Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RenanLopes

|| QUESTO AUDIO || - Alto-Falantes

Recommended Posts

pode ser que esse seja os parametros dele "parado"

ninguem melhor que o proprio Yamane para responder..

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nestas specs ele corrigiu exatamente o que eu falei, desceu a VAS, sem prejudicar o resto.

Compartilhar este post

Link para o post

Só falta o Questo 12" na foto ae... Até o próximo FDS já vai estar tocando.

Isso se a Braspress ajudar uahuahuahuahu

img1376r.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Só falta o Questo 12" na foto ae... Até o próximo FDS já vai estar tocando.

Isso se a Braspress ajudar uahuahuahuahu

img1376r.jpg

megustameme.jpg

Uploaded with ImageShack.us

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei qual é o sub que o Yamane postou as specs... Não sei mesmo, prometo!

Agora, simulei aqui pra ver o que daria.

E, sério... Olha, não sei o que vcs viram aí na simulação, mas tô com medo da habilidade de alguns simulando falantes, sem se dar conta pra pelo menos uns 4 detalhes BIZARROS.

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei qual é o sub que o Yamane postou as specs... Não sei mesmo, prometo!

Agora, simulei aqui pra ver o que daria.

E, sério... Olha, não sei o que vcs viram aí na simulação, mas tô com medo da habilidade de alguns simulando falantes, sem se dar conta pra pelo menos uns 4 detalhes BIZARROS.

vc ta falando do qms de 28? da impedancia de 50 ohms em 50Hz?

se for isso só vi agora! hHAaHahuaehuaeh, olhando o transfer function e o SPL o sub é ridiculamente plano e da f3 em 30Hz com 17L dutada (tá que o duto tem que ter mais de 1m de comprimento, ignore a prática da coisa, olha a simulação), mas esse qms de 28 TEM que zuar com o sub de algum jeito! uEHuhaeuaHuah

Compartilhar este post

Link para o post

Estou com o not bichado !! E simulei no programa online aqui do fórum!!! E realmente uma linha plana!!! Como postei na foto!!! Mais nao confio muito nesse programa!!! !! Pois como diz o sub!! Ele Te dar um norte!! Porém em um leque de 180graus!! Hahahahhaaa

Compartilhar este post

Link para o post

vc ta falando do qms de 28? da impedancia de 50 ohms em 50Hz?

se for isso só vi agora! hHAaHahuaehuaeh, olhando o transfer function e o SPL o sub é ridiculamente plano e da f3 em 30Hz com 17L dutada (tá que o duto tem que ter mais de 1m de comprimento, ignore a prática da coisa, olha a simulação), mas esse qms de 28 TEM que zuar com o sub de algum jeito! uEHuhaeuaHuah

Tem mais. 3 são bem óbvias. Uma é tão óbvia que eu nem vou falar aqui, mas que imaginei que fosse a segunda coisa que todo mundo olharia ao simular.

Resposta plana até 30Hz não tem não. Se a Fs for em 30Hz ou acima dela, vc chega a 9dB de pico. Ou seja, a F3 "Oficial" está 12dB abaixo do pico. Em 17 litros pode ser que ele realmente fique PLANO, mas ninguém entendeu o porquê dessa linha plana, né?

Olhem o perfil desse pico... agudíssimo! Não é uma parábola, é PICO mesmo, pico inútil, que deixa o famoso som "mononota". E a razão dele está nas especificações, as amadas especificações... Tem uma delas que se chama Massa Móvel... Alguém teve a curiosidade de descobrir qual é?

Alguém preencheu uma potência qualquer ali, pra ver quanto SPL ele dá com 500W na bunda?

Isto é o que vi em uns 3 minutos entre preencher os dados e simular uma caixa. Se olhar a fundo, tem mais.

Quando vi o Yamane postando, achei que fosse uma pegadinha, mas não imaginei que ele seria TÃO sacana. Sério.

Yamane, o troféu TROLL vai pra você.

