Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RenanLopes

|| QUESTO AUDIO || - Alto-Falantes

Recommended Posts

2 subs maior area de cone, maior spl, pra um só tocar "mais", tem que estar bem acima do set com 2!!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Silvinho, achei bacana esse calculo do SPL, como que é feito?

Se possivel, faça um comparativo para mim: 2 subs de 12 " versão 250 RMS com 700 RMS de potencia neles = ??? db X 1 sub 12" versão 350 RMS com + ou - 500 RMS de potência = ??? db

Já até comprei o par de 250 RMS mas se gerar menos spl pensarei em troca-lo por 1 só de 350.

Sempre achei que dois subs gerariam mais spl que um só, devido a area de cone e deslocamento de ar, mas vc provou que não é bem assim, rsrsrs

2 de 12" de 250 com 700W neles irão render 117,7dB sem caixa e cabine.

1 de 12" D4 de 350 com 500W irá render 116,2dB sem caixa e cabine.

Então os 2 de 12" irão render mais SPL, já que a sensibilidade e eficiência são similares.

Eficiência do 12" S4 250 = 0,528%

Eficiência do 12" D4 350 = 0,528%

Eficiência do 12" D2 350 = 0,593%

2 subs maior area de cone, maior spl, pra um só tocar "mais", tem que estar bem acima do set com 2!!

Isso é senso comum e não é verdadeiro. O que define qual irá tocar mais é: Eficiência, que está diretamente relacionada a sensibilidade. Portanto, sim, é possível um SET que toque muito mais com apenas 1 falante mais fraco do que 2 mais fortes mas ineficientes. Os 2 poderão deslocar maior massa de ar, porém movimentar ar apenas não é um bastante.

Volto a dizer, porque 1 falante de 100dB de sensibilidade com apenas 1w e área de cone de 1" toca muito mais alto, gerando assim muito mais SPL do que 1 de 12" de cone com sensibilidade de 86dB e aplicando 1w??

Toca muito mais alto com a mesma potência.

Compartilhar este post

Link para o post

2 de 12" de 250 com 700W neles irão render 117,7dB sem caixa e cabine.

é, é bastante SPL, acho que vou desmontar o monza, kkkkkkkk

Já estou pensando no tratamento acústico do PM.

não estou a fim de sair por ai batendo lata.... [^]

Valewww amigo.... foi bastante esclarecedor!

Compartilhar este post

Link para o post

Toda essa questão de db é muito interessante. Pra mim, com o módulo que tenho, já vale a pena apenas um de 350w, visto que fornecendo 450 pra dois de 250 acaba deixando a desejar.

Boa Silvinho!

Compartilhar este post

Link para o post

é, é bastante SPL, acho que vou desmontar o monza, kkkkkkkk

Já estou pensando no tratamento acústico do PM.

não estou a fim de sair por ai batendo lata.... [^]

Valewww amigo.... foi bastante esclarecedor!

Estamos ai, melhor perguntar do que ficar imaginando.

Toda essa questão de db é muito interessante. Pra mim, com o módulo que tenho, já vale a pena apenas um de 350w, visto que fornecendo 450 pra dois de 250 acaba deixando a desejar.

Boa Silvinho!

Sim, tudo depende dos falantes. No teu caso, estamos comparando 2 de 10" com 1 de 12", mas colocando na mesma base, 2 de 12" x 1 de 12", a briga é mais justa, são muitos fatores que influenciam.

Compartilhar este post

Link para o post

Por isso falei que o set mono tem que ser bem superior que o com 2, está lá bem claro!!!

A culpa é minha e eu a coloco em quem eu quiser!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Por isso falei que o set mono tem que ser bem superior que o com 2, está lá bem claro!!!

Dione, 1 de 10" de 350W irá tocar mais que 2 de 10" de 250, independente da potência que for aplicada neles, desde que sejam iguais as potências totais.

No caso do 12" que ele comentou cima, ele está aplicando 700W em 2 de 250w x 50w em 1 de 350. Se a potência fosse de 700W para todos, o 350 geraria mais dB se fosse o D4.

