Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Marco AC Júnior

[Ford New Fiesta MK7 hatch] SQ de entrada

Recommended Posts

Bom dia caros colegas, este é meu primeiro projeto de SQ, apesar disso nos ultimos meses andei estudando e frequentando varios foruns que tratam do assunto afim de não errar muito :unsure:

Devo lembrar que a intenção é melhorar muito no futuro, porém o capital de investimento é bem escasso e os Upgrades vão acontecer somente no ano que vem.

Bom, vamos lá.. este são os equipamentos que já adiquiri para o projeto:

-Amplificador GTO1004 (JBL) 600wrms 4ch

-Kit 2 vias MS62c (JBL) 160wrms 4Ohms

-Subwoofer GTO1014 (JBL) 10" 350wrms 4Ohms

-Conversor RCA (Stetsom)

-MegaCapacitor 3 Fahrad (Technoise)

-Disjuntor automotivo 70Ah (Technoise)

-Porta Fusível Faca ANL (Technoise)

-Cabos de Força e Speakers (Technoise)

Algumas considerações...

1º) Fiquei limitado a algumas marcas devido a facilidade que tenho em comprar em distribuidoras pelo fato de eu possuir uma oficina de reparação automotiva e funilaria.

2º) Tenho que usar este conversor RCA pelo fato de a HU original do New Fiesta não possuir saidas RCA e eu ainda não dispor de verbas para compra de um processador de audio.

3º) Não reparem tanto, eu mesmo fiz a instalação e tentei fazer da melhor forma possível kkkk [¨]

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Primeiro passo: Desmontar e Isolar

O ato de desmontar qualquer carro é relativamente simples, porém deve-se prestar atenção a alguns detalhes para não quebrar nada hehe.

Eu comecei pelas portas pois acho que é onde devemos ter mais atenção e cuidado com o Isolamento acústico.

imagensdoiphone002.jpg

Uploaded with ImageShack.us

Para se desmontar essa porta é bem facil, basta retirar o forro de porta retirando os tres parafusos da lateral, e mais 2 ou 3 parafusos que ficam por baixo do puxador interno da porta e um atras de um tampazinho que fica na maçaneta interna da porta. O mais dificil que achei foi retirar a forração interna da porta, que é onde fica preso a máquina de vidro, mas depois que se sabe como é acaba sendo bem facil.. basta retirar 2 tampões de espuma que ficam no meio da porta e abaixar o vidro até que se veja os parafusos de fixação do vidro na máquina, retire-os e suba o vidro com as mãos e arrume um jeito de fixá-lo como se estivesse fechado (eu apeinas chemei alguem pra segura-lo enquanto retirava o restante do forr e depois escorei com uma ripa), depois retire todos os parafusos que prendem o forro e desconecte todos os conectores. Agora é que vem o macete.. esse forro tem 3 presilhas de encaixe que estão do lado de dentro superior lado esquerdo, basta ir deslizando a porta para o lado do carro que eles se desprenderão.

imagensdoiphone007.jpg

Eu fiz o Isolamento das portas da seguinte forma:

1º- Manta-asfáltica na folha interna da porta

2º- Manta de polipropileno por cima da manta asfáltica

3º- Espuma de poliuretano expansível por tras dessa barra de proteção

imagensdoiphone011.jpg

O Forro da porta eu utilizei:

1º- Manta asfáltica

2º- Espuma acústica

post-70828-0-16538300-1354912894_thumb.jpg

Editado por Marco AC Júnior

Compartilhar este post

Link para o post

Segundo passo: Fiação, Ligações Elétricas e Instalação dos equipos

O mais dificil que achei de todo esse processo foi passar o fio da porta, pois ali existe um conector bastante chato. Pensei em varias alternativas, mas a que achei melhor foi passar o fio através de uma folga que existe ao lado do conector, basta retirar a coifa de proteção (só puxar mesmo) e vão reparar que ali existe uma folga que fica preenchida pela coifa mesmo, o unico problema é uma abinha do conector que serve pra apoiar o conector de forma a não deixar ele entrar pela coluna da porta, e pra facilicar temos que pegar um alicate de corte e cortar um pedacinho de uns meio centimetro, dessa forma facilita bem para passar o fio.

