Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
zumbr

NAR

Recommended Posts

Vale tanto assim? Não tem outro sub compativel na mesma faixa de $$?

Vale tudo isso e mais um pouco.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ai, to sem sub , ja me indicaram mtos , mas os q mais me agradam ( no PREÇO ) são o NAR e o nitro.

Qual devo colocar ?? e a caixa ? será q da pra tocar em um stetsom cl950 ??

Duvidas + duvidas = FORUM :vts

FLW !! :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Voltando um pouco na discussão NAR vs JL W0...

 

O que conta mais, falante ou amp?

 

Das duas abaixo, como vcs iriam?

 

- Audiobank 4100 + 2 JL W0

 

ou

 

- Wharf Clean + 2 NAR?

 

Abs

 

Marcelo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
alguém mais sabe opinar sobre esta dúvida da caixa?

 

QUOTE (gusk4x4 @ Jun 21 2004, 11:19 PM)

caixa perfeita slackk 

 

 

Ae gusk!

 

o pessoal fala q a caixa pro NAR 10" tem q ser imensa...

 

selada de 26L não seria pouco?

 

Abraço!

Não entendi... o pessoal tá falando em caixas gigantescas...

alguém decifrou o que significa as denominações de projeto deles? olhem os volumes que eles colocam...

Quais as diferenças entre essas caixas? o que raios é dB Monster? :pirou:

qq coisa, desculpem o tumulto... tô meio de ressaca :ol

Sandroooooooo HHHHHHEEEEEELLLLPPPPPPPP!!!!! :huh:

 

Caixas Seladas para Subwoofer 10 NAR 1 - (10")

» Clássica ........: 30 L

» Normal ..........: 20 L

» dB Monster ....: 16 L

 

Caixas Dutadas para Subwoofer 10 NAR 1 - (10")

» Clássica ........: 56,0 L / Duto 3" x 26,5 cm

» Normal ..........: 42,0 L / Duto 3" x 28.5 cm

» dB Monster ....: 32,0 L / Duto 3" x 30.0 cm

 

Pra mim ia dar certinho uma dBMonster de 16 litros... pra fazer de fibra e colocar na lateral da mala do Prêmio... rs :vts

A NAR Propoe 3 alinhamentos pra cada falante.. o que acho ótimo e são caixas muito bem projetadas, tanto que quando me pedem caixa pros NAR falo, faça a normal do site !!!

 

A Classica é a caixa plana, a normal é a bombril, meio termo em resposta, e SPL

A SPL é uma caixa mais seca e dura para que possa socar mais potência e ter um SPL maior.

 

Como o crasher falou com propriedades, esses projetos não levam em consideração o ambiente do carro, pois isso é meio inviável, já que a troca de tecido do banco de veludo pra couro já altera a resposta de um mesmo modeleo de carro, que dirá ter uma caixa pra cada carro....

 

Ao contrário do que o crasher postou os softwares funcionam MUITO bem dando resultados com desvio máximo entre 10 a 15% do projeto na prática.

Alias 99% dos softares são iguais.. uma caixa feita no WIN ISD e tão boa quanto feita no LEap.

A Diferença entre os softwares está em poder adicionar variaveis alem da caixa falante e uma câmara anecoica..

 

OBOVIO, que o software deve ser operado por quem sabe o que está fazendo, pois um martelo pode ser usado pra fazer uma escultura ou para derrubar uma parede, depende de quem usa.. O software é apenas uma ferramenta, que alias facilita MUITO nossa vida..

 

O que acredito que o crasher quis dizer e que realmente a caixa não toca no carro como aparece no software... Por que ?

Bem os softwares mais simples como o win isd não consideram as variaves acústicas do ambiente, logo se o ambiente tem reforço em determinada faixa de frequência, se colocarmos uma caixa plana no ambiente, ela não vai tocaR PLANA pois o ambiente vai reforçar aquela faixa..

 

[]

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Voltando um pouco na discussão NAR vs JL W0...

 

O que conta mais, falante ou amp?

 

Das duas abaixo, como vcs iriam?

 

- Audiobank 4100 + 2 JL W0

 

ou

 

- Wharf Clean + 2 NAR?

