Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

João Trillo

Cross Full + Tw

Recommended Posts

Postado em

Bom pessoal,

Comprei um full Peerless 830986 e um tw Vifa bc25sc06-04. Estou com os seguintes problemas: Cross/atenuação do Tw.

A principio, penso em cortar o full de 250hz - 4khz e o tw de 4khz pra cima...Preciso bolar um cross que faça esses cortes e atenue o TW para casar a impedancia dele(4ohms para 8ohms) para fechar 4ohms no total(full // tw) pois o amp só aceita no minimo 4ohms por canal. Pensei em fazer o cross em 6db/8a, o que simplificaria a montagem. O que acham?

Fulls: indutor de 0.3mH + possivel zobel(HP pelo amp)

Tws: Resistor 4R 10W + Cap de 4,7uF

Specs:

Fulls:

830986-spec1.png

830986-graph.png

Tws:

BC25SC06-04-specs.png

BC25SC06-04-freq.png

Postado em (editado)

Olha, eu faria um cross de 12db/8a, apesar que com 6db/8a simplificaria a montagem e daria pra tentar fazer um acerto legal em relação a transição do full com o tw,

Usa esse site aqui pra calcular o cross, da pra calcular também o circuito da rede zobel, e o atenuador

http://www.erseaudio...overCalculators

No caso, corte 4khz (HPF pro TW e LPF pro Full), e impedância de 4 ohms o tweeter e 8 ohms o Full

crossss.png

C1 = 7,031mf

L1 = 0,225mh

C2 = 3,516mf

L2 = 0,45mh

Nesse caso, pra um corte tipo Butterworth (fator Q), mais comum.

Pra atenuar, usa o circuito L-pad, no site que mencionei ele calcula :)

Mas antes de fazer um cross definitivo, eu faria testes antes,

Utiliza o Foobar, com o plugin do Xover, se sua placa de áudio do PC for 5.1 ou 7.1, ligando um amplificador pra alimentar os full e o tw

Seria legal um not pra já testar no carro pois tem-se diferenças no ambiente residencial com o ambiente carral (mais especificamente a reflexão das ondas que o habitáculo carral traz)

Se tiver como claro, seria bem mais fácil,

Assim você testaria, a melhor transição do full com o tw, os cortes, slopes, fator Q, atenuação etc...

Ou seja, já vai construir o cross sem imprevistos ou chances de não ficar bom :)

Editado por Viepper
Postado em

Já usei a versão 2" desse full, ache bem legal.

Não sei a tua ideia para o set, eu esticaria o full e deixava o tweeter lá para 8kHz possivelmente 10kHz, com um capacitor para cortar 6d/8ª mesmo

Veja como será o posicionamento, e trabalha com a dispersão para otimizar o corte do tweeter;

Postado em

Já usei a versão 2" desse full, ache bem legal.

Não sei a tua ideia para o set, eu esticaria o full e deixava o tweeter lá para 8kHz possivelmente 10kHz, com um capacitor para cortar 6d/8ª mesmo

Veja como será o posicionamento, e trabalha com a dispersão para otimizar o corte do tweeter;

Se for insistir em primeira ordem, eu cortaria mais alto, uns 8k o tweeter e uns 6k o full. Aí seria legal ter como testar os cortes, até casar as fases.

:+1

E ñ existe isso de "casar a impedancia dele(4ohms para 8ohms) para fechar 4ohms no total(full // tw) pois o amp só aceita no minimo 4ohms por canal".

As vias trabalham separadas, então, minha sugestão: Leia os artigos. :legal:

Postado em

acho que o problema não vai ser casar impedância, mas sim sensibilidade

de fato acho pouco provável que fique legal sem adicionar resistor na via do tweeter

e se o gráfico do full está correto, corte de primeira ordem nele vai ser frustrante, a menos que seja relativamente baixo, olha aquele pico ali, g-zuiz!

a primeira coisa que eu faria é testar ambos em um amp residencial com o foobar tocando, pra poder fazer alguns testes preliminares de cortes

Postado em

Seguinte, vai ser 1 canal para full+tw em paralelo! Se ligasse em paralelo sem casar ficaria em 2,66 ou 12 ohms! Por isso casar a impedancia...

Bom, eu tinha interpretado o grafico errado(a escala muda depois de 10khz)...realmente vale cortar acima de 4khz!

Postado em

pela tua lógica um kit duas vias de 4ohm tem um tweeter de 2 ou 8ohm e um mid tb de 2 ou 8hm

não é assim

a partir do momento que se coloca um crossover entre 2 falantes, a impedância total não é associada

Postado em

Então,

Se eu ligar o cross e o 4R em série e no TW, o cross no Full e os dois em paralelo eu sei que vai fechar certinho na impedancia que eu quero...o lance é que eu não sei quantos DB´s calcular o lpad, já que o resistor já estará atenuando o TW.

