Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
blOom

Arranjo de W-Horns... será que rola? Ou alguma outra sugestão?

Recommended Posts

Pessoal, tô pra montar um novo projeto por esses dias. E queria um som que, mesmo com baixo SPL (não vai precisar muito), responda bem apartir duns 35hz!

Daí pensei em 4 a 8 whorns embaixo do palco! Só tem um problema:

A altura não vai ter mais de 60cm! Ou seja, o máximo que caberia é assim:

__[xxx][xxx][xxx][xxx][xxx][xxx][xxx]____

...pois fzendo isso, todas ficariam na linha do palco, ficaria bem bacana esteticamente! mas sei que acusticamente não ajudaria muito!

Será que terei muita perda? Será que, considerando que não precisarei de muito SPL (pretendo usar uma WPU em cada whorn e aplicar ~300w em cada), conseguirei descer minha resposta?

Ou é melhor usar T18 deitada? Ou Bass Reflex mesmo?? =)

Editado por blOom

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que perca n vai ter não, o que vai acontecer é a falta do acoplamento, mais como tu n tem muita altura mesmo, n tem o que fazer, talvez a T18 deitada, fazendo cruzamento entre elas, tenha algum resultado melhor, descendo mais a resposta, tipo, colocar 2 e 2, como se fosse uma caixa manifold, acho que vc entendeu.

Compartilhar este post

Link para o post

O cruzamento? Não entendi bem!

O lance é que... ou eu coloco uma "Linha" abaixo do palco, ou terei que fazer duas colunas, uma de cada lado! O Edu Silva (R.I.P.) sempre falou em fazer um cluster central, porém, ele orientava deixar a maior "boca" possível, e não uma linha! =\

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho em mente basicamente esses 3 projetos:

whorn deitada

t18 deitada

bass reflex (SB850)

...ou, na pior das hipóteses, faço uma linha de subs de 12" hahahahahahahaha

Compartilhar este post

Link para o post

Sempre li que a T-18 desce mais que as W-Horn. W-Horn tem muito mais SPL, mas desce menos.

Compartilhar este post

Link para o post

A w-horn, se em conjunto de 4 no chão, ou 8 (mesmo em half space), desce mais!

Mas a bronca é que isso sempre se aplica ao arranjo "tradicional": Um quadradão, fechando a onda certinho!

Não sei se no meu caso seria válido =\

Compartilhar este post

Link para o post

É o que conheço da w-horn tb bloom, nesse alinhamento que citasse, as 4 no chão não sei como ficaria.

Sobre cruzar, seria 1 t18 deitada, com a inclinação do alto falante em sentido do outro, tentando fazer o efeito manifold.

Compartilhar este post

Link para o post

Se o objetivo é fazer descer mais eu iria sem dúvida nenhuma em T18... Uma sozinha consegue chegar em 40hz fácil, acoplando duas "boca com boca" simulando a manifold vai dar um ganho forte no SPL! Com quatro delas já consegue uma resposta que você precisa.

Falo isso com experiencia em 18sw3p, quatro unidades de T18 simplesmente espancam 4 w-horn quando o assunto é resposta abaixo de 50hz e spl de 40 a 80hz. O problema das T18 é que o som não é tão bonito quanto das w-horn e que não tem condições de usar ela acima de 100hz.

Compartilhar este post

Link para o post

O que vai responder isso não é só o arranjo que vai distribui elas no palco e sim o lugar do evento, e dependendo disso saberá a resposta qual usar dessas belas caixas e como fazer o arranjo.

Cada uma tem um lugar especifico para ser utilizado no seu melhor rendimento em seus determinados ambientes.

Compartilhar este post

Link para o post

35Hz? Complicado. Com W-Horn você precisa de uma boa quantidade de caixas para conseguir este feito, e ainda assim é com processamento.

Apesar de ser fã das horns, eu pensaria em Bandpass de 6a ordem. Se sua intenção não é um SPL absurdo e nem precisa cobrir grandes distâncias, acho que as BPs serão a melhor opção.

Compartilhar este post

Link para o post

Bloom,

Por coincidência eu tenho uma configuração montada bem parecida com o que vc precisa.. Inclusive com 60cm de altura!

Utilizei 4 x HB1502B1 com 2x15 SUB800 em cada, ou seja 8 falantes. Esta caixa permite a utilização do WPU.

Nesta configuração temos acoplamentos "Half Space", que no RTA comprovei F3 em 32Hz. Cortei de 30~120Hz e tocou muito forte.

A única dificuldade dessa configuração é o peso para transporte. Se for fixo, para ambientes abertos, não conheço nenhuma configuração que, na prática, ofereça resultados melhores.

klj4.jpg

Abraço,

RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

Ah.. No projeto da Selenium, essa caixa tem altura de 1mt (neste caso ela tá deitada).

Como ajustei o projeto para o Over SUB800, cada caixa acabou ficando com 1,05 mts e por isso a resultante de 4,2mts!

OBS.: Se não vai precisar de alto SPL, e principalmente se for ambiente fechado, vá nas bass reflex de olhos fechados!

Tive diversas dores de cabeça para acertar a corneta em um ambiente fechado.. Elas simplesmente não funcionam para esta aplicação.

Abraço,

RenanLopes

Editado por RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

Esse projeto do Renan tá show.