imagensdoiphone010.jpg

imagensdoiphone012.jpg

Fica mais facil retirar o porta-luvas para fazer as ligações, lembre-se de verificar ainda com a porta desmontada a cor e a polaridade dos fios que chagam ao auto-falante para que você possa encontra-lo no chicote dentro do carro.

imagensdoiphone017.jpg

imagensdoiphone016.jpg

Instalei o Amplificador em uma chapa de MDF de 15mm com ranhuras de forma a facilitar o refrigeramento.

imagensdoiphone019.jpg

AMANHÃ POSTO FOTOS DA INSTALAÇÃO DO CABO DE FORÇA E DOS CONVERSORES DE RCA

Compartilhar este post

Link para o post

Terceiro Passo: Construção da caixa Acústica e Regulagens

imagensdoiphone020.jpg

A caixa foi feita com MDF de 15mm, colada com silicone e parafusos, revestimento interno primeiramente com EVA de alta densidade.

imagensdoiphone023.jpg

Após alguns testes resolvi modificar a caixa acústica, pois antes eu tinha colocado Espuma Acústica (dessas de estudio) em todo o interior da caixa, mas achei que o som ficou um pouco abafado e com pouco SPL, dae então eu retirei toda a espuma e apliquei resina no interior da caixa e obtive uma melhora significativa.

Compartilhar este post

Link para o post

Vou acompanhar o seu topico, também tenho um New Fiesta e estou montando um SQ de entrada no meu também. Ainda estou na fase das compras. Coloca bastante fotos ai pra ajudar na instalação.

Você também esta cadastrado la no forum do fiesta não é? comentei no seu topico de la sobre o seu set.

Compartilhar este post

Link para o post

CristianoLO, infelizmente não vou poder evitar os tais conversores por enquanto devido a falta de money e o meu Ampli só tem entrada baixa, mas no inicio do ano que vem já vou ver se pego um Conversor Helix desse ae que nosso amigo Armando mencionou.

Compartilhar este post

Link para o post

CristianoLO, infelizmente não vou poder evitar os tais conversores por enquanto devido a falta de money e o meu Ampli só tem entrada baixa, mas no inicio do ano que vem já vou ver se pego um Conversor Helix desse ae que nosso amigo Armando mencionou.

Não adianta muito, enquanto mantiver o HU original não vai ficar aquelas coisas não...

Compartilhar este post

Link para o post

esse kit 2 vias não é um desses selenium remarcado como JBL ?

Bom... eu comprei tudo JBL por que ouvi tocar em um doblo de um amigo meu e achei de muito boa qualidade, ta certo que nao eh um focal, clarion ou fosgate, mas ja ta excelente pra mim começar. Achei incrivelmente melhor que o Selenium, fora que o kit todoeh muito mais bem acabado que os da Selenium.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom... eu comprei tudo JBL por que ouvi tocar em um doblo de um amigo meu e achei de muito boa qualidade, ta certo que nao eh um focal, clarion ou fosgate, mas ja ta excelente pra mim começar. Achei incrivelmente melhor que o Selenium, fora que o kit todoeh muito mais bem acabado que os da Selenium.

Ouvi essa história aqui mesmo no fórum de que era o mesmo conjunto mecanico, e o mesmo cone de um kit da selenium...

Que bom que não é então.

Gostei do tratamento, parece muito bom. Eu fiz a minha porta sozinho também só não ficou 100% porque eu reparei depois de um tempo que o forro plástico tá vibrando, e ainda não consegui corrigir. É só em uma porta, e só em uma certa frequencia. Essa espuma que usou NO FORRO da porta é pra isso ?

Compartilhar este post

Link para o post

Ouvi essa história aqui mesmo no fórum de que era o mesmo conjunto mecanico, e o mesmo cone de um kit da selenium...

Que bom que não é então.

