Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
andreson

Dúvidas e dicas sobre utilização de processador em trio automotivo

Recommended Posts

Como ainda não tive o prazer de montar um trio automotivo que seja com processador, muito menos oportunidade de contato com tal equipamento, mas escuto todos dizem que faz "milagre" e tenho lá minhas dúvidas rs, principalmente aqui no nordeste que a negada monta trio a galera instala as vezes até bem caprichado, mas ai o dono do som na hora da farra cheio de cana vai lá e altera as configurações e "arregaça" os ganhos e tudo mais fica díficil confiar nesse papo de que processador faz milagre.

 

o que mais vejo aqui, galera monta som fora ou já compra de outros com processador ai vem instalado, reguladinho e tal, na primeira farra tomando cana que aparece outro som por perto nego já vai nos módulos aumenta o ganho, mexe no EQ do player, e se tiver acesso tbm mexe no processador, senão me engano alguns tem senha e alguns instaladores colocam senha pra evitar isso.

 

tenho quase certeza que os trios que já ouvi tocando por aqui onde moro que tinha processador estavam apenas fazendo papel de crossover, por isso duvido tanto, mas se bem regulado da forma que dizem se possível ai sim já não duvido prefiro ver e ouvir rsrs, de preferência ver e aprender a alinhar pq quero logo logo fazer isso, tem um trio de um amigo que eu que instalo muitas vezes faço serviço de graça pra ele só como forma de divulgar, dai quem sabe falo pra ele comprar um e instalar e fuçar nele, e aprendo :D apesar de que não trabalho com instalações só nas horas vagas. Vamos reunir neste tópico dúvidas e dicas sobre o uso de tal equipamento para trio automotivo.

Editado por andreson

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Passando os posts do outro topico para ca.

 

Em tempo de leigo , eu ja duvidei muito mais que voce , eu tinha convicção que a melhora seria apenas na qualidade e não muito grande .

 

Sabe o que aconteceu ?? perdi 100pila numa aposta :( ,

 

O som tinha um crossover o cara chegou e falou se instalar um processador da para tirar 30% a mais de rendimento e até dobrar o volume das vias de alta o que vai fazer gastar menos bateria e tocar mais folgado , o dono do som deu o OK e la vamos nós .

 

Colocou o RTA para ver o antes e gravou os parametros com pink noise com todos os clips acesos.

 

Depois instalou o processador e gastou 6horas para alinhar, sabe o resultado ?? 35% de ganho em SPL final , a qualidade parecia que dava para ver o cantor na minha frente , e tocando muito mais com limiter ativo sem nenhum sinal de CLIP nos amplificadores.

 

Tomei no brioco , mais hoje pensado bem foi os 100reais mais bem gastos que apostei , pois ganhei uma aula de processamento e audio. :legal:

 

 

HOJE eu digo , teste e veja o MILAGRE, agora tudo depende 100% da pessoal responsavel pelo alinhamento ser experiente e saber o que esta fazendo e ainda ter um RTA de qualidade , pois o que tem de som com processador usando apenas o crossover não está no GIBI.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fiquei curiosíssimo quando vi no outro tópico o pessoal falando do processador. Tem tudo pra ser um ótimo tópico. Alguém indicaria um modelo de processador só pra iniciar minhas pesquisas?

 

Acompanhando...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Continuando .

 

Tinha um topico bom pra voce mais infelizmente o joester largou de mão do forum e apagou todos os posts dele .

 

Mais para começar , da um pesquisada no google sobre o Behinger DCX tem varios tutoriais ensinando as principais funções , no site da behinger tem um progama de simulação do processador e la da para praticar bastante .

 

Uma grande parte do ganho em SPL é pelo ajuste de Delay ,que faz com que todas as vias chegem ao mesmo tempo , no topico do som do Cris RMS eu expliquei como ajustar delay , la tem as formulas e tudo.

 

Equalização é automatica com pink noise usando o ECM8000 ,o processador faz sozinho o bruto , depois voce vai apenas fazer o ajuste fino e define os picos e reforço com base na simulação das caixas.

 

Crossover , pode aplicar white e pink noise e ver onde chegar os pontos -3db das vias , com base nisso da para "Ler" de onde cada via pode começar e até onde ela pode ir "ou com o projeto das caixas em mão fica facinho", ai é acertar o tipo de corte que se adpte melhor e atenuação que vai ser usada.

 

Limiter é facil , o manual explica diretinho como usar , muito facil de ajustar .

