Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RenanLopes

|| QUESTO AUDIO || - Alto-Falantes

Recommended Posts

Silvinho...

Duvida...

Tenho vontade de testar um sub de 8" + bass radiator... já tenho até uma caixa no jeito pra isso... o que vc acha? consigo com a fabrica o radiator? já fez este teste?

liga lá na fabrica e fala com o Felipe cara.. acho que consegue um radiador sim..

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

um radiador passivo não é o próprio sub sem conjunto magnético, só cone e suspensão (borda)? teria que ver se a fábrica faria isso...

Tenho uma caixa de 16 litros aqui será que toca legal um de 8 ?

Enviado de meu GT-S5360B usando o Tapatalk 2

eu testei caixas de 14 até 22L pro de 8"

14L o sub é bem rápido, controlado, dinâmico, todas as notas são fielmente percebidas

nas demais caixas o sub vai deixando de ter controle, ganha SPL em extensão não ganha muita coisa

eu sinceramente daria preferência por me manter dentro dessa medida de caixa mesmo, é sem dúvida a que trás maior fidelidade de áudio, mesmo sem tanta extensão

como já tem a caixa de 16L, só colocaria uns sacos de arros dentro pra tirar volume

se o carro for hatch acho que dá pra ficar com os 16L sem prejuízos, acho que é meio que o limite

Compartilhar este post

Link para o post
um radiador passivo não é o próprio sub sem conjunto magnético, só cone e suspensão (borda)? teria que ver se a fábrica faria isso...

eu testei caixas de 14 até 22L pro de 8"

14L o sub é bem rápido, controlado, dinâmico, todas as notas são fielmente percebidas

nas demais caixas o sub vai deixando de ter controle, ganha SPL em extensão não ganha muita coisa

eu sinceramente daria preferência por me manter dentro dessa medida de caixa mesmo, é sem dúvida a que trás maior fidelidade de áudio, mesmo sem tanta extensão

como já tem a caixa de 16L, só colocaria uns sacos de arros dentro pra tirar volume

se o carro for hatch acho que dá pra ficar com os 16L sem prejuízos, acho que é meio que o limite

Exato...sem o conjunto magnético...

Compartilhar este post

Link para o post

Teria que falar com o Renan neste caso. Até aonde eu sei, não é o mesmo "conjunto" do falante, pois ele fará a sintonia, e normalmente não tem a calota também, é só um cone inteiro. Poucos fabricam.

Compartilhar este post

Link para o post

é um sub completo.. até com bobina.. só sem o conjunto..

Compartilhar este post

Link para o post

Blz terei muita diferença do 8 para o de 10 pol? Ele sobe até 80hz sem perder a musicalidade?

Compartilhar este post

Link para o post

Blz terei muita diferença do 8 para o de 10 pol? Ele sobe até 80hz sem perder a musicalidade?

O 8" se sai bem melhor em altas frequencias que o 10" para ser franco. Perde apenas abaixo dos 35~40Hz.

Compartilhar este post

Link para o post

O 8" se sai bem melhor em altas frequencias que o 10" para ser franco. Perde apenas abaixo dos 35~40Hz.

verdade, o de 8", por ter sido feito mais voltado para sistemas OEM ou de pouca modificação, sem tratamento em portas, toca melhor graves, enquanto o resto da linha já vai melhor pra quem procura realmente subgrave

Compartilhar este post

Link para o post

Silvinho,

tava vendo aqui que um dos parâmetros do sub, o QTC, do manual para uma caixa selada Questo 12" DVC2 é de 0.707, de acordo com o fabricante! Porém muitos falam que o ideal para o SQ é que o QTC esteja em torno de 0.505. O que de fato é o melhor e o que isso interfere?

Compartilhar este post

Link para o post

Silvinho,

tava vendo aqui que um dos parâmetros do sub, o QTC, do manual para uma caixa selada Questo 12" DVC2 é de 0.707, de acordo com o fabricante! Porém muitos falam que o ideal para o SQ é que o QTC esteja em torno de 0.505. O que de fato é o melhor e o que isso interfere?

Quanto menor for o QTC da caixa, mais ela irá descer. O Questo é um sub que tem o seu maior rendimento na caixa dutada, se for fazer uma caixa selada, para ter um QTC baixo, ela precisa ser grande, e com isso, o controle de cone começa a ficar sacrificado um pouco. Por isso no 12" o QTC é maior um pouco e no 15" maior também.

Não existe uma regra para isto do QTC. Dizem que 505 é o ideal, porém ai vem outro fator. O que é SQ? Tu escuta músicas as quais tem subgraves fortes e presentes (abaixo de 40, 35Hz)? O teu midbass desce bastante? Ao meu ver, cada caixa é feita de acordo com o set do usuário e com o que ele espera de resposta e não com base na regra de 505 para SQ.

A pessoa pode ter um SQ para ouvir rock, e o rock não tem subgraves e ela tem um 3 vias na frente, ou 2 vias mesmo no qual o midbass tem Fs na casa dos 50Hz, porém as músicas não tem grande conteúdo abaixo dos 50Hz, então o 505 não irá te atender. É preciso fazer uma caixa de QTC mais alto para justamente ter bom rendimento do falante na faixa de resposta que tu deseja.

Veja o meu caso, o meu box é ótimo para ter um subgrave gostoso e macio, porém para um rock por exemplo, ele já perde um pouco de rendimento, em metallica por exemplo, ele nem sequer chega a tocar pois está cortado em 50Hz a 48dB!

