Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
STET

Ganho não regula potência!!!

Recommended Posts

Amigo

Seu caso me parece bem simples, e é o tipo de caso mais comum nas fábricas.

Com 99% de chances de ter queimado seu falante por excesso de distorção (clip), e por mais "doida" que seja a história que vc vai inventar para o cara que te atender na fábrica, quando seu sub for desmontado, logo dará para ver o real motivo da falha, a bobina queimada, o que não dará garantia.

Sua alimentação é muito, mas muito pequena mesmo, para o amplificador que vc está usando.

Com relação ao ganho, este não "segura a potência", senão ele seria pelo menos 10 a 20x maior (tamanho físico, haja visto a corrente passando por ele), pois vc pode ajusta-lo com 10% e ter o volume máximo do amplificador na saida. Eu entendo que só seguraria a potência, se vc colocasse por exemplo na posição central, e o amplificador só soltasse 500WRMS (metade da potência), ai sim, poderíamos dizer que o "ganho" segura potência....

Abraços

Rafael

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode não ser a função, mas ele regula potência sim.

Bom dia !!!

Um Amplificador de 1000Wrms com o ganho no mínimo consegue mandar os 1000Wrms conforme o volume aplicado no CD/DVD e com o ganho no máximo a mesma coisa porém com o ganho no mínimo você terá que girar mais o botão de volume do CD/DVD e com o ganho no máximo girar menos !!!

Logo você vai perceber que ganho no máximo ou no mínimo a potência disponível vai ser a mesma "1000Wrms", a não ser que o Amplificador tenha "volume" e não "ganho" tipo zerando o som desaparece !!!

Quem na verdade vai regular a potência a ser aplicada no sistema é o "botão de volume" do CD/DVD e não o ganho do(s) amplificador(es) !!!

E quanto ao Alto Falante em questão é como o Rafael (Protech) disse ... não tem lero-lero bobina torrada só se consegue garantia na base da amizade e olhe lá !!!

Abraço !!!

João Otávio

Compartilhar este post

Link para o post

E quanto ao Alto Falante em questão é como o Rafael (Protech) disse ... não tem lero-lero bobina torrada só se consegue garantia na base da amizade e olhe lá !!!

Isso daí eu até entendo, BLZ, o erro foi meu, mas agora os caras me cobrarem 210 reais para consertar é um absurdo esse valor é 60% do valor que paguei pelo UXP, vou largar a força aérea e vou aprender a consertar auto-falante.

Segundo a loja vou ter que trocar tudo para ter direito a garantia do serviço (e acho que nesse ponto eles estão certos).

Compartilhar este post

Link para o post

Acabei de ligar para a assistência da bravox para falar sobre meu UXP que está com problemas.

O atendente me falou que o problema é que meu AMP é de 1000w e o UXP suporta até 500w. Falei que o ganho do player e do meu Pile Drive 2813 estavam bem baixos. Em resposta ele me disse que ganho não regula a potência e apenas a sensibilidade do AMP.

Disse que a única solução é comprar outro UXP ou adquirir um E2Q

É impressão minha ou estão me enrolando??

Seguinte, tu podes ligar teu falante de 500W em um amp de 1000W, porém terá que ter cautela. Deve ter caixa acústica muito bem projetada...Deve deixar o ganho do amp no mínimo e usar filtro subsônico a partir do F3 da caixa! E sempre é bom lembrar que deve cuidar com o volume também...sendo assim terá um bom sistema e teu amp estará trabalhando folgado, assim nunca vai esquentar!

Att,

Rodrigo Michelon

Compartilhar este post

Link para o post

Este é o futuro da engenharia... não sabe nem usar a lei de Ohm... :vts

P=V²/R

Logo, se você dobra V, você quadruplica a potência.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

:vtso-o-

Hj o que mais vemos por aí são engenheiros formados pelo Orkut! pasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

:banghead

Compartilhar este post

Link para o post

Para dar uma amenizada nas coisas vou colocar uma bateria de 60ah junto com a de 55ah que tenho no Palio. Sei que não é o ideal, mas como já tenho a de 60ah para mim é o mais em conta. Será que já da uma diferença?

Compartilhar este post

Link para o post

Regular para 4V significa atingir a máxima potência em 4V, se o player não chega a isso, o ampli não mandará distorção. Está correto lá em cima.

Entao quer dizer que se voce tem um player com saida de 2v, mas coloca seu amplificador em 4v, voce estara mandando MENOS potencia do que se tivesse regulado em 2v no amp.??? Se isso for verdade, deixar o ganho no mínimo seria morte pros falantes!

O.O:pirou:

Editado por hiperim

Compartilhar este post

Link para o post

Entao quer dizer que se voce tem um player com saida de 2v, mas coloca seu amplificador em 4v, voce estara mandando MENOS potencia do que se tivesse regulado em 2v no amp.??? Se isso for verdade, deixar o ganho no mínimo seria morte pros falantes!

