Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Cogumelo Jones

Hiquphon OWII ou Scanspeak Discovery

Recommended Posts

Postado em

Mano

Tô num dilema fudidasso

Num sei se pego o Hiquphon II ou se pego o Scanspeak Discovery

O Scanspeak é esse modelo:

http://www.madisoundspeakerstore.com/scanspeak-soft-dome-tweeters/scanspeak-discovery-d2608/9130-1-textile-dome-hds-tweeter/

E o Hiquphon OWII é esse:

Site da dinamarca

http://www.hiquphon.dk/page5.html

Site europeu

http://www.hiquphon.eu/ow_ii_technical_data_and_features.html

A minha pretenção seria de usá-los com um Cross Diamond HEX

O que vcs me recomendam amiginhos?

abs

Postado em

Ja até paguei o cara mano!

Mas o dono é o mesmo!

Então tenho até amanha para decidir!

So pra contar galera!

O Cross é o S600S 2 Vias - Acredito que o corte seja em torno de 3,5KHz

O midbass escolhido pra brincadeira foi o helix Competition RS806 - Ja comprei!

Postado em

Mas o dono é o mesmo!

huehuehuehue!!!

E o que ele disse sobre os 2?

Postado em

Avalie qual ponto de corte recomendável para cada um dos tw, lembrando que os OW são 8 ohms e, provavelmente, seu cross é para 4 ohms (se for mesmo, isso altera o ponto de corte; usando o OW, você precisará ajustar com um resistor).

Dizem que um ponto forte dos Hiquphon é a dispersão dos agudos.

Sobre o SS eu não comentei, pois não conheço; ouvi um modelo residencial uma vez, parecido com os OW, e pelo que me lembro, tocam mais ou menos parecido (talvez com menos dispersão, mas não tenho certeza, pois não lembro).

Postado em

Avalie qual ponto de corte recomendável para cada um dos tw, lembrando que os OW são 8 ohms e, provavelmente, seu cross é para 4 ohms (se for mesmo, isso altera o ponto de corte; usando o OW, você precisará ajustar com um resistor).

Dizem que um ponto forte dos Hiquphon é a dispersão dos agudos.

Sobre o SS eu não comentei, pois não conheço; ouvi um modelo residencial uma vez, parecido com os OW, e pelo que me lembro, tocam mais ou menos parecido (talvez com menos dispersão, mas não tenho certeza, pois não lembro).

Meu Cross é 8 Ohms

os dois Tweeters são 8 Ohms

O corte bacana pro Scanspeak seria em torno de 2,5KHz

O corte bacana pro Hiquphon seria acima dos 3KHz, até porque eles são de 3/4 de polegada, contra 1 polegada do Scanspeak!

Acredito que o corte do meu Cross seja em torno de 3,4 KHz. Mandei mensagem pra Diamond Audio perguntando, mas eles não respondem!

Postado em

Só presta atenção na sensibilidade do ScanSpeak... 91.3db, contra 90db do Hiquphon. Tem como atenuar no seu crossover?

O ScanSpeak desce mais cara, eu iria nele, até mesmo porque 3,4khz é um ponto de corte MUITO alto...

Para uma sensação de palco bacana tem que ser abaixo de 3khz, algo que para o Hiquphon talvez fosse mais complicado de trabalhar...

Eu ainda queria testar e ver até quando meu Morel MDT 30s descia. Acredito que ele conseguiria descer até uns 2khz sussegado... Atualmente ele está tocando em 2,5khz...

Só tem essas duas opções de tweeter? por esse preço dava para pegar o MDT29 em... Ou até o MDT30s trambolho hahahaha...

Postado em

caraca...Tu tá dando tiro pra todo lado...

Meu gosto pessoal:

Hiquphon

hahahahhahaah!

A idéia é essa mesmo!

kit 2 Vias Frankstainzásso!

Se tudo der certo vai ficar BALA! hehehe!

mas mano!

Entaum vc ja ouviu o Hiquphon?

O bicho é baum mesmo?

