Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Guto_de_Almeida

TUTORIAL de remoção de ruído de ar do SD250.2D

Recommended Posts

mas ow guto, nao tem perigo encostar os fios naquela toroide?

Edit: digo, ela esquentar e acabar "derretendo" a capa de proteção..

Editado por Gledson Borba

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

o Juliano ainda não te proibiu de usar maltratar produtos da sd? hsuahsuahusahus

parabéns Guto, sempre auxiliando e achando soluções pra ajudar aqui no fórum.

Compartilhar este post

Link para o post

E a temperatura do amplificador, com 50% do sistema de refrigeração removido, fica como?

Compartilhar este post

Link para o post

VAleu Gutao sempre ajudando a galera, eu tava querendo fazer esse procedimento no meu sd mais tava com preguiça hehehheheheh mais agora com o tutorial vo faze;

flw

brigadao

Compartilhar este post

Link para o post

Fala Galera...

Vou responder 2 perguntas com uma resposta só!

Fiquei 1 semana andando com o Cooler DESLIGADO e em nenhum momento ele esquentou! então não tem problema nenhuma!

Mas é aquela coisa, se TEM o cooler, custa nada deixar ele lá funcionando.

Lembrando que esse procedimento foi feito em cima de comentários do PRÓPRIO pessoal da SD, eu simplesmente coloquei em prática o que foi dito por eles!

Agradeço aos elogios e espero que de fato ajude a alguém o vídeo!

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu Guto !

Duas observações:

Historicamente sabemos que se ligar o cooler direto no sinal do remote, a corrente consumida pela cooler que não é linear e sim pulsante pode interferir na alimentação do player, gerando ruido do cooler no sinal de áudio, a melhor solução é colocar um relé ou um transistor para acionar o cooler com a alimentação da bateria e não do remote do player.

O produto foi projetado para trabalhar com 100% de rotação do cooler, reduzindo pela metade a tensão, a potencia deve cair 4 veses e o mesmo deve acontecer com a rotação. Dessa forma nenhum abuso na utilização deverá ser aceita pelo amplificador, originalmente ele é um produto quase indestrutivel, com essa alteração sua confiabilidade vai diminuir e com certeza, qualquer falha não dará garantia e se ele falhar e danificar qualquer parte do carro a empresa não vai se responsabilizar pelos danos.

Se forem fazer isso, cuidado.

Compartilhar este post

Link para o post

dependendo da HU pode queimar em kkkkkk

o remoto de algumas saídas não suportam determinados consumos de corrente.

é como o Juliano disse, a maneira correta é a instalação de um relé. pra acionar o cooler.

através desse relé você também aciona o amplificador ou amplificadores... vários...

Compartilhar este post

Link para o post

ei Dj guto, porque ligou no remote?

Todo mundo fala: o DJ Guto é o cara!

Compartilhar este post

Link para o post

Fala ae Galera.

Eu liguei no remote por pura falta de paciência de colocar um relê rsrsrsrs.

Até o momento não apresentou nenhum ruído nem nada do tipo, mas o barulho té inexistente agora rsrsrs!

Como eu uso o amplificador na parte da frente do carro, o barulho era beeeem chato quando o carro estava parado e com o carro deligado, agora tá coisa linda de Deus rsrsrs!

Mas é bem legal sempre lembrar que ao fazer uma coisa dessas a garantia vai para o espaço, e que eu estou fazendo consciente que posso "perder" o amplificador.

Assim como estava consciente na troca do Fusível pra 30A para suportar Bridge em 2ohms.

Klebão, o amplificador quando ficou com o cooler desligado ficou solto, sempre que chegava em meu destino eu o pegava na mão e em nenhuma vez ele ficou quente não!

Compartilhar este post

Link para o post

Klebão, o amplificador quando ficou com o cooler desligado ficou solto, sempre que chegava em meu destino eu o pegava na mão e em nenhuma vez ele ficou quente não!

Mas é por isto mesmo. Vc não vai sentir ele quente, pois são pequenos pontos que aquecem apenas.

Pra tocar estéreo, a 4 ohms, acho que não tem risco algum. Mas pra tocar sub, sem chance... pode funcionar beleza por uns meses, mas o stress térmico constante nos fets... logo logo, adiós!

Compartilhar este post

Link para o post

Vou fazer parecido com o que fez o guto mas vou colar aqueles dissipadores de memória de placa de vídeo sobre os componentes que o pessoal da SD já indicou, assim é praticamente impossível fritar.

Honestamente falando, componente pequeno sem dissipador é complicado refrigerar diretamente com alguma eficiência (sei que a placa ajuda).

Se o SD250 quase não aquece devido a alta eficiência então um pequeno fluxo de ar é suficiente para a troca térmica.

Agora se o toroide esquenta muito é complicado reduzir muito o fluxo do ventilador.

Edit: Guto, valeu por postar o vídeo em FullHD, consegui ver que o ventilador é de 90mA e acho que usar um 78L12 soldado no lugar original deve resolver sem precisar mexer no remote :legal:

[]'s

Editado por FiveStar

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite galera, aproveitando o resto do feriado aqui em Sp e o tutorial do Guto resolvi fazer a mesma modificaçao, no entanto passei os fios por baixo do SD, retirando os borners do hi input para "descer" os fios; O amplificador fica muito silencioso, no entanto, os fets de saida (acho) esquentam bastante, assim quando conseguir vou colocar um dissipador neles; Seguem umas fotinhos.

Ps: Guto se vc nao quiser que eu poste aqui me avisa que eu retiro o post.

