Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
zumbr

NAR

Recommended Posts

pra tocar no bridge dos canais traseiros do AB4100..

2 NAR 10" ou 1 UXP 12 ???

qual da mais spl..subgrave..pressao sonora?

1 UXP 12D2...

 

[]

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sepa quando você falou em RTA quer dizer a ressonância do carro?

 

o cálculo:

F= SV/ (medidax2) é válido?

 

F= Frequencia (hz)

Vs = velocidade do som, 343,95 m/s a 21ºC

Medida = altura, ou largura ou comprimento do carro (parede contra-fogo ao final do porta-malas).

 

 

Nestas medidas se tem + 3 Db? São exatos 3db?

Conta valida pra se ter uma aproximação de qual a frequência de ressonância...

 

Mas quando falei de RTA, me referia a toda a faixa de resposta do carro na área de atuação do sub... não só do pico de ressonância

 

Fazendo a conta qiue propoz vai ter a frequNcia que o carro vai poder reproduzir 1/4 do comprimento de onda dentro da cabine. O ganho não é exato, pode variar de 1 dB até 20, 22 dB depende do carro..

 

[]

 

Sandro

Put@ :blink: 20, 22! Já era resposta plana!

 

To vendo que não entendo quase nada de caixa. :( Pensava que era só botar no WinISD que tava bom. Sepa você pode me indicar artigos ou sites que falam melhor sobre o comportamento do sub dentro do carro, as influências que ocorrem por causa do com e sobre como calcular a caixa nestas situações. :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera... o q q o NAR tem de nacional? pelo q eu saiba ele é importado de um lugar da Asia...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Galera... o q q o NAR tem de nacional? pelo q eu saiba ele é importado de um lugar da Asia...

Viagem...

 

A fábrica deles fica aki em Sampa.

 

[]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Viagem...

 

A fábrica deles fica aki em Sampa.

 

[]

ta escrito numa materia da som e carro... bom sei la... acho q o sub é importado e eles só colocam o nome aqui

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sepa quando você falou em RTA quer dizer a ressonância do carro?

 

o cálculo:

F= SV/ (medidax2) é válido?

 

F= Frequencia (hz)

Vs = velocidade do som, 343,95 m/s a 21ºC

Medida = altura, ou largura ou comprimento do carro (parede contra-fogo ao final do porta-malas).

 

 

Nestas medidas se tem + 3 Db? São exatos 3db?

Conta valida pra se ter uma aproximação de qual a frequência de ressonância...

 

Mas quando falei de RTA, me referia a toda a faixa de resposta do carro na área de atuação do sub... não só do pico de ressonância

 

Fazendo a conta qiue propoz vai ter a frequNcia que o carro vai poder reproduzir 1/4 do comprimento de onda dentro da cabine. O ganho não é exato, pode variar de 1 dB até 20, 22 dB depende do carro..

 

[]

 

Sandro

Put@ :blink: 20, 22! Já era resposta plana!

 

To vendo que não entendo quase nada de caixa. :( Pensava que era só botar no WinISD que tava bom. Sepa você pode me indicar artigos ou sites que falam melhor sobre o comportamento do sub dentro do carro, as influências que ocorrem por causa do com e sobre como calcular a caixa nestas situações. :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
É como eu sempre digo:

NAR é pra quem quer um JL mas não tem dim dim pra comprar!

 

Eu tinha um 12w0, q foi roubado, e por falta de grana e custo beneficio comprei um Premium IIe 12" 200Wrms. Fiz uma caixa(de acordo com a Bravox) de 50l dutada de 4"x40cm. Ta tocando bem pra kct, apesar da pouca potencia q to jogando nele. Ano q vem pretendo pegar um AB4100.

Agora to vendo tanta gente falar do NAR e o preço dele é mto sugestivo e copia do JL, po, acha q mesmo com menos potencia q meu Premium, devia pegar um NAR 12"?? E ele ficaria bem nessa caixa q fiz??

 

Valeu cara, aguardo seu help ao...

 

[]s

E ae amigão...

Tudo bem?

O NAR é um sub muito bom em termos de custo benefício... e possui um som semelhante ao do JL.

A troca do seu Bravox pelo NAR é, sem dúvidas, uma boa.

Porém, para usar essa caixa (dados para sub da Bravox) no NAR eu tentaria emprestar um NAR em alguma loja e ouvir nessa caixa ae... se gostar beleza! Compre o NAR, mas não compre sem antes ouvi-lo nessa caixa!

