Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RenanLopes

Novidade || QUESTO AUDIO ||

Recommended Posts

DoctorBRR

desculpa a pergunta.. mas o que você faz da vida para afirmar algo sobre o conhecimento do Yamane sobre softwares ou falantes? o cara já trabalha com isso de longa data..

agora se a resposta que ele te deu não foi satisfatória (a seu ponto de vista) até tudo bem.. agora julgar o conhecimento e a presteza do mesmo chamando-o de "atendente de Call Center"?

ou melhor.. prove por A+B que seu software (bassbox) está certo e o LEAP5 esta errado.. simples assim..

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Até agora a impressão que tive é que sempre estive falando com atendentes do Call Center da Questo Audio, e não com você.

:banghead

essa discussão está chegando num nível tão sem pé nem cabeça que eu nem sei mais o que o DoctorBRR quer saber

a) ele quer saber se o Yamane domina o BassBox tão bem quanto ele?

b) ele quer saber pq o BassBox não dá o mesmo gráfico que o Leap

c) ele quer saber qual o limite da paciência do Yamane?

d) ele quer saber se o que ele sabe pode ser sabido por algum sábio que soube uma vez algo que sabidamente não é aquilo que antes foi preciso saber?

o Yamane já disse que se o cara tem dúvidas é só passar o telefone que ele mesmo vai ligar pra tirar a dúvida, pq ESCREVENDO aqui pode ficar difícil de entender, e mesmo assim o cara encrenca, eu heim

[^]

Compartilhar este post

Link para o post
...mas o que você faz da vida para afirmar algo sobre o conhecimento do Yamane sobre softwares ou falantes? o cara já trabalha com isso de longa data.

agora se a resposta que ele te deu não foi satisfatória (a seu ponto de vista) até tudo bem.. agora julgar o conhecimento e a presteza do mesmo chamando-o de "atendente de Call Center"?...

Perdoe-me se lhe ofendi. Não tinha essa intenção. Acho que eu deveria ter sido mais específico, né? :)

Quando eu disse que parecia que eu estava falando com um atendente de Call Center, achei que todos entenderiam. Afinal a forma mais comum de nos responderem é com respostas evasivas.

Dar mensagens com o intuito de encerrar um assunto não quer dizer que a pessoa seja incapaz, ou tem algo a ver?

Minha dúvida nunca foi sanada. E como não tenho mais interesse no assunto, ainda mais pelo rumo que ele tomou, paro por aqui!

E, mais uma vez, peço perdão se lhe ofendi. ;)

Abraços! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Quando eu disse que parecia que eu estava falando com um atendente de Call Center, achei que todos entenderiam. Afinal a forma mais comum de nos responderem é com respostas evasivas.

[...]

Minha dúvida nunca foi sanada.

A sua dúvida, era:

O que eu gostaria de saber é o que vocês pensaram ao sugerir a caixa com 55 l, já que ela (mesmo na simulação do LEAP 5) dá pico em torno dos 65 Hz.

O que eu respondi, no Domingo a noite, no último quote do tópico #140 foi:

"...A caixa de 55 litros é para os sistemas de som (do mundo real, e não do mundo virtual) que procuram uma grande extensão nos subgraves e uma resposta plana nessa região.

Se você está se apegando nesse "pico" (que eu já te expliquei o que é - Veja o tópico #131 novamente), então você realmente não sabe analisar um gráfico de resposta de frequência. Pense no projeto como "um todo" e não isoladamente. "Think outside the box"

Todo bom projeto, de um bom produto, terá um pico aqui ou ali (linha plana bonintinha não existe no mundo real)...

Um fabricante sério faz o projeto para que o produto TOQUE BEM e não para que o produto seja visualmente bonitinho na tela do computador.

É simples, muito simples, fazer um produto que tenha uma resposta planinha em caixas pequenas (ou com uma ênfase na região de 30Hz) nos softwares de simulação... No mundo real esse produto será uma porcaria!

Motivo: o "projetista" analisou o gráfico de resposta de frequência sem entender a essência por trás disso.

O "projetista" precisa ter discernimento para julgar o que é bom e o que é ruim. É necessário entender o assunto na essência...

