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ScuLt

Tratamentos Acústicos

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Pessoal, queria iniciar um discussão "nova" sobre isso.

 

Com as novas tecnologias no mercado, mantas especificas, novos materiais e formas de tratamentos, gostaria de saber um pouco da opinião do pessoal.

 

Vejo agora o pessoal usando essas mantas especificas. Até onde vale esse investimento? Será que o ganho é perceptivel, mesmo em set's não totalmente puristas?

 

Já tive carro tratato com selain nas portas dianteiras e pude perceber que de fato, a resposta de graves e até mesmo a voz tem um ganho.

Hoje, no corsa, não tenho nada nas portas e sinto, em altos volumes, a voz "tremendo" (não é bem esse termo, mas acho que voces entenderam), e acredito que isso seja devido a falta de tratamento, uma vez que a estrutura da porta acaba por vibrar junto com o midbass pois não existe rigidez suficiente.

 

Vejo tambem o murilo (m.a. audio) colocando agora aquelas espumas de estudios de musica nas portas tambem. Será que é necessario preenchimento com esse tipo de material? quais seriam os ganho disso? ondas estacionarias? isso realmente existe, dentro de um porta que "tecnicamente" é selada?

 

A espessura deste material influencia até que ponto? 1 camada, 2, 3? o quanto é necessario? Sei que depende de cada material usado, mas até quanto podemos adicionar peso em nossas portas?

 

O feltro eu vejo como um bom material para aplicar entre o "plastico" do forro e o "metal" da chapa da porta, afim de não haver vibração entre as superficies e o proprio isolamento térmico. Além disso, voces acreditam em mais alguma utilidade?

 

Não quero entrar no mérito de valores, mas é quase impossivel não notar que o preço de uma focal, stp e outras do genero são muito acima do que uma "simples" vedacit e seladin da vida...

 

Deixo o espaço livre pra qualquer um, sejam representantes de marcas ou apenas usuarios, gostaria que todos compartilhassem um pouquinho do que sabem e tambem pudessemos aprender todos juntos.

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Esse é um tópico bem interessante, tô no dilema do que colocar nas portas do Uno Sporting.

 

Acãopanhando.

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diferenças entre mantas tipo as seladin e as de marca tem, peincipalmente em sua composição, as mantas de "marca" são mais maleáveis, mistrurados além de piche, borracha butilica, normalmente tem mais facil aplicaçao e sofrem menos com variaçoes de temperatura..

ai vai de cada um avaliar o quanto quer investir nesse tratamento, assim como nos equipamentos.

 

mas agora vamos aos efeitos.

 

a manta asfaltica (vamos falar no momento sobre as portas ok) tem 2 funçoes básicas.

 

1 adicionar massa a chapa, isso faz com que essa chapa mude sua frequencia de ressonancia, evitando que ela vibre na faixa dos medio graves como de costume criando uma coloraçao no som e um efeito tremulo.

 

a segunda funçao da manta é a vedaçao da parte de tras para a parte da frente do auto falante, tampando esses buracos, e selando esta porta, cria-se um obstaculo para que as ondas sonoras produzidas na parte de tras do auto falante possam se encontrar com as ondas produzidas pela parte da frente, provocando interferencia essas ondas, que podem ser construtivas, (criando picos) ou destrutivas (criando vales)

 

sobre a quantidade a colocar, ai depende de cada projeto, o que voce tem que adicionar é MASSA entao faz sim diferença se tem 1, 2 ou 5mm de massa.

quanto mais massa, mais dificil de colocar aquele corpo em movimento por resonancia.

eu normalmente utilizo 3mm acho menos do que isso pouco, e mais do que isso desnecessario, mas em alguns casos, de portas muito moles eu prefiro colocar mais uma camada em pontos especificos mais sucetiveis a vibraçoes, normalmente nos meios das chapas lisas. onde há vincos, barras e proximo as extremidades, sao menos sujeitos a vibraçao.

 

agora falando um pouco sobre o damping, o auto falante cria som para frente, e para tras, o tratamento com manta asfaltica, ja trouxe um beneficio evitando que mais ondas sejam criadas a partir da vibraçao das chapas, e tambem tem dificultado para que o som emitido pela parte posterior do auto falante venha a encontrar o som produzido pela parte anterior.

porém, esse som produzido pela parte traseira, ainda cria um "eco" dentro da porta, sendo refletido para todo lado e criando as ondas estacionarias, cmo tambem vencendo o tratamento acustico com manta e chegando a parte da reproduçao, criando as ondas construtivas e destrutivas que falei.

