Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
gabiba2005

Qualidade em cabos !!

Recommended Posts

eita píula! Já tem a gasolina... falta o fósforo. huehuehue!!!

EDIT: Devo tá ficando surdo... [^]o-o-:vts

Editado por Alves

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu não fiz a experiência, mas concordo com a lógica teórica e experimental. Primeiro porque faz sentido, tratando-se de um sistema digital e segundo porque realmente, para provar, basta alguém se submeter a um teste simples porém sério, com uns 3 ou 4 cabos distintos, e fazer o teste cego: se algum indivíduo acertar 100% das vezes qual é o melhor (e mais caro), eu também passo a acreditar no contrário! hehe

No mais, a maioria das discussões aqui no fórum são para cabos transmitindo sinal analógico, onde o próprio autor diz que existem sim uma influência, embora cite um limite nessa percepção.

Particularmente, achei bem bacana a leitura.

Compartilhar este post

Link para o post

assunto intereçante,

realmnte pra tirar a prova só um teste cego mesmo

Compartilhar este post

Link para o post

Explicando de outra forma: Faça a conexão com qualquer cabo que você encontrar que encaixe nos respectivos conectores. Saiu Som? Não tem estalos nem interrupções? Então se você comprar um cabo 2x, 10x ou 100x mais caro não vai notar diferença alguma na qualidade do som.

Preciso comentar algo?

Compartilhar este post

Link para o post

Se tratando de sinal digital acredito que não exista diferença mesmo, desde que é claro o cabo seja bem montado e a conexão bem feita, é como pegar um cd original e fazer uma cópia, a qualidade do audio será a mesma entre ambos.

Compartilhar este post

Link para o post

Quem fizer o teste...

VAI OUVIR A DIFERENÇA tanto coaxial quanto no óptico.

Mas aí, segundo o amigo lá, você estará auto-sugestionado.

Conclusão: eu acredito no que penso que estou escutando :pirou:

Compartilhar este post

Link para o post

Bom,

acho que no caso de cabos nós temos 3 tipos:

-Cabos genéricos

-Cabos bons

-Cabos tops

Os cabos genéricos são aqueles que só são baratos. As conexões não tem pressão, o cabo não tem uma boa resistência a torção e resistência térmica, etc. Se você pegar um cabo genérico e conseguir uma boa conexão...Beleza! Ele vai funcionar igual um cabo bom ou top (pelo menos não vai haver como detectar diferença apenas ouvindo o som). Mas este cabo não dura muito tempo. E a pessoa que usa vai sofrer com problemas de mau contato(já tive um cabo ruim e as vezes o som falhava quando eu virava uma curva!), um cabo com pouca resistência pode ter sua isolação derretida ou partir com facilidade. E, se o cabo não tiver blindagem alguma ou uma blindagem mal feita, vai dar pra ouvir interferências(mas seria um defeito intermitente, o que dificultaria esta detecção em um teste cego). Eles custam em torno de 15 reais um de 2 vias e 5 metros.

Já os cabos que eu classifico como bons são bem construídos, tem conectores de alta pressão, blindagem, livre de oxigênio, maior resistência a torção e resistência a temperatura mais elevada. Geralmente funcionam muito bem, pois fazem boa conexão e resistem aos problemas do dia a dia. Custam a partir de 50 reais um cabo de 2 vias e 5 metros. Em comparação a um cabo genérico ele é muito melhor; custa mais caro, mas você pode tranquilamente usar os mesmos cabos em outro carro. Já o genérico! Melhor comprar outro! Existem muitos cabos bons, dá pra comprar pelo ebay um de 4 vias e 5 metros por menos de 100 reais! E valem a pena!

Quanto aos cabos tops! Estes sim eu acho que não valem a pena! Realmente podem ser muito bem construídos, várias camadas de blindagem, conectores que dá pra "fechar", fazendo uma melhor conexão! Dificilmente a pessoa vai ter algum problema, mas...Quanto ao teste cego! Um cabo bom não perde em nada pra ele! É impossível alguém detectar alguma diferença entre eles...O genérico tudo bem, mas só quando apresentam problemas!

