Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Recommended Posts

Fernandin.. não atrapalha em nada!

eh sempre legal aprender.. fora que quase estamos confeccionando a caixa.. o norte dado aqui foi grande!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

eh sempre legal aprender.. fora que quase estamos confeccionando a caixa.. o norte dado aqui foi grande!

Tenho muito interesse em aprender sobre LT, se o rendimento for alto como dizem, tenho coragem de fazer uma com um sub parrudo de 12 apenas!

Ficaria no mínimo interessante hehe.

Compartilhar este post

Link para o post

Creio que não. Você mediu a linha a partir de qual ponto, onde está marcado 13,9cm? Quer que eu faça um desenho de uma caixa com 0,8 e 0,5? Acho que a linha pode ficar um pentelhésimo mais larga se quiser. Se quer que eu faça o projeto avisa aí que amanhã de manhã eu faço e vejo se consigo postar ainda pela manhã. Acabei parte dos relatórios mensais e acho que dá pra fazer amanhã pela manhã.

Sérgio, Desculpe a demora, não tive tempo ontem hehe,

Então, realmente eu medi a partir do ponto 13,9cm, isso era uma dúvida minha que me esqueci de perguntar, se a linha tinha que considerar desde o começo (a parte maior) ou desde o ponto 13,9cm.

Menor, o projeto está pronto, mas não lembro mais como mecher nesse programa e o tempo está muito curto não vai dar tempo de colocar texto e medidas e vou deixar isso pra você. Usando a trena do programa, você terá todas as medidas, inclusive de todas as peças de MDF, onde fiz a disposição para melhor rigidez e não fragilizar o MDF. Fiz a caixa com linha inicial de 0,85SD e 0,55SD aproximadamente, iniciando com 15x37cm e terminando em 9x37cm. O comprimento da linha ficou em aproximadamente 2,6 metros ( tem que medir certinho). Me passa o email pra te passar o projeto e você abre aí no seu computador e coloca as medidas

Um abraço,

Sérgio.

Pow que bacana, aqui meu email:

gui_osilva2011@hotmail.com

Vou aguarda o email, brigadão pela ajuda Sérgio!

:+1

Tenho muito interesse em aprender sobre LT, se o rendimento for alto como dizem, tenho coragem de fazer uma com um sub parrudo de 12 apenas!

Ficaria no mínimo interessante hehe.

Ficaria beem interessante !

Olha desses 2 que você citou, EU iria fácil no RE, sintonizava a LT na Fs do sub, além de ter uma maior sensibilidade e área cone em relação ao T2

Compartilhar este post

Link para o post

Ficaria beem interessante !

Olha desses 2 que você citou, EU iria fácil no RE, sintonizava a LT na Fs do sub, além de ter uma maior sensibilidade e área cone em relação ao T2

o problema seria encaixar 3 metros de linha no porta malas do celta..

mas seria um desafio bem interessante..

Compartilhar este post

Link para o post

o problema seria encaixar 3 metros de linha no porta malas do celta..

mas seria um desafio bem interessante..

Aaah, bem lembrado, tem que colocar na mala do Celta !

Mas 3 metros e se for uma grande área transversal, só um mágico haha

Compartilhar este post

Link para o post

Veja o seu e-mail aí ô menor. :legal:

Fernandim, esse RE ficaria o bicho, mas o problema é jogar mais de 3 metros de linha em uma caixa para o celta. Pra você ter uma idéia, a minha caixa está sintonizada em 24Hz e a linha tem 3,57m, 165 litros brutos para um sub de 10. pasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post

Praticamente impossível mesmo, infelizmente hehe.

O jeito é ir de 2 de 12 mesmo! Caixa 140 litros e boa!

pasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post

Po Gui ne tinha visto esse tópico antes li tudo e agr vo acompanha aqui :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Sergim, vem cá.

O rendimento de um RE SXX de 10 (1000w) em uma LT seria como considerado a um de 10 em uma dutada? Claro que em frequências baixas sairia melhor!

Porém e comparado a 1 de 15 em dutada?

Compartilhar este post

Link para o post

Sergim, vem cá.

O rendimento de um RE SXX de 10 (1000w) em uma LT seria como considerado a um de 10 em uma dutada? Claro que em frequências baixas sairia melhor!

