Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

blOom

Montando um PA 12v, médio porte.. vários subs ou woofers?

Recommended Posts

Postado em

Bem lembrado também.. umas SB850, que SNME é sintonizada lá pelos 35~40hz..

..vi 4 dessas numa boite em maceió, que tremia até os cabelo do suvaco! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk o-o-

Já vi 4 x 18" em MTL2, local ABERTO, 400W RMS em cada falante, lá pros idos de 1998, e era um tapa na orelha.

Foi a primeira vez que vi uma MTL de perto, até então só tive contato com as "JHD" e as "Escorregadeiras".

Aliás, falando nas escorregadeiras, em 95, +/-, minha irmã alugou um som pra uma festa na garagem... 4 "escorregadeiras" com falantes de 15" (nada de extraordinário) mais um top pra cada par com um driver 2" e corneta grande + 2 stw.

ca*****, aquela mer** dava um grave que até então eu só tinha visto em vias dedicadas de subgrave. Quando o cara colocou "manguetown" parecia que a casa ia cair.

Postado em

bloom, seguinte, uma pergunta, quer eficiencia do woofer, ou quer aquele subgrave "diferente" dos subs automotivos? acho q essa eh a pergunta certa... pelo menos eh minha opinião, por exemplo aqui em minha cidade, apesar de ser sul do RS, entendemos o pq dos trios lah de goias, gostamos de grave/subgrave que faça bummmmmm, não aquele som de SDS q apesar de dizerem q desce tem aquele ataque de woofer, tipo, por exemplo de carro fechado eh muito mais SPL q akela sensação de tudo tremendo em camera lenta, eh um subgrave com impacto, coisa q aqui não gostamos, e por isso o unico woofer q vende aqui (q o pessoal gosta) eh o tornado em caixa gigante... por isso q eu disse, a pergunta eh "eficiencia ou grave de sub automotivo?" abraços..

Postado em

É uma boa pergunta, pois a situação é bem diferente entre um caso e outro, com woofer - subwoofer ( cone seco como dizem ) você tem um sub ou grave meio que estranho, pessoal que gosta de um sertanejão feito eu, gosta de ouvir a extensão dos graves das musicas do gino e geno por exemplo, e não liga muito pra campeonato e arregaçar, essas coisas, povo gosta mesmo do grave macio e gostoso extendido do sub automotivo, como um pioneer, que é pau pra toda obra, toca forte ( dentro de seus limites claro ) e um subgrave legalzinho, quanto o "cone seco" toca um grave muito diferente, tem SPL alto mas não tem parece que extensão e maciez no grave, enfim, cada coisa no seu lugar e cada lugar na sua coisa. eu tenho dois sets por exemplo, um mtx tr7515 de 15", caixa 80L brutos, com uns "1200" rms (com acentos porq é amp roadstar) e tenho também, dois roadstar de 12" street bass line em caixa mista, também no RS, 2 sets diferentes.

Postado em

Bloom, sua caixa de msg está cheia? estou tentando lhe enviar uma mp para negociarmos e não consigo :x

Abração!

Agora que vi!

Bem que estranhei.. quase um mês e nenhuma mp! Costumavam ser 3~5 por semana de novatos pedindo dicas/projetos/dúvidas, fora umas da galera conhecida.. rsrsrsrs

Dei uma esvaziada!

Postado em (editado)

E esse projeto do Renan?? çç

O sistema usa o mesmo conceito que usei no projeto da Dodge da Bomber. Ou seja, Line Array!

Venho tentando pregar essa idéia a anos para "nosso" seguimento de audio automotivo, e até que enfim, parece que o pessoal tá começando a entender que de nada adianta investir aos montes em potências se não tens um bom arranjo capaz de evitar cancelamentos e com capacidade de contrariar as leis da física no dilema do inverso da distância ao quadrado! Retiramos o "quadrado (X²)" e temos um decaimento de apenas 3dB pelo dobro da distância!

Guto,

Pra vc (e pro foristas, claro!), segue o projeto que fiz mas que, infelizmente, até agora não saiu do papel, então não terei problemas em publicá-lo.

O projeto contempla:

Alto-Falantes:

12 x SWPT15-800-D4 – Nessa configuração* suporta 1.500Wpico por falante, 18.000W total;

10 x WPT12-650-D4 – Nessa configuração* suporta 1.000Wpico por falante, 10.000W total;

12 x MGPT8-B4 - Nessa configuração* suporta 500Wpico por falante, 6.000W total;

06 x DB200 – Nessa configuração* suporta 150Wpico por falante, 900W total;

06 x Guia de Ondas Bomber.

*Utilizando as caixas acústicas/guia de ondas sugeridas, filtros com slope mínimo de 12dB/8ª e sinal isento de distorção (clipping).

Caixas Acústicas:

- Subgrave: Band-Pass 4ª Ordem com banda passante de 40Hz-80Hz / Flat. Câmara Selada individual e Câmara Sintonizada Dupla;

- Grave: Bass Reflex ("Dutada") com banda passante de 80Hz-300Hz / pico em 120Hz;

- Médio: Closed Box ("Selada") com banda passante de 300Hz-2KHz. Amortecimento Butterworth Qtc 0,707;

- Agudo: Guia de Ondas + Driver. Frente de onda plana para acoplamento da via.

