Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
:: henrique

SQ Fiat Punto Sporting

Recommended Posts

Olhei no amplificador/crossover/falante e está tudo certinho. Nada de fase invertida :(

A única mudança que fiz, foi colocar os tweeters em -4db.

Mas, mesmo assim, a sensação de som mono, quase estéreo ainda persiste.

O som fica parecendo quando se ouve MP3 à 64kbps :(

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Prezados, verifiquei a fase (+ e -), no amplificador, no crossover, nos falantes e não encontrei nada de incorreto.

O que está no positivo no amplificador, está no positivo no crossover e está no positivo nos falantes. Bem como os negativos.

Não sei se ajuda a ilustrar o que estou passando/ouvindo, mas, no banco traseiro/portas traseiras, onde estão instalados coaxiais da NAR - Série 3, o som ficou mais agradável que na parte da frente do veículo.

Segundo o Eduardo, que supervisionou a instalação, os coaxiais também foram instalados no amplificador.

Na parte da frente, por mais que eu equalize as faixas de frequência no player, não consigo obter a mesma sensação de estéreo com o Kit 2 vias, como sinto na parte de trás, onde estão instalados os coaxiais.

E, pra ser sincero, até o tratamento acústico não me fez perceber muita diferença.

Apenas notei uma melhora nos graves na parte da frente do carro. Mas, não sei de vale a pena o valor do investimento.

Resumindo, estou com a sensação que só perdi dinheiro e ainda tive a qualidade do som piorada :(:banghead

Compartilhar este post

Link para o post

Henrique, o que dá pra fazer é inverter a fase apenas do mid (de um lado só), para testar. Sei que há quase uma religião na questão de fases (tuuuuuuudo ligado certinho), mas na prática, é um teste simples e rápido para detectar problemas de inversão. Tem 'trechos' no caminho do áudio que simplesmente não temos como garantir a fase absoluta de maneira prática... p.ex., ligação do player pro amp, só desmontando parte do trampo para descobrir, ou amp->falantes, vai que há uma troca de fase lá na conexão dos falantes, dentro da porta?? Não creio que exista, mas... um minuto de distração, pode acontecer.

Se o cross está no porta-malas, é mais fácil ainda, só inverter + e - do midbass de um lado só, e ouvir. Melhorou, deixa quieto e curte!! :legal:

abs,

Ricardo.

PS: Tive o Nar Kevlar, e demora uma semana +- para amaciar... e depois de amaciado, é show o falantezinho!! Valente mesmo, um médio-grave muito bonito e consistente.

Editado por RiQuati

Compartilhar este post

Link para o post

Henrique, quanto ao "perder dinheiro" fique, digamos, tranquilo: pois nos upgrades, muitas vezes temos ( ao menos EU tenho ) esse pensamento, pois gastamos várias Dilmas para ter um ganho X e as vezes, uma perda inicial, mas que normalmente resolve-se num amaciamento e/ou regulagem mais criteriosa.

Era o caso de trocar uma idéia novamente com o instalador, pois por mais leigo que pessoa pode ser nas linguagens técnicas ( embora vc se expressa bem ) temos ouvidos ( rsrs) e dá para conseguir demonstrar o que NÃO gostamos e vice e versa .

Acompanhando ........ E torcendo :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

RiQuati/BYRONALD, o que fiz pra testar a fase, mas não sei se foi o correto, foi o seguinte: no crossover, que foi instalado na porta dianteira, inverti as polaridades que iam pro falante. A meu ver, ficou na mesma.

O teste poderia ter sido realizado desta forma ou deveria ter sido realizado de outra forma?

Ricardo, além de você, muitas pessoas dizem bem, muito bem deste Kit 2 Vias da NAR.

Como estava querendo melhorar um pouco a qualidade do som e com base em vários depoimentos positivos do Kit, pensei o seguinte: se o Kit 2 Vias da Selenium, por mais mandrake que fosse, já me dava um prazer bacana, com o Kit 2 Vias da NAR vou ficar mais satisfeito ainda.

