Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
LHL

[Renault Laguna] Som de Qualidade com Projeto Concluido

Recommended Posts

Projeto finalizado!

Antes de mostrar as novas fotos de como ficou, não posso de deixar de agradecer a equipe da loja Audio Design, que trabalhou bastante e muito bem, para que o projeto ficasse com a cara que havia planejado, assim como com toda a qualidade e os detalhes que o meu nível de exigência pedia.

Começando pelo dono Marcelo, que sem dúvida é uma das pessoas que mais conhece do assunto, há tantos anos no mercado, entregando sempre projetos de primeira. Seu toque final nos ajustes e parametrização do TA e fases faz sempre grande diferença, somada a instalação cuidadosa do André e do Ariel, que se supararam na porta e mala. Mais uma vez obrigado e parabéns pelo trabalho. Time de primeira!

Projeto_Som_Renault_Laguna_14.JPG

Como o passar do tempo, e quanto mais aprendemos, e treinamos nossos ouvidos, nos tornando mais exigentes, vamos percebendo de tão importante quando a escolha dos equipamentos certos para sua necessidade, é também a instalação cuidadosa, e depois o setup inicial dos ajustes de parametrização do player e amplificador.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estou aos poucos começando a ouvir e curtir com calma o novo som. E queria compartilhar algumas novas constatações, e mesmo apredizados deste projeto.

O interessante é que com o passar do (pouco) tempo, talvez amaciando com o uso no dia a dia, e meu ouvido acostumando também, e no final das contas estou achando que esta ficando melhor!

Outro aspecto interessante, que sinceramente nunca havia dado bola, mas que o pessoal na loja comentou no dia que ficou pronto, é que o som do tweeter sem a tela (metática) fica bem melhor. Na hora não acreditei ou percebi bem. Mas depois com calma e testando, não é que eles estavam com razão, e fazia mesmo diferença nos agudos, que ficaram mais cristalinos e prolongados sem a tela...

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns, ficou muito bonito!

E sem dúvidas, tweeter sem tela é MUITO melhor.

Só tem que tomar cuidado com o pessoal que tem o olho na ponta do dedo!

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns, ficou muito bonito!

Abs

PQP porque todo mundo faz isso?

Compartilhar este post

Link para o post

PQP porque todo mundo faz isso?

Quando eu estava com os XT25 no carro, o que eu mais ouvia era "Nossa, o biquinho disso aqui é duro!".

Compartilhar este post

Link para o post

Imagina vc chegar pra pegar o carro no lava rápido e os 2 domo do meu Morel Supremo amassados..

Que raiva do peão!!

O dono do lava rápido se fu...!! Teve que me dar um par novinho!!hahahaha

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente depois de ouvir um pouco mais concordo que sem a tela o som fica sim melhor, mas infelizmente a tela é um mal necessário, para primeiro proteger, em especial dos manobristas e lava-jatos da vida, depois para deixa-los mais discretos na rua.

Vejam só na foto abaixo como ficou com e sem a tela o tweeter do Morel Elate do lado esquerdo do motorista, em uma peça feita especialmente para ele, moldada sobre o local original, na cor preta para ida deixar mais perto do original e discreto, porém desta vez com ele colocado na vertical direcionado on-axis para o motorista.

Laguna_Pronto_Detatle_do_Tweeter_no_Painel_com_e_sem_Tela_Metalica_1.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Queria dar continuidade em mostrar como ficou o projeto final concluido, e hoje vou trazer o player escolhido, que foi o Alpine CDA 137 BTi, que foi instalado no lugar original no painel, que este carro tem uma particularidade interessante que é uma proteção do próprio Laguna, que permite fechar e deixa-lo escondido, como podem ver pela foto abaixo...

Laguna_Pronto_Painel_com_Alpine_137_BTi_com_IPod_Classic_1.jpg

Outra particularidader original é um nincho porta-treco abaixo do player, que é então aonde foi colocado o cabo para ligar o IPod Classic de 160 Gb, que uso bastante, até mais do que o CD, principalmente pela praticidade, de poder colocar muita coisa, mesmo em MP3 com 320 Kbps. Ele tem um bom recurso de busca de músicas, usando o mesmo botão central do volume, que é grande e prático,. Uma vez plugado, controla totalmente o IPod, e usa todos seus recursos (inclusive de lista). Da mesma forma que começa e troca de música muito rápido. Basta plugar o Ipod no cabo que rapidamente é reconhedido, e toma o comando do mesmo.

O que gostei bastante nele, foi a parte do Bluetooth (BT) nativo, que uso ligado no IPhone não apenas para o telefone, que vem já com microfone (muito bom para pegar a voz ambiente), e captura e usa todos recursos como identificador na tela, suas listas de telefones, etc, mas uso também principalmente para audio, seja de MP3, seja bastante e cada vez mais para rápido de Internet em alta definição.

