Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
panda49

Falantes perdem sinal, mas módulo e player, não

Recommended Posts

Amigo meu instalou um SD250.2 hoje no carro. Kit duas vias de 75W RMS e dois Bravox 5x7 50W RMS na frente. A ligação está em paralelo (duas vias num canal só e os bravox no outro).

O que acontece é isso do título. Do nada o som corta dos falantes. Player e módulo continuam ligados, inclusive dá pra mexer no player. Mudar pra FM, AM, etc. Os falantes só voltam a funcionar depois de reiniciar o player. Já tentou regular o ganho de tudo quanto é jeito, colocar mais pra frente, mais pra trás. Nada resolveu. E acontece com volume baixo ou alto, não parece ter relação com potência ou graves.

O que acham que pode ser?

Peço desculpas aí se não puder criar esse tipo de tópico, qlq coisa é só fechar.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dá uma olhada no fio do remote. Pode ser que ele esteja entrando em curto em algum lugar.

Abraços

Gustavo

Compartilhar este post

Link para o post

Seu SD tem um diagnóstico, através de piscadas do led azul. Está no manual, basta ver qual é o problema que o leva a desligar.

Compartilhar este post

Link para o post

Falae panda49, boa tarde!

Você me ajudou bastante no tópico que criei para montar meu sonzinho, ainda não montei, mas já está esquematizado o que quero graças a tuas indicações e dos outros camardas que postaram lá, aprendi muito naquele tópico.

Pelo que eu entendi das coisas que andei lendo (excelentes artigos do autoforum) o problema pode estar nos falantes de 50w rms que estão ligados em paralelo no canal de 125 wrms.

Olhando a especificação do Amp, vi que ele tem dois canais de 125W RMS na impedância de 2 Ohms.

Supondo que as potências que você descreveu, tanto do kit quanto dos 5x7, sejam em 4 Ohms ligando em paralelo temos:

75W // 75W (4 Ohms) = 150W (2 Ohms) ----> Canal 125W RMS Amp - OK

50W // 50W (4 Ohms) = 100W (2 Ohms) ----> Canal 125W RMS Amp - ERROR

A potência máxima dos 5x7 seria de 100W RMS e estão recebendo 125W RMS do canal.

Mande seu amigo desabilitá-los e veja se o problema continua. Ainda não sei como resolver essa situação para indicar o que fazer, mas acho que o problema já está identificado. Me corrijam se eu estiver falando besteira.

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Você me ajudou bastante no tópico que criei para montar meu sonzinho, ainda não montei, mas já está esquematizado o que quero graças a tuas indicações e dos outros camardas que postaram lá, aprendi muito naquele tópico.

Pelo que eu entendi das coisas que andei lendo (excelentes artigos do autoforum) o problema pode estar nos falantes de 50w rms que estão ligados em paralelo no canal de 125 wrms.

Olhando a especificação do Amp, vi que ele tem dois canais de 125W RMS na impedância de 2 Ohms.

Supondo que as potências que você descreveu, tanto do kit quanto dos 5x7, sejam em 4 Ohms ligando em paralelo temos:

A potência máxima dos 5x7 seria de 100W RMS e estão recebendo 125W RMS do canal.

Mande seu amigo desabilitá-los e veja se o problema continua. Ainda não sei como resolver essa situação para indicar o que fazer, mas acho que o problema já está identificado. Me corrijam se eu estiver falando besteira.

Abraço!

desculpe amigo, mas essa relação ai de "potência em excesso" não quer dizer nada.

Compartilhar este post

Link para o post

desculpe amigo, mas essa relação ai de "potência em excesso" não quer dizer nada.

:+1

apenas veja o diagnostico pelo led do amp e veja o problema no manuel! ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Só pra atualizar, ele levou o carro aonde instalaram e não conseguiram diagnosticar. Ficaram enrolando dizendo que tava forçando demais os falantes porque tinha regulado o ganho errado (no meio e saída 2v do RCA dele). Daí equalizaram tudo quase no mínimo e botaram o ganho lá embaixo.

Desculpa de quem não sabia o que tava fazendo, na minha opinião.

Problema é que eu ainda não pude testar, vai ver ele tá forçando com Xplod ligado, Loudness e não tá me falando. Agradeço as ajudas! Se pudeerem continuar!!

Dá uma olhada no fio do remote. Pode ser que ele esteja entrando em curto em algum lugar.

Abraços

Gustavo

V|ou passar essa dica, valeu!

Seu SD tem um diagnóstico, através de piscadas do led azul. Está no manual, basta ver qual é o problema que o leva a desligar.

