Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
marcelomoti

Tópico para esclarecimentos dos problemas no fórum Hi-fi

Recommended Posts

não li nada direito, e quem sou eu para falar alguma coisa (sou apenas um cara que adora música, carros e vive no meio da floresta kkkkk), mas existe bom senso e senso crítico... acho que tem que ser livre a participação dos importadores, lojistas, esses todos... poxa, eles postam muitas coisas legais e úteis também! adorava ver os projetos do Mauro, o evento da Koyama foi super legal,... eu vou sentir falta de ambos!

Falhas são normais e tangíveis a qualquer pessoa e empresa, sei lá, meio tempestade num copo d'água?

PS: SOBRE BIPOLAR VS MOSFET, hoje no facebook recebi essa informação.

A product from the past: Audison HRV Trenta, introduced in 1996. It was designed to let the listener perceive the difference in terms of sound quality between the use of bipolar transistors (HV Trenta) and Mosfets (HRV Trenta).

38789132870972715910122.jpg

interessante não?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha, sem querer defender ninguém agora... Mas 2 passadas que acabei de dar nos tópicos do "sq", PUTZ.... Um comércio descarado.

Nego oferecendo no meio do tópico e ainda comentando sobre as formas de pagamento e tal.

"Trago tal dia.... é tanto".

Poxa.... [^] ...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu gosto muito de SQ...mas a área destinada a isso no fórum me dá nojo... (parece um encontro da burguesia feudal):banghead

Prefiro os mafiosos do Coffee! :legal: Se eu falar pra fulano que não gostei de algo (posso inclusive incluir termos chulos), o fulano leva numa boa e argumenta! (e provavelmente me xinga de volta)

Compartilhar este post

Link para o post

Eu gosto muito de SQ...mas a área destinada a isso no fórum me dá nojo... (parece um encontro da burguesia feudal):banghead

Prefiro os mafiosos do Coffee! :legal: Se eu falar pra fulano que não gostei de algo (posso inclusive incluir termos chulos), o fulano leva numa boa e argumenta! (e provavelmente me xinga de volta)

É, uma coisa é visível. O pessoal leva a nomenclatura do subforum MUITO a sério na hora de cobrar, mas para anunciar o-o- , vejam:

- No Cofee (considerado o lugar para "desestressar"), pessoal xinga, grita, chuta, namora [o_] ... e está tudo certo. Acho que é por isso que lá está cheio de gente rsrsrsrs.

- No SQ a coisa é séria, porém, um pouco descontrolada na questão das regras. O cara acaba de se cadastrar no forum e já vai no SQ perguntando se 5 pares de 6x9 HBuster em cada porta fica bom, ou seja, não se dá nem ao trabalho de ler 5 ou 6 tópicos para entender o que deve ser postado ali, fora dezenas de tópicos criados todo mês com as mesmas perguntas.

- No hi-fi, como já disseram, se o cara não for uma das pessoas mais bem cotadas no forum, com "AMIGOS" e influências, já era, é crucificado em pouco tempo. Parece que para postar aqui, se você não for explicitamente aclamado, é bom nem tentar. Isso porque alguns desses "aclamados" me fazem cada uma, que dá nojo, postam aqui e a alguns idolatram pasmafaute . E não adianta dizer que tem que tomar cuidado com o que posta, pois assim como tem muita gente que posta coisa boa de forma infeliz e é bombardeado, tem gente que posta qualquer porcaria ou o que já foi postado, mas o tópico vai em frente.

Seria como as classes econômicas? SQ = classe média | hi-fi = classe alta

O hi-fi, em algumas "visões", parece política.

É o modo como EU venho "enxergando" as coisas. Crucifixo em 5, 4, 3, 2..

Edit.: Erro GROTESCO de português.. PQP!

Editado por Bruno Malachini

Compartilhar este post

Link para o post

Se eu conseguisse me livrar desse vício.. eu até abandonaria, o negócio é conseguir! Vamos em frente...

Sejamos praticos se o problema estava aqui vamos resokver aqui. Se tiver mais em outos lugares vamos tentar a mesma solucao.