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post

Link para o post

Tem mais. 3 são bem óbvias. Uma é tão óbvia que eu nem vou falar aqui, mas que imaginei que fosse a segunda coisa que todo mundo olharia ao simular.

Resposta plana até 30Hz não tem não. Se a Fs for em 30Hz ou acima dela, vc chega a 9dB de pico. Ou seja, a F3 "Oficial" está 12dB abaixo do pico. Em 17 litros pode ser que ele realmente fique PLANO, mas ninguém entendeu o porquê dessa linha plana, né?

Olhem o perfil desse pico... agudíssimo! Não é uma parábola, é PICO mesmo, pico inútil, que deixa o famoso som "mononota". E a razão dele está nas especificações, as amadas especificações... Tem uma delas que se chama Massa Móvel... Alguém teve a curiosidade de descobrir qual é?

Alguém preencheu uma potência qualquer ali, pra ver quanto SPL ele dá com 500W na bunda?

Isto é o que vi em uns 3 minutos entre preencher os dados e simular uma caixa. Se olhar a fundo, tem mais.

Quando vi o Yamane postando, achei que fosse uma pegadinha, mas não imaginei que ele seria TÃO sacana. Sério.

Só meio quilo de mms. kkkkkkkkkkkkk

Compartilhar este post

Link para o post

Por curiosidade, fiz algo que não tinha feito... simulei o Questo 12" D2. Não tinha simulado pq ele ia pra selada mesmo, e pra mim aquele tamanho tava ótimo, o Renan tinha me dado um bom feedback dele na selada.

Tinha esquecido de zerar o plot daqueles parâmetros que o Yamane postou, e mandei simular. Quando vejo a curva sobreposta, quase me borrei de rir aqui.

Mesma caixa de 70L @35Hz (j´que falamos de algo mais pro SPL), F3 em 31Hz (no gráfico ficou plano... curioso, não?) e...

OH, WAIT!

queston.jpg

Em vermelho e em amarelo, com resposta picuda, é o tal sub "misterioso". Em amarelo é o Questo (sério, a simulação sobreposta foi acidental).

Yamane, se isto foi proposital, vc ganha um Double WIN hoje.

Tô dando MUITA risada aqui!

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post

Link para o post

Por curiosidade, fiz algo que não tinha feito... simulei o Questo 12" D2. Não tinha simulado pq ele ia pra selada mesmo, e pra mim aquele tamanho tava ótimo, o Renan tinha me dado um bom feedback dele na selada.

Tinha esquecido de zerar o plot daqueles parâmetros que o Yamane postou, e mandei simular. Quando vejo a curva sobreposta, quase me borrei de rir aqui.

Mesma caixa de 70L @35Hz (j´que falamos de algo mais pro SPL), F3 em 31Hz (no gráfico ficou plano... curioso, não?) e...

OH, WAIT!

queston.jpg

Em vermelho e em amarelo, com resposta picuda, é o tal sub "misterioso". Em amarelo é o Questo (sério, a simulação sobreposta foi acidental).

Yamane, se isto foi proposital, vc ganha um Double WIN hoje.

Tô dando MUITA risada aqui!

trollfacedeverdadereal0.jpg

Uploaded with ImageShack.us

Compartilhar este post

Link para o post

Prevejo um uninstall coletivo!

pasmafaute

Ou picos na venda de SN.

Compartilhar este post

Link para o post

Você foi o único a notar isso :rever1:

Foi tudo de propósito para mostrar que as pessoas não podem simplesmente confiar nos gráficos sem ter o mínimo de noção do que está sendo feito.

Simular caixas acústicas é algo complexo, não é simplesmente cadastrar os dados nos softwares e apertar um botão para ver o gráfico :banghead

Se você for em uma calculadora, Matlab, Mathematica, Octave, etc e colocar a seguinte equação:

• x^2 = 9

O software/calculadora lhe dará 2 resultados como verdadeiros:

• x = 3
  • x = -3

Resta a VOCÊ considerar qual dos dois valores são realmente corretos!

Basicamente, se a equação estiver envolvendo uma desaceleração, então o valor positivo é impossível.

