal direcionados e os Mids Brax estavam em pezinhos e dutados, ou seja tinha bastante erro de instalação e o resultado pra mim era muito melhor que hj, porque será?

Hj eu uso um Genesis, com speaker e RCa muito melhores que os Knu, com porta devidamente tratadas, ou seja fiz de tudo pra corrigir o que tinha de errado e está pior.....como pode?

Postado em

Eu, no seu caso, por toda essa frustração, vou dar minha opinião e um exemplo.

Manteria o Tw.. é SS iluminator né? Faria doorpods (belos e bem acabados) para os mids Scan, que estão por vir, certo?

E, faria um belo crossover bi-amp handmade.. mas um beeeeelo mesmo.

Usaria um bom amp 4 canais para todo o kit (2 canais para tw e 2 canais para mids)... e um outro só para o sub..

Trocaria os speakers sonus, colocaria algo melhor, do mesmo nível do kit, e trocaira o shok reference tbm..

Ai sim, sonzera :legal:

Postado em

Com um Set simples, quando digo simples, falo na questão de não ser bi amp, 4 way....

Com bons equipos, terá boa qualidade sim.

Meu projeto era com um amp de 2 canais e outro com 1 canal. ;)

O pessoal fala bastante de focal.

Vou falar apenas minha opinião, e estou posso estar bastante errado, só não precisam me crucificar, nem jogar na forca, nem me xingar, kkkkkkkk

De TUDO que eu ouvi de focal até hj, a única coisa q eu gostei é do sub que está no meu Set Hj.Eu ja tive Kit K2 power, Já tive Focal Solid4(Minha opinião = Horrível), já ouvi os Kits Polyglass, e eu tenho o Midrange Utopia, todas as experiências que eu tive com focal, nunca me agradou, não estou dizendo que é ruim, só acho que é muita grana pra pouco resultado.

Ñ é barato e os que realmente são bons são caros mesmo.

Ñ gostou do kit K2P? Qual era o kit?

Procure ouvir um kit Utopia. É outra realidade. :vts

Postado em

Outra pergunta, kkk.

No 207, eu usava o Amp Audison + um PPi

O kit era o Tw SS + Mid Brax, e o sub era um Alpine de 1997, que hj está com o Diego.

Os Tw estavam mal direcionados e os Mids Brax estavam em pezinhos e dutados, ou seja tinha bastante erro de instalação e o resultado pra mim era muito melhor que hj, porque será?

Hj eu uso um Genesis, com speaker e RCa muito melhores que os Knu, com porta devidamente tratadas, ou seja fiz de tudo pra corrigir o que tinha de errado e está pior.....como pode?

Continuo achando q resposta pode estar na quantidade de vias. 3 vias realmente é muito chato e qualquer errinho pode fazer pensar q o investimento foi lixo.

Vai no 2 vias, homi!

Postado em

Continuo achando q resposta pode estar na quantidade de vias. 3 vias realmente é muito chato e qualquer errinho pode fazer pensar q o investimento foi lixo.

Vai no 2 vias, homi!

+1.

Vai no 2 vias!!

E discordo um pouco do STL:

E, faria um belo crossover bi-amp handmade.. mas um beeeeelo mesmo.

Sou da opinião que um belo crossover é melhor do que ativo, mas no seu caso, que está aprendendo e quer aprender, um ativo te dará mais bagagem, inumeras possibilidades de testar e aprender. Ver como os cortes podem dar vida ou matar os falantes.

Assim, quando tiver mais propriedade para definir cortes e slopes, mandar fazer um belo cross!

Postado em

E um amp 4 canais + um amp 1 canal te dará o mesmo resultado que um BOM 5 canais, que é seu caso. Ou seja, não mexeria nisso. E se mexer, vende pra mim! HEHE

Postado em

Com bons equipos, terá boa qualidade sim.

Meu projeto era com um amp de 2 canais e outro com 1 canal. ;)

Ñ é barato e os que realmente são bons são caros mesmo.

Ñ gostou do kit K2P? Qual era o kit?

Procure ouvir um kit Utopia. É outra realidade. :vts

Era um k2 Power 2 vias... Dos modelos mais novos, isso no ano passado...

O que era ruim no kit... Era os tw... Não agradou o Japa... E o mids estavam fraco por estar na porta do 207 que já é uma mer**...

Agora Alves... Ele está com o midrange Utopia be, toca bem... Mais não é. Grande coisa não... Se comparar ele com o ss 12mu não tem nem bera pro focal na minha opinião.

Postado em

Só pra completar, o único Midbass focal que realmente gostei foi o Utopia antigo residencial, acho que é o 6w2 wcone se não me engano..