 

Abs

 

Marcelo

O Amp influencia menos em som de qualidade que os falantes...

Só que ai a diferença de amp é MUITO maior que a de falantes...

 

[]

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
:+1

 

Escreve leosound nos usuários. Acho que o cara vende Nar.

 

 

 

Nar de 12 tem mais SPL que de 10. A vasão do nar 12 é o dobro da de 10! A caixa mostrada pela nar é a mais plana possível que não danifique o sub por excesso de excursionamento. Claro que adianta simular, senão todo mundo iria ficar fazendo sub no achismo. O objetivo dos programas de computador é dar uma resposta científica sobre o resultado da caixa.

Bom, a minha foi feita no achismo.

E é o melhor NAR que eu já vi tocando. De longe.

;)

 

Ah, e se colocar a caixa no WinISD por ex, dá uma curva que foge completamente a realidade.

 

[]

Editado por Crasher

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Bom, a minha foi feita no achismo.

E é o melhor NAR que eu já vi tocando. De longe.

;)

Parabéns :)

Posta as dimensões da caixa e qual amplificador utiliza. Assim você pode me ajudar em meu projeto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
:+1

 

Escreve leosound nos usuários. Acho que o cara vende Nar.

 

 

 

Nar de 12 tem mais SPL que de 10. A vasão do nar 12 é o dobro da de 10! A caixa mostrada pela nar é a mais plana possível que não danifique o sub por excesso de excursionamento. Claro que adianta simular, senão todo mundo iria ficar fazendo sub no achismo. O objetivo dos programas de computador é dar uma resposta científica sobre o resultado da caixa.

Bom, a minha foi feita no achismo.

E é o melhor NAR que eu já vi tocando. De longe.

;)

 

Ah, e se colocar a caixa no WinISD por ex, dá uma curva que foge completamente a realidade.

 

[]

Claro !! Sua caixa está no carro... a resposta tem que ser diferente mesmo...

Vai notar bem menos graves no gráfico...

Mas se coloca-la para tocar fora do carro com pelo menos 10m livres em todas as direções e usar um microfone a +- 1m de distancia vai achar uma resposta 10-15% parecida com a do software.. (se a simulação estiver correta.)

 

Mas te garanto que o Edson não fez no achismo... :legal:

 

[]

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Claro !! Sua caixa está no carro... a resposta tem que ser diferente mesmo...

Vai notar bem menos graves no gráfico...

Mas se coloca-la para tocar fora do carro com pelo menos 10m livres em todas as direções e usar um microfone a +- 1m de distancia vai achar uma resposta 10-15% parecida com a do software.. (se a simulação estiver correta.)

 

Mas te garanto que o Edson não fez no achismo... :legal:

 

[]

 

Sandro

Sim, minha caixa está no carro.

Mas a diferença é muito grande Sandro, do gráfico p/ o carro, mesmo considerando os ganhos e demais variáveis de cabine.

 

Eu admito, sempre fui 100% Pro WinISD!

Ia lá, simulava. Pensava em uma ou duas teorias, ia lá denovo e simulava...

 

Bom, ai fomos montar a caixa do meu carro... Muito bem...

Cheguei lá com o projeto da caixa classica da NAR, levemente modificado, mas deixei claro que o Edson poderia modificar o que quisesse.

 

Pois bem, voltei lá outro dia, e já tava a caixa pronta.

Era uma caixa que ia contra toda a teoria, simplesmente. Nem era p/ tocar akilo lá, ao meu ver e ao de um monte de gente tb.

Basicamente nem chegava na litragem da clássica(56 litros livres) e o duto então, de outro planeta.

Fora a localização dos dutos em relação ao acabamento da mala...

 

Olhei... olhei... Ai ñ aguentei e falei ''Será que toca? E esses dutos ae''. E me responderam, ''fica frio que toca sim. Os dutos foi sugestão do proprio Sakata, ele disse que fica bom''.

Corri p/ o PC e simulei.

Uma caca... de todos os projetos que eu já tinha feito, 90% deles obteriam melhores resultados.

 

Não falei nada. O carro ficou pronto, e tocou.

Simplesmente incrivel. O proprio Silvio ficou apaixonado pelos subs, teceu elogios abertamente. Que o som era encorpado, que era gosoto de ouvir, que era igualzinho W0, que tava descendo uma barbaridade, e por ai vai.