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto menor for o QTC da caixa, mais ela irá descer. O Questo é um sub que tem o seu maior rendimento na caixa dutada, se for fazer uma caixa selada, para ter um QTC baixo, ela precisa ser grande, e com isso, o controle de cone começa a ficar sacrificado um pouco. Por isso no 12" o QTC é maior um pouco e no 15" maior também.

Não existe uma regra para isto do QTC. Dizem que 505 é o ideal, porém ai vem outro fator. O que é SQ? Tu escuta músicas as quais tem subgraves fortes e presentes (abaixo de 40, 35Hz)? O teu midbass desce bastante? Ao meu ver, cada caixa é feita de acordo com o set do usuário e com o que ele espera de resposta e não com base na regra de 505 para SQ.

A pessoa pode ter um SQ para ouvir rock, e o rock não tem subgraves e ela tem um 3 vias na frente, ou 2 vias mesmo no qual o midbass tem Fs na casa dos 50Hz, porém as músicas não tem grande conteúdo abaixo dos 50Hz, então o 505 não irá te atender. É preciso fazer uma caixa de QTC mais alto para justamente ter bom rendimento do falante na faixa de resposta que tu deseja.

Veja o meu caso, o meu box é ótimo para ter um subgrave gostoso e macio, porém para um rock por exemplo, ele já perde um pouco de rendimento, em metallica por exemplo, ele nem sequer chega a tocar pois está cortado em 50Hz a 48dB!

Verdade... Quando fui testar meu som com Gothard fiquei sem entender o porque do sub não tocar absolutamente nada, até cair a ficha que as músicas não tinham estas frequências...

Compartilhar este post

Link para o post

Verdade... Quando fui testar meu som com Gothard fiquei sem entender o porque do sub não tocar absolutamente nada, até cair a ficha que as músicas não tinham estas frequências...

Nesse caso, não adianta de nada fazer um box de baixo QTC porque não irá tocar direito. Vale mais apena fazer caixa menor com QTC maior para render na faixa que deve.

Compartilhar este post

Link para o post
as caixa de reforço do de 12" chega a tocar em quantos hz?

Ela toca desde 20hz porém toca mais fraca que a caixa plana em cerca de 3db mais ou menos até os 50-60hz mais ou menos. Acima disto a caixa de reforço é mais forte.

Compartilhar este post

Link para o post

Ela toca desde 20hz porém toca mais fraca que a caixa plana em cerca de 3db mais ou menos até os 50-60hz mais ou menos. Acima disto a caixa de reforço é mais forte.

Silvinho será que minha caixa tá tocando em quantos Hz? sub de 10 de 350 rms, caixa trapezoidal com 28,32 litros e duto de 3 pol. com 25cm.

Compartilhar este post

Link para o post

Silvinho será que minha caixa tá tocando em quantos Hz? sub de 10 de 350 rms, caixa trapezoidal com 28,32 litros e duto de 3 pol. com 25cm.

A sintonia dela ta em torno de 43Hz ± calculando bem rápido por cima.

As caixas do manual estão sintonizadas (44L em 31Hz e a de 26L em 37Hz).

Teu duto ta muito curto, tem que aumentar ele para baixar mais a sintonia da caixa. Tu está com quase a caixa de 26L do manual, então faça o duto próximo de 34cm.

Editado por silvinho

Compartilhar este post

Link para o post

A sintonia dela ta em torno de 43Hz ± calculando bem rápido por cima.

As caixas do manual estão sintonizadas (44L em 31Hz e a de 26L em 37Hz).

Teu duto ta muito curto, tem que aumentar ele para baixar mais a sintonia da caixa. Tu está com quase a caixa de 26L do manual, então faça o duto próximo de 34cm.

Nossa vou aumentar amanhã então, aumentando para 34cm a frequência cai pra qts será?

Compartilhar este post

Link para o post

Nossa vou aumentar amanhã então, aumentando para 34cm a frequência cai pra qts será?

Ficará bem próxima dos 37Hz, mas tenha em mente que perderá um pouco em SPL já que a sintonia irá baixar, mas irá ganhar um pouco nas baixas também. Espere o sub amaciar que vai mudar, o teu é novo ainda, ele não está rendendo o que pode nas baixas.

Compartilhar este post

Link para o post

Ficará bem próxima dos 37Hz, mas tenha em mente que perderá um pouco em SPL já que a sintonia irá baixar, mas irá ganhar um pouco nas baixas também. Espere o sub amaciar que vai mudar, o teu é novo ainda, ele não está rendendo o que pode nas baixas.

é verdade, meu sub não tem nem 10 dias, tá tocando até bem, tem um grave muito agradável, vou deixar amaciar mais, depois faço o teste mais pra frente com um duto mais comprido, valeu pelas respostas.

Compartilhar este post

Link para o post

silvinho uma caixa para o de 12 50L Brutos 2 Dutos 3" 35cm ficaria bom?

Caixa pra que? É uma caixa meio mista, não é nem pra SPL nem pra subgrave.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que escuta sertanejo e tals funk em caixa plana nao deve ficar bom! ae pensei no pioneer caixa mista tocava bem ae acho que 50L Brutos ficaria bom!!! para tanto SPL quanto subgrave ou vc tem alguma opniao?

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...