Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
diegog174

Bomber UPgrade e subgrave

Recommended Posts

bom ja tenho um player pioneer 2080mp parado pensei em usar ele

sub seria um upgrade 10" mesmo

amplificador estou na duvida ainda...sera que um sd250.2 ja não ficaria bom pra um residencial?

alimentação seria uma fonte dessa: http://produto.merca...l-para-cftv-_JM

e uma bateria de uns 20ah

nunca ouvi nem falante em LT,mas quem sabe eu não copio esse projeto seu [¨]:vts

Player, é dos antigos né ? Igual o meu Pioneer 3880Mp player completão de recursos, só que precisaria pelo menos saída auxiliar pra ligar no pc, por isso vou ter que me desfazer dele !

No caso, pode pegar meu projeto se quiser te passo as medidas tudo em 3D

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Player, é dos antigos né ? Igual o meu Pioneer 3880Mp player completão de recursos, só que precisaria pelo menos saída auxiliar pra ligar no pc, por isso vou ter que me desfazer dele !

No caso, pode pegar meu projeto se quiser te passo as medidas tudo em 3D

então

esse é antigo sim só que é basicão so toca mp3/wma e tem entrada auxiliar rsrs

so tem 1 par de rca..vou precisar de um cross

blz então, se poder passar o projeto ficarei grato.

Compartilhar este post

Link para o post

então

esse é antigo sim só que é basicão so toca mp3/wma e tem entrada auxiliar rsrs

so tem 1 par de rca..vou precisar de um cross

blz então, se poder passar o projeto ficarei grato.

Entendi, o meu tem 2 par rca, HPF pra front e LPF pra saída rear, LPF pra saída sub, EQ de 3 bandas, mas tem como você escolher a frequência de cada banda, o ajuste preciso do equalizador deixa a curva mais acentuada, a curva mais suave, tem loud, ajuste de atenuação da saída sub, etc... ! Player perfeito para mim, só falta saída auxiliar, sorte sua o seu ter !

No caso você quer o primeiro projeto que fiz aquele com mais dobras, ou o que eu fiz no papel que vou fazer no sketchup ?

Mas depende do que você quer (qualidade, SPL, subgrave), LT não é só calculo mas também ajuste manual mesmo, preenchimento é onde você faz o ajuste fino, equaliza toda sua LT.

Editado por Viepper

Compartilhar este post

Link para o post

Posts off topic foram ocultados.

Qualquer dúvida ou questionamento , encaminhem via MP para minha pessoa.

Grato

Compartilhar este post

Link para o post

Então, daquela LT que calculei eu tenho se quiser eu te passo, ela ta sintonizada em 33hz, SD inicial em 1,1 e no final 0,7 !

Só que ontem a noite depois de desligar o PC, eu fui pra sala pensar um pouco peguei o papel lápis e borracha e projetei uma nova LT, quase igual a outra sintonizada em 34hz SD inicial em 1,1 e no final 0,7,

Só muda que fiz apenas com uma dobra, pois primeiramente tinha pensando em por no carro do meu pai, mas pensando bem não ia dar muito certo, além de que muitas dobras pode causar um pouco de turbulência, quanto menas dobras melhor, além de que fica mais fácil construir a LT !

Aqui a LT que eu fiz ontem a noite no papel:

dsc03231o.jpg

dsc03228i.jpg

Obs: Não liguem pra minha péssima letra asuahsuahs

Hoje vou fazer esse projeto em 3D no sketchup, mas acho que essa vai ficar definitiva, já fiz 3 ! É trabalhoso pakas, mas não é tão difícil, é só pensar ! Com uma calculadora um papel uma borracha e um conhecimento teórico você consegue elaborar o projeto em uma hora !

Depois vou estudar um pouco sobre o preenchimento da linha (uma equalização mecânica hehe), mas só pra ter um norte, pois o preenchimento final vai ser testado pelo o ouvido, então tem que ir fazendo o acerto final ir mudando o preenchimento até ficar bem do seu jeito.

cara, com 1,1Sd de inicio vai precisar de um bom tanto de preenchimento! Pode reduzir o comprimento da linha... ou não! 2,4-2,5m é um bom comprimento, mas com 2,1 vc já terá a sintonia em torno dos 34Hz!

Não se esqueça que o ganho só vem sem preenchimento e em torno da sintonia, gerando um pico muitas vezes insuportável! Vc precisa de preenchimento para aproveitar o sub em uma faixa útil mais manejável (por ex. 20-50Hz)!

Use os parafusos de ponta dupla (1 lado rosca soberba e do outro rosta fina) e borboletas para facilitar a abertura e fechamento da lateral da caixa até o acerto estar 100%. EVA faz uma boa vedação para testes!

