Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
EliasSoares

[VW Novo Fox] SQ(PL) - Cross-over ok Pg 3 - 17/10

Recommended Posts

E ai galera!

Finalmente estou colocando o projeto do meu SQ para frente.

Estou abrindo o topico agora a noite, ainda estou sem fotos decentes para postar,

mas o projeto ja está bem encaminhado, mais pra lá do que pra cá. rs

- O set é o seguinte:

HU: Ipod Touch 32GB

Amplificador: MB Quart Q4.80

Sub-woofer: Protech Light 10" 4 Ohms

Mid-bass: Dayton DC160-8 6" 1/2" 8 Ohms

Mid-range: Vifa CSC130C 3" 1/2" 8 Ohms

Tweeter: Selenium 1TW1 4 Ohms

Cabos:

Cabo Flex 16mm² Residencial

Cabo Speaker 16AWG (1,3mm²) Flat OCF

Cabo RCA Santo Angelo, conectores santo angelo (2 RCA e 1 P2)

Cross-over:

Pretendo confeccionar os crossovers, mas é um passo após a montagem do set, pois ainda

vou precisar testar muito os falantes, principalmente amaciados, até chegar no valor correto

para o corte.

Quero usar capacitores Solen, e vou enrolar meus proprios indutores.

Ainda não defini as frequencias de corte e nem slopes, vai depender da audição dos alto-falantes.

Caixa e comentarios sobre cada alto-falante:

Os mid-bass vão ficar na porta, tratada com manta asfaltica e feltro.

Testei um em free-air, ligado em um receiver denom que uso na sonorização da minha residencia,

e notei que são mids fortes, mas que só toca legal graves e médio-graves, acima disso não tem um

bom timbre. Devo corta-lo no máximo a 400Hz, mas quanto mais baixo eu conseguir fazer o mid-range

tocar, melhor. Quero a voz toda no painel, e não nas portas.

Os mid-range vão ficar em peitinhos removíveis no painel, coisa de 1L para cada. As Tweeters ficarão

junto aos mid-ranges neste peitinho. O direcionamento está feito de forma cruzada, o esquerdo direcionado

para o passageiro, e o direito para o motorista, pois não quero nada muito egoísta. Se ficar muito

ruim o palco, eu mudo, mas por enquanto fica assim.

Os mid-ranges tocando no Denom me impressionaram MUITO, incrivelmente consegui corta-los em 120Hz (não sei o slope),

e aumentar bastante o volume, sem sinal de distorção. Médio-grave beeem presente, mesmo em free-air. Sobem bem!

Os Tweeters, vou aproveitar que ja tenho, tentar fazer milagre neles com um corte mais alto, por volta de 6~8Khz,

atenuar eles em 3dB e se sentir necessario, farei uma Zobel para tentar corrigir a resposta dele.

O Sub-woofer, eu ja tinha feito algumas experiencias usando ele e uma caixa LT com 1,2Sd -> 0,8SD e 1,8 Metros de linha.

O resultado foi beeem satisfatório, usava uma bridge do fosgate para tocar ele, coisa de 120W em cima, e fazia um belo

estrago. Velocidade nos graves, desce muuuito bem... Não sinto necessidade de algo melhor, pelo menos por enquanto.

Vou manter a caixa, só melhorar o acabamento, travar melhor a caixa e testar diversos tipos de preenchimento para resolver

os picos/vales.

-----------------------------------------------------

Como eu disse acima, já comecei a montagem de tudo, mas ainda não tirei fotos.

Vai a lista do que ja fiz, e o que falta fazer.

Ja fiz:

• Manta asfaltica nas portas dianteiras
  • Manta asfaltica no teto
  • Passada a fiação por baixo do carpete
  • Peitinhos para os mid-ranges (Tá em fase final)

Falta fazer:

• Aplicar feltro onde for necessario (Teto, portas, e onde mais sentir necessidade)
  • Melhorar acabamento da caixa do subwoofer
  • Revestir a parte traseira do banco de tras com o mesmo carpete da caixa
  • Instalação (Organizar os cabos no porta malas, colocar os techflex, ligar o modulo)
  • Achar um local pra por a chave tic-tac para ligar o modulo
  • Definir Cortes e Slopes, e construir o crossover.