Bruno se eu pudesse colocar de uma maneira ideal eu gostaria que o maurinho continuasse no forum, que a koyama continuasse no hi-fi, que o agenor continuasse postando sem censura, mas dentro das regras, e que o ccunha e edgrau tratassem o caso deles como isolado e continuassem a participar com suas appresentacoes valiosas que o forum tanto gosta e eu tb gosto.

Compartilhar este post

Link para o post

Bruno, como eu sempre citei e cito pelo forum... Hifi , aqui, perdeu a identidade há muito tempo. Se for limpar o limbo, sobra nada. Volta a ser o que era antes, ou seja, "cheira a cova".

Tempos atrás, ao entrar no hifi, vc ia retirando as teias de aranha. Daí começou o pessoal do sq frequentar por lá. Deu MUITA briga, MUITA treta e foi votado a criação do subforum SQ. O que na minha opinião, o Hifi na essência, na alma, voltaria a ser o que era antes aqui... Uma cova.

Por que uma cova ? Porque hifi na alma mesmo, temos pouquíssimos adeptos aqui e no Brasil. Poucos.

Como exemplo, considero o Kleber. Ele sim. Eu não sou e nunca fui. E vc com certeza quer hifi, e será do hifi "alma". Percebo nitidamente isso.

Hifi não é ter grana para instalar amp de 20k; levar em instaladora que cobra 4k; etc... Tem nada haver. Hifi é MUITO maior que isso. O buraco é MUITO mais embaixo.

Então, para o Hifi não ficar novamente uma cova, virou comércio.

Do mesmo jeito que o "novo" sq, ficou do mesmo jeito que ficava no geral antigamente. Fato vc reclamou do 6x9, etc...

Compartilhar este post

Link para o post

Essa discussão sobre Hifi, eu concordo em partes com o Beraldo.

Mas o q estou percebendo é q a maioria das pessoas q começam com um SQ buscam o Hifi, algumas delas, sem mesmo saber o que é o Hifi... e quem chega lá, pra alguns é altamente broxante e voltam atrás e pra outros, seguem em frente pois pra mim é uma busca que nunca tem fim!

Compartilhar este post

Link para o post

Essa discussão sobre Hifi, eu concordo em partes com o Beraldo.

Mas o q estou percebendo é q a maioria das pessoas q começam com um SQ buscam o Hifi, algumas delas, sem mesmo saber o que é o Hifi... e quem chega lá, pra alguns é altamente broxante e voltam atrás e pra outros, seguem em frente pois pra mim é uma busca que nunca tem fim!

concordo!

Eu sempre falei isso, mas como não tenho moral com os hi-fizeiros sempre me ignoraram! Hi-fi é um CONCEITO, ALTA FIDELIDADE, é um OBJETIVO, jamais alcançado, pq você NUNCA terá exatamente o som de uma banda ao vivo no carro, e se tiver pode ser que vc não goste muito tbem!

Se alguem ai se lembra e sabe onde achar, mas eu sempre me lembro de um texto fictício de um cara que gastou milhares com seu sistema hi-fi, e nunca estando contente, vendeu tudo e contratou sua banda de Jazz favorita pra tocar na sua sala, durante a audição ele pensou "é, agora está quase bom!"

e o espírito do hi-fi acaba sendo esse mesmo! Uma coisa tão fascinante quanto inatingível!

Como é inatingível, eu creio que o hi-fi pode ser feito com QUALQUER equipamento, e não é pq um falante residencial de 5 reais não é aclamado pela banda audiófila do forum que ele não possa dar resultados excelentes! E não é pq o som de um cara que não tem grana não atinge a proximidade da perfeição que ele não pode ser considerado hi-fi, desde que tenha sido montado buscando o maximo nas possiblidades do usuário!

Eu vejo muito "som de grife" aqui, por exemplo, NO HI-FI, com HU original sem modificações, instalado na porta e locais originais, sem uma concessão estética sequer em prol da qualidade de áudio... PRA MIM isso é SQ, e não hi-fi! Não digo que o resultado seja ruim, mas a intenção do proprietário era um som BOM, com timbre agradável e fidelidade, mas as qualidades mais refinadas de direcionamento, palco, imagem, etc etc etc foram certamente sacrificadas para uma integração com o acabamento e para não abrir mão dos confortos de uma HU original, por exemplo!

