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LHL

[Renault Laguna] Som de Qualidade com Projeto Concluido

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Olá Pessoal que gosta de som de qualidade,

 

Gostaria de convida-los para se divertir um pouco, sem compromisso, me ajudando a definir a próxima etapa de meu projeto, mandando sugesões e críticas construtivas.

 

O projeto é para um Renault Laguna 98, um carro antigo que tenho, muito pouco rodado, e que não vale muito, por isto que uso normalmente ou no Rodízio semanal durante a semana (algo que só quem mora em São Paulo entende), ou nos finais de semana. Por isto mesmo a idéia é fazer algo legal, porém sem ser top de linha, e digamos hi-fi, mas sim algo de qualidade, que não abro mão, até por que depois que acostuma não consegue mais ouvir qualquer coisa.

 

Tratava-se de um carro antigo, que tinha um som bom da época, ou seja, ultrapassado para o que podemos fazer hoje, seja em termos de equipamentos, seja em termos de instalação, o som e o gosto evoluiram muito.

 

Para ter uma idéia o som de 98 era: Player MD Sony MDX-C7900 (com problemas de leitura dos discos, o que inclusive ser o gatilho, deste projeto), mas que na época, aonde ainda não existia gravação de CD ou MP3, era o que havia de melhor, com amplificador Kicker ZX 460 (Vendido daqui no Forum), 30W x 4, que era realmente muito bom, com um Kit 2 vias da Kicker RS 65.2, na frente e outro atrás (tocando bem baixo). O Sub original era um Kicker Solobaric S12D em uma caixa selada.

 

Olhando assim hoje parece pouco, mas na época era o máximo... :-)

 

Só para relembrar Old School de 15 anos atrás, Selenium Triaxial de 6 na frente, e Quadriaxial 6x9 no tampão de trás, era o melhor que tinhamos... :-)

 

Resolvi então dar uma atenção especial a este carro de estimação. Começando logicamente pelo som.

 

A primeira coisa que veio a cabeça foi usar peças que estava paradas aqui no armário de outros projetos do meu carro principal do dia a dia, que foram sofrendo updates, mas que o antigo não foi herdando, coitado. Porém vi que não era o suficiente, ou então o que tinha não era adequado com o que estava montando. E complementar com o que faltava...

 

Depois eu conto mais do projeto para vocês irem acompanhando e participando de forma interativa. Fique a vontade...

Editado por LHL

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Só para mostrar para quem não lembra uma foto do Carro e do interior...

 

]mqdefault.jpg

 

E é exatamente desta corzinha (verde) mesmo. Quem sabe depois ganha um evelopamento com preto fosco... :-)

 

Vejam só o painel e os detalhes do posicionamento dos falantes na porta e o twitter no painel, virado para cima para o vidro.

 

1335460934_345265582_7-Renault-Laguna-Brasil.jpg

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interior lembra muito o clio e a scenic de 2001 pra frente.

se bem que o clio é igual até hoje :banghead

 

primeiro algumas perguntas básicas:

 

1) qual estilo de música vai tocar predominantemente ?

2) o que você espera no resultado final ? um som equilibrado em todas as frequencias, ou graves SUPER presentes com bastante pegada/kick ?

3) orçamento ?

4) instalação DIY ou loja ?

 

abs!

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Primeira mudança na idéia inical deste projeto, foi mudar o amplificador original, que tinha sobrando nos upgrades, para ser usado agora, que era um Alpine MRA-550, de 5 canais (DD e DTS), que apesar de certa qualidade era fraco em termos de potência para tocar os Kits e Sub, que desejava, com apenas um amplificador.

 

Fui então a busca de um nos classificados deste forum, que é sempre uma excelente fonte, principalmente achando que realmente quer vender, pois tem muita gente que coloca preços, que de cara se vê que a pessoa não quer vender na prática (pessoal para se comprar usado, tem que ter uma boa vantagem e diferença de preço para um novo).

 

Há muito tempo que queria ter um Kit ou amplificador da DLS no meu carro. Achei que era a hora, até por alguns modelos terem esta configuração 3 canais (Kit + Sub), ainda que tenha ficado muito tentado por um Audison (que gosto bastante e é o que tenho no meu carro do dia a dia) da linha VRX, que vi a venda, mas custavam bem mais, e teria que ser dois, e ai o espaço na mala começava a complicar. Procurei um DLS RA 50, que é da linha intermediária da DLS (se é que podemos usar este adjetivo com os produtos de qualidade diferenciada deles). Infelizmente não achei. Mas achei, um DLS RA 30 por um preço bem legal, e conversando com o vendedor, chegamos a um comum acordo, e negócio foi fechado. Esta parte estava aparentemente resolvida.