Bom, é isso galera, amanha posto algumas fotos!!

--------------------------------------------------------

Fotos:

O Carro:

dsc01746.jpg

O Mid-range:

p7260290.jpg

fullvistodecima.jpg

O Mid-bass:

imamid.jpg

http://img843.imageshack.us/img843/5517/frentemid.jpg[/img

Editado por EliasSoares

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho um Novo Fox é bom ver alguns projetos novos, pra abrir a cabeça pra futuro upgrades! Acompanhando!

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho um Novo Fox é bom ver alguns projetos novos, pra abrir a cabeça pra futuro upgrades! Acompanhando!

É legal mesmo ver projetos no nosso carro, abre nossa mente para novas possibilidades.

Meu projeto é um tanto quanto inovador, pois pretendo atingir uma qualidade muito boa, usando auto-falantes

bem baratos.

Só para ter uma ideia, os mid-bass e mid-ranges, somando, não deu 80 dolares. Claro que o frete saiu barato

porque eu estava nos estados unidos, mas se mandar trazer pro Brasil, não deve sair nada acima de 100 dolares.

Aguardando impressões sobre este mid Dayton! :legal:

Abraço,

Vinícius.

Então Vinicius, eu ouvi um pouco o Dayton em free-air, no receiver do meu som residencial...

A impressão que tive é que ele é muito bom na faixa de 60~500Hz. Mas acima disso, deixa a desejar, não em SPL,

mas em qualidade mesmo. É um mid pra usar como MID-bass mesmo, sem querer subir muito. Talves sirva para um 2 vias

usando um tw como o meu, com um corte mais em baixo mesmo...

Compartilhar este post

Link para o post

Então Vinicius, eu ouvi um pouco o Dayton em free-air, no receiver do meu som residencial...

A impressão que tive é que ele é muito bom na faixa de 60~500Hz. Mas acima disso, deixa a desejar, não em SPL,

mas em qualidade mesmo. É um mid pra usar como MID-bass mesmo, sem querer subir muito. Talves sirva para um 2 vias

usando um tw como o meu, com um corte mais em baixo mesmo...

Pra frente, quero voltar a usar mid+full, então creio que seja uma boa escolha esse mid, o que acha?

Cortado em uns 350~400hz... Aí pra cima um bom full para dar conta.

Compartilhar este post

Link para o post

Pra frente, quero voltar a usar mid+full, então creio que seja uma boa escolha esse mid, o que acha?

Cortado em uns 350~400hz... Aí pra cima um bom full para dar conta.

Vinicius, sinceramente eu acho que é um excelente mid.

Me custou 20 dolares. Aonde no mundo se encontra um mid bom a 20 dolares? rs.

Espera eu por pra tocar nas portas, que a gente vai descobrir o resultado dele.

Eu estou bem confiante. Fs dele é muito boa, 34Hz, X-max de 3,1mm ..

Compartilhar este post

Link para o post

Sei que fiquei de postar fotos hoje, mas novamente não pude tirar fotos com a camera, estou precisando comprar pilhas.

Hoje terminei os peitinhos para o Mid-range e Tw, está faltando só o acabamento final, que ainda vou decidir como será.

Além disso, apliquei feltro por dentro dos forros de porta dianteiros, a fim de melhorar a isolação acustica e diminuir

algumas vibrações e grilos da porta.

Fiz a ponta RCA do cabo, comecei a ponta P2, mas acabei soldando o conector com a capinha dele invertida, tive que desmontar,

amanha vou montar novamente.

Adianto que o acabamento feito no cabo RCA usando techflex e termo-retrátil transparente ficou muito bom, nem parece que o

cabo foi DIY.