Tudo com o bom display de 2 linhas, que mostra musica, cantor, album, nome da lista, etc. Prático.

Na parte de recursos de setup de audio, até que é melhor do que esperava, seja em cortes, nivel e fases do sub, e principalmente na parte de TA. Logicamente esta longe de ter tudo o que um processador externo tem. Mas ele não foi feito para isto.

Achei a qualidade sonora muito boa. Sem diferenças para o W505 do outro carro. Ainda que este com uma tela maior e touch screen seja logicamente melhor e mais amigável.

Em termos de frescuras, ele troca de cor, mas não tem nenhum laranja para combinar com a iluminação original do painel do carro.

Ainda estou explorando ele mais a fundo, e me acostumando. O que estou sintindo falta é o comando no volante, que neste caso não é possível por causa do Laguna. Algo pouco comum em 98...

Compartilhar este post

Link para o post

Quando eu estava com os XT25 no carro, o que eu mais ouvia era "Nossa, o biquinho disso aqui é duro!".

:banghead :banghead

Imagina vc chegar pra pegar o carro no lava rápido e os 2 domo do meu Morel Supremo amassados..

Que raiva do peão!!

O dono do lava rápido se fu...!! Teve que me dar um par novinho!!hahahaha

:o :o

:o

:o

Compartilhar este post

Link para o post

Continuando a série de fotos mostrando o resultado final pronto...

Segue agora mais algumas fotos, para verem como ficou a porta da frente finalizada, com os mids de 6" do Morel Elate na porta tratada mas fases externa e interna com manta, com um reforço extra de uma placa da Focal BAM atrás do falante, que usa a tela original vazada de metal. Na foto detalhe da peça do tweeter sem a tela ao fundo sobre o painel.

Laguna_Pronto_Porta_Dianteira_com_Morel_Elate_com_Tela_Original_Angulado_1.jpg

O objetivo foi tentar manter o máximo possível a originalidade, porém não abrindo mão da qualidade, e de alguns detalhes do acabamento e posicionamento, como ter trazido o falante mais para fora do local original, tomando o cuidado de não ser demais, para não ficar batendo na perna, ou fazendo que ficasse abafado com isto, pelo contrário, o objetivo era deixa-lo mais livre possível para trabalhar, o que pode ser visto nos detalhes da foto acima.

Outro detalhe foi ter o colocado de uma forma um pouco angulada para cima e em direção do motorista, sobre uma peça feita sob medida sobre a moldura original, coberta por um novo curvim muito perto do original e da própria cor cinza claro, que quase não se percebe a diferença. Mantendo o contraste das peças pretas sobre o fundo cinza, dando destaque.

Compartilhar este post

Link para o post

Meu review sobre seu projeto...

Planejamento, Execução, Acompanhamento, posts, fotos e textos. Espetacular!!

Não é só mais um post com fotos de equipos=aquisições aonde a maioria fica babando apenas pelo consumismo...

Esse foi de longe o melhor acompanhamento de projeto que participei... não está pesado em detalhes técnicos... e sim mais focado em informações práticas e objetivas...

Usarei o seu tópico como referência para a criação do tópico do meu projeto.

Parabéns! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Não é só mais um post com fotos de equipos=aquisições aonde a maioria fica babando apenas pelo consumismo...

Esse foi de longe o melhor acompanhamento de projeto que participei... não está pesado em detalhes técnicos... e sim mais focado em informações práticas e objetivas...

Realmente esse tópico poderia ser referência para tópicos de apresentação de projeto.

Além disso, parabéns pelo set!

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado. Fico feliz que tenham gostado, e principalmente seja útil, pois este era exatamente meu objetivo inicial, de compartilhar, E que acho que você conseguiu pegar bem pelos seus comentários.

Queria tentar desta vez fazer algo de uma forma mais interativa, de definir e planejar, antes de executar. Aonde apesar de ter uma linha na cabeça, com algumas opções, queria ler um pouco de sugestões e críticas, o que infelizmente foi pequena, perto do que esperava no início. Mas todas que vieram foram bem aceitas e aproveitadas de alguma forma.

O planejamento e definição é ao meu ver uma fase importante, não apenas dos equipamentos, mas da instalação. Pensar em cada detalhe antes, até parra passar ao instalador exatamente o que queremos. E desta vez foi feito com calma. Para curtir...

