Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Renan Oliveira

Fontes - Usina 120a x Jfa turbo 800

Recommended Posts

Pessoal fiz a instalação e deu tudo certo, mas surgiu um problema, os bornes da bateria ficaram muito próximo da lata do banco....existe algum tipo de proteção para isolar os bornes da bateria?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tem liquido tipo pasta, não lembro nome, acho q tem na Leroy Merlyn, o Arthur aqui do trio sabe o nome, ou vai camara de de de pneu mesmo!! hehehh

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Blz vou procurar essa pasta se não achar vou de câmera de ar mesmo... vou colocara umas fotos do som pode ser que apareca novas idéias...

 

Valeu...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu ja usei câmera, mas pode ser qualquer material isolante entre o borne e a lata, tipo plástico, madeira, algum compensado fino etc... até mesmo colocar pouco daquela espuma que usam para sentar janelas ou na lojas auto peças carro tambm tem uma gosma pastosa tipo graxa que ao secar endurece ficando borrachuda várias opções.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

fita isolante líquida . Silicone.

 

Enviado de meu GT-S5360B usando o Tapatalk 2

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

1 Qual a diferença entre fonte/carregador, disposição lógica de elementos(topologia), FULL BRIDGE e HALF BRIDGE ?

R:

 

2 A JFA era Full, agora é Half ..... A DBSOUND,USINA,SD,OVERLOUD,RICSOM,GILSOM qual disposição usa?

R:

 

3 Me lembro que a primeira fonte que conheci foi a jfa 150(desenho da balança) , e tinha um trafo,toroide.... algo assim dentro bem grande, e as fontes eram bem pesadas,... como que foi essas atualizaçoes de la pra ca?

 

 

4 Alguem conhece essas fontes(cada marca), abertas,... tem fotos ? Comparativos entre cada?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

1 Qual a diferença entre fonte/carregador, disposição lógica de elementos(topologia), FULL BRIDGE e HALF BRIDGE ?

R:

 

2 A JFA era Full, agora é Half ..... A DBSOUND,USINA,SD,OVERLOUD,RICSOM,GILSOM qual disposição usa?

R:

 

3 Me lembro que a primeira fonte que conheci foi a jfa 150(desenho da balança) , e tinha um trafo,toroide.... algo assim dentro bem grande, e as fontes eram bem pesadas,... como que foi essas atualizaçoes de la pra ca?

 

 

4 Alguem conhece essas fontes(cada marca), abertas,... tem fotos ? Comparativos entre cada?

bela pergunta tmb gostaria de saber...

as novas jfa HALF BRIDGE são muito barulhenta quando vc liga parece que vai explodir.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

1 Qual a diferença entre fonte/carregador, disposição lógica de elementos(topologia), FULL BRIDGE e HALF BRIDGE ?

R:

 

2 A JFA era Full, agora é Half ..... A DBSOUND,USINA,SD,OVERLOUD,RICSOM,GILSOM qual disposição usa?

R:

 

3 Me lembro que a primeira fonte que conheci foi a jfa 150(desenho da balança) , e tinha um trafo,toroide.... algo assim dentro bem grande, e as fontes eram bem pesadas,... como que foi essas atualizaçoes de la pra ca?

 

 

4 Alguem conhece essas fontes(cada marca), abertas,... tem fotos ? Comparativos entre cada?

 

Boa tarde !!!

 

Perguntas bem técnicas heim ... sou usuário contínuo de Fonte/Carregador e vou te dar minha opinião, elas evoluíram em tamanho e peso mas em eficiência elas regrediram, uma Fonte Chaveada (levinha) tem uma eficiência de +/- 80% já uma fonte com Transformador (de qualidade com fio de cobre) tem uma eficiência de 100%, no caso de energia para suprir a necessidade do momento (eventos e/ou carregando) oque você prefere ???

 

- Fonte barulhenta não dá pra deixar ligada em casa de um dia para o outro (à noite) !!!