Minha meta é fazer o som tocar amanhã, vamos que vamos.

Prometo que amanha posto pelo menos umas fotos toscas tiradas pelo iPod.

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Duas fotos de hoje, ruins, tiradas no ipod, mas... rs.

O Carro ja está no ponto de montar. Estou só passando a fiação para os peitinhos,

procurando a melhor forma de ela entrar no peitinho sem atrapalhar o encaixe.

O resto da fiação ja está toda pronta.

Notem que no buraco do air-bag, estão indo os fios que vem do modulo e os fios

dos autofalantes.

Assim que eu concluir o crossover, ele vai pra lá. Por enquanto vai tocar tudo em

full, com excessão do tw.

Ontem de noite descolei a borda do sub, pois o sub estava raspando bobina devido a uma pancada que dei na

borda dele. Descolei, recentralizei e vou colar denovo jajá.

Espero tocar o som hoje!

La vai as fotos:

A porta tratada e ja com o mid-bass no lugar:

img0399vt.jpg

A bagunça, vista pelo porta-malas:

img0400ap.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Vinicius, sinceramente eu acho que é um excelente mid.

Me custou 20 dolares. Aonde no mundo se encontra um mid bom a 20 dolares? rs.

Espera eu por pra tocar nas portas, que a gente vai descobrir o resultado dele.

Eu estou bem confiante. Fs dele é muito boa, 34Hz, X-max de 3,1mm ..

Estou na duvida entre esse Dayton e aquele Silver Flute, já que ambos estão na mesma faixa de preço...

Chegou a ver algum comparativo entre eles, ou coisa parecida? Esse SF aparentemente é bem construído, em questão de carcaça e tudo mais.

Abraço,

Vinícius.

Compartilhar este post

Link para o post

Estou na duvida entre esse Dayton e aquele Silver Flute, já que ambos estão na mesma faixa de preço...

Chegou a ver algum comparativo entre eles, ou coisa parecida? Esse SF aparentemente é bem construído, em questão de carcaça e tudo mais.

Abraço,

Vinícius.

Então vinicius, hoje eu coloquei o Dayton pra tocar na porta, tratadinha e tudo.

Em relação a graves, ele é um mid muito bom, não fiz muitos testes, mas me agradou.

Como ainda não liguei os mid-ranges e tweeters, estava tocando ele só com um HPF em 20Hz.

A primeira impressão foi que ele não sobe nada. Se quer tocar acima de 500Hz, esquece, ele não é bom pra isso.

Segundo, ele EXIGE um LPF por volta desses 500Hz, pois acima disso o som dele é bem sujo. Ele toca muito legal abaixo disso,

e só.

Coloquei algumas musicas de bass, e notei que o grave esta bem presente, ele desce bem e tudo. Uma pena eu não ter

um pouco mais de potencia pra aplicar, pois meu modulo é de 80W a 4 Ohms, então ele deve estar recebendo metade disso, ja

que é de 8 Ohms.

Talves com um subsonico mais alto, e o LPF em 500Hz, eu consiga subir um pouco o ganho do modulo sem distorcer o af.

Além do mais tem o fator AMACIAR do negocio, vamos esperar o bixinho se soltar, ele ainda é quase um virgem, rs.

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Algumas fotos do que foi feito hoje...

Hoje terminei praticamente toda a instalação, ficou faltando na verdade colocar os mid-ranges e tweeters no peitinho, e ligar eles.

Amanha de manha ja devo terminar isso, e colocar o banco do passageiro no lugar, que é o unico que ainda esta fora do carro.

