Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
murillo_g_b

[Renault Clio] Alpine, Morel, JL Audio, Knukonceptz, JBL, DAT

Recommended Posts

E ai galera, beleza?

Vou mostrar pra vocês como tá meu set, o que eu já fiz, o que pretendo fazer, etc.

Comecei ano passado a montar um set voltado pra qualidade, sempre procurando uma boa definição espacial dos instrumentos, com todas as frequências bem equilibradas, sem soar acornetado, nem boomy, ou seja um som equilibrado.

Primeiro carro, primeiro set, estou aprendendo ainda a teoria e a prática (DIY), então peguem leve com detalhes como por exemplo a grade de proteção do tweeter que desapareceu (se alguem quiser vender eu compro!). Muita coisa foi comprada pelos classificados (HU, Kit 2 vias, subwoofer, amplificador, rca krystal)

Serviço de instalação parcialmente realizado pela equipe da Audio Club daqui de Ribeirão Preto. Recomendadíssimo o pessoal. O tratamento das portas, os tweeters no painel e o porta malas são DIY.

SET:

HU: Alpine 9855 + KCA 420i + iPhone 4

Kit 2 Vias: Morel Tempo

Subwoofer: JL Audio 12w3v3 em caixa selada

Amplificador: JBL 1004

RCA: KnuKonceptz Krystal pro Tempo e DAT DC200 pro 12w3

Cabos Speaker: não lembro qual foi usado pro stereo mas pro JL to usando Shok que o user leandrorf mandou (agradecido!)

Portas tratadas: baffles em MDF, manta asfáltica na parte interna e externa selando a porta. uma média de 3 camadas. feltro foi usado em locais estratégicos que estavam vibrando e batendo plástico com plástico.

esse sou eu, viciado em música de qualidade, cerveja de qualidade, e carro (o carro não é de tãão qualidade assim mas eu gosto :legal:)

95370519.jpg

tratamento das portas

17509540.jpg

depois de fazer toda a porta, cortar o plástico onde ficava preso o mid, pro baffle caber na porta. sub colocado na caixa.

72505333.jpg

rack lateral pro amplificador em mdf, aproveitamento máximo do espaço, feito por mim, preso com parafusos aproveitando os parafusos nos locais originais que eram 3 ou 4. e detalhe dos rcas. a primeira foto foi tirada com o banco rebatido, ficaria melhor com mdf mas preferi fechar a parte onde o banco encosta com carpete pra não correr o risco de não fechar depois.

41636867.jpg

detalhes do interior. de novo, se alguem tiver uma telinha protetora pra tweeter, eu compro!

foi a melhor maneira de tirar os tweeters do local original. não fica ruim virado pro vidro, mas o foco e o detalhamento com eles assim, quase on-axis, fica MUITO melhor. sem falar no palco que subiu bastante depois dessa alteração. preferi não alterar as colunas, já que a única coisa que eu precisei mudar de verdade foi o plástico da porta pra poder caber os baffles.

49603733.jpgdetalhe dos cortes utilizados (sub >50hz 18db e mid <63hz 12db), do TA (esse trick de atrasar o stereo pra ficar junto com o sub fica show!) e do equalizador paramétrico (só um resumo pra não ficar cansativo).

foi usado o software jDFT 2.5, que é um RTA, pra fazer a equalização, usando 3 microfones diferentes. cheguei num equilíbrio entre os 3 microfones (amadores, de headsets pra game) e corrigi algumas deficiencias na curva de resposta (pico nos 2khz e vale nos 800hz sempre apareceram, por exemplo).

88609666.jpg

detalhe do iphone que eu uso como GPS (Waze, software gratuito, e excelente!) e fonte de áudio também (não tive coragem ainda de comprar a interface KCA 420i) através do FLAC player que já é bem melhor que tocando mp3 comum (não é gratuito, mas hoje é meu app padrão pra tocar músicas, tem um equalizador que eu não uso, biblioteca, playlist, imagem do álbum, só faltou a função de virar a tela pra poder usar deitado o celular)

92307049.jpg

Por enquanto é isso galera, qualquer coisa que eu puder adicionar conforme eu for lembrando eu vou editando esse post.