Compartilhar este post

Link para o post

Até pensei em colocar um de 12" 350 RMS mandando 700 RMS nele, ai geraria mais SPL que uma dupla na versão 250 RMS com os mesmos 700w

Até teria a possibilidade de ser um de 12" D4 casando com uma DAD 700.2, porem eu sinceramente acho arriscado mandar 700 RMS em um sub de 350 RMS, para mim que estou começando.... Qualquer arquivo com um pouco de distorção acho que seria fatal para o sub, sei lá.... o dobro da potência EU particularmente acho coisa demais.... No caso dos QS 250 seriam 700 w para a dupla totalizando 500 w, já seria uma sobra mais "segura"... Isso na minha opinião neh...

Compartilhar este post

Link para o post

Temos que considerar muitos outros fatores, não somente dados técnicos, na hora isso pode fazer toda a diferença, seria muito mais fácil se fosse só fazer os cálculos e instalar mas infelizmente não é bem assim que funciona,

Compartilhar este post

Link para o post

Até pensei em colocar um de 12" 350 RMS mandando 700 RMS nele, ai geraria mais SPL que uma dupla na versão 250 RMS com os mesmos 700w

Até teria a possibilidade de ser um de 12" D4 casando com uma DAD 700.2, porem eu sinceramente acho arriscado mandar 700 RMS em um sub de 350 RMS, para mim que estou começando.... Qualquer arquivo com um pouco de distorção acho que seria fatal para o sub, sei lá.... o dobro da potência EU particularmente acho coisa demais.... No caso dos QS 250 seriam 700 w para a dupla totalizando 500 w, já seria uma sobra mais "segura"... Isso na minha opinião neh...

Neto, o 12" 250Wrms e o 12"350 D4 tem a mesma sensibilidade e eficiência, porém o 350W tem mais qualidade de áudio, porém entre ter 1 sub super alimentado e 2 com folga, sem dúvida os 2 com folga é mais seguro. A menos que espaço seja um fator determinante.

Temos que considerar muitos outros fatores, não somente dados técnicos, na hora isso pode fazer toda a diferença, seria muito mais fácil se fosse só fazer os cálculos e instalar mas infelizmente não é bem assim que funciona,

Dione, dados elétricos e mecânicos são fatos e contra fatos não há argumentos.

O que irá mudar, é a caixa, que irá fazer cada falante tocar diferente, e o carro instalado. Mas em se tratando de Free air, que são os valores que estou mostrando aqui, (Sem considerar caixa acústica e ganhos de cabine) os valores são corretos e precisos sim. Na prática serão estes valores medidos com mínimas variações por conta do processo produtivo.

Agora gosto é 100% pessoal, e cada um escuta o som de uma forma. O que eu posso gostar particularmente, tu pode não gostar e vice versa. Tem pessoas que amam subs mononota mas com altíssimo SPL, e tem pessoas que não.

Por exemplo, pegue o sub de 12" 350W e instale ele em caixas diferentes, eles irão se comportar diferentes, e isso vai do objetivo do resultado final. Mas em se comparando falante por falante na mesma base, isso não tem argumentos.

Outro fator, a Fs do falante poderá influenciar na resposta. Por exemplo, se pegar um sub com Fs mais elevada e mesma sensiblidade, fazendo a caixa favorecendo isso, sem dúvida o sub com Fs mais elevada irá tocar muito mais forte nos 60Hz, mas irá perder nas baixas. É sempre assim, ganha de um lado e perde do outro, pode-se nivelar, mas nunca ganhar em todos os sentidos do mundo.

Compartilhar este post

Link para o post

Silvinho, to com um qs250-10 aki, a caixa ta com mais ow menos 37,5 Litros internos. No manual diz 36 agora n lembro, isso conta sub e duto? N tava gostando mt da caixa e botei manta dentro (aquela de travesseiro bem macia) e melhorou, ficou mais macio, mas acho q precisa do duto um pouco maior pra melhorar no subgrave. Quanto tu indica aumentar.

PS: Nem sei se o Sub ta totalmente amaciado ainda.

Compartilhar este post

Link para o post

Silvinho, to com um qs250-10 aki, a caixa ta com mais ow menos 37,5 Litros internos. No manual diz 36 agora n lembro, isso conta sub e duto? N tava gostando mt da caixa e botei manta dentro (aquela de travesseiro bem macia) e melhorou, ficou mais macio, mas acho q precisa do duto um pouco maior pra melhorar no subgrave. Quanto tu indica aumentar.