A idéia surgiu de um carro antigo (1998) que tenho (único dono), normalmente usado nos dias de rodízio em SP, que tinha um som bem antigo ainda da época, com um MD Player da Sony, que era o top de linha na época, e quebrou a não ler mais dos discos, com 2 Kits Kicker Resolution RS6 (frente e portas traseiras), e que precisa logicamnte de um update.

Mas usando muitos dos equipamentos que estavam parados em casa, e que precisavam coitados de um destino mais digno do que ficar empoeirando no fundo de um armário no esquecimento, depois que foram substituidos em upgrades do carro principal. Tinham muito o que ainda dar. Em especial o Kit Morel Elate.

A idéia então era fazer um som de qualidade, nada hi-fi, para o uso de poucos dias da semana, com um bom custo benefício, Algo para curtir. Sem ouvir alto. Mantendo a originalidade, quando possível.

Como ia viajar a trabalho para a Inglaterra, resolvi agillizar a idéia, e já trazer os cabos, por ser por sinal um dos melhores lugares dos mundos para isto. De cabos os ingleses conhecem e fazem bem. Aproveitei para trazer um novo player da Alpine, recém lançado, com uma tecnologia de BT mais nova, para substituir o velho MD.

Proxima etapa foi buscar um amplificador legal de 3 canais (Kit + Sub) aqui no Forum de Classificados. Sempre desejava experimentar a DLS, que admirava há algum tempo.

ostado

Como disse era uma forma de compartilhar um pouco, de tudo do que fui aprendendo com todos aqui, ao longo dos últimos anos, e de alguns projetos neste período no carro principal. Agora mais maduro, era hora de fazer algo diferente, mas prestando atenção nos dettalhes, e que fosse algo chique e classico, como é o meu estilo. Mas com os pés no chão. Sem exageros ou gastar aonde não valeria a pena, e o ganho marginal seria pequeno.

Ao mesmo tempo, não queria finalizar tudo de uma vez só, deixando uma segunda etapa a ser feita, já pensada, mas não executada, até para que a brincadeira não acabe assim tão fácil, que será um Sub melhor, e um amplificador dedicado para ele, mais forte um pouco, ainda que este básico não esta fazendo feio.

Semana que vem eu mando mais algumas fotos que faltam do resultado final, com detalhes da mala e da caixa do sub.

Compartilhar este post

Link para o post

Um detalhe que pouco comentei no projeto, e que não havia mostrado ainda fotos, mas que também é importante para o resultado final, foi a localização dos crossovers do Kit Morel.

Laguna_Pronto_Crossover_Sobre_os_Bancos_1.JPG

Que foram colocados escondidos sobre o banco, presos em uma estrutura de madeira, colada por sua vez no piso da lataria para ficar bem firme, e depois coberta com o acabamento do próprio carpete do carro, mas mantendo ele acessível caso seja necessário um ajuste.

Assim como, a localização foi prositalmente feita para ficar mais perto dos falantes do kit, o que logicamente significa menor necessidade de cabos de falantes (Chord Carnival). Para facilitar a instalação e a qualidade final, os cabos vieram de fábrica já com as pontas com o plug banana, para ajustar perfeitamente tanto no amplificador como também no crossover.

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns, muito bom o acabamento e o set top.

Tbm venho elogiar a apresentação do seu projeto, esta de parabéns mesmo!

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Gostei do resultado final, bonito e clean. E especialmente da solução de montagem para o kit 2 vias, tanto a customização da porta quanto o pod para tweeter ficaram muito bonitos. :legal:

Editado por RiQuati

Compartilhar este post

Link para o post

A instalação dos mids ficou muito show! Parabéns, Luiz! :legal:

Sobre o projeto, não tenho nem o que falar.

Na verdade, tenho: Devolve meu RA30, po***! rsrs Fiquei com saudade dele, ao ver instalado no seu carro. E, como eu te disse, já tinha testado esse amp com o Elate e foi um dos melhores casamentos que consegui até hoje. Praticamente plug&play.

Qdo vc vai me convidar pra ouvir o resultado pessoalmente, hein?

Editado por ThiagoPug

Compartilhar este post

Link para o post

Eu, como sou esculachado, responderia que é porque ele está excitado.

Acho até que vou colocar meus XT25 pra forçar uma situação dessa, só pra me divertir um pouco. :P

Compartilhar este post

Link para o post

Eu, como sou esculachado, responderia que é porque ele está excitado.

Acho até que vou colocar meus XT25 pra forçar uma situação dessa, só pra me divertir um pouco. :P

:+1 :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Na verdade, tenho: Devolve meu RA30

Fiquei com saudade dele, ao ver instalado no seu carro.

Então para ir matando a saudade dele, mais algumas fotos, que ainda não tinha mostrado melhor, que foi a parte que mais modificações sofreu no projeto, que foi a mala do carro.

