Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Renan Oliveira

Fontes - Usina 120a x Jfa turbo 800

Recommended Posts

Não , a vida util é bem longa , tenho sons com mais de 5 anos com Jfa que nunca deu nenhum problema , e com Usina tambem 3-4anos sem problemas.

 

Conserto tem sim , so mandar na fabrica , porque fonte chaveada de alta potencia não é qualquer um que sabe reparar .

 

galera e o q vcs me falam da FT 120 da soundigital?

CUIDADO COM ESSA FONTE , ela não é estabilizada e passa facilmente do 15v danificado suas baterias e podendo colocar fogo em casos graves.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não , a vida util é bem longa , tenho sons com mais de 5 anos com Jfa que nunca deu nenhum problema , e com Usina tambem 3-4anos sem problemas.

 

Conserto tem sim , so mandar na fabrica , porque fonte chaveada de alta potencia não é qualquer um que sabe reparar .

 

 

CUIDADO COM ESSA FONTE , ela não é estabilizada e passa facilmente do 15v danificado suas baterias e podendo colocar fogo em casos graves.

Rapaz... a FT120 já usei por anos e nunca deu nada.

Esse negoço de passar de >15v só se não tiver carga nenhuma na saída. Qualquer bateria já estabiliza praticamente na casa dos 14v.

Eu tenho uma FT120 e uma Usina 120a.

Nunca ouvi falar e duvido muito de uma fonte da SD causar fogo. Digo isso com experiência de causa e conhecimentos técnicos (graduação em engenharia mecatrônica).

Já usei, tive, e tenho, várias marcas de eletrônicos pra som... JFA, SD, Usina, BBuster, Roadstar, Booster...

Sinceramente, a melhor que achei foi a SD. Empresa totalmente responsável com pós venda. Tanto é que hoje só uso módulos SD. Substitui tudo por SD.

JFA, uso até um crossover e tenho um controle de longa distância... comentários a fazer sobre a JFA: pós venda péssimo. Se vc precisar da garantia, fo**-se... simples assim. Usina eu não cheguei a poder precisar da garantia, pq eu arranquei o pino do terra e perdi a garantia da mesma. Mas confiabilidade baixíssima. Não sei como seria mandar pra fábrica de volta.

Quanto a reparo nas fontes chaveadas, a dificuldade seria se vc não achasse algum componente utilizado, o que acho pouco provável. A minha mesmo já foi reparada.

 

Abraços! :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A Soundigital é hoje a 2ª maior empresa do ramo , e tem otimos produtos, não questionei isso.

 

Apenas a fonte é boa aguenta bem o som mais na questão de confiabiliade se torna uma porcaria, as duas que instalei passavam dos 15v com facilidade com som em baixo volume , o que fez as baterias ferverem e poderia sim num descuido colocar fogo no carro , "veja que falei , num caso grave".

 

 

JFA em fontes é de longe o melhor que temos no mercado os modelos brigam frente a frente com modelos com o dobro de corrente nominal de outras marcas.

 

Nunca tive nenhum problema com garantia da JFA nas 3 vezes que precisei liguuei na empresa e foi rapidão.

 

 

Reparo em fonte ou qualquer poduto desses prefiro fazer na fabrica , achar um bom profissional da area de eletronica é bem raro , a maioria "pelo menos na minha região" é um monte de ladrão, enrolados com prazos , cobram pela cara do cliente e ETC.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

galera e o q vcs me falam da FT 120 da soundigital?

Uso a ft 120 há 3 anos. Desde instalada nunca deu defeito, porém, nunca chegou nos 14v, mesmo com som no volume 0. Apesar do som tocar melhor com ela ligada, tenho vontade de trocá-la por uma jfa, pois pra mim, com tensão mais alta os módulos tem maior rendimento.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

na minha opinião no momento as fontes dbsound são as q tao valendo mais apena comprar, tem preço baixo e otima qualidade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

alguem sabe diser se dbsound e a FT quando as baterias estão carregadas entrão e flutuação?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

FALARO que as Dbsound passam dos 15V , mais o fabricante e alguns usuarios dizem que tem flutuação sim.

 

A FT não tem flutuação , e é isso que ferra as baterias , a tensão sobe e continua mandando carga.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara eu não acho a pos venda da JFA ruin não quando meu cross deu pau, liguei la e mandei tava aqui em Montes Claros MG, dai fui pra BA coisa de uma semana e meia depois e tinha pedido pra mandar pra la, quando cheguei ja tava la em casa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara eu não acho a pos venda da JFA ruin não quando meu cross deu pau, liguei la e mandei tava aqui em Montes Claros MG, dai fui pra BA coisa de uma semana e meia depois e tinha pedido pra mandar pra la, quando cheguei ja tava la em casa

achei a pos venda boa tbm,meu controle deu defeito mandei pra assistência técnica

e me mandaram um novo hehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

alguem sabe diser se dbsound e a FT quando as baterias estão carregadas entrão e flutuação?