 

entao a funçao da espuma ali dentro é absorver essas ondas emitidas pela parte posterior do auto falante, evitando que elas sejam refletidas para frente, e que venham a causar todo esse efeito no som.

 

passando da parte do tratamento para frente, ja nao temos mais a necessidade de uma espuma irregular que evite reflexoes, agora precisamos apenas adicionar massa e fonoabsorventes, que pode ser uma espuma ou um feltro, pra terminar de absorver qualquer restinho que tenha ultrapassado tudo isso.

 

agora se tratando de tratamento de assoalho e teto, tem a mesma funçao de adição de massa, evitar que essas latas entrem em vibraçao por ressonancia, criando tambem as reflexoes construtivas e destrutivas

 

aqui vai uma imagem como exemplificação.

 

 

piktogr1.jpg

 

 

*fonte da imegem silent coat, texto de autoria própria

Edited by murilloalanis
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Essa é uma questão controversa. Aqui vejo muito se falar em melhorar o som. Na gringa, o foca é para reduzir os ruídos de rodagem.

 

Claro que adicionando maior rigidez consegue-se atenuar algumas ressonâncias chatas, "grilos" e vibrações. Mas é dentro do contexto do "silêncio", de certa maneira.

 

Um material absorvente pode melhor a resposta sim, embora o ideal seja testar. Diferentes materiais, diferentes quantidades e medir os resultados.

 

Por exemplo, uma vez coloquei algumas toalhas por cima do tabelier (autoforum também é cultura!), e a diferença é claramente perceptível, da outra cara na imagem. Por que? Porque a relação de absorção tem a ver com o comprimento de onda em relação a profundidade do material, atenuando reflexões. Nas altas faz bastante diferença, embora possa melhorar o desempenho de um midwoofer na porta (ou não).

 

Acho que é uma questão de teste.

 

Diria que vale a pena gastar com tratamentos caros? Não sei. Vendo a mercadologia do áudio, e sabendo um pouco de como isso funciona, tenho minhas dúvidas de quão melhores são em relação aos produtos simples.

 

Claro que respeitando as diferenças entres produtos, como pastas, sprays, produtos para rigidez, produtos para absorção. São produtos diferentes, com intuitos/aplicações diferentes. Agora se vale aplicar em alguma área não convencional (normalmente é para isso que servem), também não sei. De maneira geral, em relação a produtos especieis, recomento critério e estudo. Já vi manta "de marca" prometer algo fisicamente impossível.

 

É um dos assuntos que eu gostaria que o Jon Whitledge comentasse um pouco mais....

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Qual tipo de manta e quantas camadas voçês recomendam pras portas do Uno Sporting 2013?

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O que eu acho engraçado é que, com essas opções novas no mercado, usar manta asfáltica é quase que considerado crime por muitos, como se a manta específica fosse te levar a outro patamar qualitativo. E não vai.

 

As vantagens estão, claro, na aplicabilidade e manutenção. Nota-se que o serviço com as específicas é mais rápido e mais limpo.

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O que vejo das mantas próprias para aplicação "som automotivo" e que uma boa parte tem um reforço, uma fina chapa de alumínio, ou uma estrutura mais rígida. Aí sim estamos falando em VANTAGENS sobre a manta asfáltica de impermeabilização.

No meu carro, tratei as portas dianteiras, o teto e o assoalho.

A diferença no ruído externo é brutal, quando passa um carro do lado, é perceptível apenas pelas portas de trás, que não foram tratadas.

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É tudo viadagi, se ta sem voz eh soh butar uma corneta cortada embaixo do banco que já era... Qualidadi pura.

 

_____

 

Faz muito tempo que tratei a porta de algum carro, naquela época fiz audições com tratamento e sem, inclusive comparando (porta esquerda vs direita, uma tratada outra não)....

 

A melhora do ruído externo foi BRUTAL, transformou a finada Montana um sedã de luxo, nesta questão da "rodagem". O murilo aplicou no carro todo, que eu me lembre.

 

A melhora dos médios graves também foi algo excepcional, pois a porta da montana não é aquelas coisas... Tratei com 3 camadas de Vedacit as portas e parecia que havia adicionado um subwoofer, a melhora foi mais brutal do que a troca de falantes havia sido. Deu mais firmeza e peso ao som.

