Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Francowharf

Full-range substitui kit 2 vias Hifi, com custo baixo

Recommended Posts

Ah, com tweeter são outros quinhentos.

 

Mas pezinho? Aí perde a graça... em cima do painel, 0,5L, e já toca muito bem!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só uma duvida.

 

colocar preenchimento interno melhora alguma coisa?

 

qual é o revestimento ideal pra se colocar no caso??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

franco, reli o topico, imaginei td e ainda me ficaram algumas perguntas, se puder responder, seria otimo:

 

1- vc tem volume com esses fulls ? Digo, da pra aumentar pros momentos anti-stress e ele aguenta? Pq 15rms é realmente pouco... Ainda mais pra mim que ando com o vidro aberto, buraco na cidade inteira, carro sem acustica feita, etc , etc, uma coisa é ser hi-fi dentro de um carro com alto isolamento acustico, outra coisa é conseguir ouvir alguma coisa num som baixo e num carro 1.0 rodando pelas ruas...

 

2- ainda na parte de potencia: ele racha em alto volume?

 

3- como vc ligou eles? Pq a maioria dos amps sao acima de 75rms, e um full de 15~25rms tem que ter muita sensibilidade pra regular o ganho e deixa-lo atenuado, certo?

 

4- o full ira funcionar como um tw mais amplo é isso? nada de spl, agressividade, se por ventura eu precisar retirar o sub/woofer numa viagem, fico soh com o som sem peso algum, correto?

 

5- vc diz que o sistema esta no nivel de um BOM kit 2 vias, poderia dizer que nivel seria esse ? (morel tempo, access, 165v30, dls?)

 

abraco

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não sou o Franco, mais como ja testei os FULLs Tangband sem TW posso dizer tbm a respeito...e quebrar esse TABU que pra tocar bem TEM QUE TER POTENCIA.

 

 

1- vc tem volume com esses fulls ? Digo, da pra aumentar pros momentos anti-stress e ele aguenta? Pq 15rms é realmente pouco... Ainda mais pra mim que ando com o vidro aberto, buraco na cidade inteira, carro sem acustica feita, etc , etc, uma coisa é ser hi-fi dentro de um carro com alto isolamento acustico, outra coisa é conseguir ouvir alguma coisa num som baixo e num carro 1.0 rodando pelas ruas...

 

 

Meus FULLs Tangband Bamboo 1318SA tem "apenas" 15wrms, estão tocando de 250hz HP até onde conseguirem

 

e vou te dizer que eles tocam muito alto, o ganho no amp (Clarion APA2160) está em uns 20% ou nem isso...

 

Da pra perceber que aguentam mais ainda, mais não tem como levar ao limite porque pra mim ja ta alto até D+...e olha que eu vim do SPL.

 

da até pra fazer um xurras com os amigos tomando uma beer e escutando um somzim

 

claro que tudo tem limites...mais tocam muito alto mesmo que vai chegar a encomodar voce e não vai estar no limite do falante

 

 

POR ISSO QUE SEMPRE DIGO...POTENCIA NÃO É TUDO

 

 

2- ainda na parte de potencia: ele racha em alto volume?

 

Se voce está querendo saber se Distorce, não distorce não...claro que não vai querer lascar potencia D+ no full que ai tbm não há nda que aguente

 

 

3- como vc ligou eles? Pq a maioria dos amps sao acima de 75rms, e um full de 15~25rms tem que ter muita sensibilidade pra regular o ganho e deixa-lo atenuado, certo?

 

A regulagem é simples, zera o ganho e vai aumentando até onde voce ve que está tocando numa altura legal, no meu como disse acima está em uns 20% o ganho (2x80wrms a 4ohms)

 

4- o full ira funcionar como um tw mais amplo é isso? nada de spl, agressividade, se por ventura eu precisar retirar o sub/woofer numa viagem, fico soh com o som sem peso algum, correto?

 

o FULL ao meu ver é muito superior ao TW pela faixa de frequencia que ele trabalha...

 

por melhor que seje o TW vai ficar na faixa de uns 1800hz pra cima...ja pro FULL da pra usar em uma frequencia bem baixa em relação aos TW..no meu caso está em 250hz 12db/oitava...

 

e a diferença da sonoridade é bem grande, voz muito encorpada, o timbre é muito bom mesmo, por baixar a frequencia o palco sobe e muito

 

é claro que vc não vai usar apenas o FULL na frente do carro...precisa de MIDBASS ou SUB, pra preencher a lacuna...