Stage 1 completo!

Editado por murillo_g_b

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Posso fazer uma pergunta? Como fica o som quando você tá escutando aquelas velharia... Tipo rolling stones, deep purple, Led... Você consegue reforçar a pobreza da gravação da época na equalização? Geralmente esses sons não tem graves, nem subgraves, são pobres em frequencias... é o que eu tou sofrendo na HU original do meu New Civic. Se o som é atual, bem masterizado, O som fica perfeito! Agora, quando você vai ouvir velharias, o som fica bem pobre...

Compartilhar este post

Link para o post

Posso fazer uma pergunta? Como fica o som quando você tá escutando aquelas velharia... Tipo rolling stones, deep purple, Led... Você consegue reforçar a pobreza da gravação da época na equalização? Geralmente esses sons não tem graves, nem subgraves, são pobres em frequencias... é o que eu tou sofrendo na HU original do meu New Civic. Se o som é atual, bem masterizado, O som fica perfeito! Agora, quando você vai ouvir velharias, o som fica bem pobre...

eu acho sensacional, o que eu mais to escutando hoje é led, rolling stones e dave matthews band.

tem grave sim, não tem muito subrave, mas tem o kick do subwoofer no bumbo da bateria por exemplo, e o baixo vindo forte do midbass.

eu só uso uma equalização diferente quando o som é ao vivo, o celebration day (led zeppelin) foi gravado de um jeito estranho, tá muito carregado nas baixas e bem apagado nos médios e a voz tá com bastante eco e reverberação (deve ser pra disfarçar a velhice do robert plant), tenho uma configuração salva de equalização pra esses casos.

mas as versoes em estudio dos albuns do led e rolling stones de 69, e 70 pra frente não soa nada ruim, eu acho top.

tenho muddy waters, john lee hooker e outros top do blues que tem gravaçãoes muito muito antigas e deprimentes em MONO :banghead mas tem outras como as "mais recentes" que são perfeitas já.

na HU original nada vai ficar bom de verdade essa é a verdade, só com um processador como sugeriu o carochas

Compartilhar este post

Link para o post

Parece uma sessão de fotos e não uma instalação de som hahahahah.

Mas ta bom, simples e direto.

Compartilhar este post

Link para o post

Murilo,

Como ficou o espaço atrás do HU, tenho um Clio também, mas pra colocar o RCA ali atrás é osso, qual foi a sua solução. Estou pensando até em cortar um pouco o plastico.

Editado por Marcelo S.

Compartilhar este post

Link para o post

Murilo,

Como ficou o espaço atrás do HU, tenho um Clio também, mas pra colocar o RCA ali atrás é osso, qual foi a sua solução. Estou pensando até em cortar um pouco o plastico.

Use aqueles plugs de 90° para RCA. Cotovelo, curva, como achar melhor

Compartilhar este post

Link para o post

O problema é a qualidade destes plugs. Até gostaria de comprar mas os preços são proibitivos, se comparados ao preço de um bom RCA.

Compartilhar este post

Link para o post

Só uma sugestão.. Porque não compra um cabo RCA - 30pin Apple? É um cabo que se conecta na entrada do carregador do iPhone e na outra ponta um par RCA. A saída P2 do iPhone é muito ruim, pois passa pela amplificação do mesmo.

Te garanto que com essa mudança, você consegue uns 50% de melhoria, ou mais.. Já fiz o teste!

Compartilhar este post

Link para o post

Só uma sugestão.. Porque não compra um cabo RCA - 30pin Apple? É um cabo que se conecta na entrada do carregador do iPhone e na outra ponta um par RCA. A saída P2 do iPhone é muito ruim, pois passa pela amplificação do mesmo.

Te garanto que com essa mudança, você consegue uns 50% de melhoria, ou mais.. Já fiz o teste!

