Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

caligula

SHOK X POMPÉIA

Recommended Posts

Postado em

Pessoal, estou precisando de 5mts de cabo pra instalar um módulo de 300rms e fuse de 35A.

minhas opções são:

Shok 8 AWG = R$ 45,00

Pompéia 16mm = R$ 43,00

nessa ocasião específica, qual dos 2 é mais negócio?!

agradeço quem puder colaborar!

:legal:

Postado em

Pompeia por 43,00 o metro ? eles estao ficando LOUCOS !!

cara, eu acho que ele colocou o valor de 5mts! só pode! kkkkk

eu tb iria no shok, aquelas medidas da pompéia não são nada confiáveis...

aposto que mesmo o shok sendo de 10mm(acho q é isso) tem mais cobre que os 16mm do pompéia.

[""]

Postado em

cara, eu acho que ele colocou o valor de 5mts! só pode! kkkkk

eu tb iria no shok, aquelas medidas da pompéia não são nada confiáveis...

aposto que mesmo o shok sendo de 10mm(acho q é isso) tem mais cobre que os 16mm do pompéia.

[""]

Exatamente Cosme!

Me refiro ao preço de 5mts de cada!

Minha dúvida é essa mesmo, os 10mm do Shok são "melhores" que os 16mm do Pompéia?

Postado em

Pá, 8mm² do shok contra 16mm² do pompeia... neste mano a mano ai o pompéia leva tanto na quantidade de capa quanto de cobre heheehehe

Já usei Pompéia. Nem quero + usar.

É bem possível mesmo, que a diferença seja bem pouca. Pelo menos tenho uns pedaços do Pompéia 16mm² aqui, e de 8mm² da Blitz. Prefiro o Blitz.

Postado em (editado)

Já usei Pompéia. Nem quero + usar.

É bem possível mesmo, que a diferença seja bem pouca. Pelo menos tenho uns pedaços do Pompéia 16mm² aqui, e de 8mm² da Blitz. Prefiro o Blitz.

Estes cabos firulas automotivos ai só uso para ligar alto-falantes porque são bem maleáveis e bonitos.

Editado por Fernandosomzao
Postado em

o problema é o 16 da pompeia ter realmente 16mm de cobre... Se for pra pegar pompeia eu ainda prefiro residencial da Prysmiam ou Condumax.

Grande Jurandir. Ele está comparando um shok de 8mm com o pompeia de 16mm

Postado em

Eu mesmo não vejo motivo pra usar pompéia.

Cabo de máquina de solda é tão maleável quanto e é mais barato. E residencial tem qualidade garantida, selo inmetro e tudo mais, além de um ótimo preço.

Em 12 anos de som automotivo, sabem quantas vezes eu usei automotivo? Nenhuma.

Postado em

Acho que vou partir pros residenciais então...

Além destes que o colega Jurandir citou, tem mais alguns?

Eu chego na loja de materiais e peço como?! Cabo residencial maleável?!?!

Aqui em casa sobrou bastante da última reforma, mas é duro feito pedra.

Postado em

Cabo de máquina de solda é tão maleável quanto e é mais barato. E residencial tem qualidade garantida, selo inmetro e tudo mais, além de um ótimo preço.

gostei da dica Kleber, indica alguma marca boa e barata de fio residencial?

Postado em

Mas como eu disse esses cabos são firula. Mais caros, piores e menos cobre.

Basta pedir por cabo de solda, ou diga que quer um cabo bem maleável. Eles seguem padrão e normas, algo que esses automotivos ai não passam nem perto. Que bom que mudou o rumo da sua decisão.

Postado em

Acho que vou partir pros residenciais então...

Além destes que o colega Jurandir citou, tem mais alguns?

Eu chego na loja de materiais e peço como?! Cabo residencial maleável?!?!

Aqui em casa sobrou bastante da última reforma, mas é duro feito pedra.

Só pedir cabo elétrico... peça pelo mais maleável. A partir de 10mm² existem dois tipos: um mais maleável e um mais duro, que são uns 6 fiozinhos só. Esses são usados geralmente do poste até o padrão, por serem mais baratos.

Postado em

Só pedir cabo elétrico... peça pelo mais maleável. A partir de 10mm² existem dois tipos: um mais maleável e um mais duro, que são uns 6 fiozinhos só. Esses são usados geralmente do poste até o padrão, por serem mais baratos.

bem lembrado, eu já usei o atoxsil de 16mm e me lembro que era quase o dobro de cobre do pompéia...

Postado em

kleber, pra mim ter selo do inmetro não quer dizer nada. muito menos pro inmetro.... se tu soubesse qto material com selo do inmetro o inmetro recolhe todo ano por "estar fora das especificações do inmetro", seria a ultima coisa a se preocupar...

o fato é q a legislação atual do inmetro pra fabricação de fios é uso de 50% de cobre reaproveitado, 60% de pureza minima do cobre, 67% de condutividade mínima, esmalte 2a linha no minimo, e para o encapamento de cabos capa com 5% de borracha máximo e 50% de polietileno minimo. e mesmo um pompéia precisa estar dentro das especificações do inmetro pra ser vendido, senão é certo q é recolhido na primeira fiscalização q tiver, mas cabo de uso automotivo tem uma legislação reforçada no quesito encapamento.

lá fora a legislação para construção de cabos exige cobre com no minimo 92% de pureza para ter uma melhor condutividade....então querer comparar um cabo nacional com um cabo importado é no minimo sem noção.

agora se for me dizer q os 2 irão funcionar, isso concordo, mas será q os 2 terão o desempenho esperado/desejado?

Postado em

Bom, creio que produtos com selo tenham que passar por avaliações periódicas, não?

Desconheço a legislação, mas o fato de ter o selo já é alguma coisa.

Quanto aos importados... bem, tem cabo famoso com 50% de alumínio...

Complicado! :vts

Postado em

Aproveitando o "gancho", já sabia que um bom residencial era suficiente para alimentação, agora o que ainda não ví por aqui é cabo residencial para os falantes.

Aqueles paralelos que se usa em extensão elétrica é bom e serve também? Claro que usando as bitolas corretas.

[]'s

Postado em

Bom, creio que produtos com selo tenham que passar por avaliações periódicas, não?

Desconheço a legislação, mas o fato de ter o selo já é alguma coisa.

Quanto aos importados... bem, tem cabo famoso com 50% de alumínio...

Complicado! :vts

Não seriam os CCA?

Estes vem especificado(copper clad aluminum) e são mais baratos, bem maleáveis, mais leves e com condutividade menor que os de cobre puro.. seriam os CxB(embora pra mim não exista CxB melhor que os próprios residenciais).

Postado em

Aproveitando o "gancho", já sabia que um bom residencial era suficiente para alimentação, agora o que ainda não ví por aqui é cabo residencial para os falantes.

Aqueles paralelos que se usa em extensão elétrica é bom e serve também? Claro que usando as bitolas corretas.

[]'s

olha, se são indicados eu não sei, só sei que no meu carro eu usei deles! da pirelli... paguei 0,59 no metro! e olha que tem bastante cobre nele viu.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...