Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Loko1321

Regulando crossover JFA

Recommended Posts

Postado em

Olá!!

Queria ajuda de vcs, não entendo muito bem sobre ligações e regulagem, porém tenho uma leve noção, sempre levo para o instalador quando quero mudar algo, porém eu acho que ele fez uma grande cagad@ dessa vez.

Meu set é:

1 Taramp´s 2.7 + 2 Tornados de 15´ 1100rms

1 Banda 1.200 + 10 D-250X + 2 ST 350 Selenium

1 Mega Capacitor 3.5 farad

1 bateria de 35A + 1 bateria auxiliar de 230A

1 crossover JFA 4 vias

Todos os cabos RCA Taramp´s tudo certinho no meu ponto de vista e $$...

Ai que está a dúvida, o crossover coloquei semana passada...

E antes de postar aqui, dei uma boa pesquisada, pelo que percebe ele deveria ficar assim correto?

1a. via - (Tornados) High:50hz/Low:180hz

2a. via - Não utilizo por não ter médio-grave

3a. via - (D-250x) High:800hz/5kz

4a. via - (Twitter) High:5kz//20kz ou flat

Até ai estou certo?!

Vamos por parte, dpois que alguem consegui me ajuda eu continuo, se não vai fica mto baguncado.

Vlw.. ^^

Postado em

os cortes estão corretos amigos... td mundo vai tacar pedra em mim massss kkkkkkkkkkk

eu quando instalo som assim.. grave, medio e agudo.. ou seja sem medio grave... eu deixo os falantes de grave tocando ali beirando os 200hz igual vc fez mesmo.. pq c deixar passando muito voz nao fica um som do meu agrado.. a nao ser que vc tenha equalizador... os drivers fenolicos eu gosto deles cortados em 500hz ou 600hz / 5000hz ou flat e os tw de 5000 pra cima.. assim os drivers ficam com a voz mais encorpada.. agora se fizer isso aconselho nao aplicar muito mais de 50wrms em cada driver nao rs

Postado em

os cortes estão corretos amigos... td mundo vai tacar pedra em mim massss kkkkkkkkkkk

eu quando instalo som assim.. grave, medio e agudo.. ou seja sem medio grave... eu deixo os falantes de grave tocando ali beirando os 200hz igual vc fez mesmo.. pq c deixar passando muito voz nao fica um som do meu agrado.. a nao ser que vc tenha equalizador... os drivers fenolicos eu gosto deles cortados em 500hz ou 600hz / 5000hz ou flat e os tw de 5000 pra cima.. assim os drivers ficam com a voz mais encorpada.. agora se fizer isso aconselho nao aplicar muito mais de 50wrms em cada driver nao rs

Vlw por me responder, vamos ver se vc consegue continuar me ajudando...

Eu nunca instalei eu mesmo meu som, nunca consegui entende muito de impedancia essas coisas...

Ai que está meu grande problema...

Fui dar uma olhada como ele tinha instalado, pq torrou 5 D-250x que nunca tinha tido problemas..

Meu som tem uma régua de 2ST + 4 D-250X na tampa do porta malas e uma régua de 6D-250X embaixo

Ai que vejo a maravilha de ele te feito assim...

1a. via - Não ligou nada

2a. via - Ligo a corneteira da tampa + os ST juntos. O.O

3a. via - Ligo a corneteira de baixo

4a. via - Não ligou nada

Eu to loko ou ele fez uma ENORME cag@d@?

É totalmente errado os ST tocarem junto com as D-250X to certo?! Eu descobri isso pq quando desligo a 2a. via para tudo.

Postado em

Quais os cortes exatos de cada via?

Mas já adianto que tá errado sim!

Os cortes que o instalador tinha deixado, ou os cortes que eu tenho como opcao no crossover?

Eu achei estranho porque todo lugar que eu pesquisei via o pessoal falando que não era necessario usar capacitor se os cortes fosse bem feitos, por isso comecei a procura e ve que tinha algo errado.

Me responde que eu te digo certinho, n entendi muito bem.

Valeu pela ajuda

Postado em

Se a pergunta foi a respeito dos cortes exatos que tenho no cross vou tentar adiantar..