Aonde para começar foi feito um novo piso em madeira, ao longo de toda a mala, para dar a base para a criação de uma nova lateral (direita), aonde foi colocada a estrutura para uma caixa em madeira pintada em laca na cor "Black Piano" brilhante, que serviu não apenas para a base do amplificador RA30, mas também como uma moldura, dando destaque não apenas ao DLS, mas também visão nos cabos (Chord para os falantes com plug banana de fábrica nas pontas e Altlas para o RCA), com o cuidado de deixar acesso aos botões de ajustes do amplificador. Tudo forado por um novo carpete preto importado (aliás falta forrar o restante da mala, pois o rolo acabou, e tenho que importar mais).

Laguna_Pronto_Amplificador_DLS_RA30_com_Caixa_Dutada_de_Sub_Hertz_DS_250_1.JPG

Outra novidade foi uma caixa dutada em MDF forada de carpete (cinza por enquanto) no formato trazezoidal encostada no fundo da mala para o Sub Hertz, com o detalhe de plugs na lateral esquerda da caixa, aonde são ligados os cabos dos falantes do Sub vindo do amplificador, de forma que a caixa possa ser facilmente retirada, se preciso, dando espaço completo de carga da mala.

Assim como, a idéia do projeto, é ter uma segunda parte, aonde vou fazer esta outra nova lateral (esquerda), seguindo o mesmo formato da atual, desta vez com um sub ainda melhor, em uma caixa selada com um amplificador mono dedicado a ele. Ainda que este esteja sim tocando muito bem, até acima do que eu esperava.

Provavelmente neste momento devo vender nos classificados do Forum a caixa com o sub em um conjunto completo e pronto.

E, como eu te disse, já tinha testado esse amp com o Elate e foi um dos melhores casamentos que consegui até hoje.

Qdo vc vai me convidar pra ouvir o resultado pessoalmente, hein?

Sinceramente, acho que faltou um pouco de potência no RA 30 para o Kit Morel, que merecia, e pede, um pouco mais, o que reflete no mid-bass, ainda mais para quem esta acostumado com um Focal no carro do dia a dia. Talvez possa troca-lo e vende-lo no momento do upgrade do sub.

Quanto a ouvir é uma questão só de combinar em um final de semana. Sem frescuras.

Quanto mais eu tenho ouvido, e como não uso ele no dia a dia, não tem sido muito, eu tenho gostado mais, me acostumando, o conjunto amaciando, os ajustes pequenos de cortes e equalização melhorando, e vamos curtindo o resultado final, que tive o prazer de compartilhar desde o começo com vocês todos aqui. Espero que tenham gostado da proposta desta troca de idéias, e que ela possa servir de inspiração para outros projetos.

Compartilhar este post

Link para o post

O Elate realmente poderia ter um pouco mais de sensibilidade, né? Concordo contigo que falta potência pra ele tocar o que pode, mas o casamento ainda assim é excelente.

Quem usa Focal - que já chega dando patada - demora um pouco a se acostumar ao estilo mais "comportado" dos Morel. Na verdade, acho que trocamos de posição: Eu peguei agora um kit Focal KRX2, mas ainda não o instalei. Estou com receio de instalar ele no DLS (já ouvi alguns comentários falando que não casam), e tô praticamente sem referência. rs Vai ser uma brincadeira pra várias semanas, pelo visto.

Compartilhar este post

Link para o post

Na verdade, acho que trocamos de posição: Eu peguei agora um kit Focal KRX2, mas ainda não o instalei. Estou com receio de instalar ele no DLS (já ouvi alguns comentários falando que não casam), e tô praticamente sem referência. rs Vai ser uma brincadeira pra várias semanas, pelo visto.

No meu carro digamos principal, que uso no dia a dia, tinha este Elate, mas acabei trocando exatamente por um Focal KRX2, por isto conheço bem os dois...

Que tem estilos diferentes, mas ambos são excelentes! Quer ouvir?

Ate já pensei em fazer um swap de colocar o Mid do Focal com um Tweeter do Morel...

Compartilhar este post

Link para o post

No meu carro digamos principal, que uso no dia a dia, tinha este Elate, mas acabei trocando exatamente por um Focal KRX2, por isto conheço bem os dois...

Que tem estilos diferentes, mas ambos são excelentes! Quer ouvir?

Ate já pensei em fazer um swap de colocar o Mid do Focal com um Tweeter do Morel...

Com certeza, quero! Te mando uma MP, pois perdi seu número.

Compartilhar este post

Link para o post

Com certeza, quero! Te mando uma MP, pois perdi seu número.

eai, colocou um tw morel + mid focal?

como ficou?! to na mesma duvida.

vlw.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...