- Fonte que não consegue retificar a tensão do primário (tomada), tendo em vista que sempre existe uma queda de tensão principalmente em eventos também não dá !!!

- Fonte sem um leitor digital de corrente (amperes) é ruim pois você fica sem referência de carga e/ou consumo !!!

 

Esta é minha opinião !!!

 

Abraço !!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde !!!

 

Perguntas bem técnicas heim ... sou usuário contínuo de Fonte/Carregador e vou te dar minha opinião, elas evoluíram em tamanho e peso mas em eficiência elas regrediram, uma Fonte Chaveada (levinha) tem uma eficiência de +/- 80% já uma fonte com Transformador (de qualidade com fio de cobre) tem uma eficiência de 100%, no caso de energia para suprir a necessidade do momento (eventos e/ou carregando) oque você prefere ???

 

- Fonte barulhenta não dá pra deixar ligada em casa de um dia para o outro (à noite) !!!

- Fonte que não consegue retificar a tensão do primário (tomada), tendo em vista que sempre existe uma queda de tensão principalmente em eventos também não dá !!!

- Fonte sem um leitor digital de corrente (amperes) é ruim pois você fica sem referência de carga e/ou consumo !!!

 

Esta é minha opinião !!!

 

Abraço !!!

Boa tarde !!!

 

Perguntas bem técnicas heim ... sou usuário contínuo de Fonte/Carregador e vou te dar minha opinião, elas evoluíram em tamanho e peso mas em eficiência elas regrediram, uma Fonte Chaveada (levinha) tem uma eficiência de +/- 80% já uma fonte com Transformador (de qualidade com fio de cobre) tem uma eficiência de 100%, no caso de energia para suprir a necessidade do momento (eventos e/ou carregando) oque você prefere ???

 

- Fonte barulhenta não dá pra deixar ligada em casa de um dia para o outro (à noite) !!!

- Fonte que não consegue retificar a tensão do primário (tomada), tendo em vista que sempre existe uma queda de tensão principalmente em eventos também não dá !!!

- Fonte sem um leitor digital de corrente (amperes) é ruim pois você fica sem referência de carga e/ou consumo !!!

 

Esta é minha opinião !!!

 

Abraço !!!

 

 

Tem certeza ? a fonte que vc se refere sao as fontes lineares ( aquelas com trafos toroidais ) ???

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem certeza ? a fonte que vc se refere sao as fontes lineares ( aquelas com trafos toroidais ) ???

 

Tenho !!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Conte-nos mais ... pois tenho uma que fiz aqui com um trafo de nobreak 1500va dois diodos parrudinhos de maquina de solda e um pequeno banco de capacitores que tem apenas 2 coolers e dificilmente esquenta porem quando ligado a tomada deixa o medidor louco :vts .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Conte-nos mais ... pois tenho uma que fiz aqui com um trafo de nobreak 1500va dois diodos parrudinhos de maquina de solda e um pequeno banco de capacitores que tem apenas 2 coolers e dificilmente esquenta porem quando ligado a tomada deixa o medidor louco :vts .

 

Acho muito arriscado usar uma "fonte caseira", um defeito nesse circuito pode elevar a tensão de saída e detonar a(s) Bateria(s), isso se não já detonou :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se tem perigo eu nao sei , mas quando medi a ultima vez ela deu pouco mais de 100a e cabo de 16mm esquenta , chegando a ficar morno apos aprox 15 a 20 min .

Acho que nao tem perigo de torrar bateria pq sem carga nao passa de 15.5volts , ja toquei sd3000 um stetsom 2k e um xingling ab de aprox 300rms com uma bateria de 100 de chumbo e nao vi a cair de 13.5v no multimetro e no voltimetro daqueles feitos com led :legal: . To feliz com ela mas sempre pensei em uma chaveada ( estou estudando pra fazer a minha ) ou compro uma jfa " que ja nao é tao cara assim se comparada as concorrentes " , o sistema é rustico mas é bem melhor que empurrar carro , gastei uns 50pila e algumas horas de trabalho . ;)

Nos explique mais sobre as topologias das fontes acho que papos assim engrandecem o forum e traz conhecimentos uteis na hora da escolha .