Compartilhar este post

Link para o post

cara, com 1,1Sd de inicio vai precisar de um bom tanto de preenchimento! Pode reduzir o comprimento da linha... ou não! 2,4-2,5m é um bom comprimento, mas com 2,1 vc já terá a sintonia em torno dos 34Hz!

Não se esqueça que o ganho só vem sem preenchimento e em torno da sintonia, gerando um pico muitas vezes insuportável! Vc precisa de preenchimento para aproveitar o sub em uma faixa útil mais manejável (por ex. 20-50Hz)!

Use os parafusos de ponta dupla (1 lado rosca soberba e do outro rosta fina) e borboletas para facilitar a abertura e fechamento da lateral da caixa até o acerto estar 100%. EVA faz uma boa vedação para testes!

Sub, eu até pensei em mudar essa área transversal, o problema que o Bomber Upgrade não é tãao confiável assim, tenho medo de fazer uma inicial maior !

No caso da redução da linha, ai é já reduzido pois a FS dele é 29hz, que a linha ficaria em torno de 2,9m, então, é necessário diminuir mais a linha ?

No caso, do preenchimento vou fazendo o acerto, até ficar bom ! Claro que não vai ficar perfeito pois não tenho técnica/experiência, mas com o tempo vou acertando a LT !

Obrigado pela a ajuda sub !

Editado por Viepper

Compartilhar este post

Link para o post

Sub, eu até pensei em mudar essa área transversal, o problema que o Bomber Upgrade não é tãao confiável assim, tenho medo de fazer uma inicial maior !

No caso da redução da linha, ai é já reduzido pois a FS dele é 29hz, que a linha ficaria em torno de 2,9m, então, é necessário diminuir mais a linha ?

No caso, do preenchimento vou fazendo o acerto, até ficar bom ! Claro que não vai ficar perfeito pois não tenho técnica/experiência, mas com o tempo vou acertando a LT !

Obrigado pela a ajuda sub !

1,1 tá ótimo, poderia ser até um pouco menor, sem problemas, isso permitiria usar menos preenchimento, mas 1,1 vai te dar mais subgrave e isso compensa!

para 29Hz esse comprimento tá ótimo!

preenche os 2 primeiros terços e deixa o final vazio, parte daí pra alterar a densidade!

Compartilhar este post

Link para o post

1,1 tá ótimo, poderia ser até um pouco menor, sem problemas, isso permitiria usar menos preenchimento, mas 1,1 vai te dar mais subgrave e isso compensa!

para 29Hz esse comprimento tá ótimo!

preenche os 2 primeiros terços e deixa o final vazio, parte daí pra alterar a densidade!

Entendi, isso que eu pretendo tirar o máximo de subgrave do upgrade, como vou aplicar potência abaixo da nominal (teóricos 250w da SDzinha) acho que não tem tanto risco, só cuidar no volume !

Deixa eu ver se eu entendi, o preenchimento na LT, serve pra tirar picos e vales que ocorre ! Além de melhorar o controle do cone do alto falante ! Uma linha com preenchimento mais pesado perde ganho mais aumenta sua faixa útil, uma linha com preenchimento mais leve deixa ela mais picuda na região da sintonia correto ? Ajustando o preenchimento no primeiro terço, ajusta o subgrave e no último preenchimento ajusta os graves correto ?

Última dúvida, as dobras estão corretas ? O projeto ta certinho ? Não sei se da pra ver direito na imagem, qualquer coisa faço agora no sketchup !

Obrigado subsonic pela a ajuda, foi pelo seu tópico que quis encarar a LT, e comecei a ler mais sobre !

Editado por Viepper

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi, isso que eu pretendo tirar o máximo de subgrave do upgrade, como vou aplicar potência abaixo da nominal (teóricos 250w da SDzinha) acho que não tem tanto risco, só cuidar no volume !

Deixa eu ver se eu entendi, o preenchimento na LT, serve pra tirar picos e vales que ocorre ! Além de melhorar o controle do cone do alto falante ! Uma linha com preenchimento mais pesado perde ganho mais aumenta sua faixa útil, uma linha com preenchimento mais leve deixa ela mais picuda na região da sintonia correto ? Ajustando o preenchimento no primeiro terço, ajusta o subgrave e no último preenchimento ajusta os graves correto ?

Obrigado subsonic pela a ajuda, foi pelo seu tópico que quis encarar a LT, e comecei a ler mais sobre !

é bem por ai! Vc vai reparar que dependendo de onde vc aumenta a densidade é onde muda o som da caixa! é quase como uma equalização, que dá pra mexer bastante!