Cobrindo o banco traseiro:

dsc02599b.jpg

Testando a fixação do modulo no banco:

dsc02604j.jpg

O modulo já fixado, o banco já no lugar, e começando a conectar os cabos:

dsc02609s.jpg

O modulo aceso, muito lindo ver de perto.

dsc02612w.jpg

A coca cola, minha amada, e o Cebolinha, meu ajudante. rs

dsc02598s.jpg

Editado por EliasSoares

Compartilhar este post

Link para o post

fatou colocar a contratada e o comediante.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

faltou vc colocar foto do teto tratado, da zona que foi passar os fios...

da dor de cabeça de colocar as colunas, as presilhas perdidas e por aí vai...

Compartilhar este post

Link para o post

Galera, hoje revesti os peitinhos dos mid-ranges e tweeters e terminei toda a instalação.

Brincando um pouco eu ví o enorme potencial que o mid-range tem.

O kit 3 vias todo está ligado em um par de canais no MB Quart, e dessa forma, só posso decidir um HPF,

que seria o corte Hi-pass do mid-bass, e daí por diante cortaria pelo crossover passivo que farei.

Por esse motivo, para não danificar o mid-range, tive que subir esse HPF para 120~150Hz.

Dessa forma matei muuuito o mid-bass. Pra tentar compensar, soltei bastante o subwoofer, que por enquanto

está trabalhando com HPF em 15Hz e LPF em 500~800Hz.

Mesmo assim sinto um buraco por volta de 100Hz.

Hoje durante a instalação, acabei quebrando o crossover de um dos tweeters, e descobri também que o outro

crossover não está legal, ou seja, estou sem tweeter.

Ruim? Não, na verdade achei foi bom! O som dos agudos está beeem suave pelo mid-range, muito gostoso mesmo

de ouvir. A voz dele é bem suave, sem distorção (com excessão no limite da potencia, por conta do HPF baixo)

Um problema que percebi é que eles são bem direcionais. E eu havia feito o direcionamento "off-axis".

Direcionei o da esquerda para o passageiro, e o da direita para o motorista. Mesmo o direcionamento sendo

"suave", isso matou muito os agudos de um dos lados.

Vou decidir por alguns testes se ficarei ou não com a tweeter, e provavelmente re-farei o peitinho.

O sub tá muito gostoso de ouvir, como eu ja esperava pois havia testado bem essa caixa, brincado bastante.

Grave bem macio, sem muito pico. Infelizmente eu esperava um pouco mais de SPL, mas é porque meu ouvido gosta

de grave. Se eu tivesse um player, ja teria dado uma equalizada pra resolver.

É isso galera, no geral gostei muito do resultado! Vou tentar conseguir fotos o mais rapido o possivel.

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Galera, hoje revesti os peitinhos dos mid-ranges e tweeters e terminei toda a instalação.

Brincando um pouco eu ví o enorme potencial que o mid-range tem.

O kit 3 vias todo está ligado em um par de canais no MB Quart, e dessa forma, só posso decidir um HPF,

que seria o corte Hi-pass do mid-bass, e daí por diante cortaria pelo crossover passivo que farei.

Por esse motivo, para não danificar o mid-range, tive que subir esse HPF para 120~150Hz.

Dessa forma matei muuuito o mid-bass. Pra tentar compensar, soltei bastante o subwoofer, que por enquanto

está trabalhando com HPF em 15Hz e LPF em 500~800Hz.

Mesmo assim sinto um buraco por volta de 100Hz.

Hoje durante a instalação, acabei quebrando o crossover de um dos tweeters, e descobri também que o outro

crossover não está legal, ou seja, estou sem tweeter.

Ruim? Não, na verdade achei foi bom! O som dos agudos está beeem suave pelo mid-range, muito gostoso mesmo

de ouvir. A voz dele é bem suave, sem distorção (com excessão no limite da potencia, por conta do HPF baixo)

Um problema que percebi é que eles são bem direcionais. E eu havia feito o direcionamento "off-axis".

Direcionei o da esquerda para o passageiro, e o da direita para o motorista. Mesmo o direcionamento sendo

"suave", isso matou muito os agudos de um dos lados.

Vou decidir por alguns testes se ficarei ou não com a tweeter, e provavelmente re-farei o peitinho.