Porém e comparado a 1 de 15 em dutada?

Não, o rendimento não será o mesmo porque as propostas são diferentes. A LT é voltada para subgraves presentes, mas SPL não é o seu forte. Um sub em caixa dutada vai render mais SPL, mas não responderá tão baixo e com a velocidade e precisão de uma LT. Um de 15 em dutada responderia baixo, mas seria mais "lerdo" na resposta.

Um abraço,

Sérgio.

Compartilhar este post

Link para o post

Não, o rendimento não será o mesmo porque as propostas são diferentes. A LT é voltada para subgraves presentes, mas SPL não é o seu forte. Um sub em caixa dutada vai render mais SPL, mas não responderá tão baixo e com a velocidade e precisão de uma LT. Um de 15 em dutada responderia baixo, mas seria mais "lerdo" na resposta.

Um abraço,

Sérgio.

Certo, seria mais lerdo, mas teria mais força correto?

Compartilhar este post

Link para o post

Veja o seu e-mail aí ô menor. :legal:

Fernandim, esse RE ficaria o bicho, mas o problema é jogar mais de 3 metros de linha em uma caixa para o celta. Pra você ter uma idéia, a minha caixa está sintonizada em 24Hz e a linha tem 3,57m, 165 litros brutos para um sub de 10. pasmafaute

Opa, verifiquei aqui, mais queria tirar umas duvidas em relação as medidas internas, você prefere por MP ou por aqui mesmo ?

Praticamente impossível mesmo, infelizmente hehe.

O jeito é ir de 2 de 12 mesmo! Caixa 140 litros e boa!

pasmafaute

Daria com o T2, até, sintonizada na FS dele no caso, ficaria até legal !

Po Gui ne tinha visto esse tópico antes li tudo e agr vo acompanha aqui :legal:

Opa, vlw Gu, acompanha ai !

Um abraço,

Sérgio.

Apesar que, uma LT sem preenchimento teria um pico enorme na sintonia, isso não traria um rendimento BEM superior a uma dutada qualquer com sub de maior área de cone ?

Compartilhar este post

Link para o post

Certo, seria mais lerdo, mas teria mais força correto?

O tamanho do sub não tem nada a ver com a força da sua resposta. Um sub de 10 bem alimentado e com caixa bem feita pode ter muito mais "força" na resposta do que um de 15 devido a maior massa móvel desse último, necessitando de maior potência para o seu deslocamento satisfatório, falando logicamente de subs de potência equivalente.

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, verifiquei aqui, mais queria tirar umas duvidas em relação as medidas internas, você prefere por MP ou por aqui mesmo ?

Daria com o T2, até, sintonizada na FS dele no caso, ficaria até legal !

Opa, vlw Gu, acompanha ai !

Apesar que, uma LT sem preenchimento teria um pico enorme na sintonia, isso não traria um rendimento BEM superior a uma dutada qualquer com sub de maior área de cone ?

Tanto faz. Poste aqui pra ajudar o pessoal que está acompanhando.

Não, a caixa dutada bem construída vai render mais, mas como eu disse, são propostas diferentes. Se a proposta do projeto for qualidade e o espaço não é problema, LT é a melhor pedida, se é pressão, vai de dutada.

Compartilhar este post

Link para o post

Tanto faz. Poste aqui pra ajudar o pessoal que está acompanhando.

Ok, vou printar e upar as imagens, rapidinho

Não, a caixa dutada bem construída vai render mais, mas como eu disse, são propostas diferentes. Se a proposta do projeto for qualidade e o espaço não é problema, LT é a melhor pedida, se é pressão, vai de dutada.

Bem contraditório sua resposta em relação ao relato do Marcelo Spalenza, ao escutar o SPL do meu xará Gui_ma daqui do fórum :vts

Mas eu digo pressão no subgrave mesmo, abaixo dos 35hz e talz e não SPL/Graves :)

Compartilhar este post

Link para o post

Não confunda SPL com subgraves mais presentes. Logicamente a resposta da LT descerá mais e com mais força na região dos subgraves, mas em termos de pressão sonora, a dutada é mais forte.

