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RegisomP

VW Gol G5 1.6 Power - Swap + Aspro

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Olá, tenho um amigo que vai pegar um Gol G5 Power 1.6 daqui a alguns meses e pretente fazer um swap e dar uma aspirada (nada de turbo, supercharger ou nitro) no motor, nada muito pesado para não deixar o carro bobo no dia a dia, quer deixar o carro mais esperto, privilegiar principalmente o torque em baixas e médias rpm.

 

A ideia é fazer um swap de motor, colocar um 2.0 de Golf 2012 (aspro também). Neste caso teria que fazer o swap também do câmbio e dos freios, né? E suspensão, teria que modificar ou dá para usar original? Algo mais teria que ser alterado?

No caso seria colocado o motor e câmbio do Golf 2.0 e os freios eu não sei, mas acho que seria interessante disco nas 4 rodas (originalmente o Gol possui discos ventilados na frente e tambom atrás).

As rodas originais (15") serão trocadas também pelas do Golf GT (16"). Dei uma olhada no Passat CC (rodas 18") e vi que ele possui discos ventilados nas 4 rodas, será que os freios dele caberiam no Gol com rodas de 16"? Sem chances de roda maior que 16", pelo menos na nossa opinião maior que isso já fica feio num carro desses (por favor não venham me xingar, essa é minha opinião e respeito quem pense diferente).

Ele só usa álcool para abastecer o carro (gasolina só pódium no tanquinho de partida a frio), então sugeri também fazer a mudança para o carro rodar apenas no álcool. Com isso dá para dar uma boa aumentada na taxa de compressão.

Quanto acham que sai essa brincadeira, se possível o preço de cada ítem individualmente (motor, câmbio, freios...) e da instalação? E quanto tempo levaria (num lugar sério, nada de gambiarra)? E a documentação, quanto tempo costuma levar para legalizar tudo isso, e a partir de que momento pode-se/deve-se iniciar o processo de alteração da documentação?

 

Esse motor 2.0 possui potência de 116/120 cv @ 5.250 rpm e torque de 17,7/18,4 kgf.m @ 2.250 rpm (gasolina/álcool). Com uma preparação legal visando torque em baixas e médias rpm para quantos kgf.m dá para subir? E a potência, vai para quantos cv mais ou menos? Sei que isso é relativo, depende do projeto, mas acredito que quem manja um pouco consegue dar uma estimativa. É possível dar uma estimativa de a quantas rpm o motor estará quando o carro estiver a 120 km/h em 5ª marcha?

 

Obs.: sei que o motor já é aspirado de fábrica, quando digo "dar uma aspirada" ou algo do tipo me refiro à preparação sem turbo ou supercharger. Digo isso porque, acreditem ou não, já vi gente ser arrogante a ponto de responder perguntas com "como assim você quer aspirar o motor, ele já vem aspirado de fábrica"...

 

Valew.

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Cara, o motor do Golf 2.0 ja é transversal, entao acredito que dê para utilizar o mesmo cambio do 1.6 (ate porque, nao sou mto fã do cambio dos 2.0). Principalmente para um aspirado, o cambio é importante e esse cambio mais curto proporcionará um melhor desempenho do carro na cidade.

O que dá para se fazer, é montar esse motor com uma injeçao programavel, um leve trabalho no cabeçote, uma boa admissao (CAI + Filtro) além de um bom escape. Sendo bem otimista, chegaria a uns 145cv. Para algo além disso, pode incluir ai um belo comando, pistao, biela, taxa, volante do motor, umas ITB's e além de muito dinheiro, deixaria o carro meio improprio pra utilizar no dia dia (tanto consumo como comportamento arisco) - os aspros fortes sao carros pouco dóceis e dificeis de lidar principalmente em baixa rotação.

 

Na minha opiniao, está regredindo de certa forma. Por mais que o motor 2.0 seja mais potente, é um motor de concepção muito antiga, o famoso AP e nao valeria muito o investimento.

 

Um kit turbo básico com seus 0.5 de pressao entregaria os mesmos 150cv (as vezes mais) para esse motor, deixando-o ainda utilizável no dia dia e gastando MUITO menos. Entenda MUITO pois com o custo de montar um negocio desses é muito alto (no caso do swap + aspro).

 

Se custo nao é problema, faz uma coisa que ninguem nunca fez.. Adapta um 1.8T 20v dos audi 180cv que tambem é transversal e deixa ele original, ou parte pro 2.0 FSI mais modernos ainda (e tambem mais caros).

 

Quanto a medidas de velocidade x rotação, depende muito do cambio a ser utilizado (pode ser alterada a relaçao e etc).

 

Quanto ao custo, para fazer tudo DENTRO DA LEI, com peças novas e etc, chuto uns 15 mil entre peças e mao de obra.