Então, segundo o meu amigo não muda nada. Fica o LED azul acesso normalmente.

Abraço!

Que nada, cara, tamo aqui pra ajudar mesmo!!!

Então, pode até ser isso aí, sei lá. Mas mesmo com volume baixo o problema acontece. Vou ligar pra ele agora e perguntar se ele passou na loja que isntalou.

Editado por panda49

Compartilhar este post

Link para o post

Duas dicas :

1ª Revisar a instalação com gente capacitada para tal.

2ª Ligar ou passar e-mail para a Soundigital (de preferência depois de ter certeza que a instalação está realmente ok ).

Compartilhar este post

Link para o post

Abraço!

No fundo acho que é por aí mesmo o problema. Veja abaixo que meu amigo acabou constatando algo por aí.

Valeu, cara!!!

Duas dicas :

1ª Revisar a instalação com gente capacitada para tal.

2ª Ligar ou passar e-mail para a Soundigital (de preferência depois de ter certeza que a instalação está realmente ok ).

Então, o cara que instalou foi o mesmo que colocou o SD250.2 no meu carro. E ficou perfeito (só regulou muito mal, quase não tinha grave nenhum). Disse ele que duas vias não foi feito pra bater nada. Fora isso ficou tudo perfeito.

No Ka do meu amigo, ele revisou a instalação e detectou que não tinha problema nenhum. Disse que o negócio era que tava foçando demais os alto falantes e eles cortavam o sinal.

Talvez tenha razão, pois hj esse meu amigo fez novos testes. Mandei ele colocar o ganho igualzinho do meu (pouco antes do meio) e constatou que os falantes da frente cortam se aumentar um pouco mais o volume e os graves começarem a aparecer. Já ao colocar na traseira (duas vias de 75W) não cortou.

Agora eu me pergunto: o certo não seria o alto falante queimar, começar a distorcer ou até mesmo fazer aquele barulho de "explodir"?

Ele comentou que no último teste aumentou absurdo o volume e ainda colocou uma música com muito grave. O Amplificador ficou ligando e desligando e ainda com o led maluco. Falei pra ele verificar esse "led maluco" porque no manual tem explicação pra alguns deles.

Valeu pela ajuda!

Compartilhar este post

Link para o post

No fundo acho que é por aí mesmo o problema. Veja abaixo que meu amigo acabou constatando algo por aí.

Valeu, cara!!!

Então, o cara que instalou foi o mesmo que colocou o SD250.2 no meu carro. E ficou perfeito (só regulou muito mal, quase não tinha grave nenhum). Disse ele que duas vias não foi feito pra bater nada. Fora isso ficou tudo perfeito.

No Ka do meu amigo, ele revisou a instalação e detectou que não tinha problema nenhum. Disse que o negócio era que tava foçando demais os alto falantes e eles cortavam o sinal.

Talvez tenha razão, pois hj esse meu amigo fez novos testes. Mandei ele colocar o ganho igualzinho do meu (pouco antes do meio) e constatou que os falantes da frente cortam se aumentar um pouco mais o volume e os graves começarem a aparecer. Já ao colocar na traseira (duas vias de 75W) não cortou.

Agora eu me pergunto: o certo não seria o alto falante queimar, começar a distorcer ou até mesmo fazer aquele barulho de "explodir"?

Ele comentou que no último teste aumentou absurdo o volume e ainda colocou uma música com muito grave. O Amplificador ficou ligando e desligando e ainda com o led maluco. Falei pra ele verificar esse "led maluco" porque no manual tem explicação pra alguns deles.

Valeu pela ajuda!

Então, panda49,

Apesar de o amigo STET ter cortado meu barato, eu ainda acho que o problema venha de onde citei, excesso de potência nos falantes de 50W. O fato de não queimar pode ser uma característica do SD250.2D, não sei. Não sou expert no assunto e nem conheço bem as características do equipamento, mas acredito que basta ele regular o ganho certinho para os falantes de 50W que ele vai parar de ter problemas.

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Então, panda49,

Apesar de o amigo STET ter cortado meu barato, eu ainda acho que o problema venha de onde citei, excesso de potência nos falantes de 50W. O fato de não queimar pode ser uma característica do SD250.2D, não sei. Não sou expert no assunto e nem conheço bem as características do equipamento, mas acredito que basta ele regular o ganho certinho para os falantes de 50W que ele vai parar de ter problemas.

Abraço!

Problema é que se ele regular o ganho para os de 50W, os woofers da Sony de 75W ficam muito, mas muito, muito abaixo do que podem render.