Compartilhar este post

Link para o post

Vou ter que te responder amanhã. Acordo às 05:20h e o sono já bateu. Posta aí as dúvidas que amanhã pela manhã eu te respondo assim que der. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

O problema do Celta, é que o porta malas dele simplesmente parece que vai voar em frequencias menores que 35hz, é um cancelamento enorme!

Eu já tratei a tampa do porta malas e nada, tenho que pensar em uma boa forma de evitar isso.

Sergio, valeu as explicações, agora entendo realmente o "porquê" da LT!

Compartilhar este post

Link para o post

O problema do Celta, é que o porta malas dele simplesmente parece que vai voar em frequencias menores que 35hz, é um cancelamento enorme!

Eu já tratei a tampa do porta malas e nada, tenho que pensar em uma boa forma de evitar isso.

Sergio, valeu as explicações, agora entendo realmente o "porquê" da LT!

posso te ser sincero?

eu seriamente arriscaria uma LT com qualquer dos falantes..

a LT pro RE vai ser maior.. do T2, menor..

com o RE a tendencia é um subgrave "foderoso".. e com o T2 algo com mais SPL.. mas nem por isso sem descer de forma que uma dutada passe vergonha do lado.

como tens as ferramentas e material para confeccionar uma.. eu sinceramente tentaria.. nem que seja com SD's menores como esta sendo no meu caso.. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

posso te ser sincero?

eu seriamente arriscaria uma LT com qualquer dos falantes..

a LT pro RE vai ser maior.. do T2, menor..

com o RE a tendencia é um subgrave "foderoso".. e com o T2 algo com mais SPL.. mas nem por isso sem descer de forma que uma dutada passe vergonha do lado.

como tens as ferramentas e material para confeccionar uma.. eu sinceramente tentaria.. nem que seja com SD's menores como esta sendo no meu caso.. :legal:

Sabe qual o medo Gledson?

De não ficar do jeito que eu imaginava... E ter comprado um falante de 12, sendo que eu poderia ter pego um de 15 da mesma potência, ou 2 de 12 com menos potência.

Esse é meu maior medo, porque um sub desse é na faixa de 1500 dilmas. Investimento muito alto!

Claro, conto com a ajuda de vocês aqui, as medidas da mala do Celtinha eu já pego e passo aqui. Pra ver mais ou menos uma litragem que dá pra tirar.

Compartilhar este post

Link para o post

Sabe qual o medo Gledson?

De não ficar do jeito que eu imaginava... E ter comprado um falante de 12, sendo que eu poderia ter pego um de 15 da mesma potência, ou 2 de 12 com menos potência.

Esse é meu maior medo, porque um sub desse é na faixa de 1500 dilmas. Investimento muito alto!

Claro, conto com a ajuda de vocês aqui, as medidas da mala do Celtinha eu já pego e passo aqui. Pra ver mais ou menos uma litragem que dá pra tirar.

acredito que nao seja uma compra errada.. pois se a caixa nao ficar do seu agrado, ainda é possivel fazer uma boa dutada e tirar otimos resultados com seus equipamentos. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

acredito que nao seja uma compra errada.. pois se a caixa nao ficar do seu agrado, ainda é possivel fazer uma boa dutada e tirar otimos resultados com seus equipamentos. :legal:

Claro que é um puta sub o RE SXX de 12, mas não vai ter pressão igual 2 P3 entende?

Essa é a questão. São dois subs distintos claro...

Compartilhar este post

Link para o post

Claro que é um puta sub o RE SXX de 12, mas não vai ter pressão igual 2 P3 entende?

Essa é a questão. São dois subs distintos claro...

então compre 2 P3 e faça uma LT isobárica igual do amigo aqui do tópico (Vinicius MB)..

se não gostar do resultado.. simplesmente faça outra caixa.. vai ficar mais dificil de errar na compra.. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tô igual fi de puta em dia dos pais...

Perdidinho :vts :vts :vts

hauahuhauahuahu..... fie.gif

Cara entre os 2 subs eu iria no RE mesmo que fosse p/ dutada.

Conversa com o viibass ele teve um sxx de 18" no carro dele e dizia que era absurdo....quem sabe não te da um norte.

Abrçs

Editado por jf.juan

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...