Não basta alimentar um software e pedir para ele simular algumas curvas se você não sabe como essa curva está sendo gerada.

Se fosse assim, as universidades eliminariam as disciplinas de cálculo e substituiriam ela por um curso da HP 50G

E para finalizar:

Dê uma olhada nos manuais de bons produtos, como o Morel Ultimo SC (~R$1500)... Há picos de mais de 6dB e nem por isso o projeto é ruim. Muito pelo contrário!"

Complementando:

Veja um gráfico do mundo real, de uma caixa Focal Utopia Maestro III, que custa uns US$60.000,00:

710Focfig2.jpg

A diferença entre os picos e vales é de quase 10dB... E essa caixa soa muitíssimo bem ;)

Gráficos são muito úteis, mas é necessário saber analisa-los. Não adianta encontrar um "pico" de 3dB (que eu já te expliquei o que é no segundo quote do tópico #131) e sair recomendando uma caixa 55% maior.

Meu celular é (51) 8446-1065, fique a vontade para me ligar (desde que não seja entre 22:00h e 07:00h :o

Um abração hand26

Compartilhar este post

Link para o post

Quer compra o produto compra, não quer, parte pra outro!!!!!! :angry:

O yamane já fez mais que a obrigação, lhe respondendo a mesma pergunta mais de duas vezes <_<

Compartilhar este post

Link para o post

Nossa, eu não acredito que li tudo isso, putz

Como se software mostra-se algo assim importante que mostra-se como o subwoofer vai tocar no carro !

DoctorBRR, você citou lá a comparação, e tenta ter a resposta mais plana possível

Vou dar um exemplo,

Você simula o subwoofer X e NO SOFTWARE se tem um resposta digamos plana.

Depois simular o subwoofer Y que no caso mostra uma resposta com pico de 3db.

Ambos os subs vamos supor ser semelhantes e do mesmo nível.

O subwoofer X é melhor que o subwoofer Y em qualidade e afins ? Pode ser que sim, pode ser que não.

Pode ser que o subwoofer Y seja muito melhor que o subwoofer X, a resposta de frequência do software NUNCA vai dizer como o falante vai tocar.

Softwares gratuitos só servem para ter um norte, ter uma pequena ideia e talz !

Compartilhar este post

Link para o post

O que será que ele quer ? [¨]

Encher as paciências do Yamane.

Ele fez o correto, quis tirar sua dúvida, mas acabou que se atrapalhando não entendeu direito ou algo do tipo !

Como se um pico que um software como o Bass box mostra fosse algo ruim !

Editado por Viepper

Compartilhar este post

Link para o post

dombroski, ele não quer comprar...

Ele já deve ter outro nacional....

Yamane tem problema eu ligar uma bobina em cada bridge ? seria o QS350A D4

Editado por P-mAV

Compartilhar este post

Link para o post

Não, ele é projetista de caixas

quando um cliente quer trocar o sub mas não quer trocar a caixa, ele usa o BassBox Competition Extreme pra fazer simulações e escolher o melhor praquela caixa, aparentemente pela curva que ele quer ver, não pela forma como ele soa e muito menos pelo tipo de caixa recomendada pelo fabricante, que não sabe nada de BassBox

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Esse topico aki ta parecendo briguinha sl, Doctor entendi oq voce quis perguntar, mas isso ja foi respondido, o Yamane falou q ele levou em conta inumeras coisas para construir a caixa, o qual ele citou nos posts (distorçao, movimento do cone). Alem disso eh claro ele pensou a caixa para um SQ, onde se tem uma faixa mais linear nos subgraves e um pico (em todos falantes há picos) numa frequencia mais alta onde normalmente se tem o corte, tbm se tiver na cabine muda o grafico e fica mais plano ainda...

No Bassbox voce pode fazer q concerteza creio q ira ficar satisfeito, porem a caixa recomendada por eles foi feita pensando em mt mais fatores, em um programa mais complexo e n pensando soh no grafico e sim soh utilizando ele como base para fazer mais inumeros testes na pratica, ouvindo e vendo a reaçao do falante em inumeros tipos de caixas.