O sub tá muito gostoso de ouvir, como eu ja esperava pois havia testado bem essa caixa, brincado bastante.

Grave bem macio, sem muito pico. Infelizmente eu esperava um pouco mais de SPL, mas é porque meu ouvido gosta

de grave. Se eu tivesse um player, ja teria dado uma equalizada pra resolver.

É isso galera, no geral gostei muito do resultado! Vou tentar conseguir fotos o mais rapido o possivel.

Abraço!

Só gostaria de acrescentar algumas coisinhas:

O agudo do range é tão suave que é detalhista, mas mata a "emoção" da música.Coisa que pode ser encorpada com o twt...

E o midbass bate MTO! mas não tem NADA de médio! ou seja, o corte tem que ser bem baixo...

testamos num programa as frequencias e vimos que: a 6db/8ª se tem mais emoção e a 12b mais detalhamento e suavidade.

Elias, eu deixaria nos 6dB...e daria um trato nos cortes...

Qdo deixamos só as midrange tocando gostei da resposta deles de 600 a 20000, mas como seu midbass num sobe tanto...tem que deixar nos 400 mesmo..

mas fica beeem interessante...

vamos esperar pra ver como vai ficar no meu hein! essa semana agora quero ouvir mais umas coisinhas...

Compartilhar este post

Link para o post

Fico muito chateado quando vejo que um tópico é lido, lido, lido e ninguém faz nem um comentario.

Minha animação/vontade pra postar novidades? ZERO!

Compartilhar este post

Link para o post

Fico muito chateado quando vejo que um tópico é lido, lido, lido e ninguém faz nem um comentario.

Não desanima Elias !!!!

Isso também acontece comigo ! Pois normalmente quem dá opinião são os amigos mais próximos da pessoa, ou algo do tipo... Como você não mora em Sampa ( onde tem a maior concentração dos amigos do forum ) isso é normal...

Quanto ao som : Parabéns pela escolha e disposição dos equipamentos... Achei show de bola o ampli ligado !!!

Sigo acompanhando...

Abraço!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Quando ele é visto, dá muitas ideias! Não pense que não é valorizado... :legal:

O problema de comentar é que a maioria das pessoas não acrescenta nada, e uma parte ainda só fala para poder vender o seu "peixe".

Eu particularmente olho, leio e aprecio (com moderação).

Parabéns e acompanhando. hand26

Editado por S4P0

Compartilhar este post

Link para o post

Elias,

já usei uma vez mid+full. O agudo de um full se torna agradável, porém não responde como um tw não!

Tem sons que só se percebe com tw mesmo.

Se vc acertar os cortes que + lhe agradarem, continua com o 3 vias mesmo. Se conseguir direcionar, melhor ainda!

Assim cada componente toca em sua melhor faixa de resposta. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Elias,

já usei uma vez mid+full. O agudo de um full se torna agradável, porém não responde como um tw não!

Se vc acertar os cortes que + lhe agradarem, continua com o 3 vias mesmo. Se conseguir direcionar, melhor ainda!

Foi o que eu disse pra ele, o midrange toca mto bem e suave...mas falta aquele "q" a mais...

deixa a twt pra pegar em frequencias mais altas e alegria..

Compartilhar este post

Link para o post

Não desanima Elias !!!!

Isso também acontece comigo ! Pois normalmente quem dá opinião são os amigos mais próximos da pessoa, ou algo do tipo... Como você não mora em Sampa ( onde tem a maior concentração dos amigos do forum ) isso é normal...

Quanto ao som : Parabéns pela escolha e disposição dos equipamentos... Achei show de bola o ampli ligado !!!

Sigo acompanhando...

Abraço!!!

É meio chato, porque eu procuro opinar na maioria dos topicos, principalmente quando é aqui na galeria, que mesmo que não tenha nada pra falar, dá pra dizer só:

"Pô, projeto legal, boa sorte", entende? Aquele apoiozinho moral.