E p/ quem conhece a figura, qdo ele fala que está BOM, é pq está bom MESMO.

 

Ai vieram tirar sarro da minha cara, por ter ficado preocupado, claro...

Nisso o Sakata ouviu, e o que se seguiu foi uma aula de como não perder seu tempo com esses softwares.

Silvio condenou totalmente a parada, disse que nunca usou e que nunca usaria WinISD e similares.

Ai rolou todo um bla bla bla teórico e etc...

 

Resumindo, fui obrigado a concordar que o software ñ serve p/ muita coisa...

 

[]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Sim, minha caixa está no carro.

Mas a diferença é muito grande Sandro, do gráfico p/ o carro, mesmo considerando os ganhos e demais variáveis de cabine.

 

Eu admito, sempre fui 100% Pro WinISD!

Ia lá, simulava. Pensava em uma ou duas teorias, ia lá denovo e simulava...

 

Bom, ai fomos montar a caixa do meu carro... Muito bem...

Cheguei lá com o projeto da caixa classica da NAR, levemente modificado, mas deixei claro que o Edson poderia modificar o que quisesse.

 

Pois bem, voltei lá outro dia, e já tava a caixa pronta.

Era uma caixa que ia contra toda a teoria, simplesmente. Nem era p/ tocar akilo lá, ao meu ver e ao de um monte de gente tb.

Basicamente nem chegava na litragem da clássica(56 litros livres) e o duto então, de outro planeta.

Fora a localização dos dutos em relação ao acabamento da mala...

 

Olhei... olhei... Ai ñ aguentei e falei ''Será que toca? E esses dutos ae''. E me responderam, ''fica frio que toca sim. Os dutos foi sugestão do proprio Sakata, ele disse que fica bom''.

Corri p/ o PC e simulei.

Uma caca... de todos os projetos que eu já tinha feito, 90% deles obteriam melhores resultados.

 

Não falei nada. O carro ficou pronto, e tocou.

Simplesmente incrivel. O proprio Silvio ficou apaixonado pelos subs, teceu elogios abertamente. Que o som era encorpado, que era gosoto de ouvir, que era igualzinho W0, que tava descendo uma barbaridade, e por ai vai.

E p/ quem conhece a figura, qdo ele fala que está BOM, é pq está bom MESMO.

 

Ai vieram tirar sarro da minha cara, por ter ficado preocupado, claro...

Nisso o Sakata ouviu, e o que se seguiu foi uma aula de como não perder seu tempo com esses softwares.

Silvio condenou totalmente a parada, disse que nunca usou e que nunca usaria WinISD e similares.

Ai rolou todo um bla bla bla teórico e etc...

 

Resumindo, fui obrigado a concordar que o software ñ serve p/ muita coisa...

 

[]

Vamos usar minha bola de cristal....+- 48-46 l com dutos em torno de 25-30 cm...

Compensaram a resposta do omega... Tendo a curva do carro (RTA) dá pra fazer uma caixa BEM melhor..., como foi feito

 

Respeito muito o Silvio.. mas ninguem paga R$ 5000,00 num software que não funciona... e esse software dá +- o que o WIN ISD dá de função de tranferência...

 

[]

 

Sandro

Editado por sepacheco

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Vamos usar minha bola de cristal....+- 48-46 l com dutos em torno de 30-35 cm...

Compensaram a resposta do omega...

 

Respeito muito o Silvio.. mas ninguem paga R$ 5000,00 num software que não funciona... e esse software dá +- o que o WIN ISD dá de função de tranferência...

 

[]

 

Sandro

Passou meio longe.

Mas fosse isso ae que vc chutou, eu nem ficaria tão preocupado heheh.

 

Mas de qualquer jeito, tb respeito muito o Silvio, e respeito vc tb.

Não tenho muita base p/ discutir com ambos.

Mas a impressão que ficou p/ mim, pelo menos, depois da experiencia prática no meu sisteminha SQ, é que o software é meio useless.

 

Mas como disse, foi a impressão que ficou.

Pode ser que ñ seja nada disso...