Editado por Dereg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
É como eu sempre digo:

NAR é pra quem quer um JL mas não tem dim dim pra comprar!

 

Eu tinha um 12w0, q foi roubado, e por falta de grana e custo beneficio comprei um Premium IIe 12" 200Wrms. Fiz uma caixa(de acordo com a Bravox) de 50l dutada de 4"x40cm. Ta tocando bem pra kct, apesar da pouca potencia q to jogando nele. Ano q vem pretendo pegar um AB4100.

Agora to vendo tanta gente falar do NAR e o preço dele é mto sugestivo e copia do JL, po, acha q mesmo com menos potencia q meu Premium, devia pegar um NAR 12"?? E ele ficaria bem nessa caixa q fiz??

 

Valeu cara, aguardo seu help ao...

 

[]s

E ae amigão...

Tudo bem?

O NAR é um sub muito bom em termos de custo benefício... e possui um som semelhante ao do JL.

A troca do seu Bravox pelo NAR é, sem dúvidas, uma boa.

Porém, para usar essa caixa (dados para sub da Bravox) no NAR eu tentaria emprestar um NAR em alguma loja e ouvir nessa caixa ae... se gostar beleza! Compre o NAR, mas não compre sem antes ouvi-lo nessa caixa!

uhm, entendi

é uma tentativa válida

acho q essa diferença vou acabar descobrindo mesmo qdo trocar de modulo, pois esse MXR sb500 q tenho... :hug é trash!!!!!

 

Valeu irmao

[]s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
o NAR e feito na china e não no Brasil. Virou mito nesse forum!!!!!!!!!!!!!!! :banghead

Dá uma passada nesse endereço e ve o que vc vai achar:

 

Al. Araguaia, 560, Conj: 01 - CEP: 06455-000 - Barueri - SP

 

"Fábrica da NAR"

 

ok??

 

Vlw

 

Léo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos acabar com os mitos então :D

 

A Fabrica da NAR é em Barueri, do Sr. Nicolas, o "Nicão"...

Porém ALGUNS componentes vem da asia, desde que eles iniciaram a produção, e não só de subs, como dos kits, coaxiais e etc.

 

Porém ele é brasileiro sim Srs!

 

[]s

Ri7

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Putz, eu também achava que era só simular no WinISD...

Lamentável isso.

 

É preciso fazer um curso de som para entender como projetar a caixa de acordo com o carro.

Como não tenho curso de som vou usar a Normal da N.A.R. também...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Putz, eu também achava que era só simular no WinISD...

Lamentável isso.

 

É preciso fazer um curso de som para entender como projetar a caixa de acordo com o carro.

Como não tenho curso de som vou usar a Normal da N.A.R. também...

Pô, mas é sacanagem. Ninguem quer ajudar sobre como montar no carro!! :angry:

Tem gente escondendo as medidas da caixa. Pelo menos se quer esconder a medida da caixa (motivos óbvios de campenatos, o que não tem problema algum esconder as medidas), deveria então trocar conhecimentos e nos ensinar sobre as influências do som dentro no carro, os ganhos em db em quais freqüencias, o porque disto ocorrer, etc.

 

Pô aqui é um lugar para aprender. Pelo menos nos ensina!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
:pirou: Bota pecado nisto!!!!!!

O nar funciona a 4 ohms

Esta potência a 2ohms gerando 70rms, sendo que a 4ohms irá gerar 35 rms.

O nar pede 125 rms. Não iria nem mecher!

Cara módulo faz muita diferença.

putz..não tinha visto isso...qual seria bom e barato para tocar somente o nar de 10"?

SPIRIT IS320W, é um booster mas toca bem os NAR, já liguei 3 NAR de 10" em um corsa hatch e o bichinho empurrou legal, e não é caro..

 

ha um tempo atras eu estava com 01 aqui vendendo.. hehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Putz, eu também achava que era só simular no WinISD...

Lamentável isso.

 

É preciso fazer um curso de som para entender como projetar a caixa de acordo com o carro.

Como não tenho curso de som vou usar a Normal da N.A.R. também...