PS: Nem sei se o Sub ta totalmente amaciado ainda.

A quanto tempo está com o subwoofer tocando? Utiliza quanto de potência nele e qual a espessura do MDF utilizado?

A caixa do manual são 36L brutos, ou seja, sem contar falante e duto. A caixa para o 10" do manual do QS250A está sintonizada em 38Hz.

Se tu quer mais subgrave, pode aumentar o duto para 30cm, o que seria equivalente a uma Fb de 34Hz, ou aumente para 37,4cm, o que daria uma Fb de 31Hz. Seria um bom reforço no subgrave desta forma.

Colocando o preenchimento que tu comentou, o resultato é este mesmo, macio, perde-se um pouco o ataque, porém fica mais "gostoso" de ouvir.

Qual amplificador, player, corte LPF que está utilizando? Está utilizando LOUD por acaso? Algum outro recurso ou afins do player?

O ideal é deixar o LOUD desligado, Bassbost no 0, equalização no zero também pelo menos na parte do sub.

Compartilhar este post

Link para o post

A quanto tempo está com o subwoofer tocando? Utiliza quanto de potência nele e qual a espessura do MDF utilizado?

A caixa do manual são 36L brutos, ou seja, sem contar falante e duto. A caixa para o 10" do manual do QS250A está sintonizada em 38Hz.

Se tu quer mais subgrave, pode aumentar o duto para 30cm, o que seria equivalente a uma Fb de 34Hz, ou aumente para 37,4cm, o que daria uma Fb de 31Hz. Seria um bom reforço no subgrave desta forma.

Colocando o preenchimento que tu comentou, o resultato é este mesmo, macio, perde-se um pouco o ataque, porém fica mais "gostoso" de ouvir.

Qual amplificador, player, corte LPF que está utilizando? Está utilizando LOUD por acaso? Algum outro recurso ou afins do player?

O ideal é deixar o LOUD desligado, Bassbost no 0, equalização no zero também pelo menos na parte do sub.

O set eh residencial.

Cara na verdade tocou mt pouco o sub nem sei dizer quanto, até por nem estar amaciado e por isso acredito q n esteja dando tanto subgrave, mas ta parado ja faz uns meses, tava modificando o set e deixei tudo parado. MDF eh de 18mm.

Tava utilizando uma SD250.1 msm, soh 125 rms. Meu player ta sendo um behringer UCA 222, e corte soh no amp LPF 80hz. Agora ta chegando um player proximos dias e vou testar melhor, to com um DAT 4100 agora, 250 rms na bridge @ 4 ohms.

Mas com poucos rms ja deu pra ter bastante noçao do sub e que teria q descer um pouquinho mais, vou dar uma testada nele com os novos equips e duto dai eu relato aqui.

PS: tbm a acustica eh mt importante, ta dificil de achar um lugar bom aki no meu canto pra sentir aquele grave enchendo os ouvidos

Editado por LukasRS

Compartilhar este post

Link para o post

Para casa eu sempre achei a posição do sub da seguinte forma:

Colocar o sub aonde tu irá ficar sentado e vai andando pela sala até achar aonde tem a batida que mais te agrada. Pronto, aquele será o ponto do sub rsrsrs.

O sub para amaciar precisa de algumas boas horas de uso para ficar 100%, e ele ao empurrar com a mão fica mole mole.

Antes de modificar o duto, eu aguardaria para ver pois o sub ainda não deve estar amaciado pelo pouco que foi utilizado. A menos que seja muito simples essa alteração e possa voltar atrás sem muitas complicações ou perdas.

Compartilhar este post

Link para o post

Silvinho, vim perturbar de novo pra não fazer M****.

Seguinte, fiz um "projetinho" (coisa de iniciante) no sketchup pra ficar melhor de visualizar a caixa.

Diminui a largura, pois se um dia eu resolver colocar outro 350, vai caber do lado bastando fazer uma caixa idêntica a essa primeira.

Ficou assim:

th_caixa_Preview_01.png

th_caixa_Preview_02.png

Só que com duto de 35cm, ele fica a 4cm de encostar na parede traseira da caixa. Há problema nisso? Essa caixa aí tá dando cerca de 58.6L.

Valeu!