É claro que pra tudo há exceções, mas duvido que TODOS os casos postados aqui sejam exceções! UHeuhuhuehuahUAHUAEHUEhe

Da mesma forma que esse "som de griffe" povoa o hi-fi impunemente, eu vejo sistemas com equipamentos velhinhos, ou coisa simples, mas com montagens, ou ao menos o esforço para uma montagem que tire o maximo daquele sistema, sacrificando muita coisa do carro para obter melhor direcionamento, perguntas sobre detalhes de cabos, ou como usar um determinado metodo para melhorar a fidelidade do sistema, e essas pessoas são ignoradas ou mesmo rechaçadas pela "elitezinha", sendo que essas pessoas que são realmente esforçadas, e que realmente têm intenção de aprender (muito mais que quem gasta milhares de reais comprando o que o dono de uma loja renomada manda, sem questionar, sem pesquisar, sem se arriscar)!

O Edgar é um caso a parte! O cara se arrisca, corre atrás, pesquisa, aprende, se esforça... mas como ele tem condições de gastar bastante com equipamentos importados e caros (e eventualmente é cliente da "elitezinha"), os "Lords" do hi-fi toleram o Edgar, até que ele pise nos calos da galera, aí ele também é pesadamente rechaçado!

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Exatamente Edgar...

Muita gente confunde o conceito "som com qualidade no carro"; dia/dia; carro rodando; etc... Com Hifi.

Como citei, o termo/peso Hifi é MUITO maior. Sim, praticamente uma busca sem fim e quem sabe lá, se é algo "atingível" num ambiente tão hostil como um carro.

Cabe a cada um, dosar o quanto vale a pena tudo isso. Ao mesmo tempo que não cabe a ninguém julgar tal ato. Cada um tem seu gosto, vontade, etc, bla bla bla.

O que eu fico PUTO, é uma instalação apesar de muito bem feita, tunning e tal, vir com dizeres como " Hifi by dongdong ", sendo que nem foi pensado em direcionamento; evitaram "destoar" o painel e mantiveram o Oem; usaram o cabo "que eu vendo e tem na loja"....

Na minha opinião, não irá denegrir nome, loja, marca, o que for, se montassem o título como "Instalação show de bola by ...". Isso só afeta "cabeça fraca". E aliás, seria até evitar uma digamos propaganda "exagerada" (enganosa).

Sabe, Eu não escuto Jazz. Escuto Iron Maiden. E daí ? "O meu é melhor que o seu?". Sabe, coisas minúsculas que formam o caráter de um ser humano.

Compartilhar este post

Link para o post

Escrevemos ao mesmo tempo.

Nossa... concordo plenamente SubSonic !!!

Compartilhar este post

Link para o post

O que vocês disseram tem fundamento mesmo.

Principalmente sobre os casos que chegam no "hi-fi" e voltam para o "SQ" decepcionados. Pelos relatos que tive no "analítico X musical", isso ficou bem claro.. mesmo que as nomenclaturas tenham divergido um pouco.

Aliás, o Sub complementou muito bem, diante as posts passados, nada mais a declarar, apenas que temos que parar com o preconceito e verificar qual o exato objetivo, para daí, "classificar" o sistema postado no forum.

Compartilhar este post

Link para o post

concordo!

Eu sempre falei isso, mas como não tenho moral com os hi-fizeiros sempre me ignoraram! Hi-fi é um CONCEITO, ALTA FIDELIDADE, é um OBJETIVO, jamais alcançado, pq você NUNCA terá exatamente o som de uma banda ao vivo no carro, e se tiver pode ser que vc não goste muito tbem!

Se alguem ai se lembra e sabe onde achar, mas eu sempre me lembro de um texto fictício de um cara que gastou milhares com seu sistema hi-fi, e nunca estando contente, vendeu tudo e contratou sua banda de Jazz favorita pra tocar na sua sala, durante a audição ele pensou "é, agora está quase bom!"

e o espírito do hi-fi acaba sendo esse mesmo! Uma coisa tão fascinante quanto inatingível!