Resumindo! Acho que vale a pena pagar 50/60 reais em um cabo 2 vias de 5 metros ao invés de pagar 15 reais em um cabo qualquer que só dá dor de cabeça. Agora pagar acima de 300 reais em um cabo que não tem nenhuma diferença perceptível em relação a um cabo de 50 reais não vale a pena mesmo! A não ser que o cara tenha dinheiro de sobra e queira passar a vida inteira com o mesmo cabo, aí tudo bem....Quanto aos cabos de mais de 1000 reais...Esse é pra quem participa de algum tipo de campeonato(talvez se consiga alguma diferença pífia em relação a spl ou algo do tipo, mas uma diferença irrisória em relação a um cabo bom), ou para aqueles que gostam de jogar dinheiro fora...

Lembrando que a analise seria para cabos de mesma bitola!

Tenho a mesma linha de raciocínio para os cabos ópticos!

Editado por Smilodon

Compartilhar este post

Link para o post

Gostaria muito da presença de abreu e Cyro aqui. =)

Compartilhar este post

Link para o post

eu tenho dificuldade em acreditar que qualquer cabo vagabudno nao terá absulutamente nenhuma diferença pra um cabo de qualidade.

apesar de nunk ter feito teste com cabo optico ou coaxial.

li uma parte da material por alto, mas pelo que entendi diz que isso soh aplica aos cabos digitais.

minha HU tem saida optica, pretendo usar com o bit one, mas ainda nao comprei cabo optico.

agora fiquei curioso vou comprar 2 cabos diferentes e fazer o teste quando montar o som.

Compartilhar este post

Link para o post

Se tratando de sinal digital acredito que não exista diferença mesmo, desde que é claro o cabo seja bem montado e a conexão bem feita, é como pegar um cd original e fazer uma cópia, a qualidade do audio será a mesma entre ambos.

Numa primeira análise, sim.

Na prática, não. A mídia do CD traz uma ENORME diferença. Basta ler sobre Jitter em comunicações óticas assíncronas.

Um cabo de fibra não vai atrasar o sinal nem nada. MAS os modelos baratos trarão maior atenuação ao feixe de luz, podendo, de fato, degradar a comunicação. A comunicação é em baixa velocidade, não é nada crítica, mas de fato, há chance de ocorrer.

Entre cabos coaxiais, o fator impedância do cabo é crucial. Um cabo ordinário, desses injetados fininhos vai funcionar. Mas é fato, algo vai se perder.

Veja, nada disto é PROBLEMA quando falamos em comunicação bidirecional com controle de erros. Se for síncrona então, melhor ainda. Agora, quando é unidirecional, assíncrona e com controle de erros simplório, não tem jeito. Veio um pouquinho diferente, dá errado. Não tem como pedir o pacote estranho de novo.

Compartilhar este post

Link para o post

Só pra exemplificar, no caso de cabos de fibra ótica, temos diferentes tipos de fibra. Multimodo são mais baratas e funcionam muito bem em curtas distâncias. Monomodo são caríssimas, mas excelentes para muitos quilômetros.

Entre as multimodo, existem as feitas de vidro, e as feitas de plástico. As de plástico são as mais baratas.

Quem já viu na prática, sabe que até linha de pesca serve como fibra ótica para pequenos comprimentos.

Compartilhar este post

Link para o post

nâo sou expert para falar mas acho que se pegar um carro com um projeto caro e campeão em qualidade e trocar por cabos rca taramps ou stetsom de 60 reais, desses que tem no mercado livre, ele ganha o campeonato de novo, e não se nota a diferença, mais é logico que colocar cabos de 7,99 que ja vem com interferência e mal contato nos plugs que nem seguram nos conectores, ai num dá né!

Compartilhar este post

Link para o post

Minha opinião:

Venho testando vários tipos de cabos pois essa era a minha maior duvida no próximo set que vou montar. Da parte digital, cabo óptico eu nao testei entre marcas, mas testei ele com o digital coaxial e pra mim, TEM DIFERENÇA.

Cabos digitais coaxiais eu testei 3 marcas diferentes nos últimos meses e pra mim também TEM DIFERENÇA.