 

[]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Vamos usar minha bola de cristal....+- 48-46 l com dutos em torno de 30-35 cm...

Compensaram a resposta do omega...

 

Respeito muito o Silvio.. mas ninguem paga R$ 5000,00 num software que não funciona... e esse software dá +- o que o WIN ISD dá de função de tranferência...

 

[]

 

Sandro

Passou meio longe.

Mas fosse isso ae que vc chutou, eu nem ficaria tão preocupado heheh.

 

Mas de qualquer jeito, tb respeito muito o Silvio, e respeito vc tb.

Não tenho muita base p/ discutir com ambos.

Mas a impressão que ficou p/ mim, pelo menos, depois da experiencia prática no meu sisteminha SQ, é que o software é meio useless.

 

Mas como disse, foi a impressão que ficou.

Pode ser que ñ seja nada disso...

 

[]

Tem certeza ? Posta o volume e dutos... Acho que essa caixa ficou mais parecida com a normal..

Quanto ao duto tenho duvidas realmente pois não sei o que acharam no carro.. mas o normal seria elevar a sintonia( encurtar o duto) para que o SPL se iguala-se as das frequências mais baixas...

 

Podem ter achado alguma ressonância em prequencias próximas de 50 HZ ai baixaram a sintonia (deixando mais longo o duto)

 

 

[]

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tudo agora virou segredo no fórum, Sandro ;)

 

Abraços!

 

Ri7

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Bom, a minha foi feita no achismo.

E é o melhor NAR que eu já vi tocando. De longe.

;)

Parabéns :)

Posta as dimensões da caixa e qual amplificador utiliza. Assim você pode me ajudar em meu projeto.

Posta as dimensões :)

 

 

 

Sepa quando você falou em RTA quer dizer a ressonância do carro?

 

o cálculo:

F= SV/ (medidax2) é válido?

 

F= Frequencia (hz)

Vs = velocidade do som, 343,95 m/s a 21ºC

Medida = altura, ou largura ou comprimento do carro (parede contra-fogo ao final do porta-malas).

 

 

Nestas medidas se tem + 3 Db? São exatos 3db?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qual é melhor? NAR ou USINA (Spyder)?

 

Sei que ambos tem grave macio.. mas e ai, qual dá uma qualidade e potencia melhor?

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nunca ouvi nar, só sei que gostei mto dum usina que eu ouvi uma vez. a extensão do grave dele~´e mto boa!!! bom sub pelo preço!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
nunca ouvi nar, só sei que gostei mto dum usina que eu ouvi uma vez. a extensão do grave dele~´e mto boa!!! bom sub pelo preço!!

Hum... eu tenho um Booster de 140 RMS, se eu comprar um Usina fica legal mesmo? Me fale do grave dele.. fiquei curioso.. hehehe. Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Hum... eu tenho um Booster de 140 RMS, se eu comprar um Usina fica legal mesmo? Me fale do grave dele.. fiquei curioso.. hehehe. Abraços

cara, o som é extendido, tem força e é firme. Mto musical mesmo. gostei mto do sub. O sub tava sendo alimentado pelo bridge dum Stetsom MF 1004. E a caixa era uma dutada de 45L. Era sub de 12". Mto bom mesmo. Queria ouvir um NAR para poder fazer uma comparação

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Vamos usar minha bola de cristal....+- 48-46 l com dutos em torno de 30-35 cm...

Compensaram a resposta do omega...

 

Respeito muito o Silvio.. mas ninguem paga R$ 5000,00 num software que não funciona... e esse software dá +- o que o WIN ISD dá de função de tranferência...

 

[]

 

Sandro

Passou meio longe.

Mas fosse isso ae que vc chutou, eu nem ficaria tão preocupado heheh.

 

Mas de qualquer jeito, tb respeito muito o Silvio, e respeito vc tb.

Não tenho muita base p/ discutir com ambos.

Mas a impressão que ficou p/ mim, pelo menos, depois da experiencia prática no meu sisteminha SQ, é que o software é meio useless.

 

Mas como disse, foi a impressão que ficou.

Pode ser que ñ seja nada disso...

 

[]

Tem certeza ? Posta o volume e dutos... Acho que essa caixa ficou mais parecida com a normal..