 

ca30.jpg

Foi para tocar um Kit 2 vias Morel Elate de 6", que estava parado desde que o troquei por outro da Focal no carro principal. E era uma injustiça deixa-lo parado. Um kit excelente. Ainda que este DLS talvez seja um pouco (70W) para o que ele aguenta (200W).

 

Morel_Elate_6_Speaker.jpg

 

O Sub será por enquanto um Hertz DS250, que ganhei na sexta (e última) edição do Quality Sound, realizada aqui em SP, em uma caixa dutada pequena na mala. Como estava lá novo fechado, resolvi dar vida e coloca-lo para funcionar e ver o resultado, ainda que ele com certeza seja sabidamente o elo mais fraco, em termos de equipamentos do projeto, até por ser da linha de entrada.

 

hertz_ds_250_1.jpg

 

Como o Player estava com problemas, primeiro, até pelo aspecto sentimental, tentei concerta-lo, mas depois de 15 anos, e com o MD morto no mercado, não tinha peças. Poderia comprar outro usado e pegar as peças. Mas resolvi então partir para algo de tecnologia mais atual, que já tivesse controle de Ipod/Iphone, com Bluetooth a 3.0 (Parrot) para celular e audio stream (já que cada vez mais ouço rápidos de internet com boa qualidade).

 

Pesquisei, e estava na dúvida entre Alpine, Pionner e Kenwood. Achei melhor não arriscar e ficar com o que conheço e uso há tantos anos. Um Alpine. Mas que modelo? Mais uma pesquisa, e como ia viajar a trabalho (UK), resolvi aproveitar e trazer de lá. Estava na dúvida entre um IDA-305S + KCE 400, ou então o que acabou prevalecendo, tanto pelo custo e ter tudo integrado, o CDA 137BTi. Que me chamou atenção pelo 24-Bit DAC com Digital Time Correction e 7-Band Graphic.

 

alpine_cda-137bti_front.png

 

Depois eu conto mais sobre a parte de cabos RCA e dos falantes...

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1) qual estilo de música vai tocar predominantemente ?

 

Classic Rock...

 

2) o que você espera no resultado final ? um som equilibrado em todas as frequencias, ou graves SUPER presentes com bastante pegada/kick ?

 

Qualidade!

 

Nada de pegada. Trata-se de um carro que vou usar apenas um dia da semana, e talvez no final de semana.

 

3) orçamento ?

 

A proposta é ser algo justo, com um bom custo benefíco, reaproveitando que tinha, e sem custar muito.

 

4) instalação DIY ou loja ?

 

Loja em SP. A ser definida. Ainda que tenha já minhas favoritas, mas ainda não me decidi. Pois entra a segunda parte das decisões, que depois dos equipamentos, que é a instalação, tão importante quanto, que precisa ser bem feita, e mais uma vez como o som, de qualidade...

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Aprendi ao longo dos anos de que os cabos são importantes para a qualidade final, não deve-se economizar muito, mas ao mesmo tempo, que devemos ter cuidado, pois o céu é o limite, e que a partir de um determinado ponto,, o ganho marginal passa a custar muito caro.

 

Aprendi também que em termos de som de qualidade e hi-fi os ingles são bons, e que em termos de cabos eles conhecem bem e são exigentes. Por isto comprar cabos na Inglaterra é bom. E como ia a trabalho, achei que poderia aproveitar a trazer cabos novos, ao invés de reaproveitar os antigos, que estavam parados, e inicialmente iam ser usados.

 

Mais pesquisas e muitas opções de escolha. Aqui mais dificil diante da variedade de opções.

 

No último projeto de 2010, havia escolhido os cabos RCA Merlin Mozart, escolhidos na época pela What Hi-Fi. Desta vez, queria algo diferente e novo. Resolvi ir mais uma vez no escolho deste ano, que foi o Atlas Element Asymmetrical Integra.

 

Element-Asymmetrical-Integra.jpg

 

Serão 2 RCAs de 5 metros, uma para o Kit e outro para o Sub, que sairam da frente, até a mala, aonde vai ficar o amplificador DLS.

 

Depois do amplificador para os Crossovers, que pelo seu tamanho grande, devem ficar embaixo do banco, sairam cabos de falantes Chord Carnival SilverScreen feitos sob-medida do tamanho certo para o carro, já com os plugs banana soldados de fábrica para os terminais do amplificador e cross, e livre para os falantes.