Se não me engano, qualquer forma de áudio usada pelo iPhone, iPod e afins, usa o DAC interno da Apple. No caso de P2 usa o amplificador também, mas mesmo assim, existem perdas usando o DAC da Apple se comparado a um Player de qualidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Show de bola o set Murilo!!!

E quais serão os próximos estágios???

Compartilhar este post

Link para o post

Parece uma sessão de fotos e não uma instalação de som hahahahah.

Mas ta bom, simples e direto.

Eu não tenho muitas fotos da instalação em si, durou o ano passado todo pra chegar até onde estou. o sq de verdade começou lá pra julho quando vendi o sub pioneer 309

Haha

Murilo,

Na verdade não tem nenhum truque! O rca tá normal e não teve nenhuma modificação (pelo menos não fui informado disso haha)

Não foi usado não!

Compartilhar este post

Link para o post

Como ? No caso a ligação seria direto iPhone -> amplificador ? O p2 está ligado no player por um cabo estranho que só serve em alpine mesmo (mas comprei ele assim, não é original, foi modificado)

Não acho ruim não, mas não é igual um cd.

Me explica melhor essa do RCA por favor.

Penso em um amplificador melhor, pra dar mais vida, e talvez um RCA mais refinado.

Quero melhorar um pouco nas altas também, creio que o knu krystal seja o responsável por matar um pouco, dando um boost com o equalizador na faixa de 12khz pra cima, pouca coisa muda.

Acho que falta dinâmica, uma separação melhor dos instrumentos por parte do JBL 1004. É um amplificador muito neutro, sem nada impressionante, mas funciona bem sendo básico.

Amplificador pensei no Helix A4, e RCA no audison sonus.

Se tiver sugestões quanto a isso... manda bala.

Compartilhar este post

Link para o post

Como ? No caso a ligação seria direto iPhone -> amplificador ? O p2 está ligado no player por um cabo estranho que só serve em alpine mesmo (mas comprei ele assim, não é original, foi modificado)

Penso em um amplificador melhor, pra dar mais vida, e talvez um RCA mais refinado.

Quero melhorar um pouco nas altas também, creio que o knu krystal seja o responsável por matar um pouco, dando um boost com o equalizador na faixa de 12khz pra cima, pouca coisa muda.

Acho que falta dinâmica, uma separação melhor dos instrumentos por parte do JBL 1004. É um amplificador muito neutro, sem nada impressionante, mas funciona bem sendo básico.

Amplificador pensei no Helix A4, e RCA no audison sonus.

Se tiver sugestões quanto a isso... manda bala.

Realmente é essa caracteristica do cabo da Knu, ele da uma matada nas altas..

Não querendo ser chato, não coloca o Sonus.. Achei eles mto apagados, o som mto sem graça.. Nesse mesmo carro troquei pelo Shok Flow e as faltas ficaram mto melhor, mto mais agradavel de escutar, porém nas medias baixas e baixas o Flow não tem mta presença.. Ou seja, recomendo o Flow para as altas e pode colocar o Sonus para os medios..

Realmente com o JBL vc não consegue um bom recorte, mas além de trocar o amp, se lembre dos cabos tbm... Esse conjunto é fundamental para isso.

Esse amp da Helix eu nunca escutei.. Só por curiosidade, qto vc ta pensando em gastar em cada item???

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente é essa caracteristica do cabo da Knu, ele da uma matada nas altas..

Não querendo ser chato, não coloca o Sonus.. Achei eles mto apagados, o som mto sem graça.. Nesse mesmo carro troquei pelo Shok Flow e as faltas ficaram mto melhor, mto mais agradavel de escutar, porém nas medias baixas e baixas o Flow não tem mta presença.. Ou seja, recomendo o Flow para as altas e pode colocar o Sonus para os medios..

Realmente com o JBL vc não consegue um bom recorte, mas além de trocar o amp, se lembre dos cabos tbm... Esse conjunto é fundamental para isso.