Ele ainda tá testando pra ter certeza do problema, mas a princípio tem funcionado deixar -5 no balance favorecendo o kit traseiro, que é muito superior ao Bravox horroroso da frente.

Compartilhar este post

Link para o post

Experimente ligar em paralelo os falantes do lado esquerdo e ligar em um canal, e os do lado direito em outro canal. Pelo o que eu consegui entender, você está ligando os 2 frontais em paralelo em um canal, e os 2 traseiros em outro canal, e utilizando o balance como fader isso? Desse forma você perde a estereofonia do sinal, onde os frontais vã reproduzir só L por exemplo e os traseiros só R.

Ligando dessa forma, falantes do lado esquerdo em paralelo, e falantes do lado direito em paralelo, você não perde a estereofonia, além de enviar potência de forma igual para todos falantes, cerca de 62,5 watts para cada.Se o player possuir HPF coloque em 50HZ apenas para não judiar dos falantes com muita potencia.

Compartilhar este post

Link para o post

Ele acabou de me mandar uma mensagem dizendo que são 4 piscadas. No manual do SD250.2 diz que isso é curto ou baixa impendância. Beleza, parece claro, mas ao mesmo tempo não é claro, hehe. Pois isso seria um problema dos falantes, da ligação ou do módulo?

Experimente ligar em paralelo os falantes do lado esquerdo e ligar em um canal, e os do lado direito em outro canal. Pelo o que eu consegui entender, você está ligando os 2 frontais em paralelo em um canal, e os 2 traseiros em outro canal, e utilizando o balance como fader isso? Desse forma você perde a estereofonia do sinal, onde os frontais vã reproduzir só L por exemplo e os traseiros só R.

Ligando dessa forma, falantes do lado esquerdo em paralelo, e falantes do lado direito em paralelo, você não perde a estereofonia, além de enviar potência de forma igual para todos falantes, cerca de 62,5 watts para cada.Se o player possuir HPF coloque em 50HZ apenas para não judiar dos falantes com muita potencia.

Pois é, eu também não entendi porque ligaram deste modo, já que no meu carro está L e R normal, sem Fader.

Mas você acha que ele está desarmando por causa dessa ligação em paralelo entre Front e Rear?

Quanto ao corte, infelizmente o dele só tem 80Hz. Acaba sendo um corte alto demais e ele não gosta muito. Já expliquei isso pra ele, mas é teimoso que só. Deixa ele. Tá achando que woofer é sub. Não vai durar nem 1 ano.

Compartilhar este post

Link para o post

Dessa vez fui até a casa dele e fiz os meus testes.

Se com volume alto e a música tendo graves, corta tudo. Traseiro e frontais, com Balance configurado só pra trás ou não. Mas os da frente cortam muito antes.

Já não sabemos o que pode ser, meu carro tá com config muito parecida e não corta nada, só fica distorcendo até começar os "POC" nos falantes, como se tivesse mais potência mesmo.

Confirmei que o módulo desliga e entra em modo de proteção. Dá 4 piscadas. Conferimos a instalação e, a princípio, tá tudo perfeito.

Na minha visão só sobrou o módulo, não me parece ter qualquer outro problema que não ele próprio. Alguém tem alguma dica? Impedância baixa acho que daria problema se fosse volume baixo também. E curto, só se for no próprio módulo. A instalação no que diz respeito a alimentação dá muito limpa. Muito bem feita.

Editado por panda49

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto tem de bateria?? apesar de ser um ampli de 250wrms, mas pouca alimentação costuma cortar o som.

Fusível com mal contato, experimentou trocar o fuse??

Compartilhar este post

Link para o post

Abraço!

Também "acho" que não é por aí.

Só pra constar, teóricamente os falantes e kits estão recebendo 62,5 wrms cada.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tive um prolema parecido:

No meu caso era o conector do ampli no positivo da bateria, a solda estava quebrada e crimpagem não muito boa e quando exigido, a corrente não fluia direito, fazendo o ampli entrar em proteção. Depois de alguns minutos tava tudo normal de novo, mas bastava aumentar o volume que dava o mesmo problema.

Outro detalhe: quais fio vc está usando para os falantes? Fios muito finos esquentam e perdem capacidade de condução.

Um abraço

Everton Farias

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto tem de bateria?? apesar de ser um ampli de 250wrms, mas pouca alimentação costuma cortar o som.

claro q é bateria..... se o modulo não liga com oq tem....coitado do carro entao.... ta pegando no tranco todo dia , só pode.