Quanto ao duto tenho duvidas realmente pois não sei o que acharam no carro.. mas o normal seria elevar a sintonia( encurtar o duto) para que o SPL se iguala-se as das frequências mais baixas...

 

Podem ter achado alguma ressonância em prequencias próximas de 50 HZ ai baixaram a sintonia (deixando mais longo o duto)

 

 

[]

 

Sandro

Cara, notei q vc manja pra kct de som, coisa q eu nao hehehe

Será q vc me ajudaria numa duvida? Nao acho q precisaria de um topico pra isso...

É o seguinte, eu tinha um JL 12w0, q foi roubado, so q impossivel eu ter grana pra comprar um desses denovo, e pelo custo beneficio acabei comprando um Premium IIe 12", q como vc sabe tem 200wrms.

Fiz uma caixa de 50l dutada de 4"x40cm pra ele, de acordo com as indicacoes da Bravox, td bem projetadinha no 3D e talz.

Só q de tanto ver os posts sobre o NAR e a eterna comparacao com o JL, caiu a minha duvida, NAR 12" 125w X Premim 12"200w??????

O vc me aconselha cara? E será q minha caixa iria ficar boa com o NAR?

Bom velinho, espero q vc tenha como me dar esse help.

Valeu irmao

 

[]s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pra tocar no bridge dos canais traseiros do AB4100..

2 NAR 10" ou 1 UXP 12 ???

qual da mais spl..subgrave..pressao sonora?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
É como eu sempre digo:

NAR é pra quem quer um JL mas não tem dim dim pra comprar!

Cara, vc q tem 2 JLs no seu carro, me tira uma grande duvida q bateu aki.

Eu tinha um 12w0, q foi roubado, e por falta de grana e custo beneficio comprei um Premium IIe 12" 200Wrms. Fiz uma caixa(de acordo com a Bravox) de 50l dutada de 4"x40cm. Ta tocando bem pra kct, apesar da pouca potencia q to jogando nele. Ano q vem pretendo pegar um AB4100.

Agora to vendo tanta gente falar do NAR e o preço dele é mto sugestivo e copia do JL, po, acha q mesmo com menos potencia q meu Premium, devia pegar um NAR 12"?? E ele ficaria bem nessa caixa q fiz??

 

Valeu cara, aguardo seu help ao...

 

[]s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Bom, a minha foi feita no achismo.

E é o melhor NAR que eu já vi tocando. De longe.

;)

Parabéns :)

Posta as dimensões da caixa e qual amplificador utiliza. Assim você pode me ajudar em meu projeto.

Posta as dimensões :)

 

 

 

Sepa quando você falou em RTA quer dizer a ressonância do carro?

 

o cálculo:

F= SV/ (medidax2) é válido?

 

F= Frequencia (hz)

Vs = velocidade do som, 343,95 m/s a 21ºC

Medida = altura, ou largura ou comprimento do carro (parede contra-fogo ao final do porta-malas).

 

 

Nestas medidas se tem + 3 Db? São exatos 3db?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu não entendo quase nada de som, to usando 1 nar de 10" empurrado por um rf 4.6x. mandando 120w rms, to satisfeito pra caramba, aqui onde moro essa marca é desconhecida e qdo os instaladores butaram pra tocar, se impressionaram com as batidas. E eu to curtindo muito, ótima relação custoxbenefício.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sepa quando você falou em RTA quer dizer a ressonância do carro?

 

o cálculo:

F= SV/ (medidax2) é válido?

 

F= Frequencia (hz)

Vs = velocidade do som, 343,95 m/s a 21ºC

Medida = altura, ou largura ou comprimento do carro (parede contra-fogo ao final do porta-malas).

 

 

Nestas medidas se tem + 3 Db? São exatos 3db?

Conta valida pra se ter uma aproximação de qual a frequência de ressonância...

 

Mas quando falei de RTA, me referia a toda a faixa de resposta do carro na área de atuação do sub... não só do pico de ressonância

 

Fazendo a conta qiue propoz vai ter a frequNcia que o carro vai poder reproduzir 1/4 do comprimento de onda dentro da cabine. O ganho não é exato, pode variar de 1 dB até 20, 22 dB depende do carro..

 

[]

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...