 

Qualquer coisa da um toque!

 

Falooou

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Valew Gui.

 

O assunto do câmbio achei que seria necessário trocar porque o original do 1.6 não suportaria muito bem a potência do motor 2.0 + preparação.

 

Sobre esse 2.0 FSI que você citou é aspro ou turbo? É da VW ou Audi? Os motores da Audi combinam direitinho com carros VW (no caso de adaptar um motor Audi seriam necessárias as mesmas alteraçÕes de adaptar um da VW) ou possuem muitas diferenças? Dei uma olhada no site da VW americana e o único 2.0 aspro que encontrei foi do Jetta.

É que a intenção dele é manter aspirado mesmo, nada se sobrealimentação. Cheguei a dar uma pesquisada na VW grinda (EUA) antes de postar aqui mas a maioria dos motores que vejo por lá são turboalimentados.

Não diria que "dinheiro não é problema", mas ele está disposto a investir um dinheiro legal (até uns 25.000 ele disse que tudo bem, depois tem que ver se compensa - até está disposto a gastar mais, mas se realmente valer a pena).

 

Ele realmente não quer o carro muito arisco mesmo, mas curte potência e quer fazer um projeto forte num carro comum, tipo um lobo em pele de cordeiro (ele é super tranquilo no trânsito, não corre nem faz besteira, só curte a potência mesmo).

 

Sobre peças e afins, realmente será feito tudo na legalidade, e as peças ele quer zeradas também. No caso de precisar importar um motor ou alguma outra peça tem uma estimativa de tempo? E como funciona, é só entrar em contato com a montadora (VW, Audi...) que eles vendem esse tipo de coisa separada (motor, câmbio...)?

 

Valew pela resposta rápida e eficiente.

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Na verdade os motores mais novos a maioria é sobrealimentado por se adequarem melhor as normas de emissoes de poluentes e serem mais economicos quando bem acertados.

 

Os motores que citei, ambos sao sobrealimentados e faceis de adaptar (no caso do 1.8 20v dos audi - os tsi nunca vi).

 

Cara, sei la. To achando que o caminho é longo demais e nao vai trazer emoçao. É o mesmo que voce comprar um carro legal, gastar 25 mil e continuar tendo um carro legal, sem trazer nada de mais.

 

Se quer algo aspirado, tem dinheiro e é louco o suficiente, caça um 2.5 de Jetta (170cv) em alguma concessionaria, usa cambio dos audi 1.8 manual e boa sorte!

 

MAs se prepare pra cortar, adaptar e gastar dinheiro.

 

Acho que 25 mil é pouco!

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É, acho que para uma preparação assim, com muitas adaptações, acaba ficando muito caro mesmo.

 

Bom, vou ver direito aqui com ele e qualquer coisa dou um up aqui.

 

Valew.

Editado por RegisomP

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tópico interessante...também peguei um Gol G5 2010 (1.6 flex) (questão de 2 mêses) e pensava em turbinar... nada de astronômico na questão de potência mas que elevasse de 104cv para uns 190cv. Porém um amigo que entende mais do que eu (que não sei quase nada hehehe) falou que os Gol G5 flex é complicado de turbinar devido uma peça que ele citou lá algo parecido com TDI ser de plástico e não aguentar a compressão. Falar em compressão esse é o problema dos flex ... ela é muito alta ... e como quero o carro pro dia a dia até mesmo para viajar "sem ter surpresas" o turbo viria a trazer dores de cabeças e teria que tb usar uma tx de compressão muito baixa chegando no máximo a 0.6

Também sugeriu usar no alcool ... já não sou a favor de usar no álcool pois no frio é um droga e muito mais corrosivo para o motor e derivados. Segundo ele um bom projeto com intercooler e full tech e tudo que manda bem sairia uns 7.000 a 9.000 reais (pronto instalado)... como não sou magnata nem nada heheh ... pensava em gastar no máximo uns 3.500 que segundo ele tb não vai sair nada que presta a não ser dor de cabeça .... ai decidi que talvez a melhor opção mesmo seja deixar original e qdo puder embarcar em um Jetta 2010(170cv) que ainda esta muito caro pro meu bolso hehehe

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Vc tem um carro flex e tá com medo da corrosão do álcool?

 

Isso é coisa dos carburadores à gasolina. E sim, pode turbinar e rodar no álcool normalmente.

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Olá, tenho um amigo que vai pegar um Gol G5 Power 1.6 daqui a alguns meses e pretente fazer um swap e dar uma aspirada (nada de turbo, supercharger ou nitro) no motor, nada muito pesado para não deixar o carro bobo no dia a dia, quer deixar o carro mais esperto, privilegiar principalmente o torque em baixas e médias rpm.