O.O:pirou:

ARTIGO AJUSTE DE GANHO

Depende do que vc chama de minimo...

cada amplificador tem seu modo de "ilustrar" o ganho:

uns colocam de 6V a 0,5V.

uns colocam de 0 a 10.

uns só colocam pontinhos.

Mas no fim querem dizer a mesma coisa: máxima e mínima sensibilidade.

"Entao quer dizer que se voce tem um player com saida de 2v, mas coloca seu amplificador em 4v, voce estara mandando MENOS potencia do que se tivesse regulado em 2v no amp.???"

Correto! Pois nesse caso o amplificador entende como "manda a potencia maxima!" apenas quando o player mandar os 4v, nesse caso nunca vai ocorrer pois o maximo que o player manda é 2v, ou seja metade. Assim, o amplificador, com a alimentação necessaria, mandará apenas metade de sua potencia.

"Se isso for verdade, deixar o ganho no mínimo seria morte pros falantes!"

Isso depende qual minimo vc tá falando...

- 0,5V de entrada ou

- minima sensibilidade (4v ou 6v depende de como o amplificador "ilustra")

Pra galera entender 100% é só ler o artigo... eu achei ele muito bem explicado. :legal:

link: ARTIGO SOBRE O CONTROLE DE GANHO. :legal:

hand26

Compartilhar este post

Link para o post

ARTIGO AJUSTE DE GANHO

Depende do que vc chama de minimo...

cada amplificador tem seu modo de "ilustrar" o ganho:

uns colocam de 6V a 0,5V.

uns colocam de 0 a 10.

uns só colocam pontinhos.

Mas no fim querem dizer a mesma coisa: máxima e mínima sensibilidade.

"Entao quer dizer que se voce tem um player com saida de 2v, mas coloca seu amplificador em 4v, voce estara mandando MENOS potencia do que se tivesse regulado em 2v no amp.???"

Correto! Pois nesse caso o amplificador entende como "manda a potencia maxima!" apenas quando o player mandar os 4v, nesse caso nunca vai ocorrer pois o maximo que o player manda é 2v, ou seja metade. Assim, o amplificador, com a alimentação necessaria, mandará apenas metade de sua potencia.

"Se isso for verdade, deixar o ganho no mínimo seria morte pros falantes!"

Isso depende qual minimo vc tá falando...

- 0,5V de entrada ou

- minima sensibilidade (4v ou 6v depende de como o amplificador "ilustra")

Pra galera entender 100% é só ler o artigo... eu achei ele muito bem explicado. :legal:

link: ARTIGO SOBRE O CONTROLE DE GANHO. :legal:

hand26

Rapaz, entao tem alguma coisa de errado com meu amp!

Ele tem uma chavinha onde eu posso regular se escolho de 1 a 10v ou de 0,1v a 1v. Se eu colocar de 0,1v a 1v, fica MUITO baixo o grave... De acordo com voces era pra ser o contrario...

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, regula.

E não, não regula.

Ganho serve para acertar a saída do player com a entrada do ampli. Se seu player manda, por exemplo, 2V rms e você regula o ampli para 2V rms, no volume máximo do player tirará o máximo de potência.

Agora se você regular o ampli para 4Vrms, então no máximo do player estará apenas na metade do amplificador (não sei se é linear, acredito que seja exponencial... Mas para explicar tanto faz), então acaba limitando a potência do amplificador. Não que limite, é que a potência máxima não chega a ser atingida.

É quase como se você falar que um carro tem potência de 150 cv a 8000rpm, mas chega apenas a 6000rpm. Ou seja, você não vai extrair tudo que o amplificador pode oferecer, limitando a potência dele.

A função do ganho não é regular potência, mas acaba regulando de forma indireta, assim como o volume do player, exatamente a mesma coisa.

Edit: Corrigindo o que o João da Banda falou... O ideal é usar o ganho na medida certa para o player, não no mínimo. Temos players que mandam 1V, 2V, 4V, 6V.... Ganho serve para que um mesmo amplificador sirva para vários players. O ganho do amplificador para um player alpine é diferente do de um player pioneer, simplesmente pois a voltagem de saída é diferente. Não existe essa de "o ideal é usar na metade" ou "o ideal é o mínimo" ou "joga no máximo e regula no volume". Cada caso é um caso e um bom instalador (ou um osciloscópio) consegue deixar tudo perfeito.

Este é o futuro da engenharia... não sabe nem usar a lei de Ohm... :vts

P=V²/R

Logo, se você dobra V, você quadruplica a potência.

Mas nesse caso não se aplicaria essa lei...

Pois não será para a potencia final. É apenas para um ajuste entre Player/Amplificador.