Esse sim é bacana...

Já o Utopia be nunca ouvi nem tw nem Midbass... Só os midrange mesmo

AGORA JAPA... Nem me encomoda não veio... Eu até curto ficar fuçando no som... Assim aprendo e escuto equipamentos diferentes... Hahahahha

Pode me chamar. Qdo quiser

Postado em

E um amp 4 canais + um amp 1 canal te dará o mesmo resultado que um BOM 5 canais, que é seu caso. Ou seja, não mexeria nisso. E se mexer, vende pra mim! HEHE

E eu entro na fila por esse JL. :vts

Postado em

Era um k2 Power 2 vias... Dos modelos mais novos, isso no ano passado...

O que era ruim no kit... Era os tw... Não agradou o Japa... E o mids estavam fraco por estar na porta do 207 que já é uma mer**...

Agora Alves... Ele está com o midrange Utopia be, toca bem... Mais não é. Grande coisa não... Se comparar ele com o ss 12mu não tem nem bera pro focal na minha opinião.

Vigi... avaliar um mid tendo como parâmetro a porta do 206/207 ñ vale. Aquilo é péssimo... consegue transformar qualquer putta midbass em lixo. [o_]

Minha dica é ouvir o Utopia 2 vias. hehehe!!!

Claro, existem outros bons kits, mas estou falando bastante do Utopia pq foi o tw q mais me surpreendeu. Eu tenho o SS Illuminator, mas estava achando q faltava algo no top-end, precisava de um pouquinho de brilho, q é um calo comum nos tweeters de seda. Então, parti para o metálico e comprei um GM Status. Percebi q estava indo no caminho certo (certo = o que EU queria), criei coragem e resolvi encarar o tw Focal TB872. Puts! Fudi-me nas contas, mas estou satisfeito bagarai. o-o-[^]

Não estou dizendo que o Illuminator é ruim, de forma alguma! Use uma boa HU, com cabos e amp q proporcionem agudos abertos e verá q é um ótimo tw. Apenas, eu queria mais. o-o-[^]

Postado em

Virge nossa Senhora!!!!!

A cabeça do Japa deve estar estourando. A criança tem enxaqueca, peguem leve!!!!! kkkk...

Sinceramente, são tantas opiniões, já li doorpod, cross top, outros mids, manter tw, 2 vias (esse é quase unânime) que o garoto deve estar estudando tudo praticamente o dia todo...

Será que eu sou o único ser que gosta de 3 vias??? Sinceramente, desde que montei, após 1 hora de ajuste, não tenho do que reclamar. Jà fiz alguns ajustes, outros testes que voltei atrás porque não gostei. Mas pelo menos pra mim é incomparável ao 2 vias que estava no Sentra. Talvez o 2 vias fosse muuuuito ruim, ou talvez o atual 3 vias esteja uma droga e só eu goste.

Vou ser bem sincero, espacialidade de palco eu sou bem ruim. Diria que sou míope para palco sonoro. Após 2 ou 3 doses de scotch o palco aparece um pouco... kkkkk.... por isso não sei dizer muito sobre isso no meu set, mas em questão de graves, médios e agudos, pra mim tem tocado muito bem.

Postado em

Virge nossa Senhora!!!!!

A cabeça do Japa deve estar estourando. A criança tem enxaqueca, peguem leve!!!!! kkkk...

Sinceramente, são tantas opiniões, já li doorpod, cross top, outros mids, manter tw, 2 vias (esse é quase unânime) que o garoto deve estar estudando tudo praticamente o dia todo...

Será que eu sou o único ser que gosta de 3 vias??? Sinceramente, desde que montei, após 1 hora de ajuste, não tenho do que reclamar. Jà fiz alguns ajustes, outros testes que voltei atrás porque não gostei. Mas pelo menos pra mim é incomparável ao 2 vias que estava no Sentra. Talvez o 2 vias fosse muuuuito ruim, ou talvez o atual 3 vias esteja uma droga e só eu goste.

Vou ser bem sincero, espacialidade de palco eu sou bem ruim. Diria que sou míope para palco sonoro. Após 2 ou 3 doses de scotch o palco aparece um pouco... kkkkk.... por isso não sei dizer muito sobre isso no meu set, mas em questão de graves, médios e agudos, pra mim tem tocado muito bem.

O 3 vias é show! Mas só quando é bem montado.

Acho q um 2 vias mal montado ainda fica melhor do q um 3 vias mal montado pq tem menos coisas p/atrapalhar o resultado final. :vts

Postado em

Só pra completar, o único Midbass focal que realmente gostei foi o Utopia antigo residencial, acho que é o 6w2 wcone se não me engano..