Com relação ao amaciamento, o cara da Nihon também me disse pra aguardar mais ou menos uma semana. Segundo ele, os falantes da Selenium, por serem fabricados com material mais simples, não precisam de amaciamento e por este motivo, dão a impressão de um timbre mais completo desde o início do uso.

Já ouvi dizerem que o timbre do Kit 2 Vias Série 3 da NAR é muito bom. Como sou leigo no assunto, fui pesquisar exatamente o que significava timbre. Segundo a Wikipédia, timbre significa:

Em música, chama-se timbre à característica sonora que nos permite distinguir se sons da mesma frequência foram produzidos por fontes sonoras conhecidas e que nos permite diferenciá-las. Quando ouvimos uma nota tocada por um piano e a mesma nota (uma nota com a mesma altura) produzida por um violino, podemos imediatamente identificar os dois sons como tendo a mesma freqüência, mas com características sonoras muito distintas. O que nos permite diferenciar os dois sons é o timbre instrumental. De forma simplificada podemos considerar que o timbre é como a impressão digital sonora de um instrumento ou a qualidade de vibração vocal.

Com base na definição acima, conclui que o Kit 2 Vias Série 3 da NAR é capaz de reproduzir várias sons simultâneos com qualidade.

Se o que conclui estiver correto, porque tenho a sensação que o som não é cristalino?

O que é necessário pra ser obter esta cristalinidade (será que existe esta palavra rsrs) que tanto procuro?

Depende do mid, do tweeter ou depende de ambos?

Uma coisa que achei que melhorou, foi a mudança do tweeter pra -4db. Os tweeters não ficaram tão invasivos e ficaram mais gostosos de ouvir.

Como parâmetro de som cristalino/puro, em casa tenho dois (2) exemplos.

1 - No quarto, pra ouvir músicas no computador, uso um sistema 2.1 da Edifier, modelo C3.

http://www.agoradigi...marca=2&linha=3

2 - Na sala, pra assistir TV, filmes etc., tenho um home theater da Onkyo, modelo HT-S5500.

http://www.intl.onky...eater/ht-s5500/

Em ambos os casos (sala e quatro), os sistemas me dão graves, médios e agudos em harmonia, do volume mínimo até o volume máximo, sem distorções.

No caso do Edifier C3, posso dizer que as caixas acústicas possuem um kit 2 vias?

Caso positivo, elas oferecem um som limpo, cristalino, com muita definição.

É isso que quero no meu Fiat Punto.

É isso que espero de um kit 2 vias.

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, me ajudem a esclarecer mais uma dúvida.

Atualmente, no amplificador Hertz HE4 a instalação está da seguinte forma:

No A Speaker In é onde está instalado o Kit 2 Vias e, creio eu, onde também está instalado o Coaxial. No B Speaker In é onde está instalado o subwoofer.

hjxo.png

De acordo com as especificações do Kit 2 Vias Série 3 da NAR, a resposta de frequência vai de 71Hz até 26kHz.

Sendo assim, em A X-Over Mode, devo ajustar o seletor um pouco acima dos 40Hz, pra chegar nos 71Hz do Kit 2 Vias?

O que significa eu ajustar o A X-Over próximo dos 400Hz? Isso prejudica o falante, faz com que fique grave, agudo, embole os sons?

Como não existe uma marcação precisa, como devo ajustar o A X-Over, já que o kit vai de 71Hz até 26kHz?

Com relação aos graves, eles devem ser ajustados apenas no B X-Over Mode do amplificador e as equalizações 64HZ - 160HZ do player ajustadas em 0?

Como podem ver, estou igual a cego em tiroteio. Perdidinho :banghead

Compartilhar este post

Link para o post

Prezados(as), Bom Dia!

