Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Abreu

Amplificadores "classe A" no mercado

Recommended Posts

Concordo plenamente!

Quando se possue um sistema "bom de verdade", fica facil notar o quanto um DSP/processador/TA, limita ,e altera o sinal original...

Então ,o jeito é tentar ajustar a imagem com outros recursos menos predatórios! pasmafaute

:+1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acredito que eu tenha entendido o manuel errado.

Peço desculpas se foi ese o caso.

Como o tópico não é sobre esse amp em particular, não vamos nos prolongar.

Porém se o canal A dele é realmente "classe A", posso dizer por experiência que o som não tem nada de especial. É um bom amp, porém esperava mais de um classe A.

Compartilhar este post

Link para o post

Então, só esclarecendo que não li o manual em italiano, só perguntei de acordo com que falaram no tópico!

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Parli italiano?

Se não fica difícil interpretar o manual...

Onde no manual está dizendo que eles são AB?

Na verdade fica bem claro que são canais independentes, com ganhos independentes, cortes independentes, entradas de sinal independentes...

A THD entre eles é diferente, sendo de 0,05% para os AB e de 0,01% para os classe A.

Eu acho que fica bem claro o que é a 5.1k aqui no proprio site da Audison:

"The LRx 5.1k represents Audison's solution for two or theree-way plus subwoofer systems design, with the potential to actively "tri-amp" a complete speaker system, with 2x50 high-end "A Class Biased" channels for tweeters or midrange, 2x250 W AB class channels for the mid and/or woofer drivers and a powerful 1150 W auD-class mono channel for power starved subwoofers."

Abraços.

Por acaso eu falo italiano... não que precise já que o manual está em inglês tb.

http://130.com.ua/manuals/en/Manual-Car-amplifier-Audison-LRx-5.1k.pdf

Ainda nada de falar que o amp tem canais classe A. Ele só chama os canais com THD menor e potência menor de "Canais A" e os canais com THD maior e potência maior de "Canais B", classe mesmo só fala em AB e D.

The LRx 3.1k and 5.1k are multi-channel power amplifiers designed to drive complete systems.

Two or four traditional high-power channels are combined to the performance and efficiency of

digital technology to easily achieve bursting pressure levels. Front-Sub, Front-Rear-Sub or

bi-amplified multi-way systems, ABDs still feature the same characteristics of ABs adding a final

high-current digital section: 750 watt on 4 ohm and more than 1000 watt on 2 ohm.

The versatile interface of the ECI modules and the independent filters with control capability, the

practical service functions and the continuous electronic test of the operating status are the

simplest way to add Audison sound to your system.

Agora a planilha de especificações:

http://www.audison.eu/xml/products/pdf/audison_support_technical_sheets/audison_LRx5_1k_tech_EN.pdf

Its high-quality AB Class output stages provide two channels with 250W (RMS),

combined with another pair of channels rated at 50W (RMS), perfect for active two-way

front speaker systems.

E o pior... o fantástico THD dos canais supostamente classe A vai de 0,01% para 0.3% na potência nominal, bem acima por exemplo dos fantásticos 0,005% dos Mcintosh "Classe AB".

Pode ser um amp muito bom, com todos os canais de amplificação necessários para um bom sistema SQ, mas pra mim parece mais um produto de propaganda que se usa da dúvida e especificações estranhas para conquistas compradores.

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso eu falo italiano... não que precise já que o manual está em inglês tb.

Ainda nada de falar que o amp tem canais classe A. Ele só chama os canais com THD menor e potência menor de "Canais A" e os canais com THD maior e potência maior de "Canais B", classe mesmo só fala em AB e D.

http://www.audison.eu/xml/products/pdf/audison_support_technical_sheets/audison_LRx5_1k_tech_EN.pdf

E o pior... o fantástico THD dos canais supostamente classe A vai de 0,01% para 0.3% na potência nominal, bem acima por exemplo dos fantásticos 0,005% dos Mcintosh "Classe AB".

Pode ser um amp muito bom, com todos os canais de amplificação necessários para um bom sistema SQ, mas pra mim parece mais um produto de propaganda que se usa da dúvida e especificações estranhas para conquistas compradores.

