Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Recommended Posts

Postado em (editado)

Tinha esqueecido de comentar.

O 12m que eu estou aqui é o de 4" e não 4,5".

Esse: http://www.scan-spea...12m-4831g00.pdf

e não esse: http://www.scan-spea...12m-4631g00.pdf

Com esse volume de 700ml e preenchimento estou conseguindo cortar em 200hz sem nenhum problema.

Acho que já vou mandar a coluna pro wagner, só preciso saber se será on axis ou cruzado.

edit: no gráfico dá pra ver que vai plano até 10khz on axis e até uns 2khz off, acho que vou no que der menos reflexão e acomodar melhor fisicamente na coluna.

o que acham ?

Editado por murillo_g_b
Postado em

Tinha esqueecido de comentar.

O 12m que eu estou aqui é o de 4" e não 4,5".

Esse: http://www.scan-spea...12m-4831g00.pdf

e não esse: http://www.scan-spea...12m-4631g00.pdf

Com esse volume de 700ml e preenchimento estou conseguindo cortar em 200hz sem nenhum problema.

Acho que já vou mandar a coluna pro wagner, só preciso saber se será on axis ou cruzado.

edit: no gráfico dá pra ver que vai plano até 10khz on axis e até uns 2khz off, acho que vou no que der menos reflexão e acomodar melhor fisicamente na coluna.

o que acham ?

Pra escapar da reflexão da janela do motorista, dá pra vc mirar o midrange esq. p/o centro do banco do motorista.

O do passageiro não tem tanto problema deixar 100% on axis.

Postado em

Pra escapar da reflexão da janela do motorista, dá pra vc mirar o midrange esq. p/o centro do banco do motorista.

O do passageiro não tem tanto problema deixar 100% on axis.

É isso que estou pensando.

Por conta de sentar a esquerda do que seria o centro, o midrange direito on axis já fica mirando quase no freio de mão mesmo.

Minha maior dúvida tá sendo em relação ao que pode acontecer se o TWEETER ficar on axis e o midrange ficar diferente (focando em algum outro lugar que não o motorista).

Postado em

Por conta de sentar a esquerda do que seria o centro, o midrange direito on axis já fica mirando quase no freio de mão mesmo.

Minha maior dúvida tá sendo em relação ao que pode acontecer se o TWEETER ficar on axis e o midrange ficar diferente (focando em algum outro lugar que não o motorista).

Esta é uma questão para o Kleberlpa, kkk

basicamente midrange e tw ficarão fora de fase, é uma dor de cabeça a + na hr do ajuste.

Postado em

Acho que o de 4.5" é o illuminator né.

Cruzado nao deve ficar ruim. Apostaria no cruzado. O lance de reflexões é cruel mesmo. Tentaria deixar tw e range no mesmo plano e em posicionamento cruzado fugindo o maximodo vidro da porta motorista. Principalmente o tw. Quero refazer as minhas colunas por causa disso. É notavel a diferença quando é mudado de direção o tw(pelo menos no meu carro).

Enviado via AutoForum Mobile App

Postado em

Não tenha medo... Num carro, o ideal seria direcionar os mids mais fechados que os tweeters. Foi o que fiz no meu carro, e o que considero o melhor direcionamento que já tenha ouvido até hoje. E fiz por necessidade, não por vontade!

Basta ver que em caixas near field clássicas o tweeter não costuma ficar no centro! Ele vai mais pro canto. Isto porque o tweeter tem uma dispersão menor (ou seja, é mais direcional, mesmo os domos) que o woofer.

Eu faria cruzado ao centro, com os mids mais fechados e os tweeters mais direcionados. Não faria mais um 100% egoísta por conta das reflexões no vidro esquerdo.

Postado em

Não tenha medo... Num carro, o ideal seria direcionar os mids mais fechados que os tweeters. Foi o que fiz no meu carro, e o que considero o melhor direcionamento que já tenha ouvido até hoje. E fiz por necessidade, não por vontade!

Basta ver que em caixas near field clássicas o tweeter não costuma ficar no centro! Ele vai mais pro canto. Isto porque o tweeter tem uma dispersão menor (ou seja, é mais direcional, mesmo os domos) que o woofer.

Eu faria cruzado ao centro, com os mids mais fechados e os tweeters mais direcionados. Não faria mais um 100% egoísta por conta das reflexões no vidro esquerdo.

Mids mais próximos ao vidro e tweeters por dentro na coluna (mid cruzando no meio do carro e tweeter quase egoista)? entendeu o lay out da coluna?

