Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
eulen

REVIEW - Amplificador Cadence Flash F-600.4

Recommended Posts

Saudações galera, estou meio sumido do fórum mas sempre de olho pra não perder o costume. Como nunca mais tinha postado nada resolvi incluir um pequeno review do amplificador Cadence F-600.4. Um classe AB, bem normal, transistores de saída bipolares e fonte chaveada, construído com componentes de baixo custo. Não é um review completo, pois ainda não ouvi o amplificador, me limitei apenas a analisar alguns pontos de sua construção externa e interna.

Moro há 220km da cidade boliviana de Cobija que faz fronteira com o Brasil. Lá existe uma Zona Franca onde os acrianos costumam gastar bastante dinheiro. Não existe a inifinidade de opções do paraguay, mas tem coisas interessantes, dependendo da época temos sorte de achar coisas interessantes por lá. Resolvi gastar um dinheirinho e dentre as coisas que trouxe, está o amplificador supra mencionado.

Gostei bastante do visual do F-600.4, achei o design atraente. Empolgado pelos 2 fusiveis de 40A, calculei rapidamente que ele pode gerar uns 500w de potência. Resolvi arriscar. O amplificador custa US$ 175.00. Tinha lido bons comentários a respeito da Cadence aqui no fórum. Pronto decidi levar, já que moro longe do paraguay.

Este é um amplificador grande e pesado. Xing-ling em sua essência pura, não somente por ser fabricado lá, mas também pelos componentes. Acompanha: manual em inglês (não muito instrutivo); chaves além; sapatas para calçar os suportes de fixação; parafusos; e fiação para entradas de alta tensão, utilizadas em players que não tem saída RCA.

Especificações segundo o fabricante:

•125 WRMS x 4 - 4 Ohm

•175 WRMS x 4 - 2 Ohm

• Bridge 350 WRMS x 2 - 4Ohms

• Resposta de frequencia: 10Hz – 40 kHz

• Relação S/R: >100dB

• Damping: >200 @ 100Hz

• Separação entre canais: >65dB

• THD: <0.05%

• Input V: 150mV – 5V

• Dimensões aproximadas 47x28x7cm;

sam1006z.th.jpg

sam1015o.th.jpg

Os recursos são suficientes para montar um sistema básico, com sub e kti 2 vias ou triaixiais. O crossover tem recursos como passa-alta, passa-baixa e full range, com regulagem no corte que vai de 30hz a 250hz.

sam1016l.th.jpg

sam1018.th.jpg

sam1019y.th.jpg

sam1035m.th.jpg

Não é possível instalar um cabo de 21mm nos bornes de alimentação sem fazer muito esforço, você vai precisar cortar bastante "recheio" para fazê-lo caber ali. São feitos para cabos de 16mm, no máximo. Este é um ponto negativo sem dúvidas, pois penso que um ampli que se candidata a consumir proximo dos 80A, pois os 16mm podem ser um fator limitante dependendo da distância entre o polo da bateria e o amplificador. Bornes para 21mm seriam mais do que bem vindos.

sam1034w.th.jpg

Estes são os benditos fusíveis que me fizeram ter a impressão de que este seria um pequeno notável. Mas ao abrir a criança, não tive a melhor das impressões.

sam1036j.th.jpg

sam1039.th.jpg

sam1040c.th.jpg

sam1041i.th.jpg

sam1042v.th.jpg

sam1043u.th.jpg

Outro ponto negativo é que não existe led para acusar alguma proteção, pois o fabricante afirma que há proteções contra curto e sobrecarga. Também não há led de "power on".

sam1044b.th.jpg

sam1047e.th.jpg

sam1049c.th.jpg

Gosto realmente é pessoal, quanto ao design não tenho muito a criticar, nem muito sóbrio, nem muito alegórico. Digamos que a mistura de produto sério com alegre teve um resultado feliz. O laranja berrante casou bem com o preto. No teste rápido que fiz para ver se ele ligava normalmente, ele acendeu luzes azuis na parte de baixo da tampa, onde fica o logotipo Cadence. Mais uma vez o resultado me agradou. A noite deve ficar mto bonito o efeito. Serve para compensar a falta do power led.