Então, eu também gostei muito do amplificador, muito bonito, bem acabado, som muito limpo, desce bem, não tive como testar se sobe bem pois estou sem Tw ainda,

mas até onde o mid-range toca, ele sobe bem...

Valeu,

Quando ele é visto, dá muitas ideias! Não pense que não é valorizado... :legal:

O problema de comentar é que a maioria das pessoas não acrescenta nada, e uma parte ainda só fala para poder vender o seu "peixe".

Eu particularmente olho, leio e aprecio (com moderação).

Parabéns e acompanhando. hand26

Como expliquei acima, eu mesmo quando não tenho nada a acrescentar, gosto de dar aquele apoio moral, só pra animar o cara, entende?

Com certeza acrescentamos muito, damos ideias a quem vê nossos projetos, e justamente por isso eu gosto da retribuição de um comment! :)

Abraço!

Elias,

Realmente, depois de ouvir um pouco mais, tô sentindo falta de brilho, pois o mid-range é bem suave nos agudos,

e eu saí de um sistema que tinha muito agudo, 1tw1 com crossover original, pra um com agudo bem suave, acaba fazendo

falta.

Foi o que eu disse pra ele, o midrange toca mto bem e suave...mas falta aquele "q" a mais...

deixa a twt pra pegar em frequencias mais altas e alegria..

Bixona! Você tá certo, vou por a Tw pra tocar mesmo. :D

---------------------------------

Então galera, dei umas brincadas já com o som, pra descobrir os limites, as falhas e tudo mais...

E por conta disso, ja estou praticamente decidido quanto ao crossover:

- Subwoofer: 15Hz ~ 100Hz (6db/8ª pelo amplificador)

- Mid-bass: 50Hz (6db/8ª pelo ampli) ~ 400Hz (6db/8ª passivo)

- Mid-range: 400Hz ~ 7000 Hz (Ambos 6db/8ª passivo) - Atenuação de 2,4dB

- Tweeter: 6000Hz ~ "..." (12db/8ª passivo) - Atenuação de 2,4dB

Vou explicar o porquê da atenuação:

Durante os testes que fiz, e pelos parametros dos autofalantes, o mid-bass tem sensibilidade 2,4dB menor

do que os mid-ranges e tweeters.

Por isso os mid-bass estão recebendo pouca potencia, pois quando eu aumento um pouco mais, o som dos mid-range

ja está bem alto, e não é o meu objetivo usar eles nesse volume, pelo menos não a maior parte do tempo.

Por isso, vou deixar no circuito do crossover a opção de atenuar ou não cada via. Assim eu decido como fica melhor.

Alguma opinião a respeito dos cortes?

Compartilhar este post

Link para o post

Elias, só abaixaria um pouco o corte do sub, ainda mais que ta usando um sistema 3 vias. Baixaria pra pelo menos 80hz, assim leva o som mais pra frente e ainda deixa o sub trabalhando mais folgado!

Compartilhar este post

Link para o post

Elias, só abaixaria um pouco o corte do sub, ainda mais que ta usando um sistema 3 vias. Baixaria pra pelo menos 80hz, assim leva o som mais pra frente e ainda deixa o sub trabalhando mais folgado!

Exato. Não sei como tá respondendo tanto o sub como o mid, mas tentaria subir pra 60hz o HPF do mid.

Compartilhar este post

Link para o post

Legal o set, gostei pakas :legal: ! eu estou começando no mundo do SQ, me apaixonei por SQ depois de ler e vendo os projetos do pessoal ! Estou começando o meu vou usar um Bomber Upgrade 10'' 350w rms :rolleyes:

No caso dos cortes acho que fica bom sim o sub em LPF 100hz pois em um post você citou que sentiu falta na faixa dos 100hz então acho que com o sub respondendo em 100hz terá mais pegada assim você não sentirá mais falta de um 100hz na música

Acompanhando e Boa sorte :rever1:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...