Edit: Esquece. A largura inferior tem que ser 50. Tá com 45. Que burro! :banghead

Editado por Munizig

Compartilhar este post

Link para o post

Para casa eu sempre achei a posição do sub da seguinte forma:

Colocar o sub aonde tu irá ficar sentado e vai andando pela sala até achar aonde tem a batida que mais te agrada. Pronto, aquele será o ponto do sub rsrsrs.

O sub para amaciar precisa de algumas boas horas de uso para ficar 100%, e ele ao empurrar com a mão fica mole mole.

Antes de modificar o duto, eu aguardaria para ver pois o sub ainda não deve estar amaciado pelo pouco que foi utilizado. A menos que seja muito simples essa alteração e possa voltar atrás sem muitas complicações ou perdas.

Problema eh a falta de espaço, eh q eu tenho minha "salinha" do pc q fik tipo num corredor, porem ela ja ta com todos moveis sob medida prontos e soh tem um pedacinho em baixo dela q da pra encaixar q eh bem do lado de onde sento, no maximo posso botar no outro lado contra a parede, mas ela eh bem estreita, menos 2,5, 3 metros acredito.

Brabo eh q tipo, uns 30 cm acima da onde sento o som vem como eu quero, por exemplo se eu me levantar o grave vem limpo, bem bonito, agora se eu sentar da pra ver bem daonde q vem o grave,tu sente q ele nao preenche o ambiente.

Vou ter q fazer mais uns testes por aqui mas ta dificil, minha esperança mesmo eh essa parede pra fazer o grave chegar bem nos meus ouvidos, tava pensando em fazer uma decoraçao com um difusor acustico na parede toda mas acredito q funcione soh para as frequencias mais altas

Compartilhar este post

Link para o post

Silvinho, vim perturbar de novo pra não fazer M****.

Seguinte, fiz um "projetinho" (coisa de iniciante) no sketchup pra ficar melhor de visualizar a caixa.

Diminui a largura, pois se um dia eu resolver colocar outro 350, vai caber do lado bastando fazer uma caixa idêntica a essa primeira.

Ficou assim:

Só que com duto de 35cm, ele fica a 4cm de encostar na parede traseira da caixa. Há problema nisso? Essa caixa aí tá dando cerca de 58.6L.

Valeu!

Edit: Esquece. A largura inferior tem que ser 50. Tá com 45. Que burro! :banghead

O duto seria o ideal ter pelo menos o diâmetro dele livre na entrada, por exemplo, se ele é 3", manter 3" (7,6cm) de espaço livre na entrada.

Problema eh a falta de espaço, eh q eu tenho minha "salinha" do pc q fik tipo num corredor, porem ela ja ta com todos moveis sob medida prontos e soh tem um pedacinho em baixo dela q da pra encaixar q eh bem do lado de onde sento, no maximo posso botar no outro lado contra a parede, mas ela eh bem estreita, menos 2,5, 3 metros acredito.

Brabo eh q tipo, uns 30 cm acima da onde sento o som vem como eu quero, por exemplo se eu me levantar o grave vem limpo, bem bonito, agora se eu sentar da pra ver bem daonde q vem o grave,tu sente q ele nao preenche o ambiente.

Vou ter q fazer mais uns testes por aqui mas ta dificil, minha esperança mesmo eh essa parede pra fazer o grave chegar bem nos meus ouvidos, tava pensando em fazer uma decoraçao com um difusor acustico na parede toda mas acredito q funcione soh para as frequencias mais altas

Experimente rotacionara caixa do sub, ou quem sabe virar ela para baixo colocando um apoio para ver como fica.

Compartilhar este post

Link para o post

http://www.youtube.com/watch?v=hDXcQzvYnPk

Esta ai pessoal, esse é o vídeo do meu carro.

SET:

Ford Focus Ghia 2010

Ford My Connection original

Kit 2 vias dianteiro original no player

Coaxial traseiro original no player

Amplificador Sound Magus DK600.1 para o sub

Subwoofer Questo Audio 10" QS350A DVC4 em caixa de 44L com duto de 4".

No momento em que a água para de vibrar no vidro, é porque eu baixei o volume e então aumentei novamente.

Opinião: Subgrave absurdo no interior do carro, e sente-se a presença do carro a mais de 10 metros de distância com muita força, após isso vai diminuindo gradativamente.