Dependendo, para começar os testes, vou deixar o full sem cross e o TW entrando por volta de 8khz. Se ficar legal e o pico do full por volta de 10khz incomodar, eu mando um notch nele. Eu queria utilizar o minimo de componentes passivos possiveis...como não vou poder investir muito($$) em excelentes componentes, sei que vou ficar meio chateado com a perda de dinamica.

Kleber,

Nessas horas que eu tenho vontade de montar um carpc...com o foobar e uma placa de som realmente boa, dá pra ter resultados muito melhores e uma flexibilidade enorme pra testar cortes...de fato, é que eu não estou com tanta grana para comprar componentes de boa qualidade pra fins de teste...cross passivo com componente vagabundo mata a dinâmica... o $$ está limitando o ajuste fino!

Postado em

Cara, leia um pouco mais os artigos

:+1

E ñ existe isso de "casar a impedancia dele(4ohms para 8ohms) para fechar 4ohms no total(full // tw) pois o amp só aceita no minimo 4ohms por canal".

As vias trabalham separadas, então, minha sugestão: Leia os artigos. :legal:

:+1 DE NOVO!!!

Postado em

Agora entendi o lance do quanto o amp enxerga de carga em função da frequência. [^] Logo, se de 250 ~ 8khz teremos Z em 8ohms, e de 4ohms de 8khz pra cima, correto? Então piora mais ainda a situação da atenuação do TW, já que na faixa 8khz pra cima como a impedância é a metade em relação ao Full, ele estará recebendo o dobro de potência que somado a sensibilidade maior vai fazer o TW sobressair demais.

Curiosidade: Na faixa de frequência atenuada, a impedância sobe bastante, porém fica tão alta a ponto de ser ignorada na associação paralela, por conta da corrente passar pelo caminho mais "fácil"(4ohms)?!

De resto, desculpe pelas cabeçadas pessoal! Sou técnico em eletrônica, e agora me aprofundando em áudio vejo que em função do espectro de frequência as coisas mudam bastante! Toda informação tá ajudando BASTANTE! :rever1:

Postado em

Faz assim, esquece a impedância.

O amp fornece determinada tensão, medida em Volts.

Seu tweeter tem sensibilidade de 96,2db/2,83V, e seu full 83,5 db/2,83V. Isso que dizer que vc tem que fazer um atenuador (LPAD) de 12,7db, aquele site calcula isso pra você.

Se não ficar bom, resistor é barato, muda a atenuação do tweeter.

Postado em

Kleber,

Nessas horas que eu tenho vontade de montar um carpc...com o foobar e uma placa de som realmente boa, dá pra ter resultados muito melhores e uma flexibilidade enorme pra testar cortes...de fato, é que eu não estou com tanta grana para comprar componentes de boa qualidade pra fins de teste...cross passivo com componente vagabundo mata a dinâmica... o $$ está limitando o ajuste fino!

Eu uso carpc e foobar no carro. É outro nível mesmo, faz tudo o que um processador externo faz... faz mais até... :vts

Quanto ao teste, se vc tá com a grana curta, melhor ainda fazer o corte ativo em casa, testar o corte como deve ser testado, e aí sim partir pro crossover. Melhor um crossover bem acertado com capacitor de poliéster que um mal acertado com capacitor de grife.

Postado em

Agora entendi o lance do quanto o amp enxerga de carga em função da frequência. [^] Logo, se de 250 ~ 8khz teremos Z em 8ohms, e de 4ohms de 8khz pra cima, correto? Então piora mais ainda a situação da atenuação do TW, já que na faixa 8khz pra cima como a impedância é a metade em relação ao Full, ele estará recebendo o dobro de potência que somado a sensibilidade maior vai fazer o TW sobressair demais.

Curiosidade: Na faixa de frequência atenuada, a impedância sobe bastante, porém fica tão alta a ponto de ser ignorada na associação paralela, por conta da corrente passar pelo caminho mais "fácil"(4ohms)?!

De resto, desculpe pelas cabeçadas pessoal! Sou técnico em eletrônica, e agora me aprofundando em áudio vejo que em função do espectro de frequência as coisas mudam bastante! Toda informação tá ajudando BASTANTE! :rever1:

Estamos falando em cargas indutivas, não se esqueça disto. Além disto, todos tem uma sensibilidade, ou seja, produzem certa pressão sonora (SPL) para a mesma potência aplicada.

A questão de casar as sensibilidades se faz com atenuadores. No meu caso, o tweeter (8 ohms) recebe pouco menos de 1/10 da potência que o woofer (8 ohms também) para entregar o mesmo SPL.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...