Pô, mas é sacanagem. Ninguem quer ajudar sobre como montar no carro!! :angry:

Tem gente escondendo as medidas da caixa. Pelo menos se quer esconder a medida da caixa (motivos óbvios de campenatos, o que não tem problema algum esconder as medidas), deveria então trocar conhecimentos e nos ensinar sobre as influências do som dentro no carro, os ganhos em db em quais freqüencias, o porque disto ocorrer, etc.

 

Pô aqui é um lugar para aprender. Pelo menos nos ensina!

:+1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Putz, eu também achava que era só simular no WinISD...

Lamentável isso.

 

É preciso fazer um curso de som para entender como projetar a caixa de acordo com o carro.

Como não tenho curso de som vou usar a Normal da N.A.R. também...

Pô, mas é sacanagem. Ninguem quer ajudar sobre como montar no carro!! :angry:

Tem gente escondendo as medidas da caixa. Pelo menos se quer esconder a medida da caixa (motivos óbvios de campenatos, o que não tem problema algum esconder as medidas), deveria então trocar conhecimentos e nos ensinar sobre as influências do som dentro no carro, os ganhos em db em quais freqüencias, o porque disto ocorrer, etc.

 

Pô aqui é um lugar para aprender. Pelo menos nos ensina!

bom, a lataria inteira do carro acaba vibrando junto do sub, assim como sao formadas ondas estacionarias dentro da cabine, e tem reflexao de onda por tudo quanto eh lado, e quando ha ressonancia em alguma frequencia, podemos ter ganhos ou cancelamento.

 

 

o ganho de cabine varia de carro pra carro, tanto nas frequencias como na intensidade. eh algo dificil de estimar.

 

 

soh que como regra geral, o sub sempre desce mais do que os graficos do winisd mostram.

 

 

outra, sintonia vc ajusta na mao. nao adianta muito ficar calculando a sintonia, pq no carro pode dar alguma ressonancia extra que estrague o som, entao o ideal eh ajustar na mao, a partir de um valor proximo do que vc quer de sintonia (conforme o estilo de sub que vc estah usando), e ai aumentar/diminuir ateh achar o que deu melhor para o seu carro.

 

 

por isso que som de carro nao eh receita de bolo. se vc pegar a caixa do crasher e enfiar num vectra, vai soar diferente, e pode ser ateh que nao de certo....

 

 

 

e nos sedans, o lance eh vc descobrir uma forma do som do duto passar pra dentro da cabine, ai como eh feito, varia de caso pra caso, e dependendo do caso, vc nem precisa fazer isso.

 

 

soh que pra fazer esses ajustes finos, vc precisa muitas vezes de experiencia, ouvido bem treinado (pq na hora vc pode nao notar detalhes, que depois de uma semana vc comeca a perceber ou vc ficar mexendo toda hora e nunca encontrar um ajuste que te deixe satisfeito), e as vezes ateh equipamento como um RTA pra fazer aquele acerto perfeito. alem eh claro de que acabamento depende muito de habilidade manual, por essas e outras, eu recorro a quem tem experiencia, como o Edson da Advance, que tem um bom servico, tem os equipamentos necessarios pra ajuste de som, fazer crossovers e etc... equipamento que nao eh nada barato, e ele cobra um preco justo pelo servico. nao eh barato, mas praticamente todo mundo que sai de lah sai com um sorriso no rosto satisfeito com o servico. duvido que alguem que tenha feito servico com ele dizer que nao ficou bem feito... ou que pagou mais do que o servico valia...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Putz, eu também achava que era só simular no WinISD...

Lamentável isso.

 

É preciso fazer um curso de som para entender como projetar a caixa de acordo com o carro.

Como não tenho curso de som vou usar a Normal da N.A.R. também...

Pô, mas é sacanagem. Ninguem quer ajudar sobre como montar no carro!! :angry:

Tem gente escondendo as medidas da caixa. Pelo menos se quer esconder a medida da caixa (motivos óbvios de campenatos, o que não tem problema algum esconder as medidas), deveria então trocar conhecimentos e nos ensinar sobre as influências do som dentro no carro, os ganhos em db em quais freqüencias, o porque disto ocorrer, etc.

 

Pô aqui é um lugar para aprender. Pelo menos nos ensina!

bom, a lataria inteira do carro acaba vibrando junto do sub, assim como sao formadas ondas estacionarias dentro da cabine, e tem reflexao de onda por tudo quanto eh lado, e quando ha ressonancia em alguma frequencia, podemos ter ganhos ou cancelamento.

