Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Charrua_rs

Sub 8 + pouca potência = SPL

Recommended Posts

Postado em

E porque não uma LT? ja que a potencia aplicada e menor do que o suportado pelo sub, acho que consegue um ótimo resultado!

já usei uma LT sintonizada a 47 hz sem nenhum preenchimento, linha com 1,85m de comprimento +- e apenas uma dobra com um sub de 8" Utah e tocava muito muito bem e forte, nivel de spl igual ou maior que um sub de 10 em dutada.

Postado em

Putz se tocou bem em um marea, onde a acústica é péssima, imagine em uma picape por exemplo, ou um Fusca ! Esse subzinho deve ser show de bola

Mas você ouvi, voltado mais pra qualidade ou SPL mesmo ? []-[]

Era um set de SQ mesmo, inclusive o dono do carro ( CristianoLO) postou em seguida...

Realmente um sub muito bom mesmo !

Charrua - Não tem muito segredo mesmo, é testar ... As vezes vejo o pessoal testando configurações, slopes que EU acho terríveis e faço no meu carro e fica show !!! Mas... Se o foco é mais para complementar nas músicas eletrônicas ( minha preferência musical ) cortar muiiiito baixo (40hz, 50hz ) acredito que não te atenderia bem .

Postado em (editado)

Amigos,

Sei que écomplicado ficar só na especulação, mas precisava saber se devia fazer um box ortodoxo ou partia para algo mais radical. Inicialmente, farei um box dutado.

Andei simulando, o que acham de um box de 16L totais e com um duto de 3pol x 21cm?

Editado por Charrua_rs
Postado em

Charrua, vc tem que ter uma segunda caixa com o mesmo perfil de resposta do seu HAT. Ou seja, tem que descer igual ou mais, senão caga tudo.

Tendo isto, lá em baixo o acoplamento é tranquilo. Em cima, vc resolve o acoplamento com um cross de 1a ordem mesmo, ou então corta junto com o HAT e vê o que dá. Se não atrapalhar, beleza!

Postado em

Charrua, vc tem que ter uma segunda caixa com o mesmo perfil de resposta do seu HAT. Ou seja, tem que descer igual ou mais, senão caga tudo.

Tendo isto, lá em baixo o acoplamento é tranquilo. Em cima, vc resolve o acoplamento com um cross de 1a ordem mesmo, ou então corta junto com o HAT e vê o que dá. Se não atrapalhar, beleza!

Ok. Agora entendi o caminho a percorrer.

Vlw!

Postado em

Amigos,

sei do dilema que proponho neste tópico. Estou com um problema de falta de SPL no meu sistema. Ñ busco disparar alarmes ou chamar atenção na rua com o grave, mas gostaria de um bom SPL dentro do habitáculo do veículo. O carro é um Nissan Tiida Hatch.

Disponho por volta de 120w RMS e um subwoofer Hertz ES200 de 8 pol com 200w RMS. O corte será feito em 50Hz.

Dados do subwoofer: http://130.com.ua/manuals/en/Manual-Car-subwoofer-Hertz-ES-200.pdf

O que me recomendam de box para este projeto? Caixa dutada ou selada?

Sei que parece um tópico primário, mas estou um pouco perdido.

Abçs.

Se é para tocar com o máximo de SPL possível, sugiro cortar o subwoofer mais alto! Cortar entre 80Hz e 150Hz para obter o máximo de SPL. Cortando em 50Hz o subwoofer só vai servir como complemento e se você não tiver bons kits de falantes começando a responder a partir dos 50Hz onde o sub termina, quase não vai perceber a presença do subwoofer.

Sobre a caixa, vai de dutada com sintonia do duto em 40Hz ou um pouco acima.

:legal:

Postado em

BLZ, VI QUE NÃO SALVEI NA ÉPOCA... mas pedi se possivel pro barão simular...

em selada vc não vai ter um bom resultado para o que quer...

bom, eu acharia melhor um com mais área de cone para o que quer... mas, sempre é bom experimentar... tenho uns subs pequenos aqui e espero testar nas proximas férias!

Postado em

O ideal seria até uns 80hz, acredito.

Era um set de SQ mesmo, inclusive o dono do carro ( CristianoLO) postou em seguida...

