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Beto TunningWay®

TORNEIO INTERLAGOS DE REGULARIDADE

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Escort+no+Laranja.jpg

 

"O Escort Zetec 1,8 16V ano 1998 da minha filha estava para ser vendido. Fui enrolando, porque gosto muito do carro e estou pensando em ficar com ele pra rodar tranquilo em São Paulo no meio da motoboyzada maluca e buzuns assassinos. Além do mais ele foi comprado do Bob Sharp, então ele veio bem cuidado, tudo certinho.

 

Mas, fazer o quê se ela cismou de comprar um Alfa Romeo 145? Fizemos uma vaquinha, juntamos R$ 16.500,00 e compramos um Alfa de 1996 com 55 mil km, zerado, perfeito, e ela está feliz, curtinho seu carro.

 

E aí me avisaram que neste último fim de semana haveria a 2ª etapa do Torneio de Regularidade em Interlagos organizado pelo Jan Balder, piloto das antigas e experiente organizador de ralis.

Entrei no site: http://regularidade-interlagos.webnode.com e fui verificar as condições.

 

Sábado seria para os carros antigos fabricados até 1986, ou seja, acima de 25 anos, e domingo seria o dia dos fabricados de 1986 para cá.

 

Pensei em inscrever minha filha com o Alfa, para ela, com a segurança que a pista oferece, conhecer melhor o seu carro, e eu iria de navegador, assim eu poderia orientá-la. Mas aí vi que nos carros só iriam os pilotos, sem navegador, e aí afinei, tive medo de pintarem uns fominhas forçando ultrapassagens nas curvas e ela se atrapalhar, ficar nervosa... coisa de pai. Então desisti.

 

Porém até aí já tinha me dado a febre e resolvi ir eu mesmo, de Escort mesmo.

 

Esse lance de rali de regularidade acho meio enjoativo, não é muito meu estilo, mas daí vi que eu poderia escolher um tempo que para o Escort é considerado baixo 2:32. Vi num vídeo que eu havia feito andando num Ferrari 308 GTS, meio que passeando na pista mas andando rápido, e medi o tempo. Dava coisa de 2:25. Então 2:32 num Escort era ca****. Beleza! E eu não estava nem aí pra ganhar taça nem nada. Iria pra me divertir e boa. Pilotar em Interlagos é sempre gostoso, tanto fazendo o carro, até pedalando um velocípede é legal, pelo menos pra mim.

 

A inscrição de R$ 330,00 dava pra encarar.

 

A regra é a seguinte: você, de capacete, CNH em dia e carro vistoriado (pneus e luzes de freio em ordem), anda 15 minutos pela pista. Nesse período é para você ter um cronômetro dentro do carro (ou alguém nos boxes te cronometrando) e aí achar um tempo que considera confortável para manter durante os próximos 45 minutos – a prova toda dura uma hora.

 

Passados esses 15 minutos os boxes se abrem e você entra, e aí diz a um organizador o tempo que você deseja cumprir. Eles te dão três opções: 2:32, 2:44 ou 2:51.

 

E daí você volta pra pista e toca o bonde.

 

Ao final da prova serão computadas só as suas 10 melhores voltas, ou seja, as 10 mais próximas do tempo escolhido, e essas dez é que definirão sua colocação.

 

Antes da largada são colocados dois sensores em seu carro, além de um plástico colante com o seu número. O plástico não afeta a pintura nem nada, mas é mais prático colocá-lo no vidro da janela lateral traseira esquerda.

 

Ao longo da pista ficam 4 ou 5 PCs, Postos de Controle, então, não adianta descer a lenha a volta inteira e frear só antes da linha de chegada pra passar por ali com o tempo escolhido. Os que foram pra ganhar sacaram onde estavam esses vários PCs e um pouco antes freavam ou aceleravam. Ou seja, o tempo escolhido valia para cada vez que você passava por aquele PC.

 

O melhor jeito de cumprir uma regularidade sem ter um navegador nem nada é descer a lenha o máximo que puder, pois assim, mantendo-se sempre no limite, a variação de tempo é muito menor do que andando na maciota.

 

Esse era o meu plano, andar no ca**** o tempo todo, o que convinha pra diversão. Pensava em tocar a 2:32, que estimava ser o limite do Escort sem maltratar o motor ou os freios acabassem.

 

Antes eu convencera o meu amigo Elio a ir com seu Mercedes CSL, um carro espetacular, excelente de chão e tudo, e com um bom motor V-6 de 270 cv. Ele nunca pilotara em Interlagos ou em pista alguma e dirige muito bem, só não tem experiência de pista. O amigo Bam-Bam iria com o tal Mercedes SLK 1998 do post que fiz há uns meses, que recém comprou, mas de última hora afinou alegando uma paixão avassaladora nova lá, mas acho que era xilique com o carro novo, frescura.