 

 

o ganho de cabine varia de carro pra carro, tanto nas frequencias como na intensidade. eh algo dificil de estimar.

 

 

soh que como regra geral, o sub sempre desce mais do que os graficos do winisd mostram.

 

 

outra, sintonia vc ajusta na mao. nao adianta muito ficar calculando a sintonia, pq no carro pode dar alguma ressonancia extra que estrague o som, entao o ideal eh ajustar na mao, a partir de um valor proximo do que vc quer de sintonia (conforme o estilo de sub que vc estah usando), e ai aumentar/diminuir ateh achar o que deu melhor para o seu carro.

 

 

por isso que som de carro nao eh receita de bolo. se vc pegar a caixa do crasher e enfiar num vectra, vai soar diferente, e pode ser ateh que nao de certo....

 

 

 

e nos sedans, o lance eh vc descobrir uma forma do som do duto passar pra dentro da cabine, ai como eh feito, varia de caso pra caso, e dependendo do caso, vc nem precisa fazer isso.

 

 

soh que pra fazer esses ajustes finos, vc precisa muitas vezes de experiencia, ouvido bem treinado (pq na hora vc pode nao notar detalhes, que depois de uma semana vc comeca a perceber ou vc ficar mexendo toda hora e nunca encontrar um ajuste que te deixe satisfeito), e as vezes ateh equipamento como um RTA pra fazer aquele acerto perfeito. alem eh claro de que acabamento depende muito de habilidade manual, por essas e outras, eu recorro a quem tem experiencia, como o Edson da Advance, que tem um bom servico, tem os equipamentos necessarios pra ajuste de som, fazer crossovers e etc... equipamento que nao eh nada barato, e ele cobra um preco justo pelo servico. nao eh barato, mas praticamente todo mundo que sai de lah sai com um sorriso no rosto satisfeito com o servico. duvido que alguem que tenha feito servico com ele dizer que nao ficou bem feito... ou que pagou mais do que o servico valia...

:legal: Valew Mogar :legal:

 

Então o meu grande problema consiste no ouvido pouco treinado! Mudei os dutos de minha caixa de 15 para 30 cm e praticamente não vi diferença. Preciso treiná-los e muito.

 

Algum link que fale sobre o que acabou de escreve só que com mais detalhes?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
e nos sedans, o lance eh vc descobrir uma forma do som do duto passar pra dentro da cabine, ai como eh feito, varia de caso pra caso, e dependendo do caso, vc nem precisa fazer isso.

cuidado, não adianta nada passar o "som do duto" de uma bass reflex pra dentro, pois só vai haver som nas redondezas da sintonia... o referido procedimento só faz sentido em caixas band-pass

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
cuidado, não adianta nada passar o "som do duto" de uma bass reflex pra dentro, pois só vai haver som nas redondezas da sintonia... o referido procedimento só faz sentido em caixas band-pass

galera, aproveitando que o assunto é NAR, voces acham que com dois NAR 10" eu vou ter mais SPL que um Bravox Premium 12" sendo aplicado 200 RMS no bravox ou 100 em cada NAR

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

sem dúvida marbernardes, além de ter muito mais qualidade e um grave mais macio, encorpado e profundo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aproveitando o topico, ja que nao responderam o meu.. qual a litragem da caixa que preciso fazer pra 1 NAR de 10" ? Vai ser colocado em um gol!

 

abracos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Aproveitando o topico, ja que nao responderam o meu.. qual a litragem da caixa que preciso fazer pra 1 NAR de 10" ? Vai ser colocado em um gol!

 

abracos

Ok. valeu cara.. vou providenciar a troca!!!! ehehehe :vts só que por enquanto só tenho um 200a4 to meio indeciso.. nao sei se pego um roadstar 4510!!!! :ol

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Aproveitando o topico, ja que nao responderam o meu.. qual a litragem da caixa que preciso fazer pra 1 NAR de 10" ? Vai ser colocado em um gol!

 

abracos

www.nar-audio.com.br faça a caixa dutada normal, segunda opção, caixa selada normal

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
cuidado, não adianta nada passar o "som do duto" de uma bass reflex pra dentro, pois só vai haver som nas redondezas da sintonia... o referido procedimento só faz sentido em caixas band-pass

isso pra SQ, onde geralmente o sub estah respondendo de 40Hz pra baixo ou menos...

 

no caso do crasher, o sub dele estah cortado em 25Hz.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...