Bem Off, acho que você não leu esse trecho aqui:

"The LRx 5.1k represents Audison's solution for two or theree-way plus subwoofer systems design, with the potential to actively "tri-amp" a complete speaker system, with 2x50 high-end "A Class Biased" channels for tweeters or midrange, 2x250 W AB class channels for the mid and/or woofer drivers and a powerful 1150 W auD-class mono channel for power starved subwoofers."

É onde fala claramente que os canais são classe A.

É um amplificador muito bom sim, eu usei dois deles por bastante tempo e só tenho elogios a fazer.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Acredito que eu tenha entendido o manuel errado.

Peço desculpas se foi ese o caso.

Como o tópico não é sobre esse amp em particular, não vamos nos prolongar.

Porém se o canal A dele é realmente "classe A", posso dizer por experiência que o som não tem nada de especial. É um bom amp, porém esperava mais de um classe A.

Bem n3no, o Audison 5.1k é muito honesto.

Pelo valor que ele custa, eu acho ingenuidade esperar mais qualidade do que ele possui.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

with 2x50 high-end "A Class Biased" channels for tweeters or midrange, 2x250 W AB class channels

Só pela mudança na forma de escrita, eu já afirmo que não são canais classe A puro. Senão seria "2x50 high-end A class channels for tweeters or midrange, 2x250 W AB class".

Esse A class biased pode ser simplesmente um bias mais puxado pro "A", ou seja, um bias maior.

Compartilhar este post

Link para o post

A Class Biased não é classe A puro. É um AB "apimentado" para funcionar como se parecesse um classe A. É melhor que um AB normal? Claro. É melhor que um classe A puro? Em termos de qualidade é muito difícil, mas para o ambiente automotivo com suas restrições de funcionamento de um classe A puro com certeza. É melhor que um canal classe AB de um amp hi-end (sinfoni, mcintosh, genesis, etc)? Duvido muito.

Eu até achava que era uma jogada de marketing para induzir o consumidor a achar que recebia uma coisa que não recebe. Pelo que eu vejo a Audison em si deixou as informações claras sobre o que o amp é ou não é. Mas hoje vejo que é mais vindo dos lojistas e as vezes do próprio consumidor que levou a gerar esse mito em torno do 5.1k.

Compartilhar este post

Link para o post

Não tb. Fala só do input class A.

Pela potência tb é impossível que seja. Teria o peso do carro fazer um class A de 1000W. É um dos famosos amps fantasmas que surgiram no final da década de 90. São amps que trabalham com alta corrente e impedâncias muuuuito baixas para entregar alta potência. Assim como os audio art HC. Eram usados na época para driblar os limites das faixas de potência de campeonatos de áudio na época. Vc assina com um amp 2x25W na ficha e o amp entrega 1000W em 1 ohm depois.

Compartilhar este post

Link para o post

Não tb. Fala só do input class A.

Pela potência tb é impossível que seja. Teria o peso do carro fazer um class A de 1000W. É um dos famosos amps fantasmas que surgiram no final da década de 90. São amps que trabalham com alta corrente e impedâncias muuuuito baixas para entregar alta potência. Assim como os audio art HC. Eram usados na época para driblar os limites das faixas de potência de campeonatos de áudio na época. Vc assina com um amp 2x25W na ficha e o amp entrega 1000W em 1 ohm depois.

Lembro muito bem do Audio Art 100 HC ,a minha assistencia tecnica ,era a autorizada da Troy Imports na época que importava esses amplificadores e outras marcas (Us-amp etc....)

Era um bom amplificador Classe A/B de alta corrente ,com 5 pares de transistores de saida (2n6488), e crossover aivo.

Mas tb não era Classe/A

Compartilhar este post

Link para o post

Este era um Class A/B com bias forçado pra Classe A "A quarter" ,que trabalha em Classe-A até 1/4 da potencia. []-[]

E a saida , usava varios transistores na configuração : Darlington : TIP102 /TIP107

Editado por Francowharf

Compartilhar este post

Link para o post

Só lembrando, que qualquer amplificador AB pode, com modificações simples, virar um "classe A", ou seja, entregando parte da potência em classe A.

Trocando os resistores que ficam nos emissores dos transístores de saída por resistores de maior resistência (e potência), ´dá pra subir o BIAS até alguns volts.