Diego, esse é o utopia do kit focal antigo. O meu focal residencial era o modelo 6W4255, que usava nas caixas chorus.

E pessoalmente, eu não gosto de quase nada da Focal, o preço é um dos fatores. Agora, esse residencial foi uma agradável exceção, tanto performance quanto preço.

Concordo com isso tb, que precisa de ajuste fino.

Por isso falei da minha frustração, eu não sei fazer isso, acho que mesmo tendo equips muito melhores que os meus se não forem bem acertados, não vai ficar bom mesmo.

O problema sou eu na realidade.

E Leo, o que eu acho, vc está muito apressado pelo resultado. Capacidade de aprender todos temos, mete a cara, aprenda e acerte.

E cara, com set montado, acertar é o mais simples. Mais simples que comprar outros equipamentos, mudar instalação, se frustar de novo.

Postado em

3 vias é sem comparação com 2...

Mesmo um 2 vias bem montado eu sinto falta do midrange em cima do painel...

O Japa está muito paranóico... O set dele está muito bom mesmo... Só faltando acertar a questão do Midbass....

No mais esta muito bom... Como disse não vejo o porque do desânimo...

Mais com certeza o set 3 vias todo ss ficaria muito interessante...

Postado em

Li tudo o que escreveram mas queria comentar três posts apenas que tem a ver com o que eu ia falar:

NUNCA fiz bi amp (questão de $ e simplificar a instalação) e sempre gostei dos meus sets!

A questão é que a instalação tem que ser pensada pra esse setup (sem bi amp).

A distância entre cada drive de um canal deve ser o mais próximo possível da distância entre cada drive do outro canal (distância entre tw e mid por exemplo).

Os lados tem que ser MUITO simétricos, se não o TA não funciona pras vias de cima e pras vias debaixo da mesma maneira.

3 vias sem bi amp, só se os tweeters e os midranges estiverem com as bobinas alinhadas (midrange e tweeter em um canal + midbass em outro) ou se você simplesmente quiser ignorar essa parte.

Vai no 2 vias, homi!

Concordo, só não diria pra ir no 2 vias já tendo feito tudo isso.

Eu aconselharia dar um jeito nessas regulagens.

Virge nossa Senhora!!!!!

Mesma coisa que disse antes: depois de já ter feito tanta coisa pra ter um set 3 vias eu não voltaria pro 2 vias, trabalharia em cima de regulagem ou no máximo troca de componentes.

PS: finalmente revelou que tava vindo um mid revelator [-]

Postado em

Pra resumir, agradeço a resposta de TODOS!

Ontem depois de pensar com calma resolvi fazer o seguinte.

Vou esperar os Mids Revelator chegar, vou instalar da melhor forma possível, isso se couber na profundidade da porta, senão vou ter que fazer doorpods, pezinhos no Punto sem chance, as alavancas de abertura do capô e da tampa de combustível fica ali no pé.

Bem, vou seguir as dicas dos colegas de uma forma ou de outra, pois primeiro vou tentar acertar, realmente talvez eu esteja com muita pressa de atingir um resultado satisfatório, eu só estranho porque de cara achei que tocaria MUITO melhor que o projeto anterior, não foi o que aconteceu.

Bom, ficando ruim, vou eliminar o midrange e transformar em 2 vias mesmo, e por enquanto ativo, não acertando dessa forma vou correr atrás de confeccionar um croossover, mesmo não ficando bom, dái não sei o que fazer, provavelmente desistir e partir pro residencial mesmo.

Pode ser que alguns estejam achando que é frescura minha, ontem até tentei gravar um vídeo pra ver se conseguia demonstrar o que está ruim, mas a camera não vai captar e vai parecer pior do que está, kkk.

Eu sei que voz como da Diana Krall, em algumas músicas que tem bastante violão e baixo ressona pra kct, as músicas que melhor tocam no meu carro são músicas eletrônicas e isso acho que se deve ao fato do sub encobrir possíveis deficiências, blues como B.B King e Eric Clapton, nem coloco pra tocar, porque desanima mais ainda.

Eu gastei + ou - 15k nesse Set, pra alguns pode ser pouco, pra mim foi uma pedrada, pra mim foi a tentativa de não economizar e atingir o melhor dentro do que eu podia gastar, e está ruim, não ruim no sentido Hi End, Hi-Fi, ruim de não estar agradável de se ouvir, nunca busquei fidelidade máxima, o que estava buscando era um nível aproximado, um misto de qualidade e som pra curtir mesmo, aquele que faz vc sorrir quando gosta mesmo, assim como aconteceu quando ouvi pela primeira vez um Alpine 9855.

Não sei se alguém entende o que estou falando, kkkkk.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...