Se a equação estiver envolvendo o crescimento de uma planta, então o valor negativo é impossível.

Se a equação estiver envolvendo a distância entre um marco referencial, com valores negativos para o oeste e positivo para o leste, então ambos os resultados estarão corretos.

O software/calculadora lhe apresenta os possíveis resultados, porém é VOCÊ que precisa analisa-los!

O mesmo ocorre com as simulações de caixas acústicas. O software faz o que o usuário manda ele fazer, mas em hipótese alguma ele lhe informará se aquilo está certo ou errado.

Cabe ao usuário analisar os dados, e isso não é trivial, mesmo porque os gráficos são válidos em algumas condições e em muitos casos os resultados são válidos para algumas faixas de frequência (por exemplo, o resultado pode ser verdadeiro de 40Hz a 80Hz e incorreto entre 20Hz e 40Hz). Quem pode responder isso? Quem está simulando as caixas... Como eu disse, não é algo trivial.

Muitos adoraram o gráfico do "sub misterioso"... E pode ter certeza que muitos comprariam esse subwoofer após "analisar os gráficos", mas esse seria um subwoofer patético! Ele agradou "ao olhos" mas não agradaria os ouvidos de ninguém.

Aquela resposta em baixa frequência não existirá nas caixas com volumes acima de 25~30 Litros (apesar do software mostrar que ficaria bonitinho) e esse subwoofer não seria nada musical devido ao sistema móvel de ~0,6Kg! Fora os problemas de cone breakup que também existirão.

O Post #1667 do Kleber responde o resto :legal:

Simular caixas acústicas é algo complexo, e isso envolve a análise individual dos parâmetros, depois a análise em conjunto de alguns parâmetros que estão associados entre si e depois a validação dos resultados apresentados.

Para tudo isso, é necessário conhecer a teoria por trás da simulação. Se você não sabe o que a simulação faz, você não pode validar NADA, pois seria a mesma coisa de um analfabeto querendo fazer a correção ortográfica de um livro :(

Não me entendam mal e não considerem que essa resposta foi direcionada a ninguém! É apenas uma observação geral de como uma simulação cuidadosa precisa ser conduzida e o "projetista" não pode confiar no software sem saber o que ele está fazendo. O software faz o que o "projetista" manda ele fazer... Estando ele certo ou errado.

Se você está em São Paulo pilotando um avião e quer ir para Porto Alegre, se você ajustar o HDG do piloto automático para a proa 330, o piloto automático irá te levar para a Floresta Amazônica e não para Porto Alegre! O piloto automático fez o que você mandou [¨]

Um abração hand26

• Upvote 3

Compartilhar este post

Link para o post

Terminei de ler todo o topico agora, a "pegadinha" do Yamane foi fod...... mais refletiu o que ele vinha dizendo desde o começo da discussao:

" É apenas uma observação geral de como uma simulação cuidadosa precisa ser conduzida e o "projetista" não pode confiar no software sem saber o que ele está fazendo. O software faz o que o "projetista" manda ele fazer... Estando ele certo ou errado."

Logico, temos que ter um "norte" (software básico, comentarios, parametros etc) quando queremos comparar algo, no entanto o melhor sempre será: testar o componente em questao, pois, nem sempre o que agrada a alguns agradara a todos;

Parabens a Questo pelo produto e em breve estarei adquirindo um sub para teste;

att.

Ebert

Compartilhar este post

Link para o post

Simular caixas acústicas é algo complexo, e isso envolve a análise individual dos parâmetros, depois a análise em conjunto de alguns parâmetros que estão associados entre si e depois a validação dos resultados apresentados.

Aula :rever1:

Compartilhar este post

Link para o post

Renato, não é de hoje que eu venho me posicionando FORTEMENTE contra a modinha do simulador.

Até abri um tópico aqui no fórum falando sobre isto... o cara quer uma caixa qualquer, e acha que a recomendação do fabricante é totalmente descartável. Joga no software, vai mexendo na sintonia, brigando Hz a Hz, dB a dB, e pimba, acha que tem uma caixa melhor que a recomendada.