 

No meu caso tenho 2 subs JL 6w0 em pezinhos, tocando de 40hz 24db/oitava a 200hz 12db/oitava

 

E TE GARANTO QUE SE FOR SOM PRO DIA A DIA, NEM DE SUB PRECISA, os JL 6w0 toca muito bem nessa faixa, dispensando o sub

 

 

 

5- vc diz que o sistema esta no nivel de um BOM kit 2 vias, poderia dizer que nivel seria esse ? (morel tempo, access, 165v30, dls?)

 

abraco

 

Ai o Franco pode explicar melhor pelos testes que ele fez...

 

Mais com certeza eu acho mais Vantagem um 2-Vias com FULL do que o 2-vias convencional pelo q eu citei acima... :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma coisa é uma coisa outra coisa é outra coisa.

 

Tw serve para tocar frequencias altas,

 

o full em toca medios e altas, mas ele não consegue tocar altas como um tw (na minha opinião).

Editado por leorbolato

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma coisa é uma coisa outra coisa é outra coisa.

 

Tw serve para tocar frequencias altas,

 

o full em toca medios e altas, mas ele não consegue tocar altas como um tw (na minha opinião).

 

Sim, Leandro, o TW sobe mais sim...mais nda que atrapalhe usar apenas o FULL por exemplo...

 

pra mim que sou surdo devido ao SPL...não sinto falta nenhuma...kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso é verdade Diego, tem de ver ate qto que realmente precisamos subir.

 

Alem do SPL a idade ajuda tb :vts

 

O jaopuneis colocou um cd uma vez com várias frequencias que começavam em 20kHz e desciam 19, 18...

Só consegui ouvir algo em 17kHz, acima disso nada...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

diego valeu pelas explicacoes...

 

esse 2 vias com o full esta em bi-amp certo?

 

onde se encontra fulls pra vender no br a precos rasoaveis?

 

quais midbass honestos serviriam pra funcionar como mid? muitos torcem o nariz pros bravox, nar etc.... algum seria opcoes? Penso em montar algo assim mas iria partir prum frank pensando no baixo custo.

 

Minha idéia é

 

Mono : DPX11551 + 2 subs de 10 clarion (500rms cada)

 

Stereo: mid bass + full (aceito sugestoes obviamente) tocados por um prs-d4000f

 

 

Consigo os mid da soundstream, modelo pcc6n (alias consigo o kit inteiro por R$200,00 semi novo, mas como nao achei uma só pessoa que ouviu direito, fico com o pé atras de compra-lo)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

diego valeu pelas explicacoes...

 

esse 2 vias com o full esta em bi-amp certo?

 

onde se encontra fulls pra vender no br a precos rasoaveis?

 

quais midbass honestos serviriam pra funcionar como mid? muitos torcem o nariz pros bravox, nar etc.... algum seria opcoes? Penso em montar algo assim mas iria partir prum frank pensando no baixo custo.

 

Minha idéia é

 

Mono : DPX11551 + 2 subs de 10 clarion (500rms cada)

 

Stereo: mid bass + full (aceito sugestoes obviamente) tocados por um prs-d4000f

 

 

Consigo os mid da soundstream, modelo pcc6n (alias consigo o kit inteiro por R$200,00 semi novo, mas como nao achei uma só pessoa que ouviu direito, fico com o pé atras de compra-lo)

 

MID vc consegue coisa boa no forum...

 

o Bravox que é honesto e toca muito bem em pezinhos é aquele 60B se não me engano...o Markto tinha um par e fazia muito bem o papel dele...

 

aqui no forum e no Mercado livre tem coisa interessante...

 

um amigo meu tem o MID da Alpine...modelo SR alguma coisa ashuaisauisuai...ele ta vendendo te mandei MP...vlwww

 

 

EDIT: esqueci de mencionar, sim tem que ser em BI-AMP...teria q ser um amp que faça pelo menos corte HP e corte LP em 250hz...só que mais seria melhor um pouco mais...

 

como um Hertz Ep4 por exemplo...Clarion APX490m e etc

Editado por Diego Alves

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

li tudo e nao compreendi muita coisa...

 

tem kit 2 vias ou nao tem???

 

onde compramos esse full? eu ligo ele direto no amp? Vem com as caixinhas?