Fotos:

boogproj01.jpg

boogproj02.jpg

boogproj03.jpg

boogproj05.jpg

boogproj07.jpg

boogproj09.jpg

Att,

RenanLopes

Editado por mauricio_schmitz
Postado em

O projeto é impecável, sem dúvidas!

Mas aí eu teria que comprar uma Ducato, que sai mais de 50k facin! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Ou seja, por enquanto, é fora de cogitação!

O som tem que ser desmontável, de modo que eu possa ouvir no reboque ou fazer uma festa com ele!

Postado em

bloom, cortando um pouco o topico, a parte de voz no caso desse projeto da ducato, nao teria q ser mais alto?? q tu me diz, se por exemplo fosse montar em uma picape pickup (mesma altura do chao mais ou menos q a ducato) seri problema a voz desse jeito se houvesse pessoas na frente? jah em pickup como f250 acho q nao teria problemas pela altura do chao...

Postado em

O lance é o seguinte.. quanto mais longe quer jogar, mais alto tem que estar o som!

No meu caso do gol, a via de altas tava a ~1,50m do chão.. ou seja: perdido!

Se tiver como colocar na tampa da mala (1,75~1,90m) já facilita bastante!

No caso dessa Ducato, vc de pé do lado dela, o para choques fica +/- na tua cintura (ou um pouco abaixo). Mesmo tendo um monte de gente alta, não chegariam à obstruir as vias de alta!

E por via das dúvidas, faz o que fiz no gol.. um "cordão de isolamento" pra galera afastar um pouco do som! rsrs

Postado em

Desmontavel e mais fácil de transportar? T-18....gostei muito do projeto, elas em 4 com bons falantes descem até os 40hz tranquilo.

Até vendi as minhas e mandei fazer 3 W-Horn

Postado em

Desmontavel e mais fácil de transportar? T-18....gostei muito do projeto, elas em 4 com bons falantes descem até os 40hz tranquilo.

Até vendi as minhas e mandei fazer 3 W-Horn

Chegou a comparar T18 versus W-Horn?

Postado em

Bloom, vc sabe como funciona o esquema de aluguel?

Tô querendo dar uma reformada no PAzinho e botar pra render uma grana agora no fim do ano. Mas até hj só aluguei pra amigos.

Por aqui aluguel mais barato é só caixas/amp/mixer + iluminação + máquina de fumaça (não tenho nenhum dos dois), e o cara se vira com a fonte de sinal.

Postado em

Klb depende muito do uso do som e do tamanho do evento, que tem P.A mesmo só aluga o som .

Quem aluga tudo num pacote na maioria das vezes é esses organizadores que tem um som bem menor para bailes ,aniversario de 100 pessoas com voz violão e quando pegam algo maior faz terceirizado.

Mais alugando o pacote tira muito mais grana . porem o valor da iluminação é bem salgado "mais que o som".

Só uma dica , pagamento adiantado em dinheiro SEMPRE e sempre ter uma pessoa para funcionar o som , nunca deichar na mão dos clientes "100% das vezes da melda".

Postado em

Aê BlOom, tu termina teu projeto antes do carnaval? Vou passar em Aracaju, vai tocar em algum lugar lá?

Do PA? Nem sei viu... vai depender das festas que vão rolar! =(

Por mim, terminava! Mas não vou pagar do bolso!

Bloom, vc sabe como funciona o esquema de aluguel?

Tô querendo dar uma reformada no PAzinho e botar pra render uma grana agora no fim do ano. Mas até hj só aluguei pra amigos.

Por aqui aluguel mais barato é só caixas/amp/mixer + iluminação + máquina de fumaça (não tenho nenhum dos dois), e o cara se vira com a fonte de sinal.

Só não posso te ajudar muito no lance de valores, pq aqui é tudo barato em relação à Brasilia!

Mas aqui, o cara cobra 200 pila em 4x18' + 2x12' + 2 driver ti... E não é nada top! Mas é caixa comum mesmo, não automotiva!

Já com iluminação e estrutura, ele não fecha por menos de 600,00 se for coisa simples! Pra evento pago (festinha cobrando entrada), 800 é o mínimo! 2 strobos, máquina de fumaça, 2 strobo LED, daquelas q muda de cor e 1 laser vagabas! Não gasta nem 2k de iluminação!

Enfim, mesmo aqui, que o custo é baixo, é bastante rentável! Pq ele tira SEMPRE mais de 10% do que foi investido em CADA evento! SEMPRE!

E o lance dos alugueis é basicamente CONTATOS!

Conheço um figura q tinha 2x18' no carro.. comprou mais 2x18', montou umas 6 a 8 caixinhas com 10pw3 + ti.. arrumou um contato, espalhou por dentro de um bar climatizado e toca sertanejo, etc. O bar vive lotado e ele tira limpo uns 500 conto por noite! Iluminação? Quase nada, só os leds RGB mesmo (como costumam chamar os que variam a cor, tipo esse: )

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-447217342-ribalta-198-led-rgb-dmx-110-volts-_JM

..ele tem umas 2 dessas + um strobo.

Ah, no começo ele tocava com 12v + bateria + fonte... tudo escondido num case, desses "profissionais". Mas hoje ele já trocou.. só usa Studio-R, botou processador, etc etc... tá tirando uma grana SOLTA! (considerando q esse bar abre sexta, sabado e domingo)

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...