A dor de cabeça que vc teve pra acertar ela em ambiente fechado é porque ressonada muito, dava muito cancelamento? picos, vales

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Esse projeto do Renan tá show.

A dor de cabeça que vc teve pra acertar ela em ambiente fechado é porque ressonada muito, dava muito cancelamento? picos, vales

Abraço

Exatamente! A corneta tem uma característica muito particular que é o tal do "tiro longo" que acaba gerando essas ressonâncias descontroladas, sem falar que ela tem uma região destrutiva bem na boca da corneta.. Quem tá muito próximo tem a sensação de não ter grave.

Abraço,

RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

Exatamente! A corneta tem uma característica muito particular que é o tal do "tiro longo" que acaba gerando essas ressonâncias descontroladas, sem falar que ela tem uma região destrutiva bem na boca da corneta.. Quem tá muito próximo tem a sensação de não ter grave.

Abraço,

RenanLopes

Foi o que pensei, realmente pra ambiente fechado ela n vai se sair bem não, mais pra um palco com ambiente aberto, sem teto, aí negócio deve ficar interessante.

Isso aí de n sentir o grave sei bem como é, o cara dá 2~3 passos pra traz o grave chega engolindo tudo, é "engraçado", já sentir esse efeito também em algumas caixas manifolds.

Compartilhar este post

Link para o post

Aki na minha cidade tem uma casa de festa, com 4 whorn na frente do palco no chão e alinhadas ao assoalho do palco, com as line dos lados, quem entra na porta sente uma pressão, mas se estiver da metade do salão para perto delas à uma perda gigantesca, realmente é complicado em ambientes fechados. Eu iria de SB850 já q SPL não é prioridade, capricha na construção q é sucesso garantido.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu insisto, T18... SPL forte, resposta boa nos subgraves e não tem os problemas a curta distancia, alias, ficar na frente de 4 ou 6 T18 acopladas é dificil até de respirar!

Como falaram, o ambiente influencia bastante, mas as t18 não são tão criticas em ambiente fechado como as w-horns.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu insisto, T18... SPL forte, resposta boa nos subgraves e não tem os problemas a curta distancia, alias, ficar na frente de 4 ou 6 T18 acopladas é dificil até de respirar!

Como falaram, o ambiente influencia bastante, mas as t18 não são tão criticas em ambiente fechado como as w-horns.

T18 da EV para qualquer falante (ou para a Linha 18SW da selenium) ou alguma adaptação?

Compartilhar este post

Link para o post

T18 da EV para qualquer falante (ou para a Linha 18SW da selenium) ou alguma adaptação?

Projeto da EV usando o 18SW fica ótimo! Mas já testei com Over 800 e SDS800. Em particular com o falante da selenium ficou melhor, mas os outros não deixam a desejar.

Compartilhar este post

Link para o post

Projeto da EV usando o 18SW fica ótimo! Mas já testei com Over 800 e SDS800. Em particular com o falante da selenium ficou melhor, mas os outros não deixam a desejar.

Para o caso então de um amplificador que disponibiliza 3200w a 02 ohms por canal o melhor é usar falantes que tem disponibilidade de 4 ohms (Sub 800, ESX 185, HPX e SDS 800 ou até o 1000w, mas esse é muito difícil achar, rs rs ). Nesse caso 02 falantes receberiam 1600w cada.

http://www.nashvilleaudio.com.br/

2 ohms estéreo 6.400 watts RMS

4 ohms estéreo 4.000 watts RMS

8 ohms estéreo 2.500 watts RMS

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post

Link para o post

T18 é praticamente uma bass reflex, só que o duto fica numa horn e há melhor acoplamento entre "o que sai do duto" e o falante.

Minha única bronca com ela é o VB traseiro, que é pequeno pra baixas frequências.

Se for local fechado, eu pensaria ou em bass reflex ou em BP de 6a ordem. A BP vai cobrar mais nos médio-graves que a BR, mas se for possível dispor de caixas com médio grave de 15" (ou 12" bem parrudos ou em dobro) eu iria de BP.

Claro, falo em BP pensando numa resposta BEM forte nos 30Hz. Se for pra shows, por exemplo, eu não faria nada muito forte em 30Hz não. Meia hora de bumbo e já tá todo mundo querendo ir embora... hauhuhauhauhauhauhau

Compartilhar este post

Link para o post

Tambem não vejo motivo por tanto subgrave , 99,999% dos P.a usam Hp travadinho nos 40-50 e com atenuação bem grande .

Compartilhar este post

Link para o post

Tambem não vejo motivo por tanto subgrave , 99,999% dos P.a usam Hp travadinho nos 40-50 e com atenuação bem grande .

Especialmente em som ao vivo. A não ser que o cara queira trocar os falantes toda semana... :vts

Compartilhar este post

Link para o post

40hz é padrão, quase todo sistema tem o hp ai... Ainda atenuando de 50hz para baixo...

Realmente em um PA é bem dificil o pessoal usar frequencias tão baixas :unsure:

Compartilhar este post

Link para o post

40hz é padrão, quase todo sistema tem o hp ai... Ainda atenuando de 50hz para baixo...

Realmente em um PA é bem dificil o pessoal usar frequencias tão baixas :unsure:

Pra som mecânico até rola em alguns casos, mas em geral fica chato, enjoativo e caro...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...