A única ressalva minha é que eles são 3/4 de polegada e como o meu Kit será 2 Vias, eu queria domo de seda de 1 polegada!

Fora isso, eu tenho visto bons relatos sobre ele!

Mas os Hiqu estão mais novos doque os scanspeak! Isso pesa na escolha pro lado do hiqu!

Ta fod@ mano!

Postado em

Só presta atenção na sensibilidade do ScanSpeak... 91.3db, contra 90db do Hiquphon. Tem como atenuar no seu crossover?

O ScanSpeak desce mais cara, eu iria nele, até mesmo porque 3,4khz é um ponto de corte MUITO alto...

Para uma sensação de palco bacana tem que ser abaixo de 3khz, algo que para o Hiquphon talvez fosse mais complicado de trabalhar...

Eu ainda queria testar e ver até quando meu Morel MDT 30s descia. Acredito que ele conseguiria descer até uns 2khz sussegado... Atualmente ele está tocando em 2,5khz...

Só tem essas duas opções de tweeter? por esse preço dava para pegar o MDT29 em... Ou até o MDT30s trambolho hahahaha...

Porém a unidade de medida usada pro hiquphon é 90 Db a 1W/1m, ja a unidade de medida pro Scanspeak é 91,3 Db a 2,83v/1m

Na fritada dos ovos deve dar quase a mesma coisa!

Agora, sobre esse lance de descer mais! Realmente, o Scanspeak desce mais! E a frequência de corte recomendada é mais baixa, o que o torna mais adequado para um 2 vias!

Postado em

Porém a unidade de medida usada pro hiquphon é 90 Db a 1W/1m, ja a unidade de medida pro Scanspeak é 91,3 Db a 2,83v/1m

Agora, sobre esse lance de descer mais! Realmente, o Scanspeak desce mais! E a frequência de corte recomendada é mais baixa, o que o torna mais adequado para um 2 vias!

Talvez o Hiquphon se dê melhor num Kit 3 vias... Eu pelo menos em 2 vias, gosto que o palco esteja em cima do painel.

O meu fica perfeito em 2,5khz, na verdade, o agudo vai lá pro teto do carro, fica animal hehehe...

Eu vou atenuar para -4db agora o tweeter para testar, mas dá uma dó cara, o som do prato da bateria dele é lindo... O o hehehe...

Mas não tem jeito, o Midbass da NAR é fraquinho demais perto dele, só tem agudo no carro praticamente... heheeh

Postado em (editado)

Opa, calma ai.

Descer mais ñ significa que é melhor;

3,4khz ñ é exatamente alto;

Tb ñ adotaria essa regra de que para ter "palco bacana" precise ser abaixo de 3khz.

Se tudo isso fosse verdade, ninguém compraria os kits da Focal.

O correto posicionamento já dá conta disso tudo ai.

A ScanSpeak indica o gráfico do Illuminator com corte em 2,5khz-12db, eu uso em 3,16khz-18db, acho mais agradável e o palco está lá, em boa altura (acima do painel). Só ñ está mais alto pq está fisicamente baixo (na base da coluna).

Estou testando um kit German-Maestro q diz ter corte em 5,5khz e se fosse levar isso em consideração, nem teria comprado o kit. E olha que ele está instalado junto ao ScanSpeak.

Editado por Alves
Postado em

Ah cara!

Ele ta me recomendando o Hiquphon

Mas ele usa o Scanspeak :blink:

Do lado do vendedor, talvez seja melhor vender o OW logo, pois é menos conhecido... o SS, em tese, seria mais fácil de vender.

A sensibilidade de ambos está bem próxima; eu não trataria isso como fator decisivo. E também creio que, quanto mais a gente faz um tw descer, menos natural ele tocará.

Pra usar num carro, pela maior dificuldade no direcionamento do tw, eu também tentaria o OW, pela dispersão.

Postado em

Poutz... Atenuei o Morel MDT30s em -4db... Que som que ficou! Agora sim.. O agudo encaixou perfeitamente ao som do midbass, o som do "s" disperso sumiu, e os detalhes ficaram lindo demais! quase arrancou um choro meu ao ouvir Michael Jackson hehehe....