 

Mas isso é inegável, todos aqui sabem a diferença.

 

 

As espumas expansíveis são fantásticas para melhorar ainda mais o travamento da porta, acho fantástico!

 

Agora a espuma em si... Gostaria de ouvir! A explicação do Murilo me convence de que melhora a qualidade, só tenho dúvidas se existem perdas ou apenas melhoras.

 

De qualquer forma, não venho acompanhado muito a parte do SQ porém me parece que o Murilo está sendo pioneiro nesta questão de melhorar ainda mais a porta. Acho válido, afinal nos deparamos muitas vezes com diferença de preço de 500 reais entre produtos e diferença de qualidade pequena. Não sei quanto o Murilo cobra para fazer um trabalho desse, mas se trouxer vantagens não tenho dúvidas que serão maiores do que simplesmente trocar seu kit. Todos sabemos o quanto uma instalação faz diferença...

 

Vou acompanhar. Não pretendo montar um carro tão cedo, mas o assunto me interessa.

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Vibracao eh extremamente relevante para o resultado do audio e eu concordo que o tratamento acustico faz grande diferenca. Se vcs quiserem uma aula teorica vejam a construcao daquele mini da dls os caras desenvolveram um expertise absurdo em tratamento acustico naquele carro. Dve ter video na internet.

 

Outro conceito legal eh o do gary biggs da jbl, ele acoplava os falantes a lata do carro, isso mesmo, o baffle era de aco (steel) e soldado na lata do carro, alem dele ter feito 4 camadas extra de tratamento no carro todo. Fi multicampeao de iasca, usac etc. tanto em sq como em spl.

 

Agora na pratica acho que quem pode dar mais experiencias ricas sao os instaladores, ja conversei muito com o foca que passou alguns anos com foco em reduzir ou eliminar vibracoes por meio de tratamento acustico. Ele tem uma super bagagem nesse quesito e sei que gosta de discutir, compartilhar e aprender novas ideias sobre o tema.

 

O proprio diogo ianaconi pode ajudar pois trouxe a stp para o brasil e contribuiu trazendo cursos especializados.

 

Abs

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Eu sinceramente acho que entra novamente o custo beneficio...

digo isso pelo seguinte...

Exemplo, vc monta um carro com focal utopia( ou outro top), drz 9255(ou outro top), cabos van dehull, amplis tops, etc e ai vc coloca qualquer manta??? Claro que não faz nexo..

 

Massss.... se vc monta seu carro como o meu, um player 9855, kit focal v30, um ampli bonzinho, um sub bom, mas que no set todo gastou cerca de 3 a 4k em tudo, não tem nexo vc usar uma manta que custe mais que seu ampli, ou seu kit etc...

 

acho que essa parte de tratamento acustico faz parte da famosa "corrente", e que se algum "elo" estiver diferente do resto pode dar problema, pois um elo fraco vai estourar a tal corrente ali nele, e se for um elo muito mais forte vai estourar o elo vizinho...(se é que deu pra me entender)

 

Tudo no set acho que é questão de casamento, não só de produtos como tbm de valores... seria o mesmo que colocar um Denon z1(ou drz ou p99prs,etc) pra tocar corneta e super tweeter...(se é que deu pra me entender de novo,rs)

 

abraços

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Eu tratei as portas e o teto do meu carro.

Eu nao saberia especificar o quanto melhorou, jah que meu carro era bem silencioso. Porem, melhorou.

Nas portas dianteiras foi utilizada uma camada da manta DLS (que comprei a um ano atras) e uma camada de Focal Bam. A manta DLS apresenta apenas apenas a parte butilica/asfaultica (nao saberia precisar o quanto de cada) e a Focal Bam apresenta material butilico/asfaultico, uma parte de aluminio (se muito me engano) e um espuma que seria o damping dela. A rigidez da porta melhorou em muito, tanto que um motoqueiro bateu nela e amassou pouco (hahaha). Eu acho que eh valido sim o tratamento.

Alem das dianteiras, eu tratei as portas traseiras e o teto com STP Gold. Deu diferenca sim na rodagem e no silencio interno. Alem do tratamento das portas, os plasticos foram tratados tambem e utilizado espumas. O tratamento acustico foi feito pelo Leandro Paganini. Nao acompanhei tudo.