Realmente um sub muito bom mesmo !

Charrua - Não tem muito segredo mesmo, é testar ... As vezes vejo o pessoal testando configurações, slopes que EU acho terríveis e faço no meu carro e fica show !!! Mas... Se o foco é mais para complementar nas músicas eletrônicas ( minha preferência musical ) cortar muiiiito baixo (40hz, 50hz ) acredito que não te atenderia bem .

uma coisa é fato, cortando baixo o sub não vai responder bem

eu daria a sugestão de cortar em entre 80 e 100Hz q aí ele dá todo potencial de SPL dele

se tu tens ou gosta de usar artifícios tipo "bass boost" ou até EQ (ou seja, se tu não busca uma resposta geral tão plana assim) esse sub aí vai súper bem, q é o meu caso (eu não uso Loud, só EQ do player e um pouco do bass boost do amp

em simulação, consegui uma resposta bem interessante pra uma caixa de 25L sintonizada em 35Hz

F0 em 31,8Hz

F3 em 29Hz

tocando com um ganho totalmente plano de +3dB entre 40 e 80Hz (dando 106dB de SPL, -2dB em relação ao q consigo hoje com a minha caixa tocando 190W RMS)

o Group Delay dele q teria q dar uma cuidada, mas o máximo é em 32Hz, 25ms

se teu player tem HPF abaixo de 40Hz, é uma tentativa bem válida pra ter o sub ainda musical

mas se a ideia é fazer o sub dar o pico máximo de SPL dele, sem se preocupar tanto em que frequencia e como isso vai acontecer, se sintonizar em 50Hz, tu vai ter um monstrinho no carro tocando em 60Hz, só o problema passa a ser a falta de musicalidade, pois ele vai ficar "picudo" pra esta frequencia e o resto fica sem nenhum ganho significativo

aí tem q ver onde teu conjunto chega hoje e ver se vai casar legal

Postado em

Explicarei algumas coisas aqui. A grande maioria das músicas que escuto são shows, jazz ou rock. Para estes estilo o HAT se sai muito bem. Porém, às vezes tb gosto de escutar músicas eletrônicas. Assim, qdo quiser escutar este tipo de música, deixarei o Hertz tocando.

Como farei isso? Bom, o Arc Mini tem ganhos independentes por canal, e o Hertz tocará somente em um deles, já que nos outros estão conectados o HAT e o kit 2 vias. Qdo quiser um grave mais forte, acerto o ganho, qdo ñ quiser atenuo ao mínimo.

Postado em

cara, não entendi...

tu tem um amp 4 canais Arc Audio KS125.4 Mini

http://www.arcaudio.com/productdescription_pages/amplifiers/ks-series/ks-125.4.asp

o Hertz irá tocar em só um deles (75W RMS), já o HAT I6SW em outro, e o kit em outros 2

tá ligado q o ES200 é bobina simples de 4 Ohm, né?

como vai ficar essa ligação ai pra dar 120W RMS pro ES200?

:unsure:

Esse é o valor declarado, mas na medição deu bem mais. Está entregando 134w RMS em 14.4v.

Abç.

Postado em (editado)

Hj à tarde pego o sub, mas o box ficará para a semana que vem já que a instaladora de minha confiança está fechada nesta semana.

Farei um box dutado. Mas o volume ñ está decidido.

Abç.

Edit: vc está usando 1 sub de 8 pol no porta-malas de um sedan?

Editado por Charrua_rs
Postado em

Edit: vc está usando 1 sub de 8 pol no porta-malas de um sedan?

uhum

:rolleyes:

minha intenção não é SPL, é só cobrir as frequências que o kit não chega

toca direitinho até

como eu disse, se eu der um ganho no bass boost do amp e no EQ, nem parece q é tão pouca coisa assim, parece de 9" rsrsrs

Postado em

uhum

:rolleyes:

minha intenção não é SPL, é só cobrir as frequências que o kit não chega

toca direitinho até

como eu disse, se eu der um ganho no bass boost do amp e no EQ, nem parece q é tão pouca coisa assim, parece de 9" rsrsrs

Mas não fica aquele grave lá atrás?