E como ele disse, por telefone ow mesmo no suporte ele lhe explica tudo e faz o projeto pra voce pra vc ter o resultado desejado.

E como o CristianoLO falou, equipe da questo ta de parabens, sabado o Renan marcou de me entregar o sub, ele disse q teve um dia cheio e mesmo eu n tendo urgencia em receber o sub ele trouxe pessoalmente as 7h da noite aki em casa.

Gostei mt do sub, show de bola quero fazer logo a caixa pra botar pra tocar. Aproveitando alguem sabe de algum plug pra botar nos bornes do QS250A ow eh melhor estanhar mesmo?

PS: Ja queria ter respondido isso as 7h mas soh voltei da facul agora...

Editado por LukasRS

Compartilhar este post

Link para o post
Aproveitando alguem sabe de algum plug pra botar nos bornes do QS250A ow eh melhor estanhar mesmo?

tem gente que gosta de estanhar, vai da preferência pessoal

se for usar terminal dê uma olhada nos da Knu, são BEM fortes (isso claro se tiver disponibilidade de trazer algo mais, pra aproveitar o peso máximo que o frete comporta e não encarecer o valor do terminal)

http://www.knukonceptz.com/productMaster.cfm?category=Installation%20Accessories

Compartilhar este post

Link para o post

Mas mesmo assim gosto de projetar caixas no BassBox Pro (simulações) sempre com o objetivo de manter a linha (resposta) plana. Quando digo PLANA refiro-me a UMA RESPOSTA SEM PICO, onde supostamente nenhuma frequência SERIA amplificada (aumento da ressonância em tal frequência).

Beleza, vou resumir em um ÚNICO dado a diferença entre a resposta que você considera "com pico" da resposta que você considera plana.

Este é o Questo 350D2 que eu uso hoje no carro, na configuração que eu uso: IB (Free air). Sim, sem caixa.

35009906.jpg

Olha o pico ali. Desgrama de agulha! Picudo!

Aí eu te apresento o subwoofer B. Olha que LINDO em IB. Não tem PICO!

96870752.jpg

Yamane burro, não quer assumir o pico! Olha só a comparação entre os dois pra ver a discrepância:

83606988.jpg

OH JESUS! OH LAWD! MOTHERFUCKER BOOTLEG FIREWORKS!

É o MESMO falante! Má que bruxaria é esta?

Simples: Apague o valor da Le na sua simulação. Seus falantes "planos" estão sendo simulados sem o valor da Le, ou seja, indutância da bobina. Poucos fabricantes informam.

Ou seja, você está confundindo PICO com o ROLLOFF.

E que tal se tentarmos uma DUTADA?

91524518.jpg

50L@35Hz. O mesmo falante, em vermelho com a informação da Le, em amarelo sem a informação da Le.

RESUMINDO: Feche o simulador e ligue a tico tico. A prática é o único jeito de aprender a fazer caixa.

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Beleza, vou resumir em um ÚNICO dado a diferença entre a resposta que você considera "com pico" da resposta que você considera plana.

[…]

Simples: Apague o valor da Le na sua simulação. Seus falantes "planos" estão sendo simulados sem o valor da Le, ou seja, indutância da bobina. Poucos fabricantes informam.

[…]

Kleberlpa não confundo PICO com Roll-Off. :pirou:

Se você tivesse baixado o arquivo *.bb6 do BassBox Pro que disponibilizei, ou analisado a imagem que postei com mais cuidado, teria visto que a indutância da bobina não foi informada. :pirou:

Além disso, o parâmetro LE, que nem mesmo tem indicador de status no BassBox Pro (cinza, verde, amarelo ou vermelho), teria alterado SOMENTE a forma como a curva de resposta em altas frequências seria apresentada no gráfico. Informar tal dado não mudaria em nada a amplificação em torno dos 60 Hz. :pirou:

Outro detalhe; mesmo que eu informe ao BassBox Pro uma indutância da bobina de 1 mH, fazendo com que a representação da curva na simulação despenque na região das frequências mais altas, isso não influencia em nada na caixa de grave no carro. O alto-falante seria usado para reproduzir baixas frequências, não altas frequências. :pirou:

Mas resolvi postar outra imagem, agora com uma indutância informada, simplesmente com o objetivo de criar a queda que você mencionou. :blink:

BassBoxProv6022-QuestoAudioQS250A-1255lbrutoLEaplicado_zps04422ee0.png

RESUMINDO: Feche o simulador e ligue a tico tico...