Fui buscar um casal de amigos meus, estacionei o carro do outro lado da rua, a rua tem 4 pistas, e o prédio dele tem um recuo de uns 5m além da calçada que é larga, deve ter uns 4 metros. Ele mora no segundo andar, quando eu telefonei para avisar que havia chegado, ele disse, já sei que chegou, e eu questionei, como sabe? Está tremendo a janela da sacada, o copo que está em cima da mesa de vidro também está tremendo, fui ver na janela e vi o teu carro. Em uma linha reta, o carro deveria estar em torno de 25 a 30 metros do apartamento dele. Apenas 1 sub de 10".....

Compartilhar este post

Link para o post

http://www.youtube.com/watch?v=hDXcQzvYnPk

Esta ai pessoal, esse é o vídeo do meu carro.

SET:

Ford Focus Ghia 2010

Ford My Connection original

Kit 2 vias dianteiro original no player

Coaxial traseiro original no player

Amplificador Sound Magus DK600.1 para o sub

Subwoofer Questo Audio 10" QS350A DVC4 em caixa de 44L com duto de 4".

No momento em que a água para de vibrar no vidro, é porque eu baixei o volume e então aumentei novamente.

Opinião: Subgrave absurdo no interior do carro, e sente-se a presença do carro a mais de 10 metros de distância com muita força, após isso vai diminuindo gradativamente.

Fui buscar um casal de amigos meus, estacionei o carro do outro lado da rua, a rua tem 4 pistas, e o prédio dele tem um recuo de uns 5m além da calçada que é larga, deve ter uns 4 metros. Ele mora no segundo andar, quando eu telefonei para avisar que havia chegado, ele disse, já sei que chegou, e eu questionei, como sabe? Está tremendo a janela da sacada, o copo que está em cima da mesa de vidro também está tremendo, fui ver na janela e vi o teu carro. Em uma linha reta, o carro deveria estar em torno de 25 a 30 metros do apartamento dele. Apenas 1 sub de 10".....

Caramba! Imagina o de 12.. :P

Editado por Munizig

Compartilhar este post

Link para o post

Silvinho, você dispondo de um apx2181 dedicado a um sub, para instalar num sedan médio, qual seria o questo?

Sent from my windows phone using Tapatalk

Compartilhar este post

Link para o post

Ahh mais uma coisa, alguem sabe onde pegar um daqueles conectores femea pro Q250, eu n quero soldar e os conectores q tenho sao vagabundos, vi no site da Knu porem eles soh tem um tamanho, alguem manja de algum com qualidade com mais tamanhos?

Compartilhar este post

Link para o post

Ahh mais uma coisa, alguem sabe onde pegar um daqueles conectores femea pro Q250, eu n quero soldar e os conectores q tenho sao vagabundos, vi no site da Knu porem eles soh tem um tamanho, alguem manja de algum com qualidade com mais tamanhos?

Vou colocar os conectores convencionais que vendem em loja de eletrônica mesmo.. Uso solda neles e a capa de plástico.

Compartilhar este post

Link para o post

Vou colocar os conectores convencionais que vendem em loja de eletrônica mesmo.. Uso solda neles e a capa de plástico.

Eh q eu acho q eles sao mt vagabundos, n devem ter boa condutividade. Esse Latão eh mt ruim mas se soldar acredito q melhore, mas queria um de cobre mesmo com alguma qualidade, mas eh dificil de achar

Compartilhar este post

Link para o post

Silvinho, você dispondo de um apx2181 dedicado a um sub, para instalar num sedan médio, qual seria o questo?

Por ser sedan, um QS350A de 10" D2, ligando em 4ohms em uma caixa BandPass com o duto para dentro do carro.

Eu soldo com solda de prata. Não achei terminais bons aqui em curitba.

Compartilhar este post

Link para o post

Por ser sedan, um QS350A de 10" D2, ligando em 4ohms em uma caixa BandPass com o duto para dentro do carro.

.

Silvinho, já tive experiências não muito boas com caixas BP, apesar de recomendadas, acho a construção complicada para "estaladores" aqui da cidade... então estou iptando por uma ventilada mesmo, e estou com um de 10" 250w, acha que ficaria fraco?

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...