 

Elio+e+Arnaldo.jpg

 

Falei então para o Elio para colar na minha traseira pra ir vendo o caminho, pra ele evitar sair do trilho porque fora do trilho estava com uma areinha escorregadia, e ir sacando as tomadas etc. E depois que ele me passasse, já que o carro dele é um canhão perto do Escortinho.

 

E foi dada a largada em movimento e em fila indiana!

 

Parece que é um tipo de largada besta, mas logo sai um pega pra capar nervoso, piloto é bicho besta, eu incluído, e todo mundo sai dando o que pode, caçando e sendo caçado.

 

Bom, esqueci do Elio e ele sumiu lá para trás. Olhei uma ou duas vezes pelo retrovisor e não vi mais o cara, então ele que se virasse que eu já estava com bastante trabalho por aqui porque o pau tava comendo.

 

Ele fez o certo. Maneirou e foi sacando a jogada.

 

E o pau comendo. Tinha Fox com motor V-6 central-traseiro feito pelo Fabio Birolini e Alaor Espósito (farei um post da oficina-ateliê deles, fantástica), tinha Porsche Boxster S, tinha Porsche GT3 novo, Mustang Boss novo, Fiesta novo, Voyage novo, Voyage véio mexido, Peugeot 207, Kadet GSI, Fiat Stilo, Alfa Romeo 155 e outro Escort igualzinho ao meu, com uma moça guiando, e mais uma tantada de carros totalizando 32.

 

Porsche+GT3.jpg

 

E o pau comendo. Na 2a ou 3a volta, fui frear no fim da Reta Oposta para fazer a Curva do Lago e o coitadinho do Escort começou até que freando bem, mas aí senti que estava dando fading. O pedal não afundara, estava firme no lugar dele, mas as pastilhas dos freios é que escorregavam, não agarravam, coitadas.

 

Se o pedal afundasse seria sintoma de que o fluido estaria fervendo, borbulhando. Mas não – era fading mesmo.

 

Caceta! O jeito seria maneirar, senão eu não iria aguentar uma hora sem passar reto numa curva. Maneirei um pouco, poupando os freios, passando a frear mais cedo e menos forte.

 

Tentei cronometrar com o relógio digital de pulso vagabundo, mas nada. Não conseguia me entender com aquele desgraçado. O meu cronômetro legal de pendurar no pescoço alguém pedira e não devolvera, sei lá quem, o fiadamãe, e eu com aquela joça no pulso que me dizia em que ano eu estava, como o mar estava de onda, como estava novela das 8, mas cronometrar que é bom, nada.

 

Os pneus foi outro erro meu. O primeiro foi não ter colocado pastilhas novas e boas mesmo. Dias antes eu mandara o mecânico verificar as pastilhas dianteiras e lonas traseiras, e ele disse que estavam boas e tudo bem, mas eu deveria é ter colocado novas e sondado quais seriam as boas mesmo, dizem que a Bendix está fazendo pastilhas boas de novo.

 

Os pneus: em São Paulo costumo rodar com 28 libras na frente e 26 atrás, pro Escort rodar mais macio na buraqueira, e um dia antes, no sábado, eu coloquei 38 libras nos dianteiros e 34 nos traseiros e saí para rodar por São Paulo. Achei que o carro patinava muito, que perdia muito grip, mas é que o chão estava um pouquinho úmido de uma garoa que caíra. Mesmo assim avaliei que 38 na frente seria demais.

 

Baixei pra 34 na frente e 30 atrás, já que a traseira é mais leve e força menos nas curvas, já que o carro tem coisa de 63% do peso na frente e, nas entradas de curvas, com a freada, recai sobre a frente ainda mais peso.

 

E errei nessa também, pois os pneus dianteiros estavam dobrando nas curvas. O lance é, para entrar na pista tem que colocar 30% a mais que o recomendado para se andar na rua. Isso no seco. Se estiver chovendo o melhor é deixar a pressão recomendada pelo fabricante, já que com a menor aderência os pneus não chegam a dobrar. Eles estando muito duros, na chuva, têm menor aderência.

 

Abriram a entrada dos boxes. Entrei, chutei 2:44 e voltei pra pista, que estava linda, uma tarde ensolarada e fresca.

 

Lá pela metade da prova o Elio me passou na Reta dos Boxes, o CSL passou babando, liso, e acompanhando-o o quanto pude, verifiquei que o Elio já estava pegando a manha e seguindo a trilha certa, beleza!

 

E assim foi. Nas freadas mais fortes era aquele “Não vai dar! Não vai dar!”, mas acabava dando. Entortei umas cinco vezes, a traseira querendo me passar, umas 3 na entrada do S, uma curva antes da do Pinheirinho, e umas 2 no Bico de Pato, dessas de dizer “Agora foi!”, indo totalmente de lado, 90 graus, mas consegui consertar todas, porque contra-esterçando e metendo o pé no acelerador a frente cavoucava e trazia a traseira pra dentro de novo. Isso acontecia porque com a falta de freios eu acabava passando da correta tomada da curva – frente entrava, mas a traseira saía do trilho e pegava a sujeirinha. Foi divertido.