Minha vontade era conseguir gravar decentemente para vocês verem a sonzera que esse MDT30s dá!

Mas ele é um tweeter muito macio, atenuei ele em -4db para encaixar com o restante do carro, porque mesmo em -0db, dava para deixar ele no maximo que não doia o ouvido... Apenas tornava fadigante pelo fato de ter agudo sobressaindo ao resto...

Postado em

Poutz... Atenuei o Morel MDT30s em -4db... Que som que ficou! Agora sim.. O agudo encaixou perfeitamente ao som do midbass, o som do "s" disperso sumiu, e os detalhes ficaram lindo demais! quase arrancou um choro meu ao ouvir Michael Jackson hehehe....

Minha vontade era conseguir gravar decentemente para vocês verem a sonzera que esse MDT30s dá!

Mas ele é um tweeter muito macio, atenuei ele em -4db para encaixar com o restante do carro, porque mesmo em -0db, dava para deixar ele no maximo que não doia o ouvido... Apenas tornava fadigante pelo fato de ter agudo sobressaindo ao resto...

E os Mids?

Quando é que sai?

Postado em

Opa, calma ai.

Descer mais ñ significa que é melhor;

3,4khz ñ é exatamente alto;

Tb ñ adotaria essa regra de que para ter "palco bacana" precise ser abaixo de 3khz.

Se tudo isso fosse verdade, ninguém compraria os kits da Focal.

O correto posicionamento já dá conta disso tudo ai.

A ScanSpeak indica o gráfico do Illuminator com corte em 2,5khz-12db, eu uso em 3,16khz-18db, acho mais agradável e o palco está lá, em boa altura (acima do painel). Só ñ está mais alto pq está fisicamente baixo (na base da coluna).

Estou testando um kit German-Maestro q diz ter corte em 5,5khz e se fosse levar isso em consideração, nem teria comprado o kit. E olha que ele está instalado junto ao ScanSpeak.

Esse corte do German é BEM alto mesmo heim!

Será que vai ficar bom?

Minhas duvidas seriam se o Mid subiria até esse ponto com qualidade!

Postado em

Mas o dono é o mesmo!

So pra contar galera!

O Cross é o S600S 2 Vias - Acredito que o corte seja em torno de 3,5KHz

O midbass escolhido pra brincadeira foi o helix Competition RS806 - Ja comprei!

se não me engano 2,5k de corte..

abs

Postado em

Esse corte do German é BEM alto mesmo heim!

Será que vai ficar bom?

Minhas duvidas seriam se o Mid subiria até esse ponto com qualidade!

Como assim "será que vai ficar bom"? Já está tocando e muito bem!

Postado em

E os Mids?

Quando é que sai?

Estou esperando o Nigga-Sound me enviar o Baffle até hoje cara... Me prometeu enviar nessa sexta feira, vamos ver se vem...

Ai é só chegar o Mosconi, vou deixar o carro 2 dias lá na popsom fazendo a coluna e já vou mandar instalar tudo junto... hehe...

Postado em

se não me engano 2,5k de corte..

abs

É complicado!

Num achei emlugar nenhum falando qual é o ponto de corte do Diamond HEX s600s

Li em alguns sites gringos que o corte dos crossovers da Diamond audio são padronizados em 3KHz, mas são dados empíricos!

Eu calculei mais ou menos 3,4kHz porque os Capacitores são um de 5,6 uF e o outro é 8,2 uF.

Acho um absurdo uma empresa como a Diamond não fornecer dados completos sobre seus produtos.

Até tentei contatá-los, mas eles ão respondem!

Fod@!

Porque se for um corte acima de 3KHz (E eu acho que é, não só por causa dos capacitores, pois o MID PHD tava SUbindo BEM com ele)

Ai nesse caso o hiquphon seria melhor!

Mas se o corte for mesmo 2,5KHz (que eu acho que não é, mas não tenho certeza) Ai o Scanspeak seria melhor!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...