Gostei do tratamento, parece muito bom. Eu fiz a minha porta sozinho também só não ficou 100% porque eu reparei depois de um tempo que o forro plástico tá vibrando, e ainda não consegui corrigir. É só em uma porta, e só em uma certa frequencia. Essa espuma que usou NO FORRO da porta é pra isso ?

Serve pra ajudar a isolar o som proveniente do interior da porta e PRINCIPALMENTE pra tentar evitar vibrações.

Compartilhar este post

Link para o post

Serve pra ajudar a isolar o som proveniente do interior da porta e PRINCIPALMENTE pra tentar evitar vibrações.

legal, acompanhando

Compartilhar este post

Link para o post

Vou acompanhar o seu topico, também tenho um New Fiesta e estou montando um SQ de entrada no meu também. Ainda estou na fase das compras. Coloca bastante fotos ai pra ajudar na instalação.

Você também esta cadastrado la no forum do fiesta não é? comentei no seu topico de la sobre o seu set.

Falaê Augusto, agora que vi seu tópico, desculpa ae hehe.. Tenho sim, fiz alguns tópicos lá pra tentar diminuir a indecisão, a hora da compra é a pior pra mim.. sou indeciso pra caramba mas acabou que consegui preços muito bons nesses equips em distribuidores de aqui perto mesmo e acabei adiquirindo, ano que vem eu começo com um "Upzinho" (que não é tão "zinho" assim devido al preço) comprando um Processador de audio pra ver se resolvo a questão dessa HU original.

Vou colocar o máximo de informação que conseguir, mas qualquer dúvida é só falar que faço até video explicativo. Vou terminar esse ano ainda devido a uma viajem que vou fazer antes do natal e a Somzera já tem que tá nos trinques [¨] Já comecei a passar os fios, logo logo coloco mais fotos.

Compartilhar este post

Link para o post

vi que você botou espuma em toda a caixa do subwoofer...

vai reduzir o spl, pode ser que fique mais plano, mas não sei se é recomendável.

minha caixa tem um pouco de lã de vidro (acho que é isso rs) em toda a parte por trás do subwoofer, mas sem exageiros.

sempre usei caixa assim.

tinha um outro tópico que rolou uma discussão sobre revestimentos dentro de caixas e portas (na prática uma caixa também)

mas agora não vou lembrar.

no residencial tem um pouco também, na parte sobre os kits baubos em que tem a espuma em partes estratégicas que precisam de absorção, logo atrás do autofalante.

Compartilhar este post

Link para o post

vi que você botou espuma em toda a caixa do subwoofer...

vai reduzir o spl, pode ser que fique mais plano, mas não sei se é recomendável.

minha caixa tem um pouco de lã de vidro (acho que é isso rs) em toda a parte por trás do subwoofer, mas sem exageiros.

sempre usei caixa assim.

tinha um outro tópico que rolou uma discussão sobre revestimentos dentro de caixas e portas (na prática uma caixa também)

mas agora não vou lembrar.

no residencial tem um pouco também, na parte sobre os kits baubos em que tem a espuma em partes estratégicas que precisam de absorção, logo atrás do autofalante.

Interessante... não tinha conhecimento disso...

Porquera, agora que tá feito vou montar e ver se me agrada, mas tenho praticamente certeza que vou ter que arrancar tudo, pois fiz caixa selada pq gosto mais de batidas mais secas e rapidas e agora que vc falou que dei uma pesquisada e dizem que revestimento faz a caixa ter um comportamento exatamente contrário :(

Compartilhar este post

Link para o post

Interessante... não tinha conhecimento disso...

Porquera, agora que tá feito vou montar e ver se me agrada, mas tenho praticamente certeza que vou ter que arrancar tudo, pois fiz caixa selada pq gosto mais de batidas mais secas e rapidas e agora que vc falou que dei uma pesquisada e dizem que revestimento faz a caixa ter um comportamento exatamente contrário :(

sim, material absorvente como essa espuma, serve pra diminuir reflexões indesejadas e tentar matar ondas estacionárias

Compartilhar este post

Link para o post

Bom... passado-se as ferias agora é hora de tentar finalizar o projeto.