 

Abracos

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Eu utilizei o Bam da Focal é a qualidade da manta e do acabamento é outro. Em relação a Seladin acho que supre a necessidade de muitos aqui, mas a minha experiência com ela foi extremamente desagradável, depois de um tempo na porta do motorista começou a vazar a cola preta, inclusive dando aquela sensação de porta agarrada na hora de abrir.

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Eu sinceramente acho que entra novamente o custo beneficio...

digo isso pelo seguinte...

Exemplo, vc monta um carro com focal utopia( ou outro top), drz 9255(ou outro top), cabos van dehull, amplis tops, etc e ai vc coloca qualquer manta??? Claro que não faz nexo..

 

 

Bom, eu discordo dessa idéia do "já tá gastando, mete o mais caro". O resultado final será o mesmo. A diferença é que a asfáltica faz uma sujeira dos infernos, e por isto ninguém gosta de aplicar (eu mesmo não gosto, fiz uma vez pra nunca mais), além da aplicação estar sujeita a soltar e etc. Tem que fazer com muito critério, enquanto as específicas para automóveis são quase que "plug-and-play".

 

Mas uma manta asfáltica BEM aplicada não deixa nada a desejar. Como muitas lojas se recusam a trabalhar com a asfáltica, creio que o custo de instalação possa até compensar, no caso das STP, por exemplo.

 

Aliás, quando falamos em manta, não falamos de componentes com função ativa no sistema. A função da manta é exatamente aumentar o amortecimento mecânico das superfícies. Manta não tem que trazer "influência" sobre o som. Se está trazendo, é porquê ela está mal aplicada. Manta não é nem mesmo material fono-absorvente.

Edited by Kleberlpa
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Entao, acho que poderiamos nos desapegar de produtos e precos, e falar de materiais e tecnicas, tb da para agregar n esse ponto. Por ex no meu carro foi utilizado manta em 3 locais da porta, a lata a parte de dentro e o forro da porta. E junto ao dynamat foi colocado atras do falante uma placa de eva. Sem marca alguma. Serve como fonoabsorvente da primeira reflexao do falante. O meu kit antigo sofreu com isso, mas o atual ficou na medida. Entao vale o conjunto, o casamento.

 

 

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Bom, eu discordo dessa idéia do "já tá gastando, mete o mais caro". O resultado final será o mesmo. A diferença é que a asfáltica faz uma sujeira dos infernos, e por isto ninguém gosta de aplicar (eu mesmo não gosto, fiz uma vez pra nunca mais), além da aplicação estar sujeita a soltar e etc. Tem que fazer com muito critério, enquanto as específicas para automóveis são quase que "plug-and-play".

 

Mas uma manta asfáltica BEM aplicada não deixa nada a desejar. Como muitas lojas se recusam a trabalhar com a asfáltica, creio que o custo de instalação possa até compensar, no caso das STP, por exemplo.

 

Aliás, quando falamos em manta, não falamos de componentes com função ativa no sistema. A função da manta é exatamente aumentar o amortecimento mecânico das superfícies. Manta não tem que trazer "influência" sobre o som. Se está trazendo, é porquê ela está mal aplicada. Manta não é nem mesmo material fono-absorvente.

 

Sei lá, é como dizem, seria o mesmo que usar terno Armani e colocar um quichute no pé... Não orna... abs

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Um resultado que gostei foi que com a sobra da manta revesti internamente caixa do sub e mid ranger, o resultado no mid ficou surpreendente.

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Dando uma olhada na Focal BAM, percebi que a função dela é bem diferente de uma manta real. É uma folha de alumínio com espuma...

 

bam-2.jpg

 

Logo, em termos de aplicação, é bem diferente também. Ela é para ABSORÇÃO, não para isolamento, visto que para isolamento é preciso agir em duas frentes: adicionar massa à superfície (para que ela mesmo se torne mais inerte) e, em seguida, absorver as vibrações. Coisa que o misto de manta + feltro betumado fazem.

 

Olhando o site da STP também, dá pra notar que existem várias linhas, uma similar à BAM, da linha de absorção sonora, outra com a mesma função da tradicional manta asfáltica, da linha de absorção de vibrações. A Biplast 20 tem quase 1kg por metro quadrado! E existe a linha de isolamento acústico, que é feita de... MANTA ASFÁLTICA! Chega a 3kg por metro quadrado.