sam1051z.th.jpg

sam1052y.th.jpg

sam1057k.th.jpg

sam1059i.th.jpg

Esta é a primeira impressão, nada hi-tech. Nota-se que não existe nenhum componente SMD, capacitor de mica ou mesmo resistor cerâmico. Em suma, o mais baixo custo possível. Confesso que foi um pouco "broxante", pois esperava algo pelo menos ao nível do BBuster cujo colega Juriti fez um exclente review. Notei ali uma construção interessante, este está bem aquém.

sam1063t.th.jpg

sam1065.th.jpg

Estes são os os troides da fonte. Não sou o mais capacitado para analisá-los, mas pelos poucos que vi esses não serão capazes de fornecer muita corrente. Vejam que são quase do tamanho de um cartão microSD.

sam1069e.th.jpg

sam1071.th.jpg

sam1076o.th.jpg

Pelos capacitores de 35v, somente 6600uF por lado da fonte, podemos saber que vamos precisar rezar bastante para ter a potência prometida pelo fabricante. Os colegas me corrijam por favor, mas com uma fonte de 35v+35v, conseguimos no máximo 200w numa saida com 2ohms correto? Somando-se entao, teriamos 400W nas bridges. Isso se a fonte conseguir segurar o tranco.

sam1084j.th.jpg

sam1085q.th.jpg

Estes são os transistores de saída, Sanken A1695 e seu par complentar C4468. Transistores bipolares normais, de propósito geral no áudio. São unidades de baixo custo que toleram 140V de swing da fonte e 5A de corrente, podendo dissipar até 70W (segundo o datasheet), digamos que são suficientes para esta aplicação, já que temos 2 pares por canal. Outros componentes de baixo custo são achados no interior como os fets da fonte IRFZ44N, diodos MUR1620 e o controlador da fonte KA7500B.

Ainda não instalei o amplificador para poder emitir a opinião a respeito de sua potência e qualidade. Também não tenho como realizar o teste de potência, pois não tenho acesso à osciloscopio, de modo que isso pode gerar uma falta medição, pois cada um tem tolerâncias diferentes à distorção. Se for de interesse de vocês posso postar futuramente minha opinião, quem sabe esse bicho surpreenda. Como está no título do tópico quem vê cara, não vê coração. Ele deveria custar mais barato, mas até mesmo no eBay ele custa por volta de seus 150 obamas.

Acredito que para a aplicação futura que tenho para ele, a de tocar médios num trio, ele está de bom tamanho. Quanto ao custo x benefício realmente pode não ser dos melhores, pra quem mora mais próximo do Paraguay, mas pra mim aqui no final do Brasil, é uma das poucas opções que temos, além dos sony xplod, pioneers e os B52 com carinha de ET.

Gostaria de ressaltar que minha opinião quanto ao fato de que a utilização de componentes de baixo custo não significa que o resultado será tenebroso. Quem sabe não temos ali um circuito bem desenhado que com componentes baratos tenha bom resultado? Ano passado montei um ampli DIY - DX Blame ES, somente com componentes bem baratinhos pra usar em casa. De modo surpreendente este amplificador me dá agudos cristalinos, médios poderosos e um grave nas profundezas. Ele deixou no chinelo muito mini-system Sony e Philips de "400wrms". Mandou meus mids buscarem coisas que nenhum system desses fez eles tocarem antes... enfim.

Mas voltando ao Cadence F-600.4, minha impressão final quanto a construção é:

Documentação - 5

Acabamento - 8

Recursos - 8

Conexões - 7

Estrutura interna - 5

Espero que este relato seja de utilidade para alguem, mesmo que seja para saber mais sobre um ampli não tão conhecido. Um abraço a todos.