 

a dbsound tem flutuação igual as outras, acho q essa q o povo falou q passou dos 15v deve ser q tava com algum, já testamos 5 aqui e nenhuma passava dos 14.7.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera, vcs tem foto de como conectam a fonte à bateria? Pois eu não pretendo deixar a fonte dentro do carro. Dai queria um modo fácil de conecta-la e que não haja a perda de eficiência.

Outra, para que serve um disjuntor nesse caso? vi no ML vendendo uma fonte junto com disjuntor e não sei qual a relação.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você quer usar a fonte e quando não quizer, tirar para guardar?

 

Você pretende quando estiver usando a fonte, carregar também a bateria do carro?

 

Nesse caso deve suprir o consumo total do sistema. A energia para o som, será somente da fonte?

 

A energia para o som será de uma bateria extra + fonte e estes não estrão ligados à bateria do cofre?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Impressões do fds!

Minha usina de 120 representou legal =D

 

Tocamos meu set (Ta 3500 / ta 2700 / t400) + 300 amperes eeeee (Banda 3500 / Ta 1600 / t400) + 230 amperes.

O som ficou horas ligado e não baixava de 14 volts.

 

Não me arrependo de ter comprado a usina.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Antes eu achava as Gilsom bem confiáveis mais depois de pesquisas ele realmente passa dos 14v, eu acho que as melhores são as DB e as Fontes JFA.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Antes eu achava as Gilsom bem confiáveis mais depois de pesquisas ele realmente passa dos 14v, eu acho que as melhores são as DB e as Fontes JFA.

 

Concordo! Um amigo tinha uma... dava um ruido tremendo e era enorme!

Trocou por uma RICSOM... manda quase os 200 amperes declarados, mas passa de 14,5 fácil! é fo**!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você quer usar a fonte e quando não quizer, tirar para guardar?

 

Você pretende quando estiver usando a fonte, carregar também a bateria do carro?

 

Nesse caso deve suprir o consumo total do sistema. A energia para o som, será somente da fonte?

 

A energia para o som será de uma bateria extra + fonte e estes não estrão ligados à bateria do cofre?

 

Na verdade eu uso a bateria do cofre (65a) interligada com uma de mala (165a). Mas no dia-a-dia, eu uso só a do carro e deixo a da mala guardada. Dai vou deixar a fonte em casa também.

Quando ligar a fonte, qria que carregasse tudo junto e que fosse fácil a ligação. Como fazer? Aonde entraria o disjuntor ai? A ligação para a bateria do cofre tem um fusível, mas da bateria da mala para a potência não. Quais as consequências (se houver)?

Editado por Renan Oliveira

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na verdade eu uso a bateria do cofre (65a) interligada com uma de mala (165a). Mas no dia-a-dia, eu uso só a do carro e deixo a da mala guardada. Dai vou deixar a fonte em casa também.

Quando ligar a fonte, qria que carregasse tudo junto e que fosse fácil a ligação. Como fazer? Aonde entraria o disjuntor ai? A ligação para a bateria do cofre tem um fusível, mas da bateria da mala para a potência não. Quais as consequências (se houver)?

 

Consequências em casos GRAVES pegar fogo...

Esse tira e bota de bateria e fonte, não sei, não faz muito a minha ideia, mais procuraria algo em casa de materiais elétricos, tipo uma tomada de alta corrente seila, para não ter que ficar mexendo com os fios e ainda correndo o risco de ligar algo invertido e fazer uma caca bem grande

 

 

Eu particularmente deixaria modulo, fonte e bateria fixos no carro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na verdade eu uso a bateria do cofre (65a) interligada com uma de mala (165a). Mas no dia-a-dia, eu uso só a do carro e deixo a da mala guardada. Dai vou deixar a fonte em casa também.

Quando ligar a fonte, qria que carregasse tudo junto e que fosse fácil a ligação. Como fazer? Aonde entraria o disjuntor ai? A ligação para a bateria do cofre tem um fusível, mas da bateria da mala para a potência não. Quais as consequências (se houver)?

 

Por incrível que pareça eu tenho uma dúvida bem parecida. Só fiz os questionamentos para entender melhor a necessidade.

 

Eu queria montar um rack para um "som portátil", com player ou mix (com usb) + amplificador + bateria + fonte e gostaria de deixar um acesso da fonte para carregar baterias externas, tipo bateria de carros lá de casa, por exemplo.

