Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

silvinho

[GM Meriva] Um SQ Básico 100% D.I.Y.

Recommended Posts

Postado em

A questão não é esta, não é este o objetivo deste projeto. O objetivo é justamente o oposto, quebrar paradigmas. Não busco nenhum sistema Hi-Fi nem tão pouco um SQ para brigar em EMMA ou SQ da vida. É justamente este o "problema" que não apenas eu vejo, mas muitos veem aqui no AF. Modismo. Classe D não serve para SQ, tu não é o primeiro que cita isto, de fato, já ouvi muitos mas muitos mesmo falarem coisas assim, porém ai que vem o ponto que eu acho que é desnecessário: Até que ponto vale o investimento para se ter o resultado? Qual é a relação investimento x melhora no sistema? Vale lembrar que o que estou comprando novo, estou comprando com NF e de origem, e não da PY livre dos impostos e afins. Ai o custo sobe considerávelmente.

Se eu quiser um amp que me forneça 600W, vamos aos números:

Eficiência de um AB em torno de 60%: temos 1200W de pico, e de consumo no pico temos 2000W. Utilizando 13v, temos 153A, ou seja, só pra um amp classe AB de 600W já precisamos de MUITA bateria para ele. Quero ter um bom headroom mas quero tudo plenamente alimentado, mesmo que isso signifique sim perda de qualidade. Sei que um classe D não terá a mesma resposta de um AB, mas aquedito que a boa instalação, casamento de todos os componentes é possivel ter um bom resultado e talvez até mesmo superior a muitos que investem 2 ou até mesmo 3x mais do que eu.

O problema é que amps como JVC ocupam muito espaço e é impossível de colocar eles 100% embaixo do banco se afetar quem sentar no banco de trás do carro. Teria que colocar no PM, e isto iria afetar o espaço do PM e principalmente se deitar os bancos.

Usando cross passivo, perco o quesito TA e ganho, isso em um 3 vias afeta muito, principalmente por não se tratar de monomarca no 3 vias, logo sensibilidades são bem diferentes.

Esse mesmo assunto acontece em carros preparados, aonde existem as receitas de bolo, os custos pré-fixados e por ai vai. Odeio modismos e gosto de fazer a minha maneira. Quem não arrisca nunca vai descobrir. Pode ficar um lixo? Pode sim, porém certamente o Clayton irá ouvir e vai dar um parecer dele, principalmente pelo fato de ele já ter usado o mesmo woofer e o mesmo full, então ele vai poder comparar a resposta em um carro e em outro.

Até lá é tudo especulação. Alpine tem muitos amplificadores classe D. Já vi campeões de EMMA usando classe D como amp também.

Eu quero é fazer teste cego, chegar para pessoas que não me conhecem e entendem de carro e mostrar o som tocando sem falar o que está tocando e pedir opiniões. A partir do momento que falamos que usamos tal equipamento, já começa o julgamento pelo fato de não gostar de determinada marca e por ai já começa a achar "problemas" no sistema.

Fiz isto com a ignição, muitos ficaram de boca aberta com a aceleração do meu carro, original + ignição, ai todos querendo saber o que eu fiz e não falava, quando falei, pronto começaram as críticas e nunca mais elogiaram.

Com relação a fiação, não vou usar SHOK, nem fosgate, nem nada dessas marcas caras e exageradas, tem gente que tem mais de R$1000 só em cabeamentos no carro, meu custo total com fiação não irá passar de R$300, incluindo os 3 pares de RCA, e Y que terei que fabricar. Isto é custo de apenas 1 RCA se for analizar.

Meu 3 vias inteiro, não irá custar mais que R$3000 (HU+amps+falantes+sub+fiação+madeira+bateria). Se for montar um SQ como o pessoal daqui comenta, apenas HU + fiação já da mais de 1300, amps saem mais de 1000 também, falantes da mais de 1000 + box + bateria, isso já passa de 4000 para um SQ básico.

Amigo o seu projeto pode ser uma teste eu entendo, agora dizer q vai quebrar paradigmas devias por os pés no chão para quebrar algum paradigma vc precisa no minimo ter desemprenho, e isso vc não tem, alias nem o sistema montado vc tem, como vc pode quebrar um paradigma se não tem base nenhuma de teste sobre o referido, faça me o favor hein......e não tem modismo algum amigo....... tenho som em carro a muito tempo....ja vi mta coisa desde valvulados residenciais.... a toca discos de singelos 30 mil reias...

Eu acho mto engraçado ao msm tempo q vc fala em valores fala em comprar tudo novo , algo não bate com outro..........por ex o kit q eu uso um Focal da linha K2 o modelo 165KPS, eu comprei aqui no fourm por miseros 500 reais com frete incluso......

Se tens 1200W de pico eletricamente não precisa de 153A full time.....de eletrica conheço um pouco só....e desde quando vc vai precisar de 1200W-2000W de pico num sistema pra dentro do carro tem conta muito errada ai......ate pq se der um putza grave, a parte de agudo não vai estar no limite....