Como é inatingível, eu creio que o hi-fi pode ser feito com QUALQUER equipamento, e não é pq um falante residencial de 5 reais não é aclamado pela banda audiófila do forum que ele não possa dar resultados excelentes! E não é pq o som de um cara que não tem grana não atinge a proximidade da perfeição que ele não pode ser considerado hi-fi, desde que tenha sido montado buscando o maximo nas possiblidades do usuário!

Eu vejo muito "som de grife" aqui, por exemplo, NO HI-FI, com HU original sem modificações, instalado na porta e locais originais, sem uma concessão estética sequer em prol da qualidade de áudio... PRA MIM isso é SQ, e não hi-fi! Não digo que o resultado seja ruim, mas a intenção do proprietário era um som BOM, com timbre agradável e fidelidade, mas as qualidades mais refinadas de direcionamento, palco, imagem, etc etc etc foram certamente sacrificadas para uma integração com o acabamento e para não abrir mão dos confortos de uma HU original, por exemplo!

É claro que pra tudo há exceções, mas duvido que TODOS os casos postados aqui sejam exceções! UHeuhuhuehuahUAHUAEHUEhe

Da mesma forma que esse "som de griffe" povoa o hi-fi impunemente, eu vejo sistemas com equipamentos velhinhos, ou coisa simples, mas com montagens, ou ao menos o esforço para uma montagem que tire o maximo daquele sistema, sacrificando muita coisa do carro para obter melhor direcionamento, perguntas sobre detalhes de cabos, ou como usar um determinado metodo para melhorar a fidelidade do sistema, e essas pessoas são ignoradas ou mesmo rechaçadas pela "elitezinha", sendo que essas pessoas que são realmente esforçadas, e que realmente têm intenção de aprender (muito mais que quem gasta milhares de reais comprando o que o dono de uma loja renomada manda, sem questionar, sem pesquisar, sem se arriscar)!

O Edgar é um caso a parte! O cara se arrisca, corre atrás, pesquisa, aprende, se esforça... mas como ele tem condições de gastar bastante com equipamentos importados e caros (e eventualmente é cliente da "elitezinha"), os "Lords" do hi-fi toleram o Edgar, até que ele pise nos calos da galera, aí ele também é pesadamente rechaçado!

O mais estranho é que tem cara sem o MÍNIMO embasamento teórico que desce o ca**** em equipos "sem grife", mas quando um dos "LORDES" instala um sem grife no carro e dá um resultado acima da média, o MESMO tonto passa a pagar pau pro equipo sem grife!

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaz, isso é muito comum mesmo. A justificativa é a "referência" que o cara tem para dizer que é bom ou não... o problema é a credibilidade da fonte! Na internet fica difícil...

Referência a o que? Essa pergunta já foi me feita... Acredito que mesmo sendo a audição, como todos os sentidos, algo altamente subjetivo... existe um padrão no qual buscamos afinal o amarelo nunca deixa de ser amarelo e nem o verde mas de qual vc gosta mais? Vou citar um exemplo: Dependendo do produto, qualquer pessoa que já tenha tido oportunidade de ouvir os ditos "sets de referência" ou não, saberá encaixar o padrão daquele equipamento (a tal assinatura sonica) em um padrão, indiretamente estereotipamos o estilo do equipamento, mas devemos lembrar que um equipamento não trabalha sozinho, ele faz parte de um conjunto... E aí começa a confusão... é claro que quem já ouviu mais opções na vida terá mais facilidade em descrever o estilo do equipamento.

Confesso que já desacreditei pessoas por não conhece las. Mas o que não pode é desmerece las! Isso eu aprendi com o tempo e continuo aprendendo...

ps: acho q não sou muito bom em desenvolver textos, mas espero q dê pra entender!

O mais estranho é que tem cara sem o MÍNIMO embasamento teórico que desce o ca**** em equipos "sem grife", mas quando um dos "LORDES" instala um sem grife no carro e dá um resultado acima da média, o MESMO tonto passa a pagar pau pro equipo sem grife!