Esse amp da Helix eu nunca escutei.. Só por curiosidade, qto vc ta pensando em gastar em cada item???

o helix a2 eu vi que tá saindo por R$1400 na audioshulz o a4 já tá R$2200 na r2... o sonus tá 59 euros via ebay, sai uns R$250.

to querendo um rca mais arejado que o krystal, ainda não tentei comparar o krystal no subwoofer e o rca dat no estereo.

não manjo muito de rca, se souber de algum me indique com essa caracteristica de ser bom de agudos sem perder muito no médio grave (o tempo não é tão cavalo assim, se perder no médio grave vai ficar feio, ainda mais sendo de 5 polegadas)

edit: pensei no hertz hdp4 também

Editado por murillo_g_b

Compartilhar este post

Link para o post

o helix a2 eu vi que tá saindo por R$1400 na audioshulz o a4 já tá R$2200 na r2... o sonus tá 59 euros via ebay, sai uns R$250.

to querendo um rca mais arejado que o krystal, ainda não tentei comparar o krystal no subwoofer e o rca dat no estereo.

não manjo muito de rca, se souber de algum me indique com essa caracteristica de ser bom de agudos sem perder muito no médio grave (o tempo não é tão cavalo assim, se perder no médio grave vai ficar feio, ainda mais sendo de 5 polegadas)

edit: pensei no hertz hdp4 também

Vou dar uma pesquisada em alguns cabos nesse valor mais ou menos e te passo.

Cara, em relação ao amp pega um HDP4, vc vai se surpreender mto com a forca e qualidade desse amp.

No Palio que montamos e foi campeão do Emma, ele empurrou um Morel Elate do modelo novo com folga. Se vc fizer um bi-amp ativo então, vai ficar mto show... Com certeza o investimento nesse amp te agradara mto.

Compartilhar este post

Link para o post

Se não me engano, qualquer forma de áudio usada pelo iPhone, iPod e afins, usa o DAC interno da Apple. No caso de P2 usa o amplificador também, mas mesmo assim, existem perdas usando o DAC da Apple se comparado a um Player de qualidade.

Existem alguns dispositivos que fazem bypass do DAC do iPhone/iPod. Mas no caso estava falando somente do bypass do amplificador mesmo, já percebe-se uma melhora absurda.

Então, eu uso um cabo como esse abaixo. Em uma das pontas tem um par RCA e na outra um conector 30pin de iPhone/iPod/iPad. Assim o audio não passa pelo estágio de amplificação do iPhone. Outra vantagem é que a bateria dura MUITO mais devido ao fato de não usar o amplificador interno do iPhone.

ipodrca.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

No meu Clio eu usava os tweeters bem colados nos cantos do painel e a melhora era bem perceptível.

Compartilhar este post

Link para o post

No meu Clio eu usava os tweeters bem colados nos cantos do painel e a melhora era bem perceptível.

eu to usando o esquero bem proximo da coluna e o direito em cima daquela entrada de ar/tweeter orginial.

que canto você diz ?

abs

Curti demais o set, parabéns!

Tô procurando um suporte de iphone assim faz tempo! onde conseguiu?

valeu!

cara paguei R$10 !

peguei em uma loja de acessórios (retrovisores, maçanetas, lampadas, xenon, som, etc)

deve ter no mercado livre também. é bem simples, mas é resistente, já tive um de colar no vidro com ventosa e quebrou com uns 2 meses.

Compartilhar este post

Link para o post

o hdp5 ficaria bom ?

teria a possibilidade de fazer bi ampli e tocar o sub com o mesmo amplificador...

comecei a pensar nisso hoje, não tinha me tocado da existencia desse amp

Compartilhar este post

Link para o post

o hdp5 ficaria bom ?

teria a possibilidade de fazer bi ampli e tocar o sub com o mesmo amplificador...

comecei a pensar nisso hoje, não tinha me tocado da existencia desse amp

Com certeza ficará bom!!

Tem um vendendo nos classificados...

Escutei um esses dias e me agradou bastante, praticamente é o mesmo amp HDP4, só que menos potente. Mas o timbre e musicalidade são os mesmos, oq ele perderia para o HDP4 seria na dinamica.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...