PS: Vc nao estaria confundindo as topologias nao ? Fontes lineares tem maior facilidade em lidar com surtos de tensão , ja as chaveadas sao mais " frágeis " a esses surtos e sempre vi/li que as lineares sao mais parrudas mas nao sao tao eficientes ( dissipam grande parte em calor ) alem de ter maiores volumes ( ja que na construção de trafos toroidais leva-se em conta a frequencia da rede ) .

Editado por RENNANIMADO

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o ruim dessas fontes 6vulgo "chupa-cabra" e que geralmente elas esquentam as 8baterias e fodem com elas antes mesmo que vc se de conta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A minha sempre que usei não esquentou as baterias pois ela mesmo apos uma noite carregando uma bateria que tenho aqui de 150a nao passou de 15v .

Eu sei que o ideal é 13.8v para carregar e tal , mas ela ta aqui firme e forte , tanto a bateria quanto a fonte e ja se vão la seus 2 a 3 anos de uso .

 

mas tem uma de um primo meu que eta desgraça pra gostar de ferver bateria , é 5 min e a bateria ta quente e cuspindo acido :vts .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde !!!

 

Perguntas bem técnicas heim ... sou usuário contínuo de Fonte/Carregador e vou te dar minha opinião, elas evoluíram em tamanho e peso mas em eficiência elas regrediram, uma Fonte Chaveada (levinha) tem uma eficiência de +/- 80% já uma fonte com Transformador (de qualidade com fio de cobre) tem uma eficiência de 100%, no caso de energia para suprir a necessidade do momento (eventos e/ou carregando) oque você prefere ???

 

- Fonte barulhenta não dá pra deixar ligada em casa de um dia para o outro (à noite) !!!

- Fonte que não consegue retificar a tensão do primário (tomada), tendo em vista que sempre existe uma queda de tensão principalmente em eventos também não dá !!!

- Fonte sem um leitor digital de corrente (amperes) é ruim pois você fica sem referência de carga e/ou consumo !!!

 

Esta é minha opinião !!!

 

Abraço !!!

 

Transformadores EI de alta potencia tem uma media de 50% de eficiência , o toroidal que é o mais eficiente não chega aos 60-65%.

 

Eu gosto muito de fonte com transformador , pelo custo X beneficio , facilidade de reparo e alto pico de corrente .

 

 

Mais falar que é mais eficiente que uma fonte chaveada não da não ..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Transformadores EI de alta potencia tem uma media de 50% de eficiência , o toroidal que é o mais eficiente não chega aos 60-65%.

 

Eu gosto muito de fonte com transformador , pelo custo X beneficio , facilidade de reparo e alto pico de corrente .

 

 

Mais falar que é mais eficiente que uma fonte chaveada não da não ..

 

É o seguinte, a fonte chaveada depende da tensão de entrada para ser eficiente na saída pois ela não consegue corrigir muito bem as variações que podem ocorrer em casos específicos, muitas vezes em eventos uma tomada 220V pode estar fornecendo 180V, já no caso da fonte com transformador isso não acontece, ela consegue corrigir isso muito bem, na fonte chaveada cerca de 15% é perdido só no circuito !!!

 

O mercado tem uma forte tendencia a vender idéias de baixo custo e que quase sempre são de baixa qualidade, já vi fonte HV que simplesmente retifica a onda e manda a tensão da tomada, tanto que a variação de tensão de saída dela é no máximo 220V, como as Baterias estão em série o cara demora a perceber que alguma Baterias ferveu !!!

 

Quanto ao Half Bridge e Full Bridge são topologias de tratamento da onda que eu não considero relevante para minha opinião exposta, EU não uso fonte chaveada mais porque percebi que a fonte com transformador carrega nais plenamente as Baterias !!!