Acho o pensamento do João correto... :legal:

edit: Coloquei o nome do João ^^

Editado por rodrigodoidao

Compartilhar este post

Link para o post

e eu com receio de abrir o tópico achando que só que não sabia disso. hehehe

muito obrigado a todos que estão ajudando a tirar as dúvidas

Compartilhar este post

Link para o post

Edit: Corrigindo o que o João da Banda falou... O ideal é usar o ganho na medida certa para o player, não no mínimo. Temos players que mandam 1V, 2V, 4V, 6V.... Ganho serve para que um mesmo amplificador sirva para vários players. O ganho do amplificador para um player alpine é diferente do de um player pioneer, simplesmente pois a voltagem de saída é diferente. Não existe essa de "o ideal é usar na metade" ou "o ideal é o mínimo" ou "joga no máximo e regula no volume". Cada caso é um caso e um bom instalador (ou um osciloscópio) consegue deixar tudo perfeito.

Bom dia João !!!

Sua correção foi "inoportuna" pois estamos em um forum onde a maioria é consumidor e para "usar o ganho na medida certa" o instalador teria que estar munido de equipamentos não comuns em lojas de som automotivo !!!

Se o consumidor tem dois Amplificadores onde um toca graves e o outro toca Médio-Agudo tudo passando antes por um Crossover o ideal é que os ganhos dos Amplificadores estejão no mínimo e a compessação seja feita no Crossover, em último caso aumenta-se o ganho do Amplificador !!!

O carro é uma caixa isolada do chão e sua energia (12V) extremamente susseptivel a ruídos, aumentando o ganho do Amplificador podemos estar aumentando o ruído gerado pelo CD/DVD, sendo assim "o ideal seria o ganho no mínimo" sem contar que o range do volume do aparelho vai ser bem maior que a nível de consumidor é muito bom !!!

Essa é a minha opinião, assim fiz meu carro e assim tudo deu certo, sendo apenas uma opinião sem querer "corrigir" nenhuma outra !!!

Forte Abraço !!!

João Otávio

Compartilhar este post

Link para o post

Claro que o ganho aumenta a potência enviada. Mas saber apenas isso na hora de regular, em geral dá problema.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia João !!!

Sua correção foi "inoportuna" pois estamos em um forum onde a maioria é consumidor e para "usar o ganho na medida certa" o instalador teria que estar munido de equipamentos não comuns em lojas de som automotivo !!!

Se o consumidor tem dois Amplificadores onde um toca graves e o outro toca Médio-Agudo tudo passando antes por um Crossover o ideal é que os ganhos dos Amplificadores estejão no mínimo e a compessação seja feita no Crossover, em último caso aumenta-se o ganho do Amplificador !!!

O carro é uma caixa isolada do chão e sua energia (12V) extremamente susseptivel a ruídos, aumentando o ganho do Amplificador podemos estar aumentando o ruído gerado pelo CD/DVD, sendo assim "o ideal seria o ganho no mínimo" sem contar que o range do volume do aparelho vai ser bem maior que a nível de consumidor é muito bom !!!

Essa é a minha opinião, assim fiz meu carro e assim tudo deu certo, sendo apenas uma opinião sem querer "corrigir" nenhuma outra !!!

Forte Abraço !!!

João Otávio

Bom dia João,

Discordo em alguns pontos, na teoria seria bom o ganho no mínimo, mais na pratica não, veja bem.

Os equipamentos não comuns em lojas de som automotivo que você se refere seria um osciloscópio?

Pois com a atual tecnologia graças a deus temos o led clip e podemos regular baseando-se nele.

Nem todo mundo tem crossover, então se obrigam a regular pelo ganho do amplificador. Quando eu tinha um SD2000, com tudo em flat e ganho no mínimo, com musicas de bastante grave, o amplificador clipava no volume 46, agora com o stetsom (que possui voltagens diferentes do sd) no meu player, com tudo em flat, se eu deixar no mínimo, sequer toca, e para clipar no mesmo volume que o sd clipava, tenho que deixar o ganho em 65% mais ou menos.

E não é porque o ganho está em 65% que tenho ruidos, etc.

Apenas estou comentando minhas experiências sem desmerecer as suas!

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Ele tem uma chavinha onde eu posso regular se escolho de 1 a 10v ou de 0,1v a 1v. Se eu colocar de 0,1v a 1v, fica MUITO baixo o grave... De acordo com voces era pra ser o contrario...

Eu acredito em duas possibilidades:

1ª a serigrafia do painel ter ficado invertida 0,1a 1 v no lugar do 1 a 10 v .

2ª e talvez a mais provavel: a chave ter sido montada ao contrário na linha de montagem do amp. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia João,

Discordo em alguns pontos, na teoria seria bom o ganho no mínimo, mais na pratica não, veja bem.