Editado por Edgrau

Compartilhar este post

Link para o post

Eu traduzo tal elemento como "baba ovo" ou "paga pau", etc...

Isso está cheio em qualquer lugar.

A partir daí que às vezes surgem as brigas, confusões, etc...

Compartilhar este post

Link para o post

Não estão definindo...

Estão sendo participativos, diferente do trio e do SPL que estão preocupados em saber quem tem o som mais alto ou quem dispara mais alarmes... ( SEM GENERALIZAR )

O tópico é aberto para todos os foristas, seja Hi Fi/SQ, seja SPL, Trio, Amador, profissional... participa quem está buscando um "fórum melhor".. quem esta preocupado somente com o próprio umbigo, se omite ou critica. :legal:

Desculpa, sou do SQ, mas concordo com o Beraldo, afinal o nome do tópico é: Tópico para esclarecimentos dos problemas no fórum Hi-fi ... e está justamente no sub hifi... está bem especificado de qual subforum o tópico trata...

abs

Compartilhar este post

Link para o post

É, uma coisa é visível. O pessoal leva a nomenclatura do subforum MUITO a sério na hora de cobrar, mas para anunciar o-o- , vejam:

- No Cofee (considerado o lugar para "desestressar"), pessoal xinga, grita, chuta, namora [o_] ... e está tudo certo. Acho que é por isso que lá está cheio de gente rsrsrsrs.

- No SQ a coisa é séria, porém, um pouco descontrolada na questão das regras. O cara acaba de se cadastrar no forum e já vai no SQ perguntando se 5 pares de 6x9 HBuster em cada porta fica bom, ou seja, não se dá nem ao trabalho de ler 5 ou 6 tópicos para entender o que deve ser postado ali, fora dezenas de tópicos criados todo mês com as mesmas perguntas.

- No hi-fi, como já disseram, se o cara não for uma das pessoas mais bem cotadas no forum, com "AMIGOS" e influências, já era, é crucificado em pouco tempo. Parece que para postar aqui, se você não for explicitamente aclamado, é bom nem tentar. Isso porque alguns desses "aclamados" me fazem cada uma, que dá nojo, postam aqui e a alguns idolatram pasmafaute . E não adianta dizer que tem que tomar cuidado com o que posta, pois assim como tem muita gente que posta coisa boa de forma infeliz e é bombardeado, tem gente que posta qualquer porcaria ou o que já foi postado, mas o tópico vai enfrente.

Seria como as classes econômicas? SQ = classe média | hi-fi = classe alta

O hi-fi, em algumas "visões", parece política.

É o modo como EU venho "enxergando" as coisas. Crucifixo em 5, 4, 3, 2..

Só tenho a acrescentar que HIFi automotivo pra mim não existe, o máximo que se consegue é um SQ excelente, pq hifi é hifi, não da pra dizer ahhh é hifi mas não se compara a um hifi residencial, mas perai hifi não é alta fidelidade?e como pode ser alta fidelidade sem ser alta fidelidade???? ... então dizer que tem um som hifi no carro é utópico, talvez por isso um dos melhores kits automotivos se chame Utopia, acho que o próximo kit deveria se chamar DEVANEIO, assim quem sabe acaba com o devaneio de muitos em achar que tem um som HIFI no carro...kkkkkkk

abs

Compartilhar este post

Link para o post

Agora conforme combinado no início desse tópico:Pessoal,Para o andamento desse topico, ficou algum outro assunto que não foi comentado aqui, que deveria ser considerado? Ou podemos seguir apenas com os que foram comentados aqui, principalmente:1- Presença das empresas no fórum. - Participação das empresas (instaladores, lojas, importadores, fabricantes) nos tópicos abertos pelos foristas - como deve ser essa participação para que não caracterize comércio, puxar sardinha pro seu lado etc.- Participação das empresas em tópicos criados por elas mesmas - qual a regra, ou como ela deveria ser- Quanto as empresas tem que participar no forum fornecendo conhecimento para os foristas comuns? Existe uma regra, uma exigência?2- Moderação, tópicos apagados, tópicos bloqueados, posts apagados e afins- Clareza nos motivos de uso da moderação. (acho que o Moti cobriu mto bem esse ponto no tópico, mas vale a pena reforçar em uma resposta única a todos)3- Participação dos foristas, referente a desrespeito, acusações e outros comportamentos que não pertencem a um forum.Por favor quem estiver participando da discussão e quiser validar ou alterar ou complementar o que está escrito acima, fiquem livres pois depois vou pedir ao Moti que se baseie por esse post que construiremos em conjunto.