 

 

Com o processador em mãos , internet ligada e coisa de uma semana voce ta brincando com ele só funçando, a manha "o ajuste fino" vai aprendendo com o tempo é assim mesmo.

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fiquei curiosíssimo quando vi no outro tópico o pessoal falando do processador. Tem tudo pra ser um ótimo tópico. Alguém indicaria um modelo de processador só pra iniciar minhas pesquisas?

 

Acompanhando...

 

O mais barato , mais usado e mais facil de mecher"nem tanto" é o Behinger DCX 2496.

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho sim , PICA DAS GALAXIA , meu atual sonho de consumo .

 

Serio vale cada centavo a mais que o behinger , esse é TOP mesmo , faz quase tudo sozinho , só plugar o microfone condensador nele , inserir alguns parametros e VUALA ele faz o trampo pesado.

 

Mais só brinquei 3 dias com um , um amigo me pediu para guardar o P.a aqui na garagem , foram 3 noites em claro KKKKKKKK

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

To loco pra comprar meu Px-1 pra ver do que é capaz.

 

Artsompb poderia dar mais explicações sobre como regular o Delay ?

pois entendi umas coisas mas não a coisa da trena !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom o delay faz com que todas as vias cheguem ao mesmo tempo , a partir da hora que os graves estão num lugar , os mg mais recuados e drivers e St mais afrente , tem uma diferença no alinhamento de tempo " o famoso T.A do pessoal do HI-Fi" , com essas vias sem alinhamento o som de algumas vias chega atrazado ao ouvido em relação a que está mais perto , com o alinhamento e todas as vias chegando ao mesmo tempo o SPL final é maior, mais a grade diferença mesmo é na sensação de SPL que aumenta muito .

 

O delay é calculado usando como referencia a via mais distante "mais dentro do carro" nessa via não se meche , apenas atrasa as outras para que chegem ao mesmo tempo junto dela.

 

Uma coisa que é muito condiravel no delay é a temperatura ambiente , pois modifica a velocidade propagação do som , mais é só fazer um ajuste generico com a media de temperatura ambienta da cidade.

 

 

Vamos ao basico , o delay depende da velocidade do som e essa velocidade está ligada diretamente a temperatura ambiente.

 

O calculo é feito atrasando as vias mais a frente em relação a ultima via traseira , usando como ponto de referencia para medição a ponta do diafragma do transdutores. "diafragma=bobina"

 

Formula pra calculo da velocidade por temperatuda. Lembrando que a 0ºcelsius a velocidado som é 331,4m/s .

 

Vsom = 331,4 + 0,61*T, onde T é a temperatura em graus Celsius.

 

Agora vamos ao calculo do delay em milisegundos."considerando 21ºc e uma diferença de 1metro ente vias"

 

Delay>Velocidade do Som = Espaço (distancia) DIVIDIDO pelo Tempo, logo TEMPO = Distancia / Velocidade do som.

 

Assim TEMPO = 1 metro / 344 m/s => ou seja : Tempo = 0.2901 SEGUNDOS ou 29.10 milisegundos "este é o valor do delay a ser aplicado na via"

 

O basico é isso , só adequar a sua necessidade .

 

Uma trena e calculadora na mão 5minutos voce mata isso.

 

 

EDIT, ta ai o texto que eu escrevi no topico do cris rms , ensina a calcular o delay em milisegundo que é o padrão usado pelo Booster bc60x e Banda PX1

Editado por artsompb

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um outro detalhe bacana... com o uso do limites, pode-se aplicar até 10db de headroom sem medo! Isso em casos como o nosso (temos que tirar leite de pedra), é SHOW de bola =D

 

Edit:

 

Arthur.. me bateu uma doideira agora.... vou ver se ainda esse ano... boto um processador, um SD5000 pra um único SDS 2.7k 18', um D.A.D. 3000 pruma HPX 2120 e 2 ETD 7200 num SD250.2d.. e quero ver esse som abafar muitos com 2x18' ;) hehehehe

 

Ainda em 2013!

Editado por blOom

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode ir explicando mais e de como fazer isso blo0m? De modo teórico e prático se isso for possível!

 

Faz tempo que a seção do TRIO não tem grandes tópicos como esse!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eita.. teria que explicar o que é compressor, limiter, fator de crista, etc.

 

Mas, tentarei resumir, de forma didática e fácil!

 

Digamos que numa batida forte e prolongada (tummmmmmmmmmmm), o sub/woofer excursiona extremamente forte, à todo vapor, e vai caindo gradativamente.