Compartilhar este post

Link para o post

é bem por ai! Vc vai reparar que dependendo de onde vc aumenta a densidade é onde muda o som da caixa! é quase como uma equalização, que dá pra mexer bastante!

Ok, entendi obrigado Sub ! Talvez vou ver se meu irmão vem aqui amanhã pra ele encomendar pra mim o upgrade na net pelo o cartão !

Você que o upgrade, com 29hz de fs, 51L vas, e QTS de 0,43, deve descer bem até uns 25hz ?

Compartilhar este post

Link para o post

Ok, entendi obrigado Sub ! Talvez vou ver se meu irmão vem aqui amanhã pra ele encomendar pra mim o upgrade na net pelo o cartão !

Você que o upgrade, com 29hz de fs, 51L vas, e QTS de 0,43, deve descer bem até uns 25hz ?

MUITO provável que desça com força!

Compartilhar este post

Link para o post

Viepper acho que vou copiar esse seu projetinho kkkkkkk' me animei e muito eu ia calcular a Lt pro upgrade mais tu ja fez isso, e pelo que eu vi o seu intuito é o mesmo que o meu a unica diferença seria a potencia aplicada por isso, eu acho que terei que fazer algumas modificações, creio eu, já dei muita lida e muita pesquisada quero aproveitar bem o upgrade de 10'' abraço ai e boa sorte no teu projetinho do quarto !

Compartilhar este post

Link para o post

MUITO provável que desça com força!

Legal, isso me animou ! Vlww Sub !

Viepper acho que vou copiar esse seu projetinho kkkkkkk' me animei e muito eu ia calcular a Lt pro upgrade mais tu ja fez isso, e pelo que eu vi o seu intuito é o mesmo que o meu a unica diferença seria a potencia aplicada por isso, eu acho que terei que fazer algumas modificações, creio eu, já dei muita lida e muita pesquisada quero aproveitar bem o upgrade de 10'' abraço ai e boa sorte no teu projetinho do quarto !

hehe, bom se for por na LT não é muito recomendado aplicar acima da potência nominal, pois com pouca potência ela já toca um bom subgrave, como o subsonic disse na LT aplicando 250w da SD250.2, muito provável que desça 25hz com força !

E obrigado, to muito confiante que meu set fique bom !

Compartilhar este post

Link para o post

poise aproveitando que estamos falando disso eu só não to entendendo uma coisa, ou melhor não saquei a logica a largura e o comprimento eu consigo calcular de boa agora a altura eu me perco exemplo o seu deu 1,23 metros como chegou a isso ?!

Compartilhar este post

Link para o post

poise aproveitando que estamos falando disso eu só não to entendendo uma coisa, ou melhor não saquei a logica a largura e o comprimento eu consigo calcular de boa agora a altura eu me perco exemplo o seu deu 1,23 metros como chegou a isso ?!

Primeiro pra se fazer o projeto das dobras todas precisa calcular, o comprimento da linha vem da frequência de sintonia, e a área transversal que você calcula precisa da Sd do alto falante, ai você tem que calcular a área transversal conforme seu intuito e limitações do alto falante, uma linha mais estreita uma linha mais reta, isso muda a característica do áudio, um som mais boomy (mais estreitamento), Um final com maior Sd por exemplo, consegue se melhor velocidade, as LT's Clássicas termina com 1sd, só que o falante precisa ter uma BOA força motora e boa excursão, para Sd's altas assim, então por isso que tem que pesquisar e estudar !

Pra aprender a calcular tudo primeiro comece lendo o excelente tópico do Subsonic, pra projetar e ter uma LT precisa-se de um conhecimento teórico ! Mas não foi tão rápido assim que aprendi ! Comecei lendo o tópico do Subsonic, li não sei quantas vezes, fui pegando alguns falantes e fui tentando projetar ! A primeira LT que tentei projetar demorei muitas horas pra fazer as dobrar no sketchup, tem que pensar um pouco, mas depois peguei a prática !

Depois eu comecei lendo em outros lugares, artigos de sites gringos, ia lá copiava e traduzia no tradutor ! Vendo tópicos no HTF que tem bastante projeto de LT, e tem bastante gente experiente também que passa dicas ! Então demorei pra aprender, fui lendo bastante !

Os relatos de LT são praticamente TODOS positivos ! Se você pesquisar por uma semana, já vai ver que é LT é negócio muito legal !

Editado por Viepper

Compartilhar este post

Link para o post

é eu sei eu leio faz tempo ja calculei tudo po falta só o comprimento só que na hora de dividir ela pq 4 metros e inviável eu me perco no comprimento as linhas tbm estão todfas calculadas me falta comprimento* tinha errado bem to com pressa devo dps explico direitinho falou .