 

Fox+V-6%252C+Boxster+prestes+a+serem+ultrapassados+pelo+Escort.jpg

 

O Fiesta 1.6 e o Voyage novo me passaram fácil, tinham mais motor, um passou na reta e outro na Subida dos Boxes. Os caras eram pilotos dos bons, mas o que me deixou envergonhado foi o Kadett GSI que brigando com o Stlio me passou fácil na freada para o Bico de Pato. Passou, fez a curva em três rodas e sumiu. O cara pilotava pacas. Ao final da prova fui conversar com o cara. Tudo original, só freios (4 a disco, originais) com pastilhas novas e fluido DOT5 e bons pneus.

 

Bom, foi isso aí.

 

Fiquei lá pelo meio na classificação. Recebi um troféuzinho de participação, como todos receberam, assim como as palmas, que todos receberam, pessoal muito legal, e recebi a lista com meus tempos. Verifiquei que 2:37 ou 2:38 foi o tempo que instintivamente escolhi pra tocar com regularidade.

 

De qualquer jeito, fiz o que deu, me diverti pra burro e estou satisfeito, mas pra próxima etapa, que será em julho, irei mais preparado. O Elio vai também, claro, porque viciou, claro, e é bem capaz que minha filha entre com o Alfa, já que vi que é tranquilo pra ela. Todos foram muito educados, dentro e fora da pista."

 

 

Fonte:

 

http://autoentusiastas.blogspot.com/2011/06/torneio-interlagos-de-regularidade.html#more

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Deve ser legal, mas sem navegador ou alguem fora da pista é complicado.

Pilotar e cronometrar ao mesmo tempo, é fo**.

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fiquei com vontade de correr lendo esse post

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WANT!!!!!!!!!

 

:+1 :+1

 

Curioso pra ver o golzinho mexido "de leve" brincando com os outros carros!

 

Na cidade dou coro em mto 1.6... queria ver na pista!!!

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Aliás... esse fox V6 deve estar um TESÃO! Bonito, aparentemente, está. Pela cara, mais ou menos a receita do Clio V6.

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ca***** manolo!

 

q vontade que dá de dar umas puxadas!!

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Vcs leram o texto?

 

Você escolhe um tempo e soca a bota pra tentar vravar sempre o mesmo tempo.

 

Não quer dizer que você vá andar devagar...

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Vcs leram o texto?

 

Você escolhe um tempo e soca a bota pra tentar vravar sempre o mesmo tempo.

 

Não quer dizer que você vá andar devagar...

Não li o texto.

 

Regularidade, até onde eu sei, você trava o tempo e não pode nem fazer mais rápido, nem mais devagar... Tem que tentar travar o mais próximo possível.

 

Legal de um autódromo é vencer limites, se superar a cada volta, tentar sempre abaixar o tempo. A partir do momento que você tem um limite, não pode baixar mais que isso, NA MINHA OPINIÃO perde a essência.

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Aliás... esse fox V6 deve estar um TESÃO! Bonito, aparentemente, está. Pela cara, mais ou menos a receita do Clio V6.

 

 

Não sei o clio, mas esse Fox o motor é traseiro central, deve ser o demônio viu?

 

Pra ficar muito bom, só faltava colocarem uma tração integral... ;x

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Não sei o clio, mas esse Fox o motor é traseiro central, deve ser o demônio viu?

 

Pra ficar muito bom, só faltava colocarem uma tração integral... ;x

o clio v6 usa motor central tambem, e é bem barato lá fora :(

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Não li o texto.

 

Regularidade, até onde eu sei, você trava o tempo e não pode nem fazer mais rápido, nem mais devagar... Tem que tentar travar o mais próximo possível.

 

Legal de um autódromo é vencer limites, se superar a cada volta, tentar sempre abaixar o tempo. A partir do momento que você tem um limite, não pode baixar mais que isso, NA MINHA OPINIÃO perde a essência.

 

Se você tivesse lido o texto, vería que ele escolheu um tempo bem baixo (para o carro dele), então o desafio era sentar a bota pra alcançar esse tempo, o que é beeeem divertido hehe... :legal:

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Se você tivesse lido o texto, vería que ele escolheu um tempo bem baixo (para o carro dele), então o desafio era sentar a bota pra alcançar esse tempo, o que é beeeem divertido hehe... :legal:

Se a diversão é alcançar o tempo mais baixo, não há necessidade de travar um, concorda?

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Se a diversão é alcançar o tempo mais baixo, não há necessidade de travar um, concorda?

 

Desde que se escolha um tempo baixo para buscar, não. Você pode escolher entre 3 tempos, escolhe o mais fo** de se conseguir e manda bala!

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