Poxa vc achaq um 2 vias não pode tocar bem......amigo pesquise um pouco e veja um tal new beetle da Koyama q foi no EMMA ano passado como carro show q deixou meio mundo de boca aberta, até os juizes gringos, aquele carro tinha todo o dinheiro disponivel, e usava apenas 2 canais no estereo, estamos falando de tw + mid de 6 pol em cima do painel todos direcionados, e um mid de 6 pol na porta sem direcionamento, player usava um DRZ q faz 4 way mas o melhor som foi assim disparado 2 way, e usava xover passivo, mesclando falantes residencias com falantes de carro...... quem sabe fazer conta e tem ouvido, facilmente compensa a sensibilidade diferente no xover amigo....esta muito, mas muuuuuuuuuito engando com relação ao xover passivo perder TA........sugiro pesquisar um pouco mais.............uma coisa tu esta certo casamento num sistema é sim um item deveras importante.... headroom até é bom, porém de um amp ruim continua sendo ruim.... é melhor não ter headromm com um amp normal, do q ter headroom em um amp ruim....isto é fato........

Poxa de preparação de carro brinco um pouco...um grande amigo meu e preparador foi no velopark este fds e dois carros q ele prepara, e conversamos muito sobre, baixaram dos 8S na DTA....... e olha a base é arroz com feijão, logico q tem uns temperos a amis.mas a base não muda........1500CV num 2.0 20V turbo...

Bom tenho alguns amigos q curtem o som, e não o q tem instalado, e na boa falam na lata, independende do valor, o parecer deles, doa q quem doer....e com fundamentação, o q é muito importante pra vc desenvolver o sistema, e em muitos casos o dono do sistema tbm.....

Campeão de uma etapa, não significa que é o melhor de tudo, e sim naquele dia o melhor conjunto........ mto cuidado com essas rotulações.....

Cabos de alimentação, sim podes usar residencial sem crise, fora a dificuldade em passar pelo carro, agora para rca e speaker ai faz diferença sem duvida alguma.....

Eu não dei (fora o amp) recomendação de equips a serem usados e valores....

.

Postado em

Futuramente pretendo colocar um processador, logo com ele já elimino isso facilmente.

Não estou usando MIDBASS!!!!!!! Meu falante não tem nada haver com um midbass.

Está falando isto por causa do TA, porém quantos e quantos sistemas existem, tocam fielmente sem usar TA? Se a caixa não causar um delay alto no sub, ele poderá tocar quase de igual para igual com o woofer. Pode haver alguma diferença, porém o woofer irá tocar abaixo de 50Hz, e o sub irá apenas complementar no subgrave, não irá tocar a mesma frequencia do woofer. O sub não deverá subir mais que 40Hz portanto o delay deve ser muito pequeno. Sim haverá por conta da distância porém nem tudo é perfeito.

Os falantes instalados, istos são detalhes que futuramente são acertados, e é eletronica, não tem nada haver com a parte prática da coisa. É tirar um, acertas as regulagens e pronto.

Ué vc falow de custo, isso e quilo , agora fala de processador.....

Amigo mid foi uma maneira de me referir ao drive q estara na porta, eu não escrevi midbass...ok?

Amigo dois falantes tocando como vc quer em lugares totalmente diferentes, camaras diferentes, sem vc poder acertar o TA do woofer, é fato q vai bagunçar...qqr pessoa com o minimo de conhecimento em montagem de sistemas em carros sabe muito bem disso........isso não é questão de testar, já é um fato consumado por zilhoes de pessoas, vc sera apenas mais uma ouvir isso....nã vai achar q com ganho, e com o xover dos amps vc vai resolver isso, q no papel pode parecer isso, na pratica vai ouvir q vai embolar tudo...

Amigo para tocar fiel realmente não precisamos de ta, desde q todos os falantes estejam alinhados na mesma camara sem crise, a partir do momento q esta cada um em um lugar....ai muda de figura.......

Fora q na frente vc pretende usar delay no full + tw e no woofer não...inicio da bagunça esta ai tbm....uma parte do estereo tem TA, outra não...

Esse drive da porta vai tocar o q??? De 40 a 50Hz????

Postado em

Amigo dois falantes tocando como vc quer em lugares totalmente diferentes, camaras diferentes, sem vc poder acertar o TA do woofer, é fato q vai bagunçar...qqr pessoa com o minimo de conhecimento em montagem de sistemas em carros sabe muito bem disso........isso não é questão de testar, já é um fato consumado por zilhoes de pessoas, vc sera apenas mais uma ouvir isso....nã vai achar q com ganho, e com o xover dos amps vc vai resolver isso, q no papel pode parecer isso, na pratica vai ouvir q vai embolar tudo...

Amigo para tocar fiel realmente não precisamos de ta, desde q todos os falantes estejam alinhados na mesma camara sem crise, a partir do momento q esta cada um em um lugar....ai muda de figura.......