PS: editado para alterar o título PREVIEW para REVIEW

Editado por eulen
  • Upvote 5

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Belo review !

Precisamos de tópicos interessantes e recheados assim como este :legal:

Com os dois fuses de 40 amperes , eu estava esperando algo parecido a um power one , o qual tem toróides patolas e um bom banco de capacitores....mas realmente decepcionou um pouco.

Mas vai que o danado tem um audio muito bom ? São em situações assim que descobrimos muita coisa boa .

Mais uma vez , parabéns pelo review .

Grande abraço ! []-[]

Compartilhar este post

Link para o post

realmente cadence ta bem xing ling...

olhando ele aberto, não causa boa impressão mesmo, ainda mais de fornecer os 600w... mas quem sabe ele toca bem como a demolidora falo.

então antes de desaminar testa ele pra ver doq é capaz :legal:

ah, otimo topico mesmo. Precisamos de tópicos interessantes e recheados assim como este :legal: [2]

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente Juliano, eu havia achado inusitado o certificado de garantia, já que afirma garantia válida apenas para clientes americanos. Achei muita pretensão uma empresa da China, vender algo exclusivo pros EUA, mas agora que você falou me surpreendi, pois não sabia que esta marca tinha como origem o pais do Tio Sam.

Que bom que alguem gostou da tópico, no decorrer de semana farei a instalação e posto aqui minhas impressões a respeito deste amplificador. Não estou desanimado, apenas coloquei expectativa demais em algo desconhecido. Mas sinceramente acho que ele rende a mesma coisa do B52 zl4240 que prometia seus 700wrms na bridge, na mais deslavada mentira.

Vou rezar aqui com toda fé, quem sabe papai do céu me dá 400w de presente rsrsrs. Eu certamente estaria mais satisfeito com o BBuster 3600GL com seus capacitores de 50V. Deve ser um cavalo.

Abraço a todos.

Compartilhar este post

Link para o post

Mais um bom e antigo fabricante que se rendeu a china, infelizmente.

:+1

Qnd a cadence fabricava seus amps na california, eram TOP's... provavelmente, esse amp é o mesmo de alguns pyramid, booster, etc.

Compartilhar este post

Link para o post

eu comprei um Cadence Xa 175.2 orange, bom, mesmo por fora a aparência é razoável... mas não dá para enganar né? (os controles de ganho e crossover meio tortinhos, hehehe)

no mais, foi barato, 180 reais... 2 canais, de teóricos 175 cada, usei em bridge num subwoofer jbl 275w. (bridge do cadence de teóricos 350w)

tocou legal, preço legal... não tenho objeções, mas é aquilo, tem que pagar bem pouco para valer a pena.

aqui em manaus eles vendem de tudo cadence, subs, cabos,falantes, megacapacitores, tw... 2 vias...

Compartilhar este post

Link para o post

realmente o projeto é precário, simples ao extremo, o preço mesmo se refere a marca nada mais.

sorte com teste de audição.

sobre o amp Diy costuma se sair melhor mesmo em qualidade, pois é montado peça a peça tudo devidamente conferido hehehe

valeu pelo review :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

gostei bastante do design, mas achei meio pobre de componentes mesmo, ta parecendo com os Lanzar's da linha Vibe, é uma pena que a Cadence tenha tomado o mesmo rumo de algumas outras marcas gringas, de se render aos chinos Mas não da pra tirar quase nenhuma conclusão observando apenas os componentes, pois não intendo quase nada, vai que numa dessas o amp surpreende qualidade...