2012-07-0921.54.05.jpg

2012-07-0922.42.29.jpg

2012-07-0922.42.23.jpg

2012-07-0922.42.26.jpg

flw

Compartilhar este post

Link para o post

Entao, antes de fazer a alteraçao do cooler fiz um teste (no dedo mesmo) de quais componentes esquentavam mais, segue uma foto dos quais mais esquentaram; Obs: alguns resistores embaixo do cooler tbm esquentaram bastante;

sd250.jpg

flw

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia Gente, acabou a mamata, volto à trampar hoje :( (ontem foi feriado em São Paulo rsrsrsrs)

Muito obrigado pelas opiniões e comentários construtivos!

Klebão, tô usando em estério o módulo realmente pode ser que dê problemas usando em bridge. Bom, ae é por conta e risco de quem quiser fazer né?!

FiveStar, eu queria saber qual componente comprar para reduzir a tensão, mas não manjo "nem um pouco" dessas coisas de eletrônica. As coisas que faço são em cima de alguma coisa que eu li ou vi alguém fazendo e deu certo. (ASSUMO QUE NÃO SEI NADA DE ELETRÔNICA rsrsrs)

Ebert, todo conteúdo referente ao assunto é bem vindo cara =)! Fala a verdade, não muda da água para o vinho o barulho?

Compartilhar este post

Link para o post

Entao, antes de fazer a alteraçao do cooler fiz um teste (no dedo mesmo) de quais componentes esquentavam mais, segue uma foto dos quais mais esquentaram; Obs: alguns resistores embaixo do cooler tbm esquentaram bastante;

sd250.jpg

flw

acredito que nas coroides nao tenha o que fazer.. agora ali nos transistores talvez um dissipador ajude bastante..

mas como esta sendo comentado.. provavelmente vai prejudicar no uso em bridge..

Compartilhar este post

Link para o post

sd250.jpg

flw

Ebert, é preciso fazer essa verificação com o amplificador à plena carga, os componentes que circulou não são criticos, são os indutores de saida e os 3 reguladores de tensão que aquecem normalmente. O que é critico e pode vir a falhar se sobre aquecerem são os mosfets da fonte e da saida.

Compartilhar este post

Link para o post

Ebert, é preciso fazer essa verificação com o amplificador à plena carga, os componentes que circulou não são criticos, são os indutores de saida e os 3 reguladores de tensão que aquecem normalmente. O que é critico e pode vir a falhar se sobre aquecerem são os mosfets da fonte e da saida.

Bom dia Juliano obrigado pela atençao (coisa que so a SD proporciona para o forum), entao eu testei o amplificador em bridge tocando sub em 4ohms; Os outros componentes quase nao esquentaram mais esses 3 reguladores de tensao esquentaram bastante (acima de 60 graus), os indutores tbm, mais nem tanto; Os resistores embaixo do cooler tbm esquentaram; Vc acha que devo colocar um dissipador neles (reguladores)? Se vc puder circula pra mim os componentes Juliano (é que so meio burrão nessas coisas hehehhehehehhe);

grato,

Editado por ebert

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia Gente, acabou a mamata, volto à trampar hoje :( (ontem foi feriado em São Paulo rsrsrsrs)

Muito obrigado pelas opiniões e comentários construtivos!

Klebão, tô usando em estério o módulo realmente pode ser que dê problemas usando em bridge. Bom, ae é por conta e risco de quem quiser fazer né?!

FiveStar, eu queria saber qual componente comprar para reduzir a tensão, mas não manjo "nem um pouco" dessas coisas de eletrônica. As coisas que faço são em cima de alguma coisa que eu li ou vi alguém fazendo e deu certo. (ASSUMO QUE NÃO SEI NADA DE ELETRÔNICA rsrsrs)

Ebert, todo conteúdo referente ao assunto é bem vindo cara =)! Fala a verdade, não muda da água para o vinho o barulho?

Melhora muito mesmo Guto, e outra to usando em bridge (4ohms) e ate agora ta perfeito;

flw

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Fala Guto, muito legal esse tutorial!

Será que dá pra fazer isso no SD400.4?

Compartilhar este post

Link para o post

Coolerzinho barulhento. Mesmo no PM, atrapalha pra ouvir músicas em volume baixo dentro do carro.

Compartilhar este post

Link para o post

Guto, se permitir posto aqui as fotos, acredito que hoje tenha um tempinho para comprar esses reguladores e já instalo e informo os passos se alguém quiser fazer, é bem tranquilo.

Sobre os componentes que aquecem o julianflor me passou a informação "coloque os dissipadores sobre os mosfets da fonte IRFS3306 e nos de saida, IRFS3806 ou IRFR3806"

Edit: Pessoal, acredito que só estamos tentando deixa o que já é bom um pouco melhor :legal:

[]'s

Editado por FiveStar

Compartilhar este post

Link para o post

Guto, se permitir posto aqui as fotos, acredito que hoje tenha um tempinho para comprar esses reguladores e já instalo e informo os passos se alguém quiser fazer, é bem tranquilo.

Sobre os componentes que aquecem o julianflor me passou a informação "coloque os dissipadores sobre os mosfets da fonte IRFS3306 e nos de saida, IRFS3806 ou IRFR3806"

Edit: Pessoal, acredito que só estamos tentando deixa o que já é bom um pouco melhor :legal:

[]'s

Fala Five, entao eu tinha lido esse post do Juliano, mais eu so achei escrito o codigo nos mosfets de saida (IRFR3806) os da fonte eu nao achei, por isso pedi pra ele marcar na foto (so burrao em eletronica hehehehheheheheh);

flw

ps; tbm acho que so estamos tentando melhorar o que ja esta bom;

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...