Fora q na frente vc pretende usar delay no full + tw e no woofer não...inicio da bagunça esta ai tbm....uma parte do estereo tem TA, outra não...

Esse drive da porta vai tocar o q??? De 40 a 50Hz????

Ganho e xover não tem nada haver e não vai regular nada com relação a TA. Nenhum papel vai dizer isso.

TA, ganho, processador, são tudo eletrônica, não depende da instalação física em nada. Isto são regulagens, este é o acerto fino da coisa. Pode ficar muito melhor apenas acertando ganhos e cortes? Talvez sim, mesmo sem usar NADA de TA? Talvez sim, talvez não, só testando pra saber.

Não existe receita pronta, nem uma única forma de fazer. Talvez, para ouvidos não treinados, a diferença do TA, com ou sem ele, pode ser até mesmo nula, assim como na parte do sub e woofer.

Postado em

Ganho e xover não tem nada haver e não vai regular nada com relação a TA. Nenhum papel vai dizer isso.

TA, ganho, processador, são tudo eletrônica, não depende da instalação física em nada. Isto são regulagens, este é o acerto fino da coisa. Pode ficar muito melhor apenas acertando ganhos e cortes? Talvez sim, mesmo sem usar NADA de TA? Talvez sim, talvez não, só testando pra saber.

Não existe receita pronta, nem uma única forma de fazer. Talvez, para ouvidos não treinados, a diferença do TA, com ou sem ele, pode ser até mesmo nula, assim como na parte do sub e woofer.

Favor ler o q tu postou antes.. tu diz q com xover dos amps e isso e aquilo....

citação sua

" Usando cross passivo, perco o quesito TA e ganho, isso em um 3 vias afeta muito, principalmente por não se tratar de monomarca no 3 vias, logo sensibilidades são bem diferentes."

TA se vc deixar os falantes mal direcionados, não há TA q resolva amigo... a instalação fisica, SIM é muito importante sim...

Bom pra um ouvido nada treinado, q nunca ouviu um SQ meia boca, pode sim se viver sem TA, mas da maneira como propoe seu sistema aqui, imagina-se q vc tenha algum conhecimento de SQ.....a partir do momento q vc tem noção lascou........poxa q tem de doido q poem sonzao com dois de 12 e o resto do som original.........com grave embolando e encobrindo tudo e saum felizes ue........mas qqr um com o minimo de noção percebe a bagunça...simples assim.........

Como vc vai ter um som fiel, com cada frequencia chegando cada uma em um tempo diferente em seu ouvido sabe quando...............

NUNCA........

Abraços, e boa sorte em sua empreitada, pq pra SQ, tu vai pastar muito desse modo amigo.......

Postado em

" Usando cross passivo, perco o quesito TA e ganho, isso em um 3 vias afeta muito, principalmente por não se tratar de monomarca no 3 vias, logo sensibilidades são bem diferentes."

Usando cross passivo perde o TA ?

O_o se utilizar o cross passivo para cada via separadamente não integrando ambas (como um cross passivo de 3 vias e uma entrada), não vai perder, você vai continuar com a possibilidade de amplificar cada via separadamente, sendo assim não vai perder o alinhamento de tempo separado para as vias !

Outra em relação ao ganho como você diz, tem como utilizar resistores para atenuação de cada via para casamento de sensibilidades e intensidades sonoras do conjunto !

Postado em

Opa, deixa eu marcar para acompanhar, agora vou comprar uma meriva, e vou precisar de fotos bonitas para convencer a patroa a fazer igual.

Enviado via AutoForum Mobile App

Postado em

Vai na fé em 3 vias + sub..

É mais dificial acertar, mas PRO MEU GOSTO fica melhor que duas vias... Tanto é que voltei pro 4 way ativo no meu carro.

O carro é seu, não va pelo que os outros falam ou acham. Vc pode até ler oq o pessoal tem a dizer, mas em audio não existe uma verdade absoluta. Nao existem um " só dessa forma funciona".

Varias maneiras funcionam, basta vc escolher a que TE agrade.

O carro é seu, o set é seu, o dinheiro é seu, e aqui tem muita gente que ACHA que só o jeito dele ou do instalador dele, ou do jeito que ele acha é que serve.

Eu aprendi aqui, que oq me serve, eu absorvo, criticas construtivas eu assimilimo e posso usar ou não, verdades pessoais dos outros, eu simplesmente leio e dispenso. Todo mundo que se acha o dono da verdade, eu nem dou bola pro que escrevem.

Boa sorte e acompanhando.

Abs

Postado em

Nao existem um " só dessa forma funciona".

basta vc escolher a que TE agrade.

O carro é seu, o set é seu, o dinheiro é seu, e aqui tem muita gente que ACHA que só o jeito dele ou do instalador dele, ou do jeito que ele acha é que serve.

:+1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...