 

O limiter vai "encurtar" esse pico, fazendo com que a primeira pancada (que a gente sente no peito) seja BEM FORTE, mas em seguida, ele dá uma reduzida no ganho discretamente, de modo que não force o sub/woofer.

 

Agora você imagina isso em TODAS as batidas. O sub demora muuuito mais tempo pra aquecer, tem MUUITO mais dificuldade de queimar (se for bem regulado, pode-se dizer: Impossível).. e consequentemente, podes aplicar até 10x mais potência nele.. pois essa potência só surtirá em um curtíssimo espaço de tempo (em torno de 10ms, o suficiente pra vc sentir no peito, mas rápido demais pra aquecer a bobina do sub).

 

 

 

Isso, aliado a um subsônico cavalar, faz com que.. mesmo com essa pancada estúpida de forte e com 10x mais potência, o cone não vôe nas cucuias!

 

 

 

E como se não bastasse, o compressor.. faz com que.. nos momentos que o cara do surdão ou da bateria.. tava com a mão cansando... o compressor "compensa", dá uma levantada discreta no ganho, como se ele estivesse batendo com a mesma força das outras batidas.

 

 

 

E ainda pra completar, o equalizador paramétrico tira TODOS os buracos e excessos do seu som! Logicamente: se teu som já é +/- equilibrado, o eq não vai precisar fazer quase nada! Mas se tu bota um subão de 18' + driver ti... e espera que o eq corrija... ele vai acabar tirando 80% do rendimento, pra fazer o sistema tocar flat! (é o preço que se paga).

 

 

 

Enfim, um som com processador, no geral, usando um mesmo sistema, dá (como citado por cima) até 35% de ganho!

 

E no meu caso, como tenho noção de como tocar o som e regular o processador, irei aplicar mais potencia no woofer, no médio.. consequentemente, tirando mais de 35% do meu som!

 

Como falei, espero fazer 1x 18' + 1x 12' + 2 driver ti tocar lado-a-lado com sons com o dobro de equipamento ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se é limiter, deve funcionar assim! Se funciona na prática, não sei.. só testando!

 

Digo pq nunca tive um BC 60-X em mãos!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eita.. teria que explicar o que é compressor, limiter, fator de crista, etc.

 

Mas, tentarei resumir, de forma didática e fácil!

 

Digamos que numa batida forte e prolongada (tummmmmmmmmmmm), o sub/woofer excursiona extremamente forte, à todo vapor, e vai caindo gradativamente.

 

O limiter vai "encurtar" esse pico, fazendo com que a primeira pancada (que a gente sente no peito) seja BEM FORTE, mas em seguida, ele dá uma reduzida no ganho discretamente, de modo que não force o sub/woofer.

 

Agora você imagina isso em TODAS as batidas. O sub demora muuuito mais tempo pra aquecer, tem MUUITO mais dificuldade de queimar (se for bem regulado, pode-se dizer: Impossível).. e consequentemente, podes aplicar até 10x mais potência nele.. pois essa potência só surtirá em um curtíssimo espaço de tempo (em torno de 10ms, o suficiente pra vc sentir no peito, mas rápido demais pra aquecer a bobina do sub).

 

 

 

Isso, aliado a um subsônico cavalar, faz com que.. mesmo com essa pancada estúpida de forte e com 10x mais potência, o cone não vôe nas cucuias!

 

 

 

E como se não bastasse, o compressor.. faz com que.. nos momentos que o cara do surdão ou da bateria.. tava com a mão cansando... o compressor "compensa", dá uma levantada discreta no ganho, como se ele estivesse batendo com a mesma força das outras batidas.

 

 

 

E ainda pra completar, o equalizador paramétrico tira TODOS os buracos e excessos do seu som! Logicamente: se teu som já é +/- equilibrado, o eq não vai precisar fazer quase nada! Mas se tu bota um subão de 18' + driver ti... e espera que o eq corrija... ele vai acabar tirando 80% do rendimento, pra fazer o sistema tocar flat! (é o preço que se paga).

 

 

 

Enfim, um som com processador, no geral, usando um mesmo sistema, dá (como citado por cima) até 35% de ganho!

 

E no meu caso, como tenho noção de como tocar o som e regular o processador, irei aplicar mais potencia no woofer, no médio.. consequentemente, tirando mais de 35% do meu som!

 

Como falei, espero fazer 1x 18' + 1x 12' + 2 driver ti tocar lado-a-lado com sons com o dobro de equipamento ;)

belo topico e boa explicacao . assim da gosto de ler e ficar conectado... Semelhante ao forum do audiolist , vc comeca a ler o primeiro post e quer ver desfecho do topico .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se é limiter, deve funcionar assim! Se funciona na prática, não sei.. só testando!