 

A ideia é fazer um swap de motor, colocar um 2.0 de Golf 2012 (aspro também). Neste caso teria que fazer o swap também do câmbio e dos freios, né? E suspensão, teria que modificar ou dá para usar original? Algo mais teria que ser alterado?

 

Pergunta: Se seu amigo ainda não tem o carro, porquê ele vai pegar um Gol, gastar mais 10k num motor de golf novo, mais mão de obra...

 

A não ser que seu amigo realmente não goste de nenhum carro a não ser gol, seria uma imensa burrice. Pq não pegar logo um Polo 2.0 ou um Golf 2.0, que não terá nada a adaptar, além de serem infinitamente melhores que um Gol?

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Vc tem um carro flex e tá com medo da corrosão do álcool?

 

Isso é coisa dos carburadores à gasolina. E sim, pode turbinar e rodar no álcool normalmente.

 

 

Não somente questão de carburador .. a prova disse é a própria descarga do veículo que apodrece fácil .... os a gasolina tb tem esse problema devido a alta tx de alcool nessa porcaria de gasolina brasileira .... alcool forma muita água no sistema.... mas andei pesquisando e parece ter várias complicações turbinar esses carros mais novos .. a começar pelo acelerador eletronico tb que precisa de clamper .. que segundo algumas opiniões nao funciona .. mas tb apenas estava somente levantando a ideia para ver se valia o risco mas estou em cima do muro quanto a isso .... já o consumo iria continuar uma droga pq o carro original ja é beberão ...to dando uma pesquisada em Golf GTI (2005) e A3 ... embora descer o ano seria regredir na minha opinião .... aí aquela história ... sonho vs razão ...heheh

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Pergunta: Se seu amigo ainda não tem o carro, porquê ele vai pegar um Gol, gastar mais 10k num motor de golf novo, mais mão de obra...

 

A não ser que seu amigo realmente não goste de nenhum carro a não ser gol, seria uma imensa burrice. Pq não pegar logo um Polo 2.0 ou um Golf 2.0, que não terá nada a adaptar, além de serem infinitamente melhores que um Gol?

Acho que pelo prazer da adaptação Kleber, como ele disse, o amigo quer lobo em pele de cordeiro...

 

Bom, se o teto é 25k, da para comprar um 2.0 16v do antigo GTi 16v, e montar um aspro legal, com um cambio casando legal. Dá para chegar aos 200cvs nesse motor daily driver passando em emissões e tudo o mais. É que seu amigo não gosta de nitro, eu montaria uma "mamadeira" de 160cvs em cima ainda para as arrancadas...

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Acho que pelo prazer da adaptação Kleber, como ele disse, o amigo quer lobo em pele de cordeiro...

 

Não justifica... Pra ter o mesmo funcionamento ordinário de qualquer 2.0?

 

Se fosse pra fazer algo BRUTO, daria um mínimo de razão. Mas o cara nem pegou o carro... eu vejo mais como sonho. Melhor investir num carro melhor.

Editado por Kleberlpa

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Não somente questão de carburador .. a prova disse é a própria descarga do veículo que apodrece fácil

 

Mas aí é uma consequência das menores. Qualquer escape de boa procedência aguenta 2 anos numa boa, sem sinal de corrosão.

 

Sim, os motores com acelerador eletrônico são bem enjoados.

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Não justifica... Pra ter o mesmo funcionamento ordinário de qualquer 2.0?

 

Se fosse pra fazer algo BRUTO, daria um mínimo de razão. Mas o cara nem pegou o carro... eu vejo mais como sonho. Melhor investir num carro melhor.

 

Com 20k ele faria um turbo de responsa, com uns 300cv+ nesse 1.6. Mas se ele quer aspro, não tem jeito... Monta 20k aspro num carro popular de 1.6 a 2.0 e vai obter mais ou menos 200cv, não tem muito como sair disso, o melhor custo-beneficio seria um celta com um motor de calibra/vectra GSi aspirado, mas não sai mto fora disso não, sairia mais ou menos uns 10k fora o cambio, e mais, ele quer um motor novo, o que encarece o projeto.

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Com 20k ele faria um turbo de responsa, com uns 300cv+ nesse 1.6. Mas se ele quer aspro, não tem jeito... Monta 20k aspro num carro popular de 1.6 a 2.0 e vai obter mais ou menos 200cv, não tem muito como sair disso, o melhor custo-beneficio seria um celta com um motor de calibra/vectra GSi aspirado, mas não sai mto fora disso não, sairia mais ou menos uns 10k fora o cambio, e mais, ele quer um motor novo, o que encarece o projeto.

 

10k só o motor, né?

 

Mais uns 2k de MO, mais a grana gasta nos acertos de motor, suspensão e freios, mais documentação...

 

Sem falar que é grana perdida, tanto no carro como na mecânica.

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