 

chordsilverscreen.jpg

Quando os cabos chegaram, o que me deixou impressionado, foi o tamanho e peso dos mesmos, e a qualidade e acabamento. Melhor do que o Sonus que tinha usado da última vez.

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Caramba, que projeto legal - carro diferente, poucos equipamentos e tudo bem escolhido... lembro que alguém aqui do Fórum tinha um Laguna exatamente igual, um dos nossos veteranos, com um set de babar - JL 6w0 em pods, 3 vias frontal, etc. Faz um bocado de tempo, não consigo lembrar quem era (acho que era o MDiana), mas estava muito bem feito.

Este player é uma grande curiosidade minha, até hoje lamento ter vendido meu último 9887 (cumpria exemplarmente seu papel), e se fosse comprar outro alpine, seria este 137BT (já que um 9887 novo é impossível/muito raro).

 

Ah, se me permite dar palpite - na boa, não envelope o Laguna não... sério, é bonito demais 'as is', verdinho, original, etc. Envelopado ia perder parte do charme de um carro raro, incomum e bem conservado. Fosse meu 'segundo carro', o máximo que eu iria usar é alguma roda original Renault um pouco maior (e ia pensar um bocado antes...kkkk....) :legal:

 

abs, e estou seguindo o projeto por aqui!! :)

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Com os equipamentos quase que definidos e todos disponíveis, agora é a hora da instalação, que também aprendi ao longo dos anos, e outros projetos que é algo bem importante, começando pela escolha de quem vai fazer, e de como será feito.

 

Aqui neste ponto que queria mais sugestões e idéias de como montar.

 

Vou com certeza tratar as portas dianteiras. Algo que tambpém aprendi que faz diferença. Que vamos somando uma aqui com outra ali, e vai se transformando ai sim em um som de qualidade.

 

Pesquisei e fiz as contas, e achei que a diferença entre uma manta nacional e outra estrageira, talvez com mais nome e qualidade, é ainda infelizmente bem grande. Quase que o dobro.Por isto resolvi provavelmente ir para algo mais "simples" com Seladim automotiva nacional (dentro e fora), e feltro junto ao acabamento de prástico das portas, mais a Focal BAM para amortecer nas portas apenas atrás dos falantes MIds, que devem ficar em doorpod angulado com uma nova tela a ser feita, pois acho a atual bem fechada, e muito perto do falando, podendo encostar quando aumenta o som. Fazer algo na cor cinza da porta.

 

301.thumb.jpg

O que acham do tratamento acustitico?

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Caramba que máquina!!! Bancos de couro, interior bem acabado e conservado, show de bola.

Entrei no tópico só pelo nome diferente do carro rsrsrs

Pode ser estranho, mas acho muito linda essa cor verde em carro antigo bem conservado.

Meu tio tem um peugeot 406 verde, lindaço, todo conservado e pouco rodado, quer vender a 14 mil, pegava fácil esse carro.

Mas to correndo de carro antigo, muita dor de cabeça a longo prazo, to querendo sair de um monzatech rsrs

Desculpa pelo momento, Meu querido diário rsrs

flws

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Não se engane com os "apenas" 70W/ch deste RA30, Luiz; pois eles empurraram muito bem um kit Elate no meu VTS antes de negociarmos o amp. Inclusive, o casamento dos dois foi excelente. :legal:

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Não se engane com os "apenas" 70W/ch deste RA30, Luiz; pois eles empurraram muito bem um kit Elate no meu VTS antes de negociarmos o amp. Inclusive, o casamento dos dois foi excelente. :legal:

 

Sim, tem toda razão.

 

Algumas pessoas até me falaram exatamente isto, que eles mereciam mais potência, porém não é um carro que vou ouvir som alto, e acredito que para o que desejo, eles sejam suficiente, até por que os já vi funcionando no Canal A (50W) de um Audison 5.1K, que tenho no outro carro, e aonde estavam este Kit Morel Elate.

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Com grande parte definida, em especial os equipamentos, já comprados e disponíveis, chega a hora da minha grande dúvida agora, que falta para começar esta instalação, que sãoestes dois pontos abaixo:

 

1) Local e forma de colocar o Tweeter sobre o painel aproveitando inicialmente o local original?

 

Será que devo fazer nas colunas e esquecer o local original? Ou será que ao invés de ficar dentro do painel, deveria fazer uma peça para tira-lo e expor mais de forma inclusive a direciona-los?

 

2) Como deve ser a lateral traseira direita, aonde prefendo colocar o amplificador DLS RA30?