Acho que estou entendendo o que está acontecendo. Sigam o raciocínio e vejam se estou certo ou errado.

O crossover do Kit 2 Vias da Selenium, modelo 62V2A, é bem simples. Apenas um fio (vermelho/preto) entrando e outro fio (vermelho/preto) saindo, como pode ser visto na imagem abaixo.

q0s.jpghn0d.jpg

Já o crossover do Kit 2 Vias da NAR, modelo CS3, é bem mais completo, como pode ser visto na imagem abaixo.

loaf.jpg

Creio que no caso do Kit 2 Vias da Selenium, pelo fato de o crossover ser bem simples, um pouco das frequências altas (agudos) acabavam passando também para os falantes (mids). E o fato de receber um pouco destas frequências altas (agudos), fazia com que houvesse uma falsa impressão que os falantes (mids) fossem mais nítidos, mais claros, menos abafados que os mids do CS3 da NAR (não sei se me faço entender).

Como o crossover do CS3 da NAR é mais completo, pois existem conexões exclusivas para energia, para o mid e para o tweeter, creio que os mids acabam ficando meio abafados mesmo, pois não há nenhum agudo indo para ele, saindo apenas frequências médias (voz, instrumentos etc.). Infelizmente nunca ouvi outros kits do mesmo nível do CS3, para eu poder ter uma ideia de como está o meu.

Até aqui meu raciocínio está correto?

Caso estiver, o problema então não está com o Kit 2 Vias da NAR e sim comigo.

Quando instalei o Kit 2 Vias CS3 da NAR, nas portas traseiras foram instalados coaxiais, também da série 3 da NAR.

Particularmente falando, estou gostando mais do som das portas traseiras, que também foram tratadas, do que o som das portas dianteiras, onde estão instalados os Kits 2 Vias.

Sendo assim, creio que não é o Kit 2 Vias que está com problemas e sim o meu gosto pessoal que prefere um tipo de som que não é o que o CS3 reproduz.

Com isso, cogitei instalar um coaxial também nas portas dianteiras.

O que vocês acham?

Compartilhar este post

Link para o post

Após muita conversa, levei novamente o Tô Móvel à Nihon pra mais uma analisada.

Várias pessoas mexeram no carro e todos foram unânimes em dizer que está tudo certo.

Nada de fase invertida, nada de desajustes de frequências.

O André, dono da Nihon, e o Eduardo, responsável por supervisionar os trabalhos, fizeram duras críticas ao player do Fiat Punto Sporting.

Segundo eles, se o player não for substituído, não haverá ganho de desempenho em destes kits (NAR CS3), nem de qualquer kit 2 vias.

Sendo assim, desisti de tentar manter o player original e já estou à procura de um player pra instalar.

Minha primeira opção é o Pioneer DEH-80PRS.

Alguém aqui usa ou já usou o player?

Caso positivo, gostaria de obter mais sugestões de player para que eu possa compor o set do meu humilde Tô Móvel.

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Henrique, o pessoal lá não se dispôs a fazer um teste trocando o player?? Digo, sem instalar mesmo, só ligando positivo/negativo/remote e RCAs, para ouvir como fica... daria mais segurança na decisão, eu acho. O 80PRS é muito interessante e bem falado (aqui e lá fora - dê uma olhada no DIYMA), se eu não tivesse enveredado pelo caminho dos fullranges e processador de áudio iria nele sem muito medo. Mas bora esperar os donos de 80PRS se pronunciarem...

abs,

Ricardo.

Compartilhar este post

Link para o post

RiQuati, este comparativo foi sugerido hoje.

Na próxima semana, faremos o teste com um player da Pionner.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom Dia Galera!

Hoje, dia 30/06/2013, aqui em Campinas/SP amanheceu com um tempinho chuvoso, impedindo que eu fosse fazer trilha de bike.

Sendo assim, fiquei pensando em algumas hipóteses pra melhorar de vez o som da Silver Machine (Fiat Punto Sporting).