Desculpa, sou do SQ, mas concordo com o Beraldo, afinal o nome do tópico é: Tópico para esclarecimentos dos problemas no fórum Hi-fi ... e está justamente no sub hifi... está bem especificado de qual subforum o tópico trata...abs

acho q vc nao leu o topico na integra, leia o q o Fabio ta propondo (q eu cotei pra vc nao precisar procurar)e veja se cabe somente ao hi-fi...

Compartilhar este post

Link para o post

acho q vc nao leu o topico na integra, leia o q o Fabio ta propondo (q eu cotei pra vc nao precisar procurar)e veja se cabe somente ao hi-fi...

Pode não caber só ao HIFi, mas nem todo mundo dos outros subforuns entram na parte de qualidade de audio para saber que esta discussão está rolando aqui... não divulgar essa discussão nos outros subfóruns é o mesmo que deixá-los de fora, pq só fica sabendo quem corre atraz, oq não condiz como uma democracia... não divulgar é o mesmo que omitir neste caso!!!

abs

Compartilhar este post

Link para o post

Quem está no SQ, tb busca informações no HI-FI,eu pelo menos, busco o maximo de informações no forum para desenvolver a minha idéia, onde eu estou hoje, onde eu posso chegar com o set que eu tenho hoje, e conforme os relatos comparando com o meu gosto, qual up eu vou fazer. Agraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Pode não caber só ao HIFi, mas nem todo mundo dos outros subforuns entram na parte de qualidade de audio para saber que esta discussão está rolando aqui... não divulgar essa discussão nos outros subfóruns é o mesmo que deixá-los de fora, pq só fica sabendo quem corre atraz, oq não condiz como uma democracia... não divulgar é o mesmo que omitir neste caso!!!abs

concordo, acho até q esse tópico já deveria ter sido movido pro geral (ou até pro coffe q tem mais gente).

embora tudo tenha começado aqui, o assunto foi abrangendo mais e mais coisas e acabou envolvendo interesses de todo mundo.

Compartilhar este post

Link para o post

Quem está no SQ, tb busca informações no HI-FI,eu pelo menos, busco o maximo de informações no forum para desenvolver a minha idéia, onde eu estou hoje, onde eu posso chegar com o set que eu tenho hoje, e conforme os relatos comparando com o meu gosto, qual up eu vou fazer. Agraços.

mas o fórum não é só sq e hifi, tem subforuns muito mais movimentados que esses dois como o coffe e o geral do som...

abs

Compartilhar este post

Link para o post

mas o fórum não é só sq e hifi, tem subforuns muito mais movimentados que esses dois como o coffe e o geral do som...

abs

Sim, eu apenas tentei exemplificar como os subforuns são importantes em um "todo", abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

O pobrema é que tem praça querendo almoçar no cassino dos oficiais...

kkkkk

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpa, sou do SQ, mas concordo com o Beraldo, afinal o nome do tópico é: Tópico para esclarecimentos dos problemas no fórum Hi-fi ... e está justamente no sub hifi... está bem especificado de qual subforum o tópico trata...

abs

Em outras palavras, se você mora num condomínio e esta pegando fogo na casa do vizinho, fo**-se, afinal é na casa do vizinho. Quando as labaredas começarem a pular para sua casa ai você se mexe ?

Eu ainda prefiro o bom convívio com todos... onde todos se ajudam..

Ah, vale lembrar que me cadastrei no forum Autoforum, não no subforum RaiFai...

E caso não tenha entendido, eu quis dizer que o Autoforum é muito maior que qq subforum e sim, aqueles que querem ver o fórum produtivo, devem ser participativos...

Quem acha que Rai Fai é só do Rai Fai, compra um dominio, paga por mês e posta só o que quer junto com a panelinha..

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...