Compartilhar este post

Link para o post

NUNCA vi alguem falar que uma LT TOCOU MAL!

as 2 reclamações possiveis são:

descontrole de cone

baixo SPL (em comparação com uma dutada)

mas em qualidade de resposta... NUNCA vi relato realmente ruim!

Compartilhar este post

Link para o post

é eu sei eu leio faz tempo ja calculei tudo po falta só o comprimento só que na hora de dividir ela pq 4 metros e inviável eu me perco no comprimento as linhas tbm estão todfas calculadas me falta comprimento* tinha errado bem to com pressa devo dps explico direitinho falou .

4 metros ? :blink: 4 metros se for sintonizado a 21hz mais ou menos ! uahsuahs, boa sorte ai !

NUNCA vi alguem falar que uma LT TOCOU MAL!

as 2 reclamações possiveis são:

descontrole de cone

baixo SPL (em comparação com uma dutada)

mas em qualidade de resposta... NUNCA vi relato realmente ruim!

Legal, então pra quem pretende SPL é melhor uma dutada ? Minha LT por exemplo, se bem preenchida consegue subir até 50hz não é ? Até 50hz fico satisfeito, pois acima disso ficara por conta do meus Mids Gradiente 6,5" :)

Compartilhar este post

Link para o post

4 metros ? :blink: 4 metros se for sintonizado a 21hz mais ou menos ! uahsuahs, boa sorte ai !

Legal, então pra quem pretende SPL é melhor uma dutada ? Minha LT por exemplo, se bem preenchida consegue subir até 50hz não é ? Até 50hz fico satisfeito, pois acima disso ficara por conta do meus Mids Gradiente 6,5" :)

sobe sim! e MUITAS vezes a sensação do grave, por descer MUUUITO mais e ser muito mais preciso aparenta ser bem mais forte, mesmo que se passasse um decibelímetro daria um pouco menos!

Se fizer uma caixa bem projetada da pra usar BEM pouco preenchimento e ai o SPL pode ser maior q na dutada! Mas reduz a faixa útil!

Compartilhar este post

Link para o post

sobe sim! e MUITAS vezes a sensação do grave, por descer MUUUITO mais e ser muito mais preciso aparenta ser bem mais forte, mesmo que se passasse um decibelímetro daria um pouco menos!

Se fizer uma caixa bem projetada da pra usar BEM pouco preenchimento e ai o SPL pode ser maior q na dutada! Mas reduz a faixa útil!

Entendi, é como o Kleber disse, Quanto maior o ganho, menor a banda passante !

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaziada agora com mais calma da pra tentar explicar minha dúvida a minha caixa sintonizada em @32 hz deu 2,6 metros dividi pelo tanto de números de curva que a caixa faz mais ou menos o projeto do tópico da LT, ou seja o que fiz foi dividir esse 2,6 por 4 que é o número de curvas que há na LT bem o tamanho deu 65 cm e "usei" o exemplo do tópico da (LT para leigos) como cobaia e dividindo pelo numero de curva que também era 4 deu 75 cm então essa minha logica ta certo ou eu to viajando ? pasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaziada agora com mais calma da pra tentar explicar minha dúvida a minha caixa sintonizada em @32 hz deu 2,6 metros dividi pelo tanto de números de curva que a caixa faz mais ou menos o projeto do tópico da LT, ou seja o que fiz foi dividir esse 2,6 por 4 que é o número de curvas que há na LT bem o tamanho deu 65 cm e "usei" o exemplo do tópico da (LT para leigos) como cobaia e dividindo pelo numero de curva que também era 4 deu 75 cm então essa minha logica ta certo ou eu to viajando ? pasmafaute

Bom, se as dobras terem tamanho iguais, ou seja as dobras dobrarem "paralelamente", sua lógica está correta ! No caso seria assim:

45234334.png

Agora se as dobras não fossem dobradas "paralelamente", a medida seria outra, tipo assim mais ou menos:

89944109.png

Mas antes de tentar tirar as dúvidas com outras pessoas, tente tirar você mesmo, vai tentando fazer alguns projetos, no caso pode ser no sketchup, um excelente programa 3D pra elaborar e projetar caixas ! Eu aprendi assim !

Compartilhar este post

Link para o post

Em relação a uma bass reflex, além de limitar a banda passante, qual a perda aproximada em spl de modo geral dessas lt?

Compartilhar este post

Link para o post

Po tava dando uma olhada no youtube vi tanta gente falando que nao gostava dos upgrade de 15'' logico que vídeo não quer dizer nada mais da uma olhada só !

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui no fórum mesmo, não falam muito bem do upgrade de 15", mas do de 10" mesmo !

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...