Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Recommended Posts

Postado em (editado)

Ola a todos depois de muita pesquisa estou com uma ultima duvida quem toca mais SPL com força e tem uma boa qualidade.....

Nar 0804sw2

Keybass Panther 8"

Editado por Kabessa ~*
Postado em

Vixe tive essa mesma duvida, eu optei pelo NAR, nas simulaçoes que fiz o NAR desceu mais que o Panther. Questão de SPL o Panther deu mais que o NAR. Agora fica a critério seu, o NAR ta 170,00 (no facebook) e o Panther ta 120,00 no ML fora o frete.

Vou usar uma caixa lateral em fibra e com frente em mdf dutada de 23L brutos. Sintonizada em 35 Hz.

Postado em (editado)

R$ 170,00 em um sub de 8" eu acho osso e mais o frete então?! Mas eu tenho um Black Panther de 8" e falo... O bichinho toca muito viu?! Eu tinha que ouvir um N.A.R de 8" para comparar na qualidade e SPL! Eu não conheço esse novo sub da N.A.R. Mas em termos de timbre se comparando com os N.A.R antigos. O Black Panther de 8" tem o timbre quase igual ao N.A.R 10Sw2 - 180Wrms.

Fica ideal para esse sub aí uma caixa dutada de 18 litros com um duto de 3" x 42cm - Fb: 40,63Hz.

Vai tocar forte e descer bem no subgraves.

Editado por Dudu Lima
Postado em

Tbem estava com essa mesma dúvida...

Enriquecendo o tópico pra quem quizer ir de Keybass.

Valores sugeridos pela Keybass:

Volume da caixa (VB) 20lts (dutada) 18lts (selada)

Freqüência de corte (FB) 39Hz

Diâmetro do duto 75mm

Comprimento do duto 350mm

Sugestão do fabricante p caixa:

Largura= 35

Altura = 30

Profundidade Maior = 30

Profundidade menor = 20

Sugestão do Depto. Tecnico, recebido por e-mail:

(...) No caso específico do volume, não ultrapasse os 25 litros, pois poderá ter problemas de sintonia

e falta de controle sobre o excursionamento do subwoofer. (...)

Abç.

Postado em

O Pantherzinho é bom. Mas o danado tende a perder o controle, até mesmo nas altas frequências, acima dos 50Hz!

Tô meio sismado com o meu. Se erguer o volume, o bicho dá uns estalos. E eu estou cortando ele em 60Hz, a sintonia da caixa está em mais ou menos 53Hz... O ganho do amplificador está em uns 30%. Eu só ouço o som até o volume 25.

Vou fazer uns ajustes pra ver se tira esses estalos quando ergo o volume. :banghead

Postado em

O Pantherzinho é bom. Mas o danado tende a perder o controle, até mesmo nas altas frequências, acima dos 50Hz!

Tô meio sismado com o meu. Se erguer o volume, o bicho dá uns estalos. E eu estou cortando ele em 60Hz, a sintonia da caixa está em mais ou menos 53Hz... O ganho do amplificador está em uns 30%. Eu só ouço o som até o volume 25.

Vou fazer uns ajustes pra ver se tira esses estalos quando ergo o volume. :banghead

53Hz!!! Xiiii..., agora desanimei, eu ia comprar um.... Sua caixa está com qtos litros? É selada ou dutada?

Postado em

53Hz!!! Xiiii..., agora desanimei, eu ia comprar um.... Sua caixa está com qtos litros? É selada ou dutada?

Estou usando uma caixa de testes com 18 litros e espessura da madeira de 1cm. Mas tá travada e com espuma de colchão dentro para absorver as vibrações.

Simulei aqui no WinISD. Para evitar desse sub ultrapassar o Xmax abaixo dos 40 e abaixo dos 60Hz, essa minha caixa tem que tá com a sintonia em 37,03Hz = Duto de 3" x 50cm.

Vou rodar por aí para achar outro pedaço de pvc!

Pode comprar esse sub se quiser. Mas tem que ficar atento com o Xmax desse sub e não pode exagerar muito na potência aplicada. Esse sub rende muito bem com a potência nominal aplicada, apesar que a sensibilidade dele é baixa (86db).

Postado em

Estou usando uma caixa de testes com 18 litros e espessura da madeira de 1cm. Mas tá travada e com espuma de colchão dentro para absorver as vibrações.

Simulei aqui no WinISD. Para evitar desse sub ultrapassar o Xmax abaixo dos 40 e abaixo dos 60Hz, essa minha caixa tem que tá com a sintonia em 37,03Hz = Duto de 3" x 50cm.

Vou rodar por aí para achar outro pedaço de pvc!

Pode comprar esse sub se quiser. Mas tem que ficar atento com o Xmax desse sub e não pode exagerar muito na potência aplicada. Esse sub rende muito bem com a potência nominal aplicada, apesar que a sensibilidade dele é baixa (86db).

nada de exageros com esse subzinho, e alias com toda linha black panther, todo cuidado é pouco com esse sub, é um dos unicos sub que vc escuta o sinal ja clipado, qualquer ruido diferente de um grave comum abaixe o volume, a centragem descola com facilidade do cone , mas é um otimo sub tocando musica.
Postado em

Pow..., nao entendi entao, se ela com 18L (o q nao é muito) e sintonizda em 53Hz (q é alto) esta perdendo o controle e dando uns estalos, sintonizar mais baixo vai piorar o quadro, né não?