 

Digo pq nunca tive um BC 60-X em mãos!

nunca consegui usar esse limiter

Editado por guitobox

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Arthur.. me bateu uma doideira agora.... vou ver se ainda esse ano... boto um processador, um SD5000 pra um único SDS 2.7k 18', um D.A.D. 3000 pruma HPX 2120 e 2 ETD 7200 num SD250.2d.. e quero ver esse som abafar muitos com 2x18' ;) hehehehe

 

Ainda em 2013!

 

Ow , com limiter da para usar 30Db de head que se bem ajusado não existe risco, BloOm o investimento é alto , considerando que se gasta 200reais de cabos e conectores XNL-RCA se for santo angelo , neutrik morre em 350, mais uns 120 do inversor e ainda morre em 250 no microfone condensador para alinhar..

 

Porem vai gastar uns 1600-1700 depedendo do preço do processador e pronto , com isso nunca mais vai gastar .

 

ME faz o favor de gastar 200pila num amb A/B de qualidade para essas ETD , a peste já é metalizada com um amp classeD vira o catiço, hehehe

 

Mais meu amigo , da para tirar de verdade o leite de pedra, fora que com poucos equips da para fazer um arranjo correto,com um expasor correto calculando todas as dispersões visando o minimo de cancelamentos o que ajuda e muito o resultado final.

 

 

E o limiter do BC 60-X funciona mesmo? Como ele atua?

Muita gente falou que o limiter desse cross não funciona , eu ainda acho que é algum segredo , depois me arruma o manuel desse cross para analizar melhor, porque acho que se não funciona eles não gastaria tempo implementando um novo menu.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ARTSOMPB ,. em que local do site que ta o progama que simula o dcx2496? ..."mandis o linkis"

abraçao vlw

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Google IT , controlador remoto Behinger DCX2496.

 

É um progama usado para controlar via Wiifi o processador com o uso de um acessorio comprado a parte , mais da para usar ele como aprendizado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já andei pegando alguns materiais para ler sobre o dbx (estou sem tempo), que também é meu sonho de consumo.

 

Tem muita coisa boa e vou disponibilizar para quem se interessar:

 

http://www.dbxpro.co...US/downloads/en

 

ftp://ftp.dbxpro.com/pub/PDFs/Manuals/English/

 

E num comparativo entre o Pro e o 260. Para quem já acha bom o DriverRack PA, imagine um 260 e não é um dos que possui maiores recursos.

 

 

E veja aqui:

http://translate.goo....asp?forumid=16

 

Especificamente:

http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://www.dbxpro.com/drug/thread_list.asp?forumid=16

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No manual do BC 60x não explica nada sobre limiter.

 

 

 

Ow , com limiter da para usar 30Db de head que se bem ajusado não existe risco, BloOm o investimento é alto , considerando que se gasta 200reais de cabos e conectores XNL-RCA se for santo angelo , neutrik morre em 350, mais uns 120 do inversor e ainda morre em 250 no microfone condensador para alinhar..

 

Porem vai gastar uns 1600-1700 depedendo do preço do processador e pronto , com isso nunca mais vai gastar .

 

ME faz o favor de gastar 200pila num amb A/B de qualidade para essas ETD , a peste já é metalizada com um amp classeD vira o catiço, hehehe

 

Mais meu amigo , da para tirar de verdade o leite de pedra, fora que com poucos equips da para fazer um arranjo correto,com um expasor correto calculando todas as dispersões visando o minimo de cancelamentos o que ajuda e muito o resultado final.

 

 

 

Muita gente falou que o limiter desse cross não funciona , eu ainda acho que é algum segredo , depois me arruma o manuel desse cross para analizar melhor, porque acho que se não funciona eles não gastaria tempo implementando um novo menu.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se no manual não tem nada ai complica , teria que ter um em mãos para acertar essa bagaça.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

srsrsrs kkkkkk,.. caraca, e por coincidencia tava vendo agora tbm o comparativo entre os DBX´s >>> PA+ , 260 , 4800 , 4820. <<<< ,. QUEEE IIISSO,.

 

.. ps: eu ja sabia que o PA+ dava de 10 no dcx2496,. e depois ainda o 260 ainda melhor que o PA+,. e claro o 4800 liderando e aterrorizando tudo,. rsrsrs Ô CARA

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...