 

Abraço !!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É o seguinte, a fonte chaveada depende da tensão de entrada para ser eficiente na saída pois ela não consegue corrigir muito bem as variações que podem ocorrer em casos específicos, muitas vezes em eventos uma tomada 220V pode estar fornecendo 180V, já no caso da fonte com transformador isso não acontece, ela consegue corrigir isso muito bem, na fonte chaveada cerca de 15% é perdido só no circuito !!!

 

As atuais são Full range 100-240v o que altera é a corrente de consumo ai nesse caso quem se ferra é a instalação da casa, mais posso te falar das usinas-JFA que ja testei todas se mostraram sem problemas quanto a tensão de entrada , a queda é muito pequena "bem menor que 1volt" perto da minha fonte com transformador de nucleo "EI" que tem saída de 15.3V sem carga na saída , em teste chegou a cair para 13.6v com 187v no primário dimensionado para 220v, coisa que nunca aconteceria com uma JFA-usina da vida , a tomada pode até torrar pelo consumo , mais no que depender das fontes num cai não .

 

O mercado tem uma forte tendencia a vender idéias de baixo custo e que quase sempre são de baixa qualidade, já vi fonte HV que simplesmente retifica a onda e manda a tensão da tomada, tanto que a variação de tensão de saída dela é no máximo 220V, como as Baterias estão em série o cara demora a perceber que alguma Baterias ferveu !!!

 

Baixo custo ? as digitais custam 40% mais que uma de transformador com mesma corrente de saída,

 

Baixa qualidade ? ja abriu uma JFA da vida e analisou os componentes , posso te falar da realidade das ruas , nenhuma fonte comercia de 100-120a de transformador segura o que a JFA turbo 80a segura ..

 

Quanto ao Half Bridge e Full Bridge são topologias de tratamento da onda que eu não considero relevante para minha opinião exposta, EU não uso fonte chaveada mais porque percebi que a fonte com transformador carrega nais plenamente as Baterias !!!

 

Concordo na parte das topologias , se bem dimensionada e construida as duas são eficientes .

 

Discordo novamente , a menos que a fonte de transformador seja com núcleo toroidal e com regulador de tensão-corrente na saída "nunca vi nenhum de transformador com tal recurso" elas vão subir até deus sabe onde e danificar as baterias , isso no principio pode parecer que carrega mais sim , porem com o tempo essa sobre carga se mostra muito prejudicial a durabilidade das baterias. "isso quando as baterias não colam as placas com pouco tempo"

 

Fontes digitais entram em flutuação e ficam mandando seus 1-2a a 14.4v com carga completa, isso alonga e muito a vida útil de qualquer bateria .

 

 

Falando no popular , na digital a fonte manda o que a bateria puxa , na de transformador a fonte empurra a corrente total GOELA a baixo das baterias .

 

Abraço !!!

 

 

Exemplo classico , Fonte SD120 , rende muito mais que todas as concorrentes de mesma carga , mais qualquer deslize e as baterias fervem RAPIDINHO .

 

 

PS , falo de produtos comerciais voltados ao som automotivo, se entrar na área de fontes industriais tem muita coisa anos Luz a frente .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Exemplo classico , Fonte SD120 , rende muito mais que todas as concorrentes de mesma carga , mais qualquer deslize e as baterias fervem RAPIDINHO .

 

 

PS , falo de produtos comerciais voltados ao som automotivo, se entrar na área de fontes industriais tem muita coisa anos Luz a frente .

 

Bom dia Arthur !!!

 

Não concordo com a maior parte do que você citou "em vermelho", mas não vou discutir, não preciso "explicar" minha opinião tendo em vista que você é irredutível com a sua, a única vantagem que uma das fontes que você citou tem e o Amperímetro fora isso é uma barulheira de cooler danada e quanto as fontes digitais carregar por completo eu discordo !!!

 

Fonte de transformador empurrar corrente guela abaixo das baterias ???

Só se for estes "chupa-cabras" caseiros que tem por ai ...