1a. via = Pass High 40Hz/60Hz/75Hz/90Hz ... Low Pass 120Hz/180Hz/350Hz/2000Hz

2a. via = Pass High 120Hz/150Hz/180Hz/350Hz ... Low Pass 500Hz/800Hz/1200Hz/2000Hz

3a. via = Pass High 500Hz/800Hz/1200Hz/2000Hz ... Low Pass 5KHz/8Khz/12Khz/16Khz

4a. via = Sem opções de cortes

Postado em (editado)

10d250x?

ele deve ter colocado capacitor nos sts e ligado junto com 2 driver cada st, por isso desligando junto

10d250x?

ql versao do banda? 2 ou 4ohms? mas deve ser 2ohms

ele deve ter ligado 4d250x+2st dando 2 e 4ohms na canal 1 e no outro canal as 6d250x fechando 1,33ohms

vei pq vc nao vende essas 6d250x e compra 2 medios de 10"?? pelo menos 6 vei

10d250x?

eh muito X vei

Editado por tarcio_leal
Postado em

10d250x?

ele deve ter colocado capacitor nos sts e ligado junto com 2 driver cada st, por isso desligando junto

10d250x?

ql versao do banda? 2 ou 4ohms? mas deve ser 2ohms

ele deve ter ligado 4d250x+2st dando 2 e 4ohms na canal 1 e no outro canal as 6d250x fechando 1,33ohms

vei pq vc nao vende essas 6d250x e compra 2 medios de 10"?? pelo menos 6 vei

10d250x?

eh muito X vei

Ola Tarcio!!

Por favor, te peco ajuda nesse set que eu coloquei, não posso e não estou querendo mexer nele no momento.

O motivo das 10 D-250X é pelo carro ser sedã... (um New Civic) então não vem quase nada delas para dentro do carro, apenas quando abre para um churrascão que as utilizo mais.

Não quero vender pela estética também, foi tudo bem montado.

E sobre a ligação vou esperar o pessoal falar mais alguma coisa, mas ja foi uma luz oq vc me disse. Só um detalhe, nada tem capacitor. =S

Vlw, vamos ver oq o restante do pessoal diz.

Postado em

Ola Tarcio!!

Por favor, te peco ajuda nesse set que eu coloquei, não posso e não estou querendo mexer nele no momento.

O motivo das 10 D-250X é pelo carro ser sedã... (um New Civic) então não vem quase nada delas para dentro do carro, apenas quando abre para um churrascão que as utilizo mais.

Não quero vender pela estética também, foi tudo bem montado.

E sobre a ligação vou esperar o pessoal falar mais alguma coisa, mas ja foi uma luz oq vc me disse. Só um detalhe, nada tem capacitor. =S

Vlw, vamos ver oq o restante do pessoal diz.

Como provavelmente os drivers e tweeters estão ligados em um canal somente do modulo obrigatorimente deve ser ligado na terceira via do crossover, pois é a unica q possibilita o corte d efrequencia q vc quer (HP 800hz) e deve ser colocado capacitores nos tweeters.

Mas vem cá amigo. Voce tem um New civic, e tem um mal gosto assim para som? 10 drivers fica complicado. dexa somente 4 drivers e 2 tweeters bem alimentados, com os cortes certinhos vai ficar muitoo melhor, e ainda vai sobrar muito medio agudo. Coloque 2 médios pra completar o som, podem ser ate de 8", já ficara outra coisa. Ah se estiver assim como vc falou o seu som já procure outro instalador para rever as ligações, pq se tem problema nisso tem em outros lugares tbm.

Postado em

O meu JFA ta com os cortes assim...

1 via - 60hzs - 500 hzs - ligo os Snake ESX

2 via - não to usando (também não tenho médio :D)

3 via - 500hzs - Flat - aqui ligo os drive e os twitter(com capacitor)

4 via - não uso só serve para ligar outro carro junto para mais nada

eu acho um som agradavel... claro que se eu colocar toca ate 1khzs no ESX ele tocam então praticamente não necessito de medio

OBS: tenho 2 Hinor HDI300 + 2 ST200 - baita conetaria :D

Postado em

Mas 1 D405 tocaria pelas suas 10 d250x facin! Se o problema é espaço, botava o trio "um de cada".. forte e eficiente:

1 x 18

1 x 12

1 x drive ti ou fenolico + tw!

Postado em

Olá!!

Queria ajuda de vcs, não entendo muito bem sobre ligações e regulagem ...

E antes de postar aqui, dei uma boa pesquisada, pelo que percebe ele deveria ficar assim correto?

Até ai estou certo?!

Vamos por parte, dpois que alguem consegui me ajuda eu continuo, se não vai fica mto baguncado.

Vlw.. ^^

Bom dia !!!

No caso da 1ª o certo seria na simulação do projeto da caixa para os Tornados o construtor já ter visualizado qual seria o corte Subsônico (HPF) ideal !!!

- 1ª Se em 40Hz você perceber que a calota do Alto Falante esta esquentando bem mais doque em 50Hz deixa em 50Hz senão deixa em 40Hz !!!