Muito instalador até cobra por um projeto "personalizado". Não existe querer simular sem conhecer o BÁSICO sobre a mecânica da coisa, e sem ter pelo menos construído e AVALIADO o resultado de diversas caixas pro mesmo falante.

Não olham o group delay (que, fiquei pasmo, NINGUÉM conferiu... o sub "misterioso" passa e MUITO dos 30ms na faixa do pico), não olham o deslocamento do cone, nem prestam atenção na necessidade de subsônico...

É o que mais vejo nos tópicos aqui do fórum... recomendações absurdas, simulações esotéricas... Caixa de 35L pra trio, 40L pra SPL interno... A de 40L não toca pra fora, a de 35 não fica boa pra dentro...

Projetar caixa só faz ALGUM sentido quando você tem objetivos traçados e conhecidos, ou seja, simular com um objetivo em mente.

Sei que tem muita gente BUSCANDO informação. O Subsonic mesmo é um cara que tá na luta aí, mas acabou se deixando trair pelo que os olhos viram.

Só de ver os gráficos postados, inclusive o do site do autosom, já era CLARO que tinha algo BEM errado com o sub. Um pico daqueles não é normal, muito menos desejável.

É galera... Yamane foi sagaz agora...

Compartilhar este post

Link para o post

Renato, não é de hoje que eu venho me posicionando FORTEMENTE contra a modinha do simulador.

Até abri um tópico aqui no fórum falando sobre isto... o cara quer uma caixa qualquer, e acha que a recomendação do fabricante é totalmente descartável. Joga no software, vai mexendo na sintonia, brigando Hz a Hz, dB a dB, e pimba, acha que tem uma caixa melhor que a recomendada.

Muito instalador até cobra por um projeto "personalizado". Não existe querer simular sem conhecer o BÁSICO sobre a mecânica da coisa, e sem ter pelo menos construído e AVALIADO o resultado de diversas caixas pro mesmo falante.

Não olham o group delay (que, fiquei pasmo, NINGUÉM conferiu... o sub "misterioso" passa e MUITO dos 30ms na faixa do pico), não olham o deslocamento do cone, nem prestam atenção na necessidade de subsônico...

É o que mais vejo nos tópicos aqui do fórum... recomendações absurdas, simulações esotéricas... Caixa de 35L pra trio, 40L pra SPL interno... A de 40L não toca pra fora, a de 35 não fica boa pra dentro...

Projetar caixa só faz ALGUM sentido quando você tem objetivos traçados e conhecidos, ou seja, simular com um objetivo em mente.

Sei que tem muita gente BUSCANDO informação. O Subsonic mesmo é um cara que tá na luta aí, mas acabou se deixando trair pelo que os olhos viram.

Só de ver os gráficos postados, inclusive o do site do autosom, já era CLARO que tinha algo BEM errado com o sub. Um pico daqueles não é normal, muito menos desejável.

É galera... Yamane foi sagaz agora...

to sem programinhas pra simular aqui, fique esperando um voluntário kk

más é isso aí.. essa história de olhar (olhar mesmo) pra parâmetros e acha-los bonitos.. e outros não.

não funciona.. esse delay aí tá fo** mesmo ! o pico agudo então ....

ao pessoal fica a dica, leiam e reflitam mais..

Compartilhar este post

Link para o post

OFF - apenas um desabafo. []-[]

Você foi o único a notar isso :rever1:

Foi tudo de propósito para mostrar que as pessoas não podem simplesmente confiar nos gráficos sem ter o mínimo de noção do que está sendo feito.

Simular caixas acústicas é algo complexo, não é simplesmente cadastrar os dados nos softwares e apertar um botão para ver o gráfico :banghead

Se você for em uma calculadora, Matlab, Mathematica, Octave, etc e colocar a seguinte equação:

• x^2 = 9

O software/calculadora lhe dará 2 resultados como verdadeiros:

• x = 3
  • x = -3

Resta a VOCÊ considerar qual dos dois valores são realmente corretos!