Compartilhar este post

Link para o post

Também "acho" que não é por aí.

Só pra constar, teóricamente os falantes e kits estão recebendo 62,5 wrms cada.

Exato, 62,5w rms, sendo que os 6x9 são de 50w rms. \:

Compartilhar este post

Link para o post

Exato, 62,5w rms, sendo que os 6x9 são de 50w rms. \:

Já ouviu falar de headroom?? isso aí é um pequeno headroom (não lembro se é assim que se escreve).

Essa diferença de potencia é muito pequena, e se fosse o caso não ficaria avisando, já queimaria direto.

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Já ouviu falar de headroom?? isso aí é um pequeno headroom (não lembro se é assim que se escreve).

Essa diferença de potencia é muito pequena, e se fosse o caso não ficaria avisando, já queimaria direto.

Abraço.

Certo, como eu disse, é apenas uma opinião, além disso, não sou entendido do assunto, estou tentando aprender. Vou procurar sobre headroom.

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Gente, muito obrigado pela ajuda de todos!!! Vamos dar uma olhada em tudo que pediram atenção.

E obrigado a moderação por não fechar mais um tópico achando que os artigos são para tirar dúvidas, quando na verdade é o tópico que é feito pra isso. Não sei como tá aberto ainda, mas valeu!

Olhamos a instalação do porta fusível só por cima. Parecia muito bem feita. Detalhe que antes de mandar instalar o amplificador, trocamos o fusível do porta de 60a pra 30a. Tá certo isso, né?

Eu tive um prolema parecido:

No meu caso era o conector do ampli no positivo da bateria, a solda estava quebrada e crimpagem não muito boa e quando exigido, a corrente não fluia direito, fazendo o ampli entrar em proteção. Depois de alguns minutos tava tudo normal de novo, mas bastava aumentar o volume que dava o mesmo problema.

Outro detalhe: quais fio vc está usando para os falantes? Fios muito finos esquentam e perdem capacidade de condução.

Um abraço

Everton Farias

Será que pode ter sido uma instalação mal feita mesmo do porta fusível? Vou mandar ele dar uma revisada, será que vale o risco de ligar o positivo direto na bateria pra testar? Sem o porta?

claro q é bateria..... se o modulo não liga com oq tem....coitado do carro entao.... ta pegando no tranco todo dia , só pode.

Não endenti muito bem, bicho, mas no que diz respeito a bateria acho que não tem possibilidade de ser. Ela é nova, foi trocada há 1 mês atrás e mesmo com todas as luzes do carro acesas e o som tocando, elas não ficam piscando. Só a luz de salão quando muito grave. Que, por sinal, pisca como nunca tinha visto na vida quando tem muito grave. Parece estúpido agora eu não ter me ligado nisso, haha, achando meio normal. Mas os faróis e demais lâmpadas ficam 100%.

Detalhe que a bateria dele é de 48a, pois é um Ford Ka.

Editado por panda49

Compartilhar este post

Link para o post

Certo, como eu disse, é apenas uma opinião, além disso, não sou entendido do assunto, estou tentando aprender. Vou procurar sobre headroom.

Abraço!

olá colega, esse problema nao é por muita potencia nao, o maximo q vc enviar muita potencia causaria seria bater bobina e torra-la(oq acontece muito se vc enviar distorçao para o AF, mesmo com 20wrms vc queima 1 falante de 60wrms enviando distorçao para ele), o falante nao ia parar de tocar e volta depois q vc desligou ele, oq eu recomendo é revisar os fios da saida do amp até os falantes, e se possivel desligar falante por falante até o problema parar, depois q vc achou de onde vem o problema é facil resolver, pode ser fiaçao, cordoalha encostando, o amp com problema, etc etc etc.

Compartilhar este post

Link para o post

Olha, depois de ler esse topico lembre de algo que aconteceu com um amigo há uns 8 anos atras, snme quando lançaram o 1200D da roadstar, que ele tinha num mondeo. Para não ficar sem graves qdo tivesse que tirar a caixa do porta malas, ele fez uma caixinha com um par de endurance 2k de 6". Mas quando ele aumentava o volume, o modulo entrava em proteção, enquanto que a sua caixa do dia a dia tocava normal. Depois de umas 2 semanas quebrando a cabeça e revisando tudo, descobrimos que um dos 2k entrava em curto quando aumentava o volume, sabe-se lá o por que, talvez pouco verniz na bobina. Veja se os falantes que fazem o modulo entrar em proteção não estão em curto, já que parece que com outros falantes o amp toca normal.

Abraços

Gustavo

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...