Hoje eu tenho os seguintes equipamentos:

• Player: Original do Fiat Punto Sporting 2008
  • Portas Dianteiras: Kit 2 Vias NAR CS3
  • Portas Traseiras: Coaxial NAR CS3
  • Amplificador: Hertz HE4
  • Subwoofer: NAR 10" 180W RMS
  • Conversor RCA: Stetson
  • Cabo RCA: Audiophonic Club
  • Caixa do Subwoofer: MDF - Embutida do lado esquerdo do porta-malas
  • Tratamento Acústico: Nas 4 portas e no teto

A troca do player/HU é unânime, sempre que converso a respeito de melhorar a qualidade do som.

Mesmo tentando remar contra a maré, finalmente entendi que não adianta nada ter bons equipamentos numa ponta do projeto e a outra ponta do projeto ser de baixa qualidade.

Sendo assim, estou iniciando a pesquisa de novos equipamentos para compor o projeto de som do meu humilde Fiat Punto.

Num primeiro instante, tenho em mente as seguintes opções:

• 1ª Opção: Instalar Pioneer DEH-80PRS
  • 2ª Opção: Instalar Pioneer DEH-80PRS + Processador Audison Bit One

Pelo que pesquisei, o Pioneer DEH-80PRS é um player bastante completo. Há a necessidade de instalar um processador de áudio junto a ele?

Caso positivo, o Audison Bit One é a melhor opção ou o Bit Ten também é uma boa escolha?

Se possível, gostaria que opinassem com os prós e contras caso opte por um ou outro processador.

Falando em processador, o que acham do Alpine PXA-H100?

Uma outra coisa que pensei foi em relação ao Subwoofer/amplificador.

Hoje, o amplificador Hertz HE4 alimenta o kit 2 vias, o coaxial e o subwoofer. Vocês acham interessante instalar o amplificador exclusivo para o subwoofer, deixando o Hertz HE4 apenas para o kit 2 vias e para o coaxial?

Enfim, novamente agradeço a ajuda de todos!

Um abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

com o pioneer 80prs não é necessário usar o bit one.. eu tenho um pioneer 80prs por sinal meu primeiro player para SQ.. sempre usei pioneer nacionais e quando troquei a mudança foi muito grande nos falantes originais do carro.. meu set esta pra montar ainda até semana que vem fica pronto... cara vc não consegue um player pra fazer um teste antes de comprar um?

Compartilhar este post

Link para o post

eai amigo blz? tbm so daqui de campinas e hj o dia amanheceu borocoxo kkk

entao, eu tbm posuo um punto porem 1.4 e to montando um spl, nao queria trocar a HU pra manter a original,porem cogitei uma melhor qualidade sem uso de processadores,conversores etc.. e colocar uma HU melhor.

Bom eu acho viavel sim sua ideia tambem de definir m amplificador para mono, assim diferenciando os 2.

SQ eh um pouco complicado pois talvez seja seu gosto, voce se acostumou de uma tal forma com o selenium que agora talvez tendo uma certa "qualidade" a mais so que nao atingiu seu gosto.

Compartilhar este post

Link para o post

Estou montando um sonzinho no meu Punto também e vou usar a HU original também. Vamos ver no que dá.

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 30/06/2013 at 13:29, oscar adriano disse:

com o pioneer 80prs não é necessário usar o bit one.. eu tenho um pioneer 80prs por sinal meu primeiro player para SQ.. sempre usei pioneer nacionais e quando troquei a mudança foi muito grande nos falantes originais do carro.. meu set esta pra montar ainda até semana que vem fica pronto... cara vc não consegue um player pra fazer um teste antes de comprar um?

Você diz pra testar um 80PRS ou pra testar com algum outro player mesmo?