 

Devo colocar o amplificador dentro só aparecendo a frente? Ou devio expor ele todo? Quem sabe dentro de uma caixa? Com ou sem acrílico tampando? Ou mostrando os cabos e ligações? Usar uma luz de led para iluminar?

 

Aceito sugestões, inclusive com fotos de referências para seguir, de outros projetos legais que gostaram, e acha que posso seguir neste aqui.

 

Aguardo sua colaboração!

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Belo projeto! parabéns!

 

respondendo e opinando um pouco.

 

Sobre o pocisionamento dos tws eu testaria antes e depois definiria... mais de cara se quiser algo mais fiel eu não pensaria nos locais originais.

 

Em relação a segunda pergunta eu colocaria a frente dos amplis exposta com uma peça (moldura) que tamparia os cabos mais que fosse removível caso precise acessá-los

 

boa sorte e abraços

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Eis uma foto mal tirada de como ele ficava no meu 306:

 

img0038zr.jpg

 

Talvez te ajude a ter uma noção de como ficaria algo simples e só com a frente exposta.

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O local original dos tweeters é dentro do painel virado pro vidro como os outros renaults que eu já vi ?

 

Eu tenho um morel tempo e uso esse "copinho" que vem pra montar o tweeter em cima do painel como peitinhos.

 

Fica infinitamente melhor do que com os tweeters no local original.

 

O melhor lugar pra por, só ouvindo pra saber. Depende muito do carro também. Em certos lugares vai haver muita reflexão, em outros não... tem que testar ouvindo, na coluna deve ficar bom.

 

edit: 100% on axis.

Editado por murillo_g_b

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Eis uma foto mal tirada de como ele ficava no meu 306:

 

img0038zr.jpg

 

Talvez te ajude a ter uma noção de como ficaria algo simples e só com a frente exposta.

 

Antes de mais nada obrigado. Queria exatamente este tipo de ajuda com idéias.

 

A instalação eve ser assim na lateral direita da mala do carro (Laguna). E apenas o amplificador (RA30 como este da foto). Com a vantagem, que a mala é maior, com mais espaço.

 

Porém não estou (a princípio) pensando em fazer de outra forma, em que mostra não apenas a face de cima do amplificador, como este da foto.

 

Estava pensando fazer de alguma forma, que mostre também as laterais, para mostrar os cabos, e também ter acesso aos botões de configuração. Seria como coloca-lo em uma "caixa" (em baixo relevo) aonde ficaria o amplificador no centro, e teria os camos saindo de sua lateral e plugando nele de forma visível.

 

O que acham? Já viram algum projeto assim? Alguma foto que possa usar de referência?

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O local original dos tweeters é dentro do painel virado pro vidro como os outros renaults que eu já vi ?

 

Eu tenho um morel tempo e uso esse "copinho" que vem pra montar o tweeter em cima do painel como peitinhos.

 

Fica infinitamente melhor do que com os tweeters no local original.

 

O melhor lugar pra por, só ouvindo pra saber. Depende muito do carro também. Em certos lugares vai haver muita reflexão, em outros não... tem que testar ouvindo, na coluna deve ficar bom.

 

edit: 100% on axis.

 

Sim, fica na parte de cima do painel, nos cantos, juntos os vidros, poscionados para cima, o que com certeza não é dos melhores.

 

Por isto a idéia de fazer sim uma peça sobre este local, como "peitinhos", que permiram posicionar os tweeters, não na horizontal para cima, como no original, mas sim na vertical 100% on axis.

 

Mas queria idéias de formatos destes petinhos, cuja idéia inicial, não era para ficar nas colunas, mas sim sobre o local original no painel.

 

Preciso de idéias de como fazer esta peça? Alguém conhece algum projeto legal desta forma? Podem postar fotos?

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Já vi alguns projetos aqui no galeria com tweeter em pods em cima do painel. Um que me lembro rapidamente é o Kia Soul do Ian (A. Kim), mas da uma pesquisada que você vai achar alguns.

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Sim, fica na parte de cima do painel, nos cantos, juntos os vidros, poscionados para cima, o que com certeza não é dos melhores.

 

Por isto a idéia de fazer sim uma peça sobre este local, como "peitinhos", que permiram posicionar os tweeters, não na horizontal para cima, como no original, mas sim na vertical 100% on axis.

 

Mas queria idéias de formatos destes petinhos, cuja idéia inicial, não era para ficar nas colunas, mas sim sobre o local original no painel.