A montagem já está concluida, porém vou ter que desmontar a porta dianteira direita (ou pelo menos o forro) pois ficou vibrando um pouco.. nada que um pouco de espuma acústica não resolva. Meu problema de não ter fio remoto foi resolvido trocando meu Conversor RCA da JFA que cria um fio Remoto para ligar o amplificador, o problema principal agora é um ruido persistente que aumenta a medida que se aumenta o ganho do amplificador.

Bom.. com relação a este ruido eu criei um tópico para que talves alguem que tenha passado por algo parecido possa me ajudar, pois já fiz de tudo que encontrei pesquisando na internet..

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=185450

porém apesar de ter criado a tópico eu ainda não encontrei solução para este problema.

Como o carro não possui saida RCA eu tive que usar converssores, já testei 2 modelos, um a stetsom e outro da JFA e o ruido fica da mesma forma com ambos. Eu puxei os cabos da HU até o porta malas passando pelas laterais e no porta malas eu fiz a ligação nos converssores e utilizei um cabo RCA da taramps com dupla blindagem de 1 metro até o amplificador que tb fica no porta malas.

>já isolei tudo que consegui usando papel alumínio;

>Estou usando um converssor RCA ativo da JFA que possui regulagem de ganho e filtro anti-ruido e tb um outro filtro anti-ruido da Stetsom.

>Já aterrei todos os equipamentos juntos, amplificador, converssor rca, mega-capacitor e hoje até desmontei a HU e puxei um cabo terra e liguei junto do amplificador.

Preciso de mais sugestões de o que fazer para tentar solucionar esse pepino :banghead

Compartilhar este post

Link para o post

Não adianta muito, enquanto mantiver o HU original não vai ficar aquelas coisas não...

Muitas HU originais, não tocam abaixo de 40Hz por exemplo. Só por ai, mesmo colocando um processador não fica lá grandes coisas. Tem players que reproduzem desde 5Hz, original, na GM, acho que o melhor que eu vi no CD foi 40Hz ou 30hz.

Compartilhar este post

Link para o post

Hoje demontei novamente a HU do painel e fiz a ligação dos fios que vão pro converssor logo atrás do player (originalmente eu tinha puxado os fios logo abaixo do painel antes de entrar pras portas) e puxei por dentro do carro mesmo até o converssor e posterior para o amplificador que fica no porta malas e também isolei o Mega-Capacitor e mesmo assim o ruido do motor continua lá. :-(

também peguei um outro auto falante (coaxial) e liguei direto ali na saida do amplificador pois alguns me falaram que podia ser interferencia do crossover passivo e mesmo assim tb não resolveu nada.

Começo a achar que isso pode ser defeito do amplificador, apesar de o mesmo ser novo...

Compartilhar este post

Link para o post

Em mais um capítulo da novela "Tirando ruido do som do New Fiesta"...

Achei um site que tem um tutorial muito bom pra tirar ruidos de som automotivo, com ideias muito boas e um passo-a-passo bem bacana e comecei a seguir.

http://www.carinfo.com.br/materias/mat_s04.htm

1º) Arrumei um outro mid-range e testei direto na saida do amplificador e o ruido continuou lá.

2º) isolei o amplificador utilizando uma outra bateria separada do carro para liga-lo e mantive a alimentação do ampli pela HU do carro mesmo e o ruido persistiu.

3º) arrumei um outro radio e liguei no amplificador utilizando uma outra bateria de fora do carro e o barulho SUMIU. (obs: tb utilizando conversor RCA)

CONCLUSÔES INICIAIS:

-aparentemente o ruido vem da HU original do New Fiesta, porém amanhã ainda vou fazer alguns testes isolando a HU do sistema elétrico do carro (ligando em outra bateria) e verificarei se o barulho persiste ou se muda.

-Já eliminei a hipótese de o ruido estar vindo da fiação, cabos RCA, conversor RCA e amplificador, resta agora verificar a fiação e isolamento elétrico da HU.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...