Os equipamentos não comuns em lojas de som automotivo que você se refere seria um osciloscópio?

Pois com a atual tecnologia graças a deus temos o led clip e podemos regular baseando-se nele.

Nem todo mundo tem crossover, então se obrigam a regular pelo ganho do amplificador. Quando eu tinha um SD2000, com tudo em flat e ganho no mínimo, com musicas de bastante grave, o amplificador clipava no volume 46, agora com o stetsom (que possui voltagens diferentes do sd) no meu player, com tudo em flat, se eu deixar no mínimo, sequer toca, e para clipar no mesmo volume que o sd clipava, tenho que deixar o ganho em 65% mais ou menos.

E não é porque o ganho está em 65% que tenho ruidos, etc.

Apenas estou comentando minhas experiências sem desmerecer as suas!

:legal:

[]-[] no problem !!!

Abraço !!!

João Otávio

Editado por JOAO DA BANDA

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, tem algo errado.

O mínimo normalmente é a maior voltagem (no caso do meu ampli, 6V) e o máximo a menor voltagem (no meu ampli 0,6)

João da Banda, não adianta nada enviar sinal já distorcido para o ampli, aumentando o ganho no crossover.

Compartilhar este post

Link para o post

João da Banda, não adianta nada enviar sinal já distorcido para o ampli, aumentando o ganho no crossover.

Realmente João, se o ganho do Amplificador esta no mínimo e o ganho do Crossover esta para ser aumentado e o sinal esta distorcido "não adianta" tem que dar uma abaixada no volume do CD ou rever a qualidade de gravação do disco !!!

Abraço !!!

João Otávio

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda bem que eu não tenho orkut.

huahuahuuahuhauhuahuahuauhauhu

Compartilhar este post

Link para o post

O Grande problema da Regulagem errada do Ganho, é realmente vc enviar dp player sinal distorcido direto na entrada do ampli!

Se o seu ganho estiver no mínimo, ele vai amplificar distorção, mas vai amplificar menos do que se o seu ganho estiver regulado.

Dica, nunca passem de ~70% de volume dos seus players, geralmente nessa faixa ele começa a distorcer (falando da maioria dos players, claro que temos excessões)

E como os amigos aqui do forum já falaram, se você regular o ganho para o mínimo (ex: se o ampli regula de 1V a 5V, vc regula ele em 5V) e o seu player enviar no máximo 2,5V, você não vai enviar toda a potencia do ampli, somente a metade (somente em nível de explicação, pois o ganho não é linear!)

Compartilhar este post

Link para o post

Resolvido o problema do amp 90 reais . O cara que consertou disse que o pré da entrada tinha queimado.

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo se seu player for 4V na saida, e seu amplificador tiver o ganho mínimo por volta de 5V, mesmo estando com o ganho no minimo estará com o ganho quase no limite, já que no caso seria 5v, mesmo estando no ajuste minimo está quase no ajuste que dará os 100% da potencia entende?

Então nesse caso você acabou mandando quase toda a potência para o sub, aliado a baixa capacidade de sua bateria suprir a demanda de consumo do seu amplificador,

e você já deve saber o que acontece quando falta bateria, a fonte ao cair a tensão acaba aumentando a demanda da corrente para suprir a queda da tensão para manter a potência, e a fonte do modulo juntando a falta de tensão anterior e o aumento da corrente gera ruido e distorce o sinal da fonte, injetando distorção que vai acabar chegando aonde? NOS SUB, ou seja, veja o problema que aconteceu.

Espero ter ajudado, flw

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo se seu player for 4V na saida, e seu amplificador tiver o ganho mínimo por volta de 5V, mesmo estando com o ganho no minimo estará com o ganho quase no limite, já que no caso seria 5v, mesmo estando no ajuste minimo está quase no ajuste que dará os 100% da potencia entende?

Então nesse caso você acabou mandando quase toda a potência para o sub, aliado a baixa capacidade de sua bateria suprir a demanda de consumo do seu amplificador,

e você já deve saber o que acontece quando falta bateria, a fonte ao cair a tensão acaba aumentando a demanda da corrente para suprir a queda da tensão para manter a potência, e a fonte do modulo juntando a falta de tensão anterior e o aumento da corrente gera ruido e distorce o sinal da fonte, injetando distorção que vai acabar chegando aonde? NOS SUB, ou seja, veja o problema que aconteceu.

Espero ter ajudado, flw

mas o que estragou o sub foi o problema do amp ter dado pane e ter mandado DC pro sub. ai que foi o problema de queimar o sub. Os problemas de queimar o módulo foi isso ai mesmo que você disse, mas bola para frente.

agora to afim de pegar uma bateria AGM, trocar o pile drive por um stetsom 1k5 e to na dúvida de colocar 2 panther em 10" ou 3 de 8".

ainda não achei a litragem certa de cada um para pensar....

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...