De cabos analógicos percebe-se mais nitidamente que existe diferença, tanto em speaker quanto interconnects.

Eu corroboro com o dn_mosfet, acredito mais nos meus ouvidos.

Sobre campeonatos, nao vou discordar de você DJ Fábio, mas os projetos que botaram maior diferença de pontos entre o projeto que ganhou e o segundo colocado (mais de 20 pontos na frente do segundo) tinham algumas semelhanças entre eles- HU com upgrades de componentes e cabos top. E essa era a diferença principal de equipamentos em relação ao restante.

Compartilhar este post

Link para o post

O legal é que o cara é humilde e mais facil de lidar que potro novo. Até no analógico é questionável e existe uma explicação, o amplificador tem que "se virar", de lado, pra esquerda, para direita,...???

Retirado da Biblia do indivíduo:

"É um delírio comum entre lunáticos com mais dinheiro que discernimento, que provoca crise de risos em qualquer profissional de eletrônica, afirmar que o preço do cabo tem que ser compatível com o preço do equipamento. No domínio analógico isso já é altamente questionável, porque um equipamento “melhor” deveria ser capaz de se virar com condições piores, mas existem alguns detalhes que precisam ser observados. Já no domínio digital o delírio dessas pessoas fica evidente. Apenas “trouxas” compram equipamentos caros que requerem um cabo digital “especial” para funcionar."

Compartilhar este post

Link para o post

nâo sou expert para falar mas acho que se pegar um carro com um projeto caro e campeão em qualidade e trocar por cabos rca taramps ou stetsom de 60 reais, desses que tem no mercado livre, ele ganha o campeonato de novo, e não se nota a diferença, mais é logico que colocar cabos de 7,99 que ja vem com interferência e mal contato nos plugs que nem seguram nos conectores, ai num dá né!

Acho que o que o autor quis dizer com "se funcionou e não estalou, tá ok" é bem por aí. Não falou que qualquer cabo serve, mas que desde que seja razoável, com boa conexão, não se notaria diferença para um mais top que exista no mercado.

De qualquer forma, nesse seu exemplo são cabos para sinal analógico... outro departamento.

Eu corroboro com o dn_mosfet, acredito mais nos meus ouvidos.

Longe de mim questionar o que acredita ou deixa de acreditar. Apenas acho que não é questão do que ouvimos numa troca de cabo assim (ou até de outros equipamentos em alguns casos), mas sim do que estamos condicionados a achar. O teste é completamente influenciado pela sua predisposição em aceitar essa melhoria, o famoso efeito placebo. Tanto é que tem muita gente que achava que estava entrando em depressão que foi curada tomando vitamina prescrita por psiquiatra, apenas por se sentir importante, avaliado, medicado e por estar com algo novo, físico, ajudando... Volto a dizer: EU não fiz o teste. Mas tenho certeza que se colocassem o mesmo sistema trocando um cabo meia-boca por um de 10mil reais, ia dar um jeito de perceber alguma melhoria no som!

Será que os colegas topariam, abrindo mão de orgulho e a favor dos próprios bolsos, fazer um teste realmente cego? Se conseguirem sentir a diferença, perfeito, seus ouvidos apurados estão corretos, bem como a indústria que está vendendo esse tipo de produto. E ainda de quebra podem se inscrever (se ainda for válido) no desafio que paga 1milhão de dólares para quem conseguir acertar em 100% das vezes qual cabo é qual!

Compartilhar este post

Link para o post

Longe de mim querer mudar crença de qualquer individuo, mas falo com experiencia propia de quem já testou algumas coisas, inclusive varios cabos e posso dizer que em transmissão analógica a diferença é absurda mesmo em niveis medios e altos, nem falo de comparação de cabos ruins para excelentes. Sinal digital me falta propiedade.

Já coloquei até mesmo uma namorada totalmente leiga e sem tendencionismo algum, ela mesmo achou gritante a diferença fazendo otimas observação que meus ouvidos viciados não conseguiam mais perceber.