 

Preciso de idéias de como fazer esta peça? Alguém conhece algum projeto legal desta forma? Podem postar fotos?

 

Olha, eu ví uma instalação em um C4 VTR que achei interessante - partindo da peça original (telinha), foram construídos dois 'copos', com o tweeter 100% na vertical. Daí para direcionar (totalmente on-axis) é um pulo... pareciam-se com uma 'bolinha' na face traseira, e a dianteira o tamanho exato do copo do tweeter. Neste caso eram tweeters da Focal, e a peça foi pintada em black piano (por conta do painel do C4, predominantemente preto). Creio que fosse possível fazer algo muito parecido no Laguna, respeitando as diferenças de base (tela original ou uma pequena peça em MDF moldada no mesmo formato) e cor (cinza)... se eu achar o link deste carro aqui no forum, passo pra tí por aqui. Era do SupremoHenrique, user que não ví + no fórum, e fez na mesma época em que montei meu primeiro C4, lembro bem do tópico.

 

abs,

Ricardo.

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Vamos então detalhar um pouco mais minhas dúvidas (local e forma da peça do Tweeter & Lateral da Mala para Amp) e mostrar algumas fotos para ver se o pessoal me ajuda enviando sua opinião e sugestões, para que possa definir este projeto e começar a instalar...

 

Começo então pelo local do Tweeter, que pode ser inicialmente sobre o painel (marcado em vermelho na foto abaixo), aproveitando o local original, porém colocando ele não na horizontal focando o vidro, mas sim na vertical on axis, ou então na porta (marcado em verde na foto abaixo), fazendo uma nova peça aproveitando este local. Será que uma terceira opção mais comum na coluna?

 

Local_do_Tweeter_no_Painel_do_Renault_Laguna_1.jpg

 

O que vocês acham? Que local? Qual o formato desta peça que ficaria legal em um destes locais?

 

Mandem fotos!

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Vejam só em outra foto o outro lado do passageiro com os possíveis locais do Tweeter do Kit.

 

Local_do_Tweeter_no_Painel_do_Renault_Laguna_2.jpg

 

O que acham?

 

Estava pensando na primeira opção (Vermelha)...

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sobre posicionamento e direcionamento dos tweeters, já usei tanto tweeter quanto full voltados para o painel, tweeter nas colunas e tb nos acabamentos das portas

 

com tweeters ou full voltados para o parabrisa praticamente não se perde nada dos agudos em função da reflexão no vidro, soa quase como on-axis (neste aspecto), e dá uma boa espacialidade e preenchimento dentro da cabine, privilegia um pouco mais o carona do que num sistema on-axis, só que TA acaba não sendo tão proveitoso

se não se importar em perder o foco, sempre é uma solução interessante

 

já on axis (seja coluna ou acabamento da porta) a situação se torna "egoísta", tem q avaliar se quem anda contigo se importa (ou tem noção) disso, ou se não teria problema

geralmente se obtem o máximo de qualidade que o falante pode oferecer, não se perde o top end dos agudo

 

off-axis eu só vejo como sendo bom pra uma parcela pequena de falantes, não são todos que soam bem assim, a curva de resposta a 30/45/60º ajuda a revelar se vale a pena tentar usar os tweeters em off, se houver uma queda muito grande na curva, dificilmente vai responder bem

 

no fim a decisão só vai existir depois de testar os teus tweeters no ambiente do carro e levando em consideração o teu gosto pessoal

 

sobre onde colocar, no acabamento da porta ou coluna, também acho que depende um pouco da escolha do falante

alguns fulls perdem rendimento quando aquecidos (pelo sol), então colocar em colunas e numa posição mais alta acaba não sendo favorável

com tweeters isso não acontece (ao menos não é percebido facilmente), então não seria problema

aqui o que mais deve ser analisado é sobre aposição e direcionamento dos mids

não adianta colocar os tweeters na metade das colunas tendo os mids focados para os tornozelos que o palco não vai subir, mas se voltar os mids para cima, aí sim

tem q ver o que o teu set pode te proporcionar de direcionamentos pra ajustar o conjunto tudo

pode ser que os tweeters nos acabamentos das portas, voltados mais pra cima, dêem um resultado melhor que eles no meio da coluna e voltados diretamente para os ouvidos

cheguei a usar tweeters on-axis fixos nesses acamantos e o palco ficou mais largo, e ligeiramente mais baixo (nada que incomodava), vai do que tu prefere

 

neste caso um cabo de testes solto no carro e uma fita dupla face resolve o problema pra fazer todos os testes pro tweeter

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