Por exemplo usando resistores de 1 ohm, dá pra chegar a um bias de 2V (entre emissores), o que dá 1A idle por canal. Se tiver dissipador pra segurar o calor extra, beleza.

Ou seja, não tem MUUUUUITO mistério nessa configuração não. Aliás, não tem nenhum.

Compartilhar este post

Link para o post

Só lembrando, que qualquer amplificador AB pode, com modificações simples, virar um "classe A", ou seja, entregando parte da potência em classe A.

Trocando os resistores que ficam nos emissores dos transístores de saída por resistores de maior resistência (e potência), ´dá pra subir o BIAS até alguns volts.

Por exemplo usando resistores de 1 ohm, dá pra chegar a um bias de 2V (entre emissores), o que dá 1A idle por canal. Se tiver dissipador pra segurar o calor extra, beleza.

Ou seja, não tem MUUUUUITO mistério nessa configuração não. Aliás, não tem nenhum.

Tah, mas como fica a potencia estimada? Voce acha que tal tipo de modificacao vale a pena?

Abracos

Compartilhar este post

Link para o post

Tah, mas como fica a potencia estimada? Voce acha que tal tipo de modificacao vale a pena?

Abracos

Vale sim a pena, como parte de várias outras modificações.

Fora isto, vai esquentar MUITO, e consumir muita energia. Então se não for pra ficar avassalador digdindigdindigdin, não vale a pena.

Compartilhar este post

Link para o post

Kleber, uma pergunta que pode soar até absurda. Existiria a possibilidade de se fazer um amp usando tripath com BIAS alto na saída?

Compartilhar este post

Link para o post

Tripath? Não vejo nenhuma vantagem, já que o amp trabalha em corte/saturação. BIAS só faria ele esquentar... hauhauhauhauhau

Se é pra esquentar, melhor ficar no AB mesmo.

Tem coisas melhores pra fazer num tripath, como um BOM buffer na entrada.

Compartilhar este post

Link para o post

Seria acrescentar algo tipo isso???

Com 5k de impedância de saída? Não... muito alta.

Digo algo tipo isso:

ls.buffer.gif

Simples e efetivo. Especialmente pra quem tem um Blau "diprástico" na mão.

Compartilhar este post

Link para o post

klebewr e franco, me desculpem, mas qual a formação de vocês?

não to entendendo muita coisa, mas fica a admiração.

em que curso aprendo isso?

engenharia elétrica?

Compartilhar este post

Link para o post

klebewr e franco, me desculpem, mas qual a formação de vocês?

não to entendendo muita coisa, mas fica a admiração.

em que curso aprendo isso?

engenharia elétrica?

Eu sou publicitário, mas sou fuçador desde muito novo. Meu irmão trabalha com PA desde antes de eu nascer, uns primos meus mexiam com eletrônica e me ensinaram alguma coisa desde cedo...

Nunca fiz curso nenhum, até pensei muito em me especializar, mas nunca levei à frente.

Compartilhar este post

Link para o post

to trabalhando de plantão e agora sobra mais tempo... vou procurar um curso técnico de eletronica... acho que com um curso desses já dá para boiar menos né?

Compartilhar este post

Link para o post

Foi a mesma impressão que eu tive.

Molto grazie

Compartilhar este post

Link para o post

Lembro muito bem do Audio Art 100 HC ,a minha assistencia tecnica ,era a autorizada da Troy Imports na época que importava esses amplificadores e outras marcas (Us-amp etc....)

Era um bom amplificador Classe A/B de alta corrente ,com 5 pares de transistores de saida (2n6488), e crossover aivo.

Mas tb não era Classe/A

Som maravilhoso dos AA! Meu primo teve um dessa série num XR3 94 tocando um sub OZ Audio de 12" numa caixa MUITO bem feita pela Palace Stereo Car (Sto. André) e um kit Kenwood top da época, QUE SOM!

Compartilhar este post

Link para o post

to trabalhando de plantão e agora sobra mais tempo... vou procurar um curso técnico de eletronica... acho que com um curso desses já dá para boiar menos né?

Cara, se você pegar um professor que GOSTA de analógica E audio (como um que tive no SENAI), ele te ensina por PRAZER!

Eu tirei carta e não dirigi, sou técnico em eletro-eletrônica e mecatrônica, aham, e gerente de vendas. :blink:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...