 

Ou seja, olhando as particularidades de cada produto, é mais importante discutir a aplicação que a marca ou modelo em si.

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Poxa, fiquei feliz que o pessoal está participando. Seria bem legal se o Diogo, Foca, Moica, e demais instaladores que tem mais contato com essa parte da instalação participarem.

 

Acredito que parte do pessoal tem a mesma opinião que eu: A manta, em si (asfáltica ou autoadesiva), tem como papel dar a rigidez e adicionar massa a porta, para que ela fique assim mais "travada".

 

Uma coisa é certa: em meu proximo projeto, com tratamento acustico, terá com certeza manta nas chapas (a folha externa e internas dos 2 lados) + espuma lá dentro da porta e o por ultimo o feltro betumado entre a porta e o forro.

 

Eu, pelo menos, não acho justo pagar tão caro por um material com nome Focal, Dynamat, STP, se com uma combinação de materiais voce consegue um resultado igual ou proximo daquilo com um custo bem menor. Como falaram, é questão do bolso de cada um.

 

Gostei da ideia do Arisa de discutir materiais em si.

 

Alguem saberia me explicar a diferença da manta asfaltica para a autoadesiva? a composição é a mesma? só muda a forma de aplicação? Mesmo a autoadesiva é necessario esquentar para uma correta instalação?

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a manta seladin é auto adesiva, eu nao confio na cola, toda aplicaçao que eu faço eu derreto amanta para aplicar, prefiro ter mais trabalho a correr o risco de um desprendimento futuro.

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Murilo, até que ponto é este derretimento? Eu sei que algumas propriedades da cola "melhoram" em alta temperatura, é isso correto? Além da limpeza que tambem é primordial para que tudo fique "lisinho" para aplicação da manta correto?

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Dando uma olhada na Focal BAM, percebi que a função dela é bem diferente de uma manta real. É uma folha de alumínio com espuma...

 

bam-2.jpg

 

Logo, em termos de aplicação, é bem diferente também. Ela é para ABSORÇÃO, não para isolamento, visto que para isolamento é preciso agir em duas frentes: adicionar massa à superfície (para que ela mesmo se torne mais inerte) e, em seguida, absorver as vibrações. Coisa que o misto de manta + feltro betumado fazem.

 

Olhando o site da STP também, dá pra notar que existem várias linhas, uma similar à BAM, da linha de absorção sonora, outra com a mesma função da tradicional manta asfáltica, da linha de absorção de vibrações. A Biplast 20 tem quase 1kg por metro quadrado! E existe a linha de isolamento acústico, que é feita de... MANTA ASFÁLTICA! Chega a 3kg por metro quadrado.

 

Ou seja, olhando as particularidades de cada produto, é mais importante discutir a aplicação que a marca ou modelo em si.

concordo mas é possivel fazer caseira mente daria certo colocar o feltro por fora atras da manta ou o legal seria fazer o feltro por dentro ja vi o Leandro Paganini fazer algo parecido

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a limpeza é essencial. eu sempre limpo tudo com alcool, em alguns carros que possui uma especie de graxa na lata (novo focus por exemplo) eu raspo o excesso com uma espatula sem pontas, depois retiro o que resta com solvente, por fim limpo com alcool.

 

a manta eu derreto até o ponto de liquefazer a superficie dela

Edited by murilloalanis

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se for para comprar manta asfaltica com 10cm de largura, compra da ciplak, que é fabricada pelo grupo lwart, a diferença no tratamento do cap ( cimento asfalto petroleo) para virar um asfalto oxidado ou policonsensado é que faz a diferença. é retirado todo o oleo e adicionado plastificantes , nas mantas mal fabricadas eles não retiram todo o oleo para manter a plasticidade, mas em compensação o ponto de amolecimento permanece baixo, e tb acontece de o oleo evaporar devido a sua alta volatilidade, causando cheiro, modificando a estrutura da camada de asfalto e muitas vezes atacando o adesivo e causando descolamento. a manta butilica é muito superior a manta asfaltica, porem o custo é maior, mas a estabilidade do sistema tb aumenta muito. se for para fazer um tratamento com pouca grana, uma boa manta asfaltica e um feltro resolve, vai do bolso e da vontade, mas um material fonoabsorvente para uso automotivo deve trazer mais beneficio.

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