Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Recommended Posts

Postado em

Eu usava o Illuminator soft dome e depois de um tempo acabei achando q precisava melhorar o top-end (gosto pessoal). Esse aí deve ajudar nesse aspecto.

Sem ring o seu ?

Tem o ring pequeno e o da bundinha, se o da bundinha nao tiver disponivel terei que pegar o small mesmo.

Postado em

Sem ring o seu ?

Tem o ring pequeno e o da bundinha, se o da bundinha nao tiver disponivel terei que pegar o small mesmo.

Isso. :legal: O Ring parece ter resposta um pouquinho melhor, mas ñ é tanto quanto esse bundudo.

Postado em

Isso. :legal: O Ring parece ter resposta um pouquinho melhor, mas ñ é tanto quanto esse bundudo.

Ué o bundudo só não tem Fs mais baixo que o normal?

Oq mais muda?

Postado em (editado)

Ué o bundudo só não tem Fs mais baixo que o normal?

Oq mais muda?

O gráfico do small parece ter o top end um pouco pior.

Mas o gráfico é confuso, não dá pra saber até onde vai, se são 20, se são 30 ou infinitos khz pasmafaute

edit: infinito não é porque parece que o gráfico indica até 100khz (lol)

edit2: a linha verde e vermelha seria a resposta off axis ?

bundinha:

R3004_602010-curve.jpg

small

R2004_602000-curve.jpg

Editado por murillo_g_b
Postado em

isso!! a linha verde e vermelha sao as respostas em off-axis (30 e 60 graus respectivamente, eu acho). O com ''bundinha'' tem um fs menor, mas isso n importa muito eu acho.. jah q pelo q eu li esses tweeter de ring ficam mais legal com cortes mais altos, entre 4 e 6 khz. Os tweeters de domo de seda apresentam um som mais agradavel quando for usar um corte mais baixo, entre 1,8 e 3.6k por exemplo. A naum ser que vc pegue o modelo com faceplate grande (https://www.madisoundspeakerstore.com/ring-radiator-tweeters/scanspeak-revelator-r2904/7000-00-tweeter-silver-face-silver-plug/). Esse tweeter eh fo**! o felipe ouviu em sampa q pagou um pau...

lembrando aquilo q eu t falei, tweeter de ring da um som mais focado e detalhado, domo mais espacial... eu escolhi pegar esse aqui:https://www.madisoundspeakerstore.com/scanspeak-soft-dome-tweeters/scanspeak-illuminator-d3004/6620-00-tweeter/

vai fica um trambalho em cima do painel, mas deve tocar q eh uma beleza OpO

pelos graficos de FR, eu pegaria o com bundinha... parece mais flat, e o small tem uma queda depois dos 10 k... o com bundinha apresenta uma sensibilidade maior tbm, o q facilitara na integracao com o seu midrange (12m)

Postado em

e cara se for d ring nem pensa em usar off.. soh de ver o grafico da pra perceber como a resposta fica comprometida. Vai usar o q de midbass??

O duro é que o da bundinha tá indisponível.

Não sei sobre o midbass ainda. Vou aproveitar a viagem de um brother pra tentar trazer os tweeters de los angeles.

Postado em

e cara se for d ring nem pensa em usar off.. soh de ver o grafico da pra perceber como a resposta fica comprometida. Vai usar o q de midbass??

O soft dome tb é p/usar ON. ;)

O corte mais baixo q usei foi 2,5khz-12db.

Postado em

O soft dome tb é p/usar ON. ;)

O corte mais baixo q usei foi 2,5khz-12db.

to ligado! eh q o domo de seda tem uma resposta melhor q o ring em off. To usando meus piccolo cortados em 2,5 com slope de 12db tbm :)

agora eles estao cruzados (o da esquerda apontado pro ouvido esquerdo do passageiro e o da direita mirado no ouvido direito do motorista)... to afim de deixar eles totalmente on pra ver a diferenca

Postado em

Meu dyna ta assim tb, 2,5khz 12db mas on axis.

Ativo ficou melhor que com o cross do hex.

Mas ta osso, o cabo speaker ta curto, passando por baixo do tapete do motorista hauahuahaua.

To com um belo 3 vias: mid nas portas traseiras (originais), sub e tw dynaudio hahahaha.

• Upvote 1
Postado em

Mas ta osso, o cabo speaker ta curto, passando por baixo do tapete do motorista hauahuahaua.

To com um belo 3 vias: mid nas portas traseiras (originais), sub e tw dynaudio hahahaha.

Isso não é 3 vias... Isso é surround 7 canais... heauaheuhaheuh...

Só fica atento que aquele TW da ScanSpeak bundudo ( deep chamber ), ele tem Sensibilidade baixa em, em torno de 86db...

Postado em

se não me engano o cross do rex é 8ohms pro TW... acho que foi por isso que ativo ficou melhor...

Postado em

se não me engano o cross do rex é 8ohms pro TW... acho que foi por isso que ativo ficou melhor...

O corte ficou mais alto do que o necessário, mas eu quis dizer que a resposta ficou melhor, o cross mata um pouco o top end de propósito eu acho.

O hex é bem brilhante, mesmo em -2db no cross.

Postado em

O gráfico do small parece ter o top end um pouco pior.

Mas o gráfico é confuso, não dá pra saber até onde vai, se são 20, se são 30 ou infinitos khz pasmafaute

edit: infinito não é porque parece que o gráfico indica até 100khz (lol)

edit2: a linha verde e vermelha seria a resposta off axis ?

bundinha:

R3004_602010-curve.jpg

small

R2004_602000-curve.jpg

ué, o gráfico é claro. Até 1000, os riscos verticais valem 100hz. Após 1khz os riscos valem 1khz. Após 10khz, cada risco vale 10khz.

Analisando o gráfico, ambos tem ótimo desempenho (e muito semelhante) até 10khz. Após isso, o de bundinha apresenta um "monte", e o outro um "vale", bem próximo a 20khz. Sendo que na minha humilde análise do gráfico, o "vale" é bem menos acentuado que o "monte". Eu sinceramente ficaria com o de instalação mais fácil, frete mais barato, revenda garantida...

Postado em

Alguém sabe se tem grandes diferenças do tw de 3/4" pro tw de 1" ?

AMBOS estão disponíveis e os pais de um brother meu vão trazer, já está certo.

https://www.madisoundspeakerstore.com/ring-radiator-tweeters/scanspeak-illuminator-r2004/6020-00-tweeter-small-ring-radiator/

https://www.madisoundspeakerstore.com/ring-radiator-tweeters/scanspeak-illuminator-r3004/6020-00-1-tweeter-small-ring-radiator/

Gráfico de curva de resposta

3/4:

R2004_602000-curve.jpg

1"

R3004_602000-curve.jpg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...