Postado em

Acho que o de 4.5" é o illuminator né.

Cruzado nao deve ficar ruim. Apostaria no cruzado. O lance de reflexões é cruel mesmo. Tentaria deixar tw e range no mesmo plano e em posicionamento cruzado fugindo o maximodo vidro da porta motorista. Principalmente o tw. Quero refazer as minhas colunas por causa disso. É notavel a diferença quando é mudado de direção o tw(pelo menos no meu carro).

Enviado via AutoForum Mobile App

Na verdade tem (ou já teve) um revelator também. Igual os tweeters que tem iluminator ring radiator de 3 tipos (bundinha, 1" e 3/4") que só muda o código referente ao diametro.

(Veja pergunta no final do post por favor)

Mids mais próximos ao vidro e tweeters por dentro na coluna (mid cruzando no meio do carro e tweeter quase egoista)? entendeu o lay out da coluna?

Mesmo o tweeter scan iluminator sendo o ring radiator ? Não rende tanto off quanto on. Ou esse "desvio" fugindo do vidro esquerdo é pra ser discreto ?

Postado em

PS: por motivos de espaço o mid range ficaria posicionado embaixo, enfiado o máximo possível na coluna pra ganhar espaço (tampar menos a visão) e largura de palco.

O tweeter ficaria em cima, no mesmo plano, porém não necessariamente na vertical, mas, sim em leve diagonal. Traçando uma linha no centro dos dois speakers ficaria algo assim: / (pensando no lado esquerdo).

Mais ou menos assim, só que mais deitado.

SNV33601.jpg

Postado em (editado)

A questao da reflexao e cruel mesmo,no meu caso pior ainda porq tenho o midbass paralelo ao vidro, tanto q c a janela fechada o palco bagunça e o ta sai do ajuste por causa do ganho ocasionado pelas reflexoes no vidro, principalmente entre as frequencias graves e medio graves!!!

C a janela fechada tenho q dar um tapa no balance +R1 para poder acertar um pouco ese problema, c a janela aberta fica perfeito!

Tanto e q eu nunca conseguia acertar o TA antiguamente porque sempre acertava c a janela fechada !!!

No caso do tweeter ficar on axis (e devepor ser ring ) vc nao teria problema porque sao frequencias muito mais direcionaveis, e melhor ainda por ser ring radiator, mas as medias e medias baixas certeza q vao refletir!

o porem do tweeter ficar c angulo diferente do medio vc acerta no TA e na fase, mas o trablaho fica bem mais difícil!!!

Editado por martillitodeoro
Postado em

A questao da reflexao e cruel mesmo,no meu caso pior ainda porq tenho o midbass paralelo ao vidro, tanto q c a janela fechada o palco bagunça e o ta sai do ajuste por causa do ganho ocasionado pelas reflexoes no vidro, principalmente entre as frequencias graves e medio graves!!!

C a janela fechada tenho q dar um tapa no balance +R1 para poder acertar um pouco ese problema, c a janela aberta fica perfeito!

Tanto e q eu nunca conseguia acertar o TA antiguamente porque sempre acertava c a janela fechada !!!

No caso do tweeter ficar on axis (e devepor ser ring ) vc nao teria problema porque sao frequencias muito mais direcionaveis, e melhor ainda por ser ring radiator, mas as medias e medias baixas certeza q vao refletir!

o porem do tweeter ficar c angulo diferente do medio vc acerta no TA e na fase, mas o trablaho fica bem mais difícil!!!

PQP não sei o que faço hahahaha

[^]

Postado em

Mano...Esse TW tem que ficar 100% egoísta. Mesmo com reflexão atrapalhando.
Postado em

Deixando o direcionamento de lado um pouco: existe alguma tela original ou uma curinga que sirva pros midrange?

Se não tiver vou ter que bolar uma proteção com o wagner. Tecido ortofônico pra proteger do sol, sei la.

O tw rende muito mais on axis mesmo. Sobe PACAS hauhaauah

Postado em
Deixando o direcionamento de lado um pouco: existe alguma tela original ou uma curinga que sirva pros midrange?

Se não tiver vou ter que bolar uma proteção com o wagner. Tecido ortofônico pra proteger do sol, sei la.

Aro de mdf + tecido ortofonico ou helanca + ímas mini de neodímio pra fixar nas cabeças dos parafusos dos mids.

Enviado via código morse.

Postado em

uso tecido ortofônico e protege muito bem sim, agora se pensa em campeonato esqueça!!!!!!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...