- 2ª Como você não utiliza Medio-Grave tente colocar os Tornados para tocarem até o mais proximo possivel do inicio da resposta dos Drivers, agora se acima de 180Hz o Alto Falante distorcer, deixa em 180Hz mesmo !!!

- 3ª Se você é educado no uso de Drivers coloca os D250X pra tocar de 500Hz pra cima senão deixa em 800Hz mesmo !!!

- 4ª Tweeter é isso mesmo de 5Khz pra cima se estiver estridente passa pra 6Khz ou 7Khz !!!

Abraço e boa sorte !!!

Postado em

Obrigado a todos que tentaram me ajudar, e pode ter certeza que ajudou.

Agora vou esclarecer uma coisas para vcs, eu sei que meu som ta longeeeee de ser o mais adequado, o mais certo em frequencias, mas no momento eu não vou mudar os equipamentos por diversos motivos, entao eu peco educadamente para quem puder me ajudar baseado nesse set eu agradeco. :D

Agora fiquei um pouco mais confuso... rsrs... do jeito que o Dieison Willian liga está correto também??? Pode ser feito dessa forma de ligar as D-250X + os ST esses com capacitores? Se sim, tem que ser tudo ligado apenas na saída 3 igual o dele correto?

Há alguma diferença muito grande do jeito que eu coloquei para o que ele colocou?!

E hj olhando mas calmamente vi que é certeza que tem muita coisa errada instalada nesse crossover, se alguem tiver um instalador de confianca em SP ficaria grato.

Vlw...

Postado em

Obrigado a todos que tentaram me ajudar, e pode ter certeza que ajudou.

Agora vou esclarecer uma coisas para vcs, eu sei que meu som ta longeeeee de ser o mais adequado, o mais certo em frequencias, mas no momento eu não vou mudar os equipamentos por diversos motivos, entao eu peco educadamente para quem puder me ajudar baseado nesse set eu agradeco. :D

Agora fiquei um pouco mais confuso... rsrs... do jeito que o Dieison Willian liga está correto também??? Pode ser feito dessa forma de ligar as D-250X + os ST esses com capacitores? Se sim, tem que ser tudo ligado apenas na saída 3 igual o dele correto?

Há alguma diferença muito grande do jeito que eu coloquei para o que ele colocou?!

E hj olhando mas calmamente vi que é certeza que tem muita coisa errada instalada nesse crossover, se alguem tiver um instalador de confianca em SP ficaria grato.

Vlw...

eu já tentando responder... me corrijam se eu estive errado...

eu uso um sd400 para meus drive e tw então como eu não posso usar 2 vias no crossover para o mesmo modulo coloco tudo numa via no caso a 3º do jfa e coloco capacitor no tw pois se eu deixa direto mesmo sem abusar com certeza vai queimar os mesmo...

até onde eu sei não está errado pois o corte a partir de 500 vai para as cornetas e o tw vai ter o corte feito pelo capacitor...

bom pelo menos é isso que eu sei :D

Postado em

eu já tentando responder... me corrijam se eu estive errado...

eu uso um sd400 para meus drive e tw então como eu não posso usar 2 vias no crossover para o mesmo modulo coloco tudo numa via no caso a 3º do jfa e coloco capacitor no tw pois se eu deixa direto mesmo sem abusar com certeza vai queimar os mesmo...

até onde eu sei não está errado pois o corte a partir de 500 vai para as cornetas e o tw vai ter o corte feito pelo capacitor...

bom pelo menos é isso que eu sei :D

Se alguem puder confirmar para mim acabam minhas duvidas, que eu ligaria as cornetas + os ST na 3a. via cortando em 800Hz/5Kz.

Pode ser feito dessa forma?

Vlw, ajuda ai pessoal, falta pouco... =D

Postado em

Se alguem puder confirmar para mim acabam minhas duvidas, que eu ligaria as cornetas + os ST na 3a. via cortando em 800Hz/5Kz.

Pode ser feito dessa forma?

Vlw, ajuda ai pessoal, falta pouco... =D

Ninguem?! =(

Postado em

Olá!!

Queria ajuda de vcs, não entendo muito bem sobre ligações e regulagem, porém tenho uma leve noção, sempre levo para o instalador quando quero mudar algo, porém eu acho que ele fez uma grande cagad@ dessa vez.

Meu set é:

1 Taramp´s 2.7 + 2 Tornados de 15´ 1100rms

1 Banda 1.200 + 10 D-250X + 2 ST 350 Selenium

1 Mega Capacitor 3.5 farad

1 bateria de 35A + 1 bateria auxiliar de 230A

1 crossover JFA 4 vias

Todos os cabos RCA Taramp´s tudo certinho no meu ponto de vista e $$...