Vou dizer o seguinte, se tu colocares um cabo Odyssey em um sistema RUIM e trocares por um "flamenguinho" talvez tu fique em duvida de quem é quem, e acredite em mim, pode até piorar o som com o Odyssey, porque vai te revelar coisas que tu nem queria ouvir. Agora se tu fizeres a mesma troca em um sistema mediano para bom e me dizer que não existe diferença eu sugiro uma consulta ao otorrino urgente. Isto não é achismo, hipnotismo, lavagem cerebral, tendencionismo,.. é FATO!

Editado por gabiba2005

Compartilhar este post

Link para o post

Minha opinião:

Venho testando vários tipos de cabos pois essa era a minha maior duvida no próximo set que vou montar. Da parte digital, cabo óptico eu nao testei entre marcas, mas testei ele com o digital coaxial e pra mim, TEM DIFERENÇA.

Cabos digitais coaxiais eu testei 3 marcas diferentes nos últimos meses e pra mim também TEM DIFERENÇA.

Você garantiria acertar o cabo que estaria sendo utilizado no teste cego?

Compartilhar este post

Link para o post

Podemos tentar, mas um desses cabos eu já vendi, estou com dois coaxiais aqui em casa, e inclusive estao montados no meu quarto, com um conversor 110v-12v. O set inteiro tá montado, troquei apenas o cabo coaxial. Estranhei pois quando troquei um pelo outro, desfocou e bem a imagem, ficou borrada, ou seja, eu tive que direcionar as caixas de falantes novamente para focar de novo. Isso provavelmente ocorreu pela diferença de largura de palco. Acho que isso é um ponto bem interessante, pois diferencia-se muito se apenas o grave/medio/agudo toca mais ou nao... Todo o resto do sistema estava igual.

Quando o pessoal veio aqui em casa pra fazer os testes, e eu troquei apenas o coaxial digital e todos também perceberam diferença.

Compartilhar este post

Link para o post

É a mesma discursão antiga de que não se nota diferença em trocar de amplificadores. Tudo que transporta o som em algum estágio da instalação tem sua influencia e sua assinatura, e isto colabora ou compromete o resultado final. Algumas vezes nem sempre o melhor quer dizer melhor resultado, ai entra outro fator, CASAMENTO.

Editado por gabiba2005

Compartilhar este post

Link para o post

Longe de mim questionar o que acredita ou deixa de acreditar. Apenas acho que não é questão do que ouvimos numa troca de cabo assim (ou até de outros equipamentos em alguns casos), mas sim do que estamos condicionados a achar. O teste é completamente influenciado pela sua predisposição em aceitar essa melhoria, o famoso efeito placebo. Tanto é que tem muita gente que achava que estava entrando em depressão que foi curada tomando vitamina prescrita por psiquiatra, apenas por se sentir importante, avaliado, medicado e por estar com algo novo, físico, ajudando... Volto a dizer: EU não fiz o teste. Mas tenho certeza que se colocassem o mesmo sistema trocando um cabo meia-boca por um de 10mil reais, ia dar um jeito de perceber alguma melhoria no som!

Será que os colegas topariam, abrindo mão de orgulho e a favor dos próprios bolsos, fazer um teste realmente cego? Se conseguirem sentir a diferença, perfeito, seus ouvidos apurados estão corretos, bem como a indústria que está vendendo esse tipo de produto. E ainda de quebra podem se inscrever (se ainda for válido) no desafio que paga 1milhão de dólares para quem conseguir acertar em 100% das vezes qual cabo é qual!

Eu sei bem o que é isso, pra mim isso é hobby, não levo tanto a sério quanto a minha profissao, que é da área de biologicas e tem um dos assuntos mais questionáveis por ter muito empirismo sobre esse assunto... nutrição e exercício. Eu tomo muito cuidado pois gosto bastante de entrar num pubmed da vida e baixar 30, 40 artigos pra ir lendo e se o teste não é feito em double blind eu meio que já não boto muita confiança.