Tico-Tico?! :banghead

Faz isso não! Não indique isso para quem quer construir caixas de grave não! :banghead

Acho que nem em 1993, quando comecei a construir caixas de grave, cometi um pecado desses. :pirou:

Como eu não tinha uma esquadrejadeira (serra circular de mesa, aparadeira), ou seja lá o nome dado às mesas com motores que giram uma serra circular de corte de madeiras em sua região, eu levava as medidas a um marceneiro e pagava para ele cortar.

Ah! Como mencionei anteriormente, já li vários post aqui no Auto Fórum, e os seus entram nessa lista. Como por exemplo, os que você afirma ser fortemente contrario ao uso de softwares destinados ao designer de caixas de grave.

[...]

Pode pegar o programa que for: Ele vai te dar uma curva de resposta mentirosa (sim, bassbox e winISD te dão uma curva que é meramente uma quase aproximação do que você não vai ter na realidade).

[…]

Renato, não é de hoje que eu venho me posicionando FORTEMENTE contra a modinha do simulador.

[…]

Projetar caixa só faz ALGUM sentido quando você tem objetivos traçados e conhecidos, ou seja, simular com um objetivo em mente.

[…]

Mas não deixo de concordar com o que você disse (nas últimas duas citações, é claro). :P

PS. Eu gostaria dos arquivos *.bb6 do BassBox Pro que você criou para os exemplos. Por favor, você poderia disponibilizá-los aqui?

Editado por DoctorBRR

Compartilhar este post

Link para o post

Já podemos voltar as perguntas coerentes ?

sI eu ligar numa piramyd di 8centos na bridgi vai tocar mais que paineir 309 ?

Yamane meus parabéns , não pelos ótimos produtos , mais pelo desprendimento do tempo de vida para responder a quem procura pelo em ovo. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Não consigo entender porque o DoctorBRR ainda não comprou um falante pra testar e experimentar as caixas que ele faz

Compartilhar este post

Link para o post

Eu só "acho" que o bassbox é falho, incompleto e ruim..quebra um galho para te dar uma noção de onde começar ...

Compartilhar este post

Link para o post

Além disso, o parâmetro LE, que nem mesmo tem indicador de status no BassBox Pro (cinza, verde, amarelo ou vermelho), teria alterado SOMENTE a forma como a curva de resposta em altas frequências seria apresentada no gráfico. Informar tal dado não mudaria em nada a amplificação em torno dos 60 Hz. :pirou:

Como não? É só ver os dois gráficos que postei.

Só uma mostra como a forma de cálculo é imprecisa, na medida em que é excessivamente simplificada. Não é a toa que qualquer simulação SÉRIA, de nível industrial, usa LEAP.

Sim, você está confundindo rolloff. A queda antes do "pico" é, na realidade, o rolloff causado pelo decréscimo da eficiência mecânica, num ambiente AO AR LIVRE, o que é absurdamente diferente do ambiente fechado.

Este decréscimo da eficiência é causado pelo tamanho do cone, além, claro, de refletir diretamente o efeito do amortecimento provocado pela caixa acústica. Quanto menor a caixa, mais cedo ele ocorre.

A queda após o pico já é mérito da própria mecânica do falante, e, com a Le inserida, mostra-se o rolloff causado pela reatância da bobina.

Ou seja, isto jamais deve ser entendido como PICO. Basta ver a diferença entre a curva simulada e a curva medida, que se não me falha a memória, o Yamane postou lá atrás. Quer prova mais irrefutável que a resposta real?

Isto que sequer falei em uma coisa absurdamente óbvia: Ambiente. Sabia que todo carro RESSONA entre 40-60hz? Ou seja, há o reforço natural em frequências que dependem das medidas do automóvel. Isto o Bassbox não simula naturalmente. Ele vai simular umaa medição em meio-espaço, ambiente aberto e sem reflexões.