Até ai estou certo?!

Vlw.. ^^

vc e parente do loko abreu. :vts

vamos la tirar sua duvidas,

1a via vc liga os tornado high 40 ou 50hz ai fica ao seu gosto do grave ate low 180 ou 380hz pq nao tem medio grave.

2a via deixa desligada

3a via ligas a duzia de d250x com corte de 500hz ou 800hz pq seu cross é a 24db ai nao vai queimar elas e coloca capacitor nos tweeter e liga nessa mesma via deixando ela em flat(sem fazer o corte low).

4a via deixa desligada

Postado em

vc e parente do loko abreu. :vts

vamos la tirar sua duvidas,

1a via vc liga os tornado high 40 ou 50hz ai fica ao seu gosto do grave ate low 180 ou 380hz pq nao tem medio grave.

2a via deixa desligada

3a via ligas a duzia de d250x com corte de 500hz ou 800hz pq seu cross é a 24db ai nao vai queimar elas e coloca capacitor nos tweeter e liga nessa mesma via deixando ela em flat(sem fazer o corte low).

4a via deixa desligada

Pq parente do lko abreu?! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Bom, vamos lá..

Eu liguei as d-250x dessa forma antes, 500hz/5kz e tava usando capacitor nos twetter.

Ai q aconteceu q queimou uma, eu com medo de queimar mais acabei colocando capacitor nas cornetas 47uf 100v.

E hj fui checar, tinha queimado mais uma. =(

Não sei mais oq faço..

Os Tornados eu ainda não liguei no crossover, isso pode ta contribuindo?

De eu não ter ligado 500hz/flat pode ter algo a ver tb?!

Alguma regulagem no aparelho?

Alguma luz no fim do tunel?! KKKKKKKKKKKKKKKKK

Postado em

Bicho... d250x em 800hz tá forçando!

Tipo.. driver é proporcional.. quanto menor o corte, menor a potência admissível!

Se tu corta em 200hz não deve aplicar nem 10wrms nela!

Em 400hz já pode mandar uns 25wrms..

Em 800hz pode ir com uns 50wrms ou pouquinho mais!

Em 1.2khz creio que já suporte 100wmrs... e 2khz suporta um bucadn mais!

No corte que vc usou, vc n podia abusar NADA delas.. baixissima potência aplicada sem direito a reclamar! Vacilou, queimou!

Quanto ao corte alto (Low Pass), não tem nada a ver.. não "força" tanto. Só é legal cortar ela onde começa o tweeter pra num ficar redundancia (e consequentemente, um pico chato!). Mas pode ligar sem cortar LP tb!

E uma coisa que brasileiro odeia mas devia ter feito: Olhe o manual! Tu teria evitado queimar os reparos se tivesse feito! Ou o manual ou o pdf dela da selenium! :legal:

Boa sorte da prox vez!

Postado em (editado)

Bicho... d250x em 800hz tá forçando!

Tipo.. driver é proporcional.. quanto menor o corte, menor a potência admissível!

Se tu corta em 200hz não deve aplicar nem 10wrms nela!

Em 400hz já pode mandar uns 25wrms..

Em 800hz pode ir com uns 50wrms ou pouquinho mais!

Em 1.2khz creio que já suporte 100wmrs... e 2khz suporta um bucadn mais!

No corte que vc usou, vc n podia abusar NADA delas.. baixissima potência aplicada sem direito a reclamar! Vacilou, queimou!

Quanto ao corte alto (Low Pass), não tem nada a ver.. não "força" tanto. Só é legal cortar ela onde começa o tweeter pra num ficar redundancia (e consequentemente, um pico chato!). Mas pode ligar sem cortar LP tb!

E uma coisa que brasileiro odeia mas devia ter feito: Olhe o manual! Tu teria evitado queimar os reparos se tivesse feito! Ou o manual ou o pdf dela da selenium! :legal:

Boa sorte da prox vez!

Obrigadissimo pelas dicas, vlw msmo..

Então, elas tao tocando exatamento com 100rms cada uma... então o melhor seria eu cortar em 1200?

Eu ainda li o manual, mas pelo que eu tinha entendido elas respondiam apartir de 500, entao pensei q podia cortar ai.

=/

Vlw

Editado por Loko1321
Postado em

Não.. o manual diz: Apartir de 500hz, com a potencia nominal em 1.2khz! Leia com calma ;)

blOom, vlw pela força q vc está dando..

Eu entrei no site de novo dei uma olhada, mas n entendo isso.. =S

Agora me da mais uma forcinha, se eu deixa em 1.2khz e não distorcer as d-250x vao segurar mais, parar de "queimar". ?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...