 

Abraço !!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

concordo com o que o arthur falou pois na pratica e bem isso ai, meus amigo tudo que tem fonte de transformador tem ou ja tiveram uma bateria estourada nao tem escapatoria essas fontes de transformador sao muito rudimentares , ajuda muito, mas nao pode vacilar.,

 

agora essas outras fontes digital nunca vi uma dar problema em bateria, e o ponto principal e esse vc economiza uma grana na fonte, e se fode mais pra frente com uma bateria estourada....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na verdade transformadores muito bem feitos tem sim eficiência acima de 95%, esses de rua (que transformam kV para 220V ou 110V) mesmo tem isso. Mas estes trafos simples que qualquer um enrola por aí tem eficiência entre 50 e 70% (em média).

 

Vale lembrar que as fontes chaveadas também tem um transformador, mas ele é bem menor pois trabalham em altíssimas frequências, e quanto maior a frequência menor o transformador fica. Mas a eficiência da fonte chaveada também vai depender da eficiência do transformador interno dela e dos outros componentes eletrônicos presentes no circuito da fonte.

 

Em questão de energia ruim e tensão baixa na entrada (abaixo da nominal), todo transformador/fonte tem perca de rendimento, se a energia está ruim não tem de onde tirar energia, não tem milagre, é igual bateria, se está descarregada não tem de onde tirar muita potência. Mas em transformadores a queda de tensão na saída é muito mais perceptível, pois é proporcional a queda na entrada. Já nas fontes chaveadas elas tentam corrigir através do PWM, aumentando e diminuindo a largura de pulso, para corrigir a tensão na saída. Mas se a rede está ruim não tem de onde tirar corrente/potência, qualquer tipo de carregador irá perder muito desempenho.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

concordo com o que o arthur falou pois na pratica e bem isso ai, meus amigo tudo que tem fonte de transformador tem ou ja tiveram uma bateria estourada nao tem escapatoria essas fontes de transformador sao muito rudimentares , ajuda muito, mas nao pode vacilar.,

 

agora essas outras fontes digital nunca vi uma dar problema em bateria, e o ponto principal e esse vc economiza uma grana na fonte, e se fode mais pra frente com uma bateria estourada....

 

Bom dia Matsui !!!

 

Realmente fontes com transformador mas sem um mínimo de cuidado e zelo na fabricação são comprometedoras, depois de pesquisar encontrei um fabricante de fontes com transformador que até então me parece ser de ótima qualidade "Flach Carregadores" !!!

Características que me convenceram:

 

- Proteção contra curto

- Proteção contra inversão de polos

- Mesmo ligada as pontas só ficam "energizadas" depois de instaladas

- Acionam a partir de 1,6V (para carregar Baterias extremamente descarregadas)

- Transformador com fio de cobre puro (sem alumínio)

- Visor Digital para leitura da Corrente consumida (amperes)

 

Assim que ela chegar vou retirar a JFA Turbo 1400 e colocá-la no lugar mas antes farei alguns testes de comparação principalmente da função "Carregando Baterias", daí escrevo as impressões que nem de longe poderão ser tomadas com "verdade absoluta" !!!

Mesmo porque no som automotivo "não existe verdade absoluta" !!!

 

Abraço !!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom eu tive uma gilson 200ah das antigas que era um trambolho e pesado, mas tocava até sem bateria direta no amplificador e sem qda de tensão nos prometidos 12,6v, ai tive tambem uma dessas novas leves não vou citar nome que jura que tem os 150ah kkkkkkkkk que mesmo com as baterias todas ligadas, mas devido a rede ta sobrecarregada e não estar nos 220v pois tava todo mundo usando, não conseguia elevar a tensão das baterias e manter os amplificadores ligados ai não sei como se comportaria nessa situação com antiga gilson de 200ah de transformador parrudíssimo. Mas me decepcionei com eficiência das fontes chaveadas frente a lidar com essa queda na tensão ou qdo as baterias estão com pouca carga, dificilmente seguram a onda dos prometidos >de 13v.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...