Editado por Balaio_BASS

Compartilhar este post

Link para o post

• Montagem semelhante aos powerpack, na boa achei precários aqueles toroides, e os fios voando ali no meio,
    Pelo menos os componentes são de boa qualidade, deve ter um som semelhante aos b.busters
    Mas deixou muito a desejar no preço, na boa por esse preço prefiro comprar coisa nacional...
    Mas amigo muito obrigado pela iniciativa, com certeza vai ajudar mais pessoas, assim como eu, q estava em dúvida de comprar este módulo ou um b.buster 2400gl

Me decidi no buster rsrsrs... flw amigão abraço

Editado por luquiinhas

Compartilhar este post

Link para o post

rapaz.. tu desenterrou agora ein..

ehehehe

Pois é... desenterrei? Acredita q esse módulo ainda é vendido novo? Pois aí eestá me ofereceram um, por isso pesquizei a respeito...

E na boa 100 wats em 4 Ohms eu acho q dê e distorção a fuzéu por essa fonte fraquinha... prefiro pagar 350 e pega um bb 3600gl 150RMS certo pra cada canal com socego

Compartilhar este post

Link para o post

Até acho interessante desenterra tópicos bons como esse !

Interessante mesmo... Esse módulo me lembra o B.buster 3000 ou o Boss D- 550.4m

Boss94444407.jpg

Bbuster 3000foto0051v.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é... desenterrei? Acredita q esse módulo ainda é vendido novo? Pois aí eestá me ofereceram um, por isso pesquizei a respeito...

E na boa 100 wats em 4 Ohms eu acho q dê e distorção a fuzéu por essa fonte fraquinha... prefiro pagar 350 e pega um bb 3600gl 150RMS certo pra cada canal com socego

eu iria de bb3600.. se quer algo perto da mesma potencia do cadence, bb1600gl..

Compartilhar este post

Link para o post

Que falta faz um fórum técnico, objetivo e sem fins lucrativos.

Tive um cadence digital de 2000wrms. Tinha um grave muito bom pra um digital.

Compartilhar este post

Link para o post

Que falta faz um fórum técnico, objetivo e sem fins lucrativos.

Tive um cadence digital de 2000wrms. Tinha um grave muito bom pra um digital.

Nunca tive um digital.. e os caras da minha cidade só usam pra tocar woofers de 15''

É verdade q o som dos digitais em subwoofers não dá aquele grave long e incorpado? buuuuuummmmmmm bummmmmm

Compartilhar este post

Link para o post

Generalizar assim não é verdade. Podem existir alguns digitais que possuem banco capacitivo e fonte mal dimensionados que podem provocar uma perda significativa em um range de baixas frequências.

Até um tempo atrás, a maioria dos amplificadores digitais automotivos eram destinados apenas para vias de subgrave.

Compartilhar este post

Link para o post

Generalizar assim não é verdade. Podem existir alguns digitais que possuem banco capacitivo e fonte mal dimensionados que podem provocar uma perda significativa em um range de baixas frequências.

Até um tempo atrás, a maioria dos amplificadores digitais automotivos eram destinados apenas para vias de subgrave.

subgrave / grave..

com uma fonte boa e o pwm bem regulado, nao ha necessidade de um banco capacitivo muito extenso..

nos AB fazia uma boa diferença.. nos Classe D.. se a fonte for bem regulada, pode fazer pouca ou nenhuma..

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

subgrave / grave..

com uma fonte boa e o pwm bem regulado, nao ha necessidade de um banco capacitivo muito extenso..

nos AB fazia uma boa diferença.. nos Classe D.. se a fonte for bem regulada, pode fazer pouca ou nenhuma..

Otima observação, mas neste caso foi em referencia a algumas marcas que confiam bastante na sua "regulagem" do chaveamento e acabam dependendo muito da fonte (que já trabalham perto do limite) e o banco capacitivo. É fácil ver reclamações do tipo "não desce" aqui no fórum.

Compartilhar este post

Link para o post

:+1

Qnd a cadence fabricava seus amps na california, eram TOP's... provavelmente, esse amp é o mesmo de alguns pyramid, booster, etc.

Junto com a MMats o que era produzido na Califórnia era animal!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...