 

EU tenho 2 amps, um mono e um full, sera q vale a pena ficar com o mono soh pros subs e jogar um par de full no painel e um par atras? é isso?

 

fiquei perdido, nao estou no nivel de vcs... Gostei da ideia (se é que entendi direito) !

Sim,de acordo com a explicação acima, eu uso o controle de Fader do meu HU para comparar os dois sistemas:

Fader front = Full-Range

Fader Rear = kit de 2 vias

Fader no centro =tudo tocando ao mesmo tempo.

Este falante ,te a venda no site da madisound no link : https://www.madisound.com/store/product_info.php?manufacturers_id=153&products_id=8698

Não da pra ligar diretamente em qualquer amplificador , fica muito ruim sem o filtro RLC , e High-pass

As "caixinhas" eu mandei fazer com 0,5 lt de volume ,e revesti com lã acrilica

Ficou muito bom ,e pelo corte de frequencia ,o SPL ficou muito forte!!

Abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Top demais franco! Show de bola teu projeto.

 

Como eu te disse por MP, eu estava atrás de um fullrange para tocar meu novo projeto e esse seu vai encaixar blz!

 

Esclareceu bastante minhas dúvidas, agora queria saber como se comporta esse full off-axis?

 

Vlws.

Como a maioria dos Full-range , a resposta Off-axiss ,atenua a definição das altas frequencias !

Mas a resposta polar é bem interessante !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu já tive um full de 2" sem tweeter, o fabricante recomendava cortar em 1khz 12db, ele subia bem e a descida até os 1khz não é de todo ruim, mas, nas altas ele não tinha brilho, aquele brilho característico dos tweeters.

 

Fullrange pra descer mais, tipo 500Hz, na minha opinião, tem que ser de pelo menos 3". Melhor ainda se for de 4". Abaixo disso eu não tentei, nem ouvi, mas temo cornetar. Digo isso pq já ouvi midrange de 4" cortado a 500Hz e achei um pouco cornetado. Porém, dependendo do projeto do driver em questão, materiais e parâmetros, é muito provável que não seja tão dramático assim como penso. Um dia ainda vou testar um Scan 12m cortado abaixo dos 500Hz.

 

Cirodiassssssssss, pega o Peerless HDS fio, barato e bem colocado no teste. Vamo ve que bixo dá.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

a madisound envia pro BR??

 

meu amp stereo é PRS-D4000f tem vááá'rias regulagens, sera que serve pra um sistema com esse full??

 

abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu ja fiz um teste com os TangBand Bamboo 1318SA 3"...tenho um 3-way (Subs JL 6w0 - FULL Tangband e TW Dayton) e desliguei em um teste os TW dayton...

 

e o FULL se comportou muito bem mesmo...podendo ficar tranquilamente sem TW...

 

essa era minha ideia antes de montar o 3-Way...

 

eu ia colocar apenas um FULL de 2.5" ou 3" no painel e boa...

 

 

Sempre achei que o som de um FULL no painel é imbativel...o timbre da voz fica excelente mesmo.

 

e na madisound tem muita coisa boa pra testar =D

Concordo plenamente!1

La na Madisound tem muita coisa boa ,e com preço justo!

Ultimamente a maioria dos meus clientes ,estão comprando os falantes e os kits "bons de verdade", e o custo tem se apresentado bem inferior aos vendidos aqui no Brasil ,e mesmo com todos os encargos de frete ,etc...

Vale a pena mesmo!

Essa semana eu encomendei um par de "Dual concentrico" da Seas ,para fazer algumas experiencias !

Estou ansioso para testar estes :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

franco, reli o topico, imaginei td e ainda me ficaram algumas perguntas, se puder responder, seria otimo:

 

1- vc tem volume com esses fulls ? Digo, da pra aumentar pros momentos anti-stress e ele aguenta? Pq 15rms é realmente pouco... Ainda mais pra mim que ando com o vidro aberto, buraco na cidade inteira, carro sem acustica feita, etc , etc, uma coisa é ser hi-fi dentro de um carro com alto isolamento acustico, outra coisa é conseguir ouvir alguma coisa num som baixo e num carro 1.0 rodando pelas ruas...

 

2- ainda na parte de potencia: ele racha em alto volume?

 

3- como vc ligou eles? Pq a maioria dos amps sao acima de 75rms, e um full de 15~25rms tem que ter muita sensibilidade pra regular o ganho e deixa-lo atenuado, certo?