A parte técnica disso aqui eu deixo para os entendidos e que tem formação pra isso, mas eu já estou nisso desde 1995 como hobbista e alguma coisa eu aprendi durante todo esse tempo. Se estou com duvida vou atrás de reviews, me chamou a atenção? compro e testo o equipamento, fica mais facil de tirar as duvidas do que com teorias

Compartilhar este post

Link para o post

Exatamente. Por isso que, como alguém que NÃO testou, estou perguntando se alguém aqui do fórum - pessoas que percebo que sabem milhares de vezes mais do que eu e tem os ouvidos muito mais apurados - já fez esse teste cego de verdade.

Até o momento, neste tópico aqui, só ví três cenários vindo do pessoal mais experiente:

1) Selecionar um trecho que realmente ficou forçado da parte do autor do texto e não entrar na discussão.

2) Dizer que confia nos próprios ouvidos, que testou e notou diferença, mas não como foi esse teste.

3) Desvirtuar a discussão e falar de cabos analógicos que o próprio autor diz ser outro cenário.

Mas NINGUÉM veio e falou: EU fiz o teste cego, procurando ver se realmente sinto uma diferença às cegas, para saber se meu dinheiro foi bem investido.

Volto a dizer, não fiz o teste e não estou duvidando de ninguém. Não tenho equipamentos caros o suficiente para se quer pegar um cabo chique assim emprestado e tentar notar a diferença. Tampouco acho que EU conseguiria notar se mesmo os mais experientes dizem ser muito mais sutil que nos cabos analógicos. Meu interesse seria restrito aos cabos analógicos, mas achei bastante interessante este artigo sobre os digitais, e até o momento ninguém aqui foi categórico para mostrar o contrário, mesmo que fosse apenas "no papo".

Compartilhar este post

Link para o post

Gostaria muito da presença de abreu e Cyro aqui. =)

Pode crer...

Vitão é mais de roxa! kkkkkkk

Compartilhar este post

Link para o post

Exatamente. Por isso que, como alguém que NÃO testou, estou perguntando se alguém aqui do fórum - pessoas que percebo que sabem milhares de vezes mais do que eu e tem os ouvidos muito mais apurados - já fez esse teste cego de verdade.

Até o momento, neste tópico aqui, só ví três cenários vindo do pessoal mais experiente:

1) Selecionar um trecho que realmente ficou forçado da parte do autor do texto e não entrar na discussão.

2) Dizer que confia nos próprios ouvidos, que testou e notou diferença, mas não como foi esse teste.

3) Desvirtuar a discussão e falar de cabos analógicos que o próprio autor diz ser outro cenário.

Mas NINGUÉM veio e falou: EU fiz o teste cego, procurando ver se realmente sinto uma diferença às cegas, para saber se meu dinheiro foi bem investido.

Volto a dizer, não fiz o teste e não estou duvidando de ninguém. Não tenho equipamentos caros o suficiente para se quer pegar um cabo chique assim emprestado e tentar notar a diferença. Tampouco acho que EU conseguiria notar se mesmo os mais experientes dizem ser muito mais sutil que nos cabos analógicos. Meu interesse seria restrito aos cabos analógicos, mas achei bastante interessante este artigo sobre os digitais, e até o momento ninguém aqui foi categórico para mostrar o contrário, mesmo que fosse apenas "no papo".

é que pra mim, eu não preciso fazer um teste cego pra saber qual tocou melhor, o set tá montado, já testei 5 vezes (apenas troquei um pelo outro) isso pra ver se realmente trouxe diferença com o cabo novo que acabei de comprar e que tinham ótimos reviews lá fora. A questão inclusive é que o cabo com maior metragem (5m contra um de 1,5m) e mais barato, tocou melhor que o mais caro. Porém eu já o comprei usado e o outro é novo. Entrei no site da marca pra ver quanto tempo de burn in eles pedem e eles relatam de 100 a 200hs. Por isso estou deixando tocar e fazendo o burn in com faixas especificas pra ver daqui a algum tempo o que vai acontecer e testo novamente.

É claro que se eu trabalhasse com isso e precisasse documentar ou publicar pra alguma revista ou coisa do tipo eu me importaria realmente em fazer algum teste em duplo cego. Mas pra mim isso não é necessário, o que toca melhor, fica. O resto eu vou vendendo.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...