Estou com o sub em mãos! Agora é decidir o volume do box. Estou inclinado a fazer o box que vc está usando. Mas qual é o diâmetro e comprimento do duto?

Abç.

Postado em

cara, pra falar bem a verdade, nunca sentei no banco de trás pra saber como fica a percepção de se o grave vem de lá de trás

mas pra quem senta na frente te digo q em pelo menos 80% do tempo o grave não vem do fundo do carro, parece q preenche o carro de forma uniforme

olha, eu ACHO que no teu caso, que busca um pouco mais de SPL, a minha caixa não seja o mais indicada

eu ficaria numa ligeiramente diferente, com 25L sintonizada em 35HZ

se tu tem o WinISD, simula ela assim q tu vai ver o pq

simulando eu até penso em mudar ela pra este padrão aím apesar de ocupar um pouco mais de espaço da mala (pra mim isso era um ponto de partida pra fazer a caixa)

a minha foi feita com 20L (livre) e duto de 50mm por 243mm pra sintonizar em 33Hz, usando como base o Bass Box, se eu me baseasse no WinISD o duto seria de 233mm de comprimento

Postado em (editado)

Tive boas experiências com Um Keybass Panther de 8" numa dutada de 23l com duto de 3" por 35cm...

Porém tem que cuidar bastante dos corte numa situação com esta, pois o sub tende a ficar um pouco mais "bobo" do que se fosse usado em caixas menores. (claro que o comprimento do duto no meu caso ajudou bastante)

Fica bem interesante sim subzinhos de 8" ligados nesa faixa de potência.

No meu set ninguém acreditava como descia, até verem o sub.

Editado por Gabriel Arthur
Postado em (editado)

Agradeço aos que postaram.

Alguém já usou um sub em frente ao banco dianteiro,mas no assoalho, do passageiro? Ontem, medi e consegui 16L naquele local.. Neste caso, o HAT sai do projeto e posso usar o bridge do amplificador.

Simulei um box com 16L brutos com um duto de 3pol por 20cm.

O que acham?

Editado por Charrua_rs
Postado em

Uma ideia até legal !

Mas tem que ver a resposta de frequência né ;) Pois, com 16L, dependendo da sintonia, não vai descer muito !

Mas agora que você vai tirar o hat, você pode estar montando uma seladinha, deve ficar legal ! []-[]

Postado em

Charrua, acho que não tem necessidade nenhuma de colocar o sub nos pés do carona, pode ser na mala mesmo, ainda mais se for em bridge, q estaria aplicando mais de 300W RMS, não?

faria isso só se o portamalas for muuuuito vedado em relação a cabine, ou se o kit toca muito forte, que possa ficar "descompensado" em relação ao sub (não sei qdo de potência está aplicando nele)

mas se for mesmo partir pra essa idéia, tua caixa vai ficar com no máximo 14,5l livres, muito pouco pra ele te render um subgrave interessante

com este duto, a sintonia fica por volta dos 50/60Hz, teu sub vai dar um soco no peito, vai acabar virando um woofer tocando forte entre 50 e 100 e poucos Hz, mas abaixo dos 50Hz a diferença de SPL vai ser bem grande, ai o sub perde a graça (na minha opinião, é claro)

eu acho maldade fazer isso com o pobre do ES200, mas se é a proposta, vai fundo!

:legal:

sobre os Hybrid, não são esses que sairam no projeto de um Twingo que aparentemente estavam apavorando muita gente?

não gostou deles?

sabe como eles se comportariam em free air? tipo tocando colocados direto no tampão do portamalas...

Postado em (editado)

Thiago,

É muita viadagem suas duvidas, huahahu

Você viu no youtube video de hybrid audio em caixa T-Line, ficou pasmo com os spl dos videos.

http://www.youtube.com/watch?v=u8yArcObFZI

E achou que iria conseguir a metade do SPL em uma caixa de fibra em baixo do banco?

Faz uma caixa de homem. Não quer ocupar o porta mala? E o sub de 8" vai colocar no teto então?

Se está disposto a fazer uma caixa com 16litros, faz uma dutada para o HAT com 16 litros.

Não quer ocupar espaço, compra um fone de ouvido e para com esse hobby.

beijunda

Editado por Felzero

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...