Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

blOom

Algumas considerações do FDS! Eros SDS 2.7k, Fonte JFA, Acoplament

Recommended Posts

Postado em (editado)

Isso é fato ou achismo?

Fato , por esse motivo se usa cortes em 24db8ª com estrutura Linkwitz–Riley que não atrapalha a fase pois faz uma mudança de 360º e usando o mesmo corte em todas as vias não tem problemas com fase.

se seu tenho uma fase com cortes de 12db/8ª e outro a 18db/8ª eu estou com fase invertida?

Sim , isso vai alterar o som?? talvez depende de outros fatores mais saiba que num sistema 3vias uma das vias sempre vai ter que trabalhar com fase invertida.. so uma dica inversão de fase é apenas atraso de tempo ,uma inversão de fase de 180º representa 5ms de atraso.

É um assunto muito extenso e "milindroso" ,que eu particularmente entendo muito pouco ,fato é que para resolver problemas de fase e cancelamento apenas com um processador e um Rta na mão ou muita experiençia no assunto coisa que ainda me falta .

Editado por artsompb
Postado em

Sim a cada corte de 6db8ª a fase muda 180º , como a maioria dos crossovers ativos são 12db8ª a inversão é de 360º o que anula o uso da inversão de fase via cross ativo ou fisicamente "inverter polaridade".

Não seria 6db/8ª muda meia fase,12db/8ª muda 180º e 24db/8ª a fase gira 360º,ou to enganado.

Postado em

Até onde eu sei a cada 6db na ordem do corte há uma inversão de fase de 90¤. Assim:

6db: 90¤

12db: 180¤

18db: 270¤

24db: 360¤.

Estava lendo artigos e tópicos antigos sobre isso estes dias, achei até dicas do Yamane num tópico de 2001, vixe faz um tempinho.

Abraço.

Postado em (editado)

Exato , eu errei mesmo , a cada 6db8ª muda 90º .

Obrigado por corrigir.

Vlw pela correção, como falei só tenho uma leve base desse quesito e acabei me confundindo.

Editado por artsompb
Postado em

voltando ao topico....

bloom, tem como explicar melhor isso q vc falou do acoplamento ai..

tipo... meu som tem alto falante invertido.. o do meu amigo nao.... se um cancelar o otro... e eu nao tenho opção de mudar de fase em nada..

eu posso inverter os fios do som do meu amigo e o dele ficar "tocando pra dentro" ?

depois q eu desligar os 2 eu colocaria o dele como tava antes?

ja aconteceu comigo de ligar com um amigo e cancelar em um dia... e no otro dia q ligamos nao cancelou.. sem mudar nada.. estranho..

mas ate hj ainda nao sei bem oq fazer... dê as dicas ai..

e o alinhamento, eu ja testei, e achei melhor em "V" do q em linha! em linha reta perde muito..

Tambem fiquei com a duvida quanto ao alinhamento dos carros....

alguem sabe dizer como fica melhor? paralelo ou em V? fazer escadinha colocando a via "aliada" de graves abaixo (na frente do parachoque do outro)?

Postado em

Em linha reta o som propaga mais longe, mas perde um pouco de SPL! Já colocando em "v", se possível, faz com que o "v" aponte pro local onde vão ficar! Ali vai concentrar o maior SPL!

Postado em

A fonte é valente mesmo!

Se tivesse ligado em uma tomada convencional, poderia ter fritado a instalação elétrica do local, caso o disjuntor eventualmente não desarmasse.

Poh..tava comparando os dados da sua experiência com um teste que vi no you tube (http://www.youtube.com/watch?v=-CUHO43ZwnA) da usina 150a, a sua alcançou 100a com 12,4v e a usina atingiu os 100 ampéres caindo pra 8,47v, tô em dúvida de qual comprar se a jfa 800 ou a 120a da usina....os testes mostram que mesmo tendo a amperagem menor, a jfa tá mais forte e confiável e gera mais amperagem que o declarado, superando a usina 150a, onde a mesma com 14,4v manteve apenas 96a.
Postado em

Foi mal lucas...esse meu post era para outro tópico onde um membro descreve o teste que realizou com uma JFA 800 ligada em uma resistência e foi escrevendo os valores amperagem/tensão, com isso fiz a comparação com esse vídeo.

Postado em (editado)

Galerinha, tou querendo fazer um mino trio tambem, vou por 1 sds2,7k de 18 e 1 312LC Porem tou com pouco espaço na mala, consigo tirar 130L

O problema e que a profundidade vai ter de ser 35cm pois tenho um cilindro de GNV, sera que isso afetaria o som?

pretendo tocar de tudo e queria por pra tocar de 50hz a uns 120hz seria o ideal? ou poe 150~180hz?

A caixa poderia ter uns 80L com os 35cm de profundidade que renderia bem para a minha finalidade? ou seria melhor por o de 15 mesmo?

Editado por jott257
Postado em

Não, não afetaria!

Que tal colocar um 10" ao invés do 12"? Daria pra botar 110 litros pro grave e 20 litros pro médio! Um eros "Peitinho" de 500w pede por aí!

Mas, como citei no começo do tópico, essa minha caixa da foto tem ~90 litros.. e tocava MUITO bem!

Postado em

Cara, assistencia da JFA em SC é osso! Essa fonte tem serios problemas qto a vibração, os componentes quebram ou soltam muito facil, mas é um canhão de fonte. Qto a questão dos graves em caixa reduzida, é questão de gosto , ou a sonoridade te agrada ou não.Mudando de saco pra mala, qd a galera do low bass reclama que não sei o que não desce, eu sempre falei isso, grave comercial, house, eletronico e o escambau vem forte nos 60Hz a musica toda, só numa virada que o grave de um loop pra baixo é que vc sente que morreu o grave. Entao é mais uma questão de gosto musical. Na minha opinião, tem falante que vai bem em caixa pequena, outros não. Ja instalei tornado de 15" em dutada de 65l e tocou bem, não tem aquele grave extendido mas tem bom SPL. Ja o SDS de 15", se baixar dos 85 na dutada pra mim fica horrivel. Então é aquela coisa, grave de ataque X um som mais aveludado. Vai do que o cara gosta mais. Outra questão é que não importa se o falante vai chegar naquela frequencia ou não com a caixa reduzida. Vai chegar nos 50Hz? Vai! Mas e com qto a menos de rendimento? Onde ta batendo o pico da caixa? Em 70, 80Hz? Como o nosso amigo falou la em cima, todo mundo quer chegar e e ligar o som. Hoje não vou mais num evento , qqer que seja que tenha som automotivo ligado e não tenha dj via link FM! Fui ainda esses tempos atras em um que achei que teria e não tinha! Sem condição, cada um tocando uma musica, coisa dos infernos, ninguém entende nada! Artsompb, onde acho esse projeto da Euclides nº3?

Postado em

Mas o SDS 815 curiosamente precisa de caixa enorme. É um dos poucos que o 15 exige praticamente a mesma caixa do 18!

Quanto ao meu som, em si... por ter a caixa reduzida, eu "alisava" a resposta no cross/eq!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...