 

Outra coisa que eu pensei em colocar 02 disjuntores (um no positivo e outro no polo negativo), para cortar (quando tivesse com o rack para tocar) e quando for utilizar a fonte para carregar a bateria externa e liberar corrente. Talvez poderia trazer riscos aos equipamentos ligados na fonte (dentro do rack).

 

Acho que tive disjuntores que "isolassem" a fonte dos demais itens enquanto tivessem carregando as baterias externas, acho que não teria problemas.

 

No caso do colega, ele poderia montar o tal rack com fonte + bateria, só que os disjuntores para cortar a saida, estariam no seu carro. Quando fosse ligar o rack ao seu som, liberava o disjuntor. Dijuntor serviria como chave.

 

Já pensei nestas tomadas Steck e elas tem até de alta amperagem (63A, não sei tem maiores), mas se calcularmos a potência máxima, teremos:

63A x 12V = 756w

 

Não entendo muito dessa parte, mas isso significa dizer que o máximo de potência para ter perdas seria 756w ou esse valor de potência calculado não tem nada haver com a potência do amplificador?

 

 

Vamos ver se alguém que entende melhor, poderia ajudar.

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Consequências em casos GRAVES pegar fogo...

Esse tira e bota de bateria e fonte, não sei, não faz muito a minha ideia, mais procuraria algo em casa de materiais elétricos, tipo uma tomada de alta corrente seila, para não ter que ficar mexendo com os fios e ainda correndo o risco de ligar algo invertido e fazer uma caca bem grande

 

 

Eu particularmente deixaria modulo, fonte e bateria fixos no carro

 

Amigo Higor, faço assim pois utilizo o som em alto volume apenas uma ou duas vezes ao mês. O restante do tempo uso ele baixo - no dia-a-dia.

Dai não compensa ficar carregando peso extra (bateria, fonte) sem finalidade pois só traz danos ao carro (mola, amortecedor, gasolina, etc).

Bom, esse é o meu motivo de não deixá-los no carro.

 

 

Por incrível que pareça eu tenho uma dúvida bem parecida. Só fiz os questionamentos para entender melhor a necessidade.

 

Eu queria montar um rack para um "som portátil", com player ou mix (com usb) + amplificador + bateria + fonte e gostaria de deixar um acesso da fonte para carregar baterias externas, tipo bateria de carros lá de casa, por exemplo.

 

Outra coisa que eu pensei em colocar 02 disjuntores (um no positivo e outro no polo negativo), para cortar (quando tivesse com o rack para tocar) e quando for utilizar a fonte para carregar a bateria externa e liberar corrente. Talvez poderia trazer riscos aos equipamentos ligados na fonte (dentro do rack).

 

Acho que tive disjuntores que "isolassem" a fonte dos demais itens enquanto tivessem carregando as baterias externas, acho que não teria problemas.

 

No caso do colega, ele poderia montar o tal rack com fonte + bateria, só que os disjuntores para cortar a saida, estariam no seu carro. Quando fosse ligar o rack ao seu som, liberava o disjuntor. Dijuntor serviria como chave.

 

Já pensei nestas tomadas Steck e elas tem até de alta amperagem (63A, não sei tem maiores), mas se calcularmos a potência máxima, teremos:

63A x 12V = 756w

 

Não entendo muito dessa parte, mas isso significa dizer que o máximo de potência para ter perdas seria 756w ou esse valor de potência calculado não tem nada haver com a potência do amplificador?

 

 

Vamos ver se alguém que entende melhor, poderia ajudar.

 

 

A minha ideia de disjuntor é a que ele faria o uso do fusível, não é isso? E que só precisa ser colocado no fio do positivo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você escolhe disjuntor ou fusivel a ser usado

sendo ele que sera somente no positivo.

disjuntores tem 3 classes sendo A, B, e C onde cada determina o tempo de ação onde o A dessarma facilmente com sobre corrente e C ja é mais lento recomendo o C

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agora estou na duvida se pego a dbsound ou a Usina 120ª

Meu Set é o seguinte Parcialmente

HD 5000

Hurricante 4.250

2 bateria de 120A

1 Bateria de 48ª no cofre

 

A duvida é aonde vou coloca a fonte pois a caixa Canhão já ocupou todo espaço no porta mala

Atraz do banco já estão os amplificadores e o banco está em 90° tive que tirar a carenagem do porta-mala Lateral (ECOSPORT)e dar umas martelada na lataria para a caixa entrar !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Outra dúvida. Já li que não recomendam carregar duas baterias com amperagem diferentes (tipo as minhas: uma de 65 e outra de 165). Mas isso só serve para carga lenta ou também quando o som tiver ligado? Ou é lenda?

Editado por Renan Oliveira

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim reduz a vida util da menor , mais é coisa tipo de 5anos para 4anos e 11meses e meio .

 

Nem da bola , usei a vida inteira , todo mundo usa e nunca tive problema.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...