Postado em (editado)

nada de exageros com esse subzinho, e alias com toda linha black panther, todo cuidado é pouco com esse sub, é um dos unicos sub que vc escuta o sinal ja clipado, qualquer ruido diferente de um grave comum abaixe o volume, a centragem descola com facilidade do cone , mas é um otimo sub tocando musica.

Pois é, antes de eu ir embora, vou baixar mais o ganho do amplificador. É que estou sem pvc para aumentar o comprimento do duto para baixar a sintonia da caixa pra ver se acaba esse barulho. E de fato, esse subzinho pra tocar música é muito gostoso e ótimo!!!

Pow..., nao entendi entao, se ela com 18L (o q nao é muito) e sintonizda em 53Hz (q é alto) esta perdendo o controle e dando uns estalos, sintonizar mais baixo vai piorar o quadro, né não?

O Yamane ou foi o Renan Lopes me explicou que, quanto mais alta a sintonia de uma caixa para um sub, pior fica o Xmax do sub em baixas frequências.

Nas simulações que eu fiz.. Jogando a Fb da caixa quase próxima do Fs do falante. No caso, esse Keybass Black Panther de 8", o Xmax dele ficava quase plano ou abaixo do limite do falante. Já com sintonia da caixa mais alta, em entre 41 a 50 e poucos Hz.... O Xmax do falante ultrapassa o limite!

Editado por Dudu Lima
Postado em

Aaaaaah tá..., agora sim, ta explicado.

Dudu, daqui ha algumas semanas vou adaptar um redutor de 12 p 8" numa caixa q ja possuo, posso

te mandar uma MP p vc me calcular o tamanho do duto p evitar o Xmax? Quebra essa?

Postado em

Meu amigo, sem kerer polemizar, muito menos discutir, apenas trocando informações, mesmo pq eu nunca ouvi os 2, mas teoricamente, o kicker perde em quase tudo p o Panther, da uma comparada:

http://www.hifisoundconnection.com/Shop/Control/Product/fp/vpid/4711895/vpcsid/0/SFV/30046

U$ 49.95

· Kicker CVR8 R Car Audio COMP CVR 8" Round Subwoofer Dual 2 Ohm

· SKU: 07CVR8D2_RS

Kicker CVR8

• Size 8 -inch
  • Impedance 2 ohms
  • Cone Material Injection molded poly
  • Surround Material Santoprene rubber
  • Sealed Box Volume (cubic feet) 0.4 - 1.8
  • Ported Box Volume (cubic feet) 0.8 - 1.2
  • Free-Air No
  • Dual Voice Coil Yes
  • Sensitivity 83.1dB
  • Frequency Response 30 - 0.5k Hz
  • RMS Power Range (Watts) 50-200
  • Peak Power Handling (Watts) 400
  • Top Mount Depth (inches) 4 1/4
  • Cutout Diameter or Length (inches) 7
  • Vas (liters) 14.01
  • Fs (Hz) 44.3
  • Qts 0.831
  • Xmax (millimeters) 10.37

Keybass Black Panther 8" KSW 8-115

R$ 130,00

Diâmetro nominal 8(in) 206(mm)

Impedância nominal 4 Ohm

Potência RMS (NBR 10303) 200 Watts

Sensibilidade (1 W / 1 M) 86dB

Resposta de freqüência (27 a 2,5K)Hz

Dimensões do Imã (115x56x18) mm

Diâmetro da bobina 1 1/2 (in) 38,70 (mm)

Material do corpo Alumínio

Material da carcaça Chapa de Aço

Material do diafragma Borracha/Propileno

Numero de furos de fixação 4

Diâmetro dos furos de fixação 5,5mm

Diâmetro externo 206mm

Diâmetro de encaixe no Bafle 182mm

Volume ocupado pelo falante 1,5l

Peso total 2208g

FS 29Hz

Re 3.6Ohm

Qms 4

Qes 0.41

Qts 0.38

Vas 36lts

Cms 0.507 mm/N

Rms 2.69Kg/s

no 22%

Sd 222cm2

Xmax 6mm

Xmin 11mm

Le@1Khz 2,32mHz

O quesito q ele ganha é no excursionamento (Xmax), Vas q é menor e talvez no timbre.

Vc já ouviu os 2 tocando p comparar?

Postado em

Olha já tive o Mid 6" Panther e não acredito que o sub de 8" toque mais do que o Kicker, ainda mais com apenas 6mm de xmax... !!

Olha, saber analisar parametro é legal, mas não se prenda a isso, negocio é colocar o alto falante para tocar e analisar !!

Tem muito subwoofer top que se vc olhar friamente para os parametros, voce desanima, mas quando coloca para tocar é impressionante !!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...