 

4- o full ira funcionar como um tw mais amplo é isso? nada de spl, agressividade, se por ventura eu precisar retirar o sub/woofer numa viagem, fico soh com o som sem peso algum, correto?

 

5- vc diz que o sistema esta no nivel de um BOM kit 2 vias, poderia dizer que nivel seria esse ? (morel tempo, access, 165v30, dls?)

 

abraco

Volume?

O resultado deste sistema bem ajustado , é bem ensurdecedor !!

O SPL ,e bem satisfatório pra grande maioria de pessoas que ja ouviram tocando!

Com o filtro e corte correto ,ele não "racha" em alto volume!

Vc ja ouviu algum sistema da "Acoustimass da Bose" residencial?

É basicamente o mesmo resultado , só que com preço de Banana :) U$22 cada , e o filtro tb é barato!

Tratando-se de um falante eficiente, ele não necessita de grandes potencias para falar "alto"

Mas sózinho ,ele não faz milagres !

No sitema da Bose acoustimass ,o corte do woofer é de 200 hz HP-LP ,e agrada a grande maioria

Eu comparo muito com meu kit da Dynaudio 220

Vc esta em São Paulo?

Vamos combinar pra voce dar uma ouvidinha neste sistema ?

É sempre bom ter uma opinião a mais

Abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

a madisound envia pro BR??

 

meu amp stereo é PRS-D4000f tem vááá'rias regulagens, sera que serve pra um sistema com esse full??

 

abs

Sim , eu ja compro lá a uns 7 anos ,e nunca tive nenhum problema!

Acabei de ver uns de 2 polegadas da propria Vifa ,e ja mandei vir p teste tb!

Abs

Editado por Francowharf

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim , eu ja compro lá a uns 7 anos ,e nunca tive nenhum problema!

Acabei de ver uns de 2 polegadas da propria Vifa ,e ja mandei vir p teste tb!

Abs

 

Franco, eu estou com um parzinho de TB 2" aqui parados, estou sem tempo para mexer mas se você quiser brincar com eles é só falar que eu disponibilizo.

http://www.parts-express.com/pe/pshowdetl.cfm?&Partnumber=264-805

 

Vou ver com o rick dependendo voce pega com ele.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Franco, eu estou com um parzinho de TB 2" aqui parados, estou sem tempo para mexer mas se você quiser brincar com eles é só falar que eu disponibilizo.

http://www.parts-express.com/pe/pshowdetl.cfm?&Partnumber=264-805

 

Vou ver com o rick dependendo voce pega com ele.

 

Se fosse de 8ohms, vixiiiiiiiiiii...teria planos para ele...kkkkkkkkkkkkkkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Franco, tem algum lugar onde posso ler mais sobre esse filtro RLC? De preferencia em português hehehe. Tenho uns drivers aqui que eu não tinha aprovado mas acredito que tenham potencial mesmo assim.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Franco, eu estou com um parzinho de TB 2" aqui parados, estou sem tempo para mexer mas se você quiser brincar com eles é só falar que eu disponibilizo.

http://www.parts-express.com/pe/pshowdetl.cfm?&Partnumber=264-805

 

Vou ver com o rick dependendo voce pega com ele.

Parece bem interessante esse modelo. Tem mais algum aí sobrando?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu tenho esses aqui parados:

http://www.parts-express.com/pe/showdetl.cfm?Partnumber=264-808

 

teve uma época no fórum que a galera tava usando bastante

 

gostei bastante em casa, mas no carro acho que vou sentir muita diferença em relação ao NAR Ti

 

mas quem sabe no próximo carro eles não vão parar nas colunas

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu tenho esses aqui parados:

http://www.parts-express.com/pe/showdetl.cfm?Partnumber=264-808

 

teve uma época no fórum que a galera tava usando bastante

 

gostei bastante em casa, mas no carro acho que vou sentir muita diferença em relação ao NAR Ti

 

mas quem sabe no próximo carro eles não vão parar nas colunas

Esse eu já conheço hehehe, estava interessado no outro mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

gariba, esse vifa eh superior ao tang band que o drico mencionou mesmo, mas custa bem mais.

 

Dependendo da musica, os vifa nem precisam de complemento de sub / woofer; e tw junto, so se for pra dar a extensao nos agudos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...