Outro detalhe; mesmo que eu informe ao BassBox Pro uma indutância da bobina de 1 mH, fazendo com que a representação da curva na simulação despenque na região das frequências mais altas, isso não influencia em nada na caixa de grave no carro. O alto-falante seria usado para reproduzir baixas frequências, não altas frequências. :pirou:

Mais um exemplo da vida simulada para a vida real.

No simulador faz diferença, na vida real não faz. Quer dizer, faz, mas depende do amplificador.

Tico-Tico?! :banghead

Faz isso não! Não indique isso para quem quer construir caixas de grave não! :banghead

Acho que nem em 1993, quando comecei a construir caixas de grave, cometi um pecado desses. :pirou:

Como eu não tinha uma esquadrejadeira (serra circular de mesa, aparadeira), ou seja lá o nome dado às mesas com motores que giram uma serra circular de corte de madeiras em sua região, eu levava as medidas a um marceneiro e pagava para ele cortar.

A ferramenta não importa no resultado final.

Já fiz até LT com tico tico. Apenas levei o triplo do tempo que levo hoje com a circular.

Ah! Como mencionei anteriormente, já li vários post aqui no Auto Fórum, e os seus entram nessa lista. Como por exemplo, os que você afirma ser fortemente contrario ao uso de softwares destinados ao designer de caixas de grave.

Mas não deixo de concordar com o que você disse (nas últimas duas citações, é claro). :P

PS. Eu gostaria dos arquivos *.bb6 do BassBox Pro que você criou para os exemplos. Por favor, você poderia disponibilizá-los aqui?

Eu não sou contrário aos softwares, até pq eu também os uso. Sou contrário à modinha da simulação, de gente que nunca montou uma caixa na vida (ou até montou, botou o falante e disse que tava batendo muito) simulando falantes e falando com "propriedade" sobre o que ele sequer faz ideia, como é comum aqui no fórum e pelas lojas espalhadas pelo Brasil.

Sabia que os parâmetros de um falante são medidos SEM que o cone se movimente nem 1% do seu x-max?

Quando ele se movimenta, os valores mudam FORTEMENTE. Inclusive você tem quedas de 70% na força mecânica sem muita dificuldade em alguns falantes.

Aí eu te pergunto: Você acha mesmo que o simulador pode te dar alguma informação que realmente SEJA a realidade?

Simulador te dá o caminho a seguir. E nada mais. O resto é acerto na mão, na prática, com boa chance de ter que fazer mais uma ou duas caixas.

PS: Não salvei nenhuma das simulações, por isto não tenho os arquivos.

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post

Link para o post

SUPONDO, que o Doctor e o seu motherfucker BassBox estariam certos

pro pessoal do SQ..quem usa LowPass acima de 63hz?

O pessoal que, talvez, queira um pouco mais de spl, que curte mais eletronicas, esse pessoal, dificilmente se encomodaria com esse pico.

Enfim, essa conversa ja foi longe pra caramba, mas ta legal de ler.

Compartilhar este post

Link para o post

Este é o Questo 350D2 que eu uso hoje no carro, na configuração que eu uso: IB (Free air). Sim, sem caixa.

35009906.jpg

Olha o pico ali. Desgrama de agulha! Picudo!

Aí eu te apresento o subwoofer B. Olha que LINDO em IB. Não tem PICO!

96870752.jpg

Yamane burro, não quer assumir o pico! Olha só a comparação entre os dois pra ver a discrepância:

83606988.jpg

OH JESUS! OH LAWD! MOTHERFUCKER BOOTLEG FIREWORKS!

É o MESMO falante! Má que bruxaria é esta?

E que tal se tentarmos uma DUTADA?

91524518.jpg

50L@35Hz. O mesmo falante, em vermelho com a informação da Le, em amarelo sem a informação da Le.

RESUMINDO: Feche o simulador e ligue a tico tico. A prática é o único jeito de aprender a fazer caixa.

Kleber fdp kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk quebrou as pernas agora!

A única caixa plana que conheço é aquela depois de montada fica retinha, sem curva nenhuma no mdf!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...