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 30/06/2013 at 13:40, LeonardoAmaral disse:

eai amigo blz? tbm so daqui de campinas e hj o dia amanheceu borocoxo kkk

entao, eu tbm posuo um punto porem 1.4 e to montando um spl, nao queria trocar a HU pra manter a original,porem cogitei uma melhor qualidade sem uso de processadores,conversores etc.. e colocar uma HU melhor.

Bom eu acho viavel sim sua ideia tambem de definir m amplificador para mono, assim diferenciando os 2.

SQ eh um pouco complicado pois talvez seja seu gosto, voce se acostumou de uma tal forma com o selenium que agora talvez tendo uma certa "qualidade" a mais so que nao atingiu seu gosto.

Fala Leonardo!

Já que você é daqui de Campinas, você conhece o pessoal da Nihon?

Tanto o André, quanto o Eduardo dizem que meu som está num nível intermediário. Segundo eles, pra se obter uma qualidade superior, terei que optar por um player externo (sem ser o original).

Eu já pensei nisso que você falou. Eu estava acostumado com os Selenium e, segundo o André, que o dono da Nihon e foi quem fez a regulagem do som pra mim, ele disse que o som estava muito ruim quando chegou à loja.

Ou seja: quando o carro estava com os Selenium e estava com qualidade baixa (segundo opinião deles), pra mim estava bom. Agora, com os NAR/Tratamento Acústico, que pra eles está bom (num nível intermediário), pra mim está ruim.

Concluindo: acho que é questão de adaptação mesmo.

Como somos da mesma cidade, o que acha de marcamos um encontro pra você ouvir o som que está instalado atualmente?

Podemos marcar num barzinho, assim, unimos o útil ao agradável :) rsrs

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 30/06/2013 at 13:58, DeeeJay disse:

Estou montando um sonzinho no meu Punto também e vou usar a HU original também. Vamos ver no que dá.

Fala DeeJay!

O que pretende instalar no seu Punto?

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 30/06/2013 at 14:09, :: henrique disse:

Fala DeeJay!

O que pretende instalar no seu Punto?

kit GM Concept

Sub JL 10? - ainda não comprei

Amp ??? - se for comprar novo será um DAT 4100

RCA knukoncetpz krystal

speaker shok

power technoise

tratamento de portas tabajara (vedacit).

Eu estava ficando direto ai em Campinas (trabalho), mas agora estou ficando mais em SP. Senão eu também queria ouvir o seu para ter uma idéia.

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 30/06/2013 at 14:00, :: henrique disse:

Você diz pra testar um 80PRS ou pra testar com algum outro player mesmo?

sim... ou outro player com características para SQ..

Compartilhar este post

Link para o post

Eu ja havia falado, mas vou relembrar. Pra que usar conversor stetsom se o amplificador ja conta com entradas propias para serem usadas com players que nao tem saidas rca ? Posso estar errado pq em audio o ideal e sempre testar, mas e quase certesa que a qualidade de audio usando o sistema do amplificador fique melhor do que usando este conversor da stetson e ainda por cima vc pode usar a funçao auto turn on do amp que permite que ele se ligue automaticamente apenas com a presença de sinal de audio nas entradas, Seria um bom teste e nao gastaria nada, so eliminaria esse coonversor.

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 02/07/2013 at 23:43, JurandirSB disse:

Eu ja havia falado, mas vou relembrar. Pra que usar conversor stetsom se o amplificador ja conta com entradas propias para serem usadas com players que nao tem saidas rca ? Posso estar errado pq em audio o ideal e sempre testar, mas e quase certesa que a qualidade de audio usando o sistema do amplificador fique melhor do que usando este conversor da stetson e ainda por cima vc pode usar a funçao auto turn on do amp que permite que ele se ligue automaticamente apenas com a presença de sinal de audio nas entradas, Seria um bom teste e nao gastaria nada, so eliminaria esse coonversor.

Prezado JurandirSB, obrigado pela dica!

Vou sugerir isso ao instalador.

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...