Basicamente, se a equação estiver envolvendo uma desaceleração, então o valor positivo é impossível.

Se a equação estiver envolvendo o crescimento de uma planta, então o valor negativo é impossível.

Se a equação estiver envolvendo a distância entre um marco referencial, com valores negativos para o oeste e positivo para o leste, então ambos os resultados estarão corretos.

O software/calculadora lhe apresenta os possíveis resultados, porém é VOCÊ que precisa analisa-los!

O mesmo ocorre com as simulações de caixas acústicas. O software faz o que o usuário manda ele fazer, mas em hipótese alguma ele lhe informará se aquilo está certo ou errado.

Cabe ao usuário analisar os dados, e isso não é trivial, mesmo porque ...........

PORR...., CARALH.......!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Vamos valorizar a "mer**" do engenheiro, o cara não estuda e se ferra atoa.

Agente se fode na faculdade, fica dias em dormir, se empenha em aprender e aplicar oq gosta e mesmo assim aqui no BR não somos valorizados.

Renato, gostei do que fez, "nego" metido a besta tem que ter sua lição na forma mais digna, com inteligencia e com um leve sarcasmo.

Fico puto qdo alguém vem querer discordar de meus conhecimentos (sofridos para aprender) sem ter uma base teórica ou ao menos um argumento válido.

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Porém! ... Mais aqui todos desconfiaram da pegadinha!!! Esta escritos nos posts!!! Eu ate falei!!" se for um questo eu pesso desculpas de joelho e compro 3!!!". Usar parametros pra pegadinha e fácil pra que vive disso! E igual a usar a matemática para aplicar golpes! E o que mais tem no mundo!!! Porém ali foi passado apenas alguns parametros! E nao todos e nao tem mais nenhuma informação!! E sempre se olha o conjunto! A brincadeira foi valida? Sim!! Mais aqui ninguém compra sub somente pelos parametros e sim usam os paredros para simular uma caixa! Para dar um "norte" Como diz o sub!!!

E o camarada engenheiro ai de outro post acima, você já passou o limite de velocidade de alguma via??? Pó! O engenheiro vai se "fode" todo estudando 20 anos passa por lá e vê que 80km e seguro e vem um mer** e passa a 120 km !!!! Usando sua teoria ele tem e que se ferrar mesmo. né?

Compartilhar este post

Link para o post

Porém! ... Mais aqui todos desconfiaram da pegadinha!!! Esta escritos nos posts!!! Eu ate falei!!" se for um questo eu pesso desculpas de joelho e compro 3!!!". Usar parametros pra pegadinha e fácil pra que vive disso! E igual a usar a matemática para aplicar golpes! E o que mais tem no mundo!!! Porém ali foi passado apenas alguns parametros! E nao todos e nao tem mais nenhuma informação!! E sempre se olha o conjunto! A brincadeira foi valida? Sim!! Mais aqui ninguém compra sub somente pelos parametros e sim usam os paredros para simular uma caixa! Para dar um "norte" Como diz o sub!!!

E o camarada engenheiro ai de outro post acima, você já passou o limite de velocidade de alguma via??? Pó! O engenheiro vai se "fode" todo estudando 20 anos passa por lá e vê que 80km e seguro e vem um mer** e passa a 120 km !!!! Usando sua teoria ele tem e que se ferrar mesmo. né?

Eu como estudante de engenharia civil lhe pergundo, quais fatores são levado em consideração para dar a ela o limite de velocidade? só as condições da superficie do CBUQ?

Eu ja havia escrito posts atráz que voce estava equivocado "técnicamente", mas como o post foi apagado, voce mais uma vez está equivocado e mais uma vez eu vou postar, voce está errado.

Compartilhar este post

Link para o post

Achei legal a brincadeira!

Eu ia usar hipoteticamente o exemplo de modulos de potencia para som automotivo, existem alguns que afirmam uma certa potencia e outros parametros que impressionam, mas não entregam exatamente aquilo. Então só usando para saber ele é